Viagem combina com mau humor e falta de educação?

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qua Jul 29, 2015 3:41 pm
Viagem combina com mau humor e falta de educação?

Recentemente fui buscar meu novo passaporte na Polícia Federal e presenciei uma cena que me fez pensar em escrever essa coluna. Aliás, já faz tempo que pensava no tema, pois sempre que estou viajando me deparo com coisas desse tipo, mas essa agora foi fundamental.

Na minha frente havia uma família indo retirar o passaporte para uma criança de uns 6/7 anos, creio eu, pois eles iriam levá-la à Disneyland Resort Paris pela primeira vez. Ao serem chamados, foram pai, mãe e a criança até a mesa do funcionário federal e, sem ao menos responder ao boa tarde cordial que a família toda lhe deu, o sujeito jogou o passaporte em frente à criança que estava na cadeira sentada e falou: "Assina aí de forma legível. Se rasurar inutiliza o documento. Vai cancelar o passaporte e terá que fazer outro hein!"

Isso tudo com um timbre de voz que deve ter feito a menininha tremer, coitada. Os pais da garotinha se entreolharam e a mãe já foi logo tentando acalmá-la, dando as instruções do que deveria ser feito, de forma bem calma e fazendo um carinho nela. Deu certo! A menina assinou e a família saiu sem dar um tchau ao funcionário truculento e seguiram sonhando com a tão esperada ida à Disneyland. A menina toda orgulhosa saiu segurando seu documento.

Gente! Precisa ser assim? Fico indignada com tamanha falta de jeito e educação com que nos deparamos quando vamos simplesmente pegar um passaporte para começar uma viagem, ou quando estamos em trânsito na viagem, quando estamos já no destino, quando estamos em trânsito voltando da viagem, quando chegamos de viagem, ou seja, O TEMPO TODO tem alguém maltratando um viajante!

Já bati boca de leve com uma funcionária da área segura de algum aeroporto por onde passei na África do Sul, quando pedi gentilmente uma caixinha daquelas para colocar meus pertences e minha bolsa, a fim de não sujá-la na esteira cheia de graxa (coisa que sempre faço nos Estados Unidos, por exemplo, e nunca fui contrariada).

A pessoa em questão simplesmente amarrou a cara, como se eu tivesse falado o maior absurdo do mundo e, num tom bem ríspido, falou que não precisava de caixa não, que eu pusesse minha bolsa cara de couro claro na esteira mesmo, pois era assim que todo mundo fazia. Enfim, ódio define!

E quando a gente chega de viagem e é recebido com aquela felicidade e educação toda da Receita Federal? Precisa ser assim, gente? O povo confunde autoridade com grosseria! É possível mostrar autoridade, mas sem fazer com o que o viajante se sinta um condenado.

Ainda bem que para toda regra sempre tem a exceção e existem boas pessoas no mundo, que estão sempre aptas a nos receber em qualquer parte do mundo com um belo sorriso e desejos sinceros de boas-vindas, daqueles que você sente que é de bom coração e não apenas algo ensinado pelo chefe e que a pessoa tem que fazer meio que obrigado, sabe?!

Não me lembro de ter presenciado ou passado por nada desse nível na Disney, por exemplo. Ali você vê que as pessoas são felizes no que fazem e transparecem isso sem forçação de barra.

É pessoal, os viajantes sofrem, mas não era para ser assim!

E vocês, já passaram por situações assim ou presenciaram algo do gênero? Acredito que do jeito que o mundo está, com certeza já. Me contem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 29, 2015 3:42 pm
O atendimento na Polícia Federal é sempre ruim. Todos trabalham de má vontade. Será que não viajam e ficam com raiva de quem está indo viajar?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jul 29, 2015 3:48 pm
Na minha última viagem ao exterior, retornando ao Brasil, o fiscal da Receita Federal nem olhou na minha cara.

Espero que eles continuem me tratando assim! :D

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jul 29, 2015 3:55 pm
Isso me cheira a inveja.

Pior é que existe afixado um cartaz nesses lugares lembrando que há uma lei que define como crime desrespeitar funcionário público no exercício de suas funções.

CRIME DEVERIA SER O FUNCIONÁRIO PÚBLICO NOS DESRESPEITAR NO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO POIS É O CONTRIBUINTE QUE PAGA O SALÁRIO DELES!

Sou sempre tratado com educação nas alfândegas do mundo inteiro. Até a famosa alfândega americana pode ser dura e fria, mas sempre educados e respeitando as regras de protocolo.

Só quando retorno ao meu próprio país é que sou olhado como se fosse um criminoso.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jul 29, 2015 4:09 pm
Fabio,

Tem muito servidor público que destrata até outros servidores públicos em situações de trabalho.

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Qua Jul 29, 2015 4:17 pm
Também acho que é inveja.
Só porque temos a oportunidade de viajar e eles não, tratam mal.
Aconteceu um desentendimento na Polícia Federal quando estava viajando para Israel no começo de julho. Estávamos viajando apenas eu e meus irmãos, a mais nova tem 14 anos. E quando fomos renovar nossos passaportes, no dela foi colocado a autorização que ela pode viajar desacompanhada ou com apenas um dos pais, até a data da expiração do documento(que será quando ela já tiver mais de 18 anos).
Quando fizemos o check-in, o atendente já tinha achado confuso e foi conversar com o supervisor. Em relação à companhia, é completamente aceitável de entender.
Mas aí fomos passar pela Polícia. Eles deveriam ser os primeiros a saber da mudança. E por ela ser menor, não pode passar pelo 'automático'.
A atendente faltou com respeito. Só faltou ela dizer que não ia deixar a minha irmã viajar. :shock:
Eu fiquei em choque, sem entender. Ela perguntou onde estava a autorização da minha irmã. Respondi o procedimento que fizemos quando foi emitido o passaporte. Ela dizia que não podia liberar, enquanto eu tentava argumentar que a autorização tinha sido feita pelos meus pais quando ela emitiu o passaporte e nada. Ela ficava digitando o tempo todo. Perguntei se ela não podia conversar com um supervisor, para saber das mudanças. Uns 5 minutos depois, ela resolveu fazer isso. Aí voltou, com a maior cara de pau, devolveu o passaporte e falou: Boa viagem.
Fiquei indignada. Por mais que ela não soubesse da mudança, jamais poderia ter nos tratado daquela forma. Ainda bem que a viagem foi muito boa e esquecemos do fato... :lol:

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jul 29, 2015 4:20 pm
Agente e escrivão da PF ganham suficientemente bem pra poder viajar ao exterior. Inveja não é.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 29, 2015 4:24 pm
Eles já partem do princípio que estamos errados e eles nunca estão.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jul 29, 2015 4:25 pm
Para se ter uma noção de como as coisas aqui são erradas.

Caso contado por uma alta executiva da Copa Airlines com quem tive a oportunidade de conversar durante uma press trip feita a Montreal ano passado.

Ela é panamenha mas é casada com um cirurgião americano e possui cidadania americana.

Ao retornarem de uma viagem cansativa de mais de 12 horas de voo foram fazer imigração em Miami. Ambos cidadãos americanos. O marido, cansado, apoiou o cotovelo no balcão no balcão da imigração.

O oficial teria falado alto "Tire seu cotovelo do meu balcão! "

O marido dela respondeu "Seu balcão???? Meu balcão! Quem pagou por esse balcão e pelo seu salário foram meus impostos. Onde está seu supervisor? Quero falar com ele agora!"

O oficial da CBP foi buscar o supervisor de plantão a quem relatou o ocorrido.

O supervisor se virou para o oficial e disse em bom tom "Peça desculpas a esse cidadão imediatamente"

Alguém acha que no Brasil a coisa ia se desenrolar assim?





Booking.com

Voltar para “Falando +D”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio