Como você lida com a tecnologia em suas viagens?

Dicas sobre como usar a tecnologia para viajar melhor.
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Qua Mar 16, 2016 9:37 am
Imagem

Já é uma realidade presente em nossas vidas, quer a pessoa goste ou não, mas a tecnologia está ao nosso lado o tempo todo. Literalmente. Dormimos com o celular ao lado, às vezes embaixo do travesseiro.

O uso da tecnologia está cada vez mais inserido em todos os contextos possíveis. Para pesquisar uma frase em outra língua, para procurar uma passagem aérea, para reservar um hotel, para conhecer pessoas, para chamar um táxi, para pedir comida e para exatamente tudo!

Pensando nisso, e linkando diretamente com esse universo aqui que nos fascina (o das viagens), gostaria de saber como vocês interagem com os equipamentos e as ferramentas à nossa disposição durante as viagens?

A cada momento surge um novo equipamento, uma nova câmera, um smartphone mais moderno, uma câmera para isso, uma câmera para aquilo (sem contar seus inúmeros acessórios) e, com cada vez mais novos aplicativos, como a gente se norteia durante uma viagem? Tem que ver, tem que sentir, mas também tem que fazer vídeo, tem que tirar foto e tem que compartilhar!

Vocês viajam levando notebook ou tablets? Ou os dois? Além disso, ainda tem a câmera e ainda tem que administrar o celular. O celular não pode ficar sem acesso à internet, sem funcionar o WhatsApp, senão como vamos fazer para nos comunicarmos com os outros integrantes do nosso grupo da viagem? E se não tivermos Wi-Fi? Se não tivermos sinal? Sofrimento à vista...

Se não tiver internet, como eu vou postar em tempo real as minhas fotos incríveis que tirei com aquela luz maravilhosa e no melhor ângulo possível? Não basta olhar, sentir o lugar ou o monumento, a praça, a praia, a loja, o museu, temos que compartilhar, senão qual a graça?!

Já me peguei em algumas viagens esquecendo de tirar a foto com o celular, pois estava me permitindo VER de fato uma certa coisa que estava me encantando. Me lembro bem, era uma linda árvore no Central Park durante o outono em NY! Que cenário lindo, perdi até a noção que estava começando uma chuva, de tão absorvida que estava com aquela paisagem linda. Mas “peraí”, tenho que fazer a foto e postar! Que horas são no Brasil mesmo?

Sem dúvida os apps de viagem vieram para ajudar e muito. Alguns são pura besteira de tão inúteis, mas outros são bem interessantes e não dá para ficar sem eles durante uma viagem. Mas será que não dá mesmo?

Em alguns lugares ainda vejo casais juntinhos num canto de uma praça olhando atentamente para um mapa gigantesco aberto em frente à eles. E não são idosos! O que faz essa gente ainda preferir o velho e bom papel cheio de colorido à abrirem um mapa virtual que calcula até quanto tempo vai levar para você chegar em um determinado local via metrô? E o metrô mais próximo está logo ali pertinho, mas eles estão olhando o mapa com letras minúsculas e nem perceberam!

Me digam, como vocês lidam com a tecnologia em suas viagens? Se atrapalham? Já estão acostumados? Quantas coisas levam? Quais os apps preferidos e os inúteis (a gente não gosta de cilada!).

E a relação de amor e ódio (sempre mais ódio do que amor) com o Wi-Fi? Me contem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Mar 16, 2016 9:51 am
Eu sou desapegado com tecnologia.

Não fotografo com celular (um iPhone 4S, comprado em 2012), não uso Facebook, uso Instagram mais para ver fotos dos outros do que postar as minhas (tenho só 2), nem sempre levo notebook/tablet e minha DSLR é uma Olympus de 10 megapixels comprada em 2009.

Avatar do usuário
cleffs Mensagens: 283
Qua Mar 16, 2016 10:05 am
Já têm alguns anos que aboli alguns "gadgets" e só utilizo celular.

Sendo assim minha câmera/mp3 player/filmadora/agenda é meu celular. Mas o celular têm que estar conectado. Por isso sempre compro um "chip" de dados quando chego no destino.

Na viagem utilizo o celular para tirar minhas fotos. Mas nem são tantas, pois prefiro "olhar" a paisagem...

Não viajo com Notebook. Mas, por força do trabalho, quando preciso utilizar pego "emprestado" de alguém que esteja no grupo ou utilizo o dos Hotéis.

Estou numa fase de olhar mais as paisagens e não tirar tantas fotos...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Mar 16, 2016 3:17 pm
Excelente tópico para uma boa reflexão!

O mundo hoje está muito tecnológico e as informações voam, por todos os meios! Se a gente não acompanha, fica pra trás! A cada dia tenho uma "nova descoberta" e o FDV é uma excelente fonte! Essa semana por exemplo descobri apor aqui sobre o memory card SD com wi-fi.

Minha mala de mão é quase só eletrônicos! Levo câmera, acessórios, notebook, HD externo etc etc etc rs Prefiro levar e não usar do que precisar e não ter!
Também fico as vezes imaginando como era o mundo sem waze, uber, check-in pelo celular, redes sociais , WhatsApp etc etc etc.

Mas acho que temos que nos controlar sempre e saber como e em quais momentos usar a tecnologia a nosso favor. Está em um restaurante? Esqueça o celular! Um lindo pôr do sol? Basta 1 foto e aproveite o momento! Vai curtir um show? Pra que gravar vídeos que não farão o menor sentido depois! Viva o momento e se entregue!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Mar 16, 2016 3:34 pm
Vou levantar outro ponto, também relacionado à tecnologia.

Antes das fotos digitais, passávamos 2 semanas viajando e voltávamos com 2 ou 3 rolos de 36 poses para revelar. Se não revelássemos, não víamos as fotos. As fotos, depois de reveladas, eram guardadas em álbuns (bonitos, de capa dura, ou até mesmo naqueles simples, de cartolina, que a loja dava quando revelávamos um filme).

Hoje ficamos 2 semanas viajando e voltamos facilmente com 1.000 fotos, que provavelmente nunca serão reveladas, pois já sabemos como ficaram e já compartilhamos com os amigos em redes sociais. Em alguns anos nem saberemos mais onde salvamos os arquivos e é provável que elas se percam. E publicar redes sociais não é garantia de nada, lembrem-se que o Orkut não existe mais.

Um amigo meu uma vez me disse que temos pouca informação sobre as gerações passadas por falta de registros e que as gerações futuras terão pouca informação sobre nós por excesso de registros. É algo a se pensar.

Tenho uma foto de meus bisavós, ainda noivos, na Europa, datada de 1917. Ano que vem essa foto completará 1 século. Será que meus bisnetos terão alguma foto minha daqui a 100 anos?

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Mar 16, 2016 5:51 pm
É um assunto bacana para refletir..
Se eu puder usar a tecnologia a favor, usarei. Eu costumo levar câmera, celular e, dependendo do destino e do tempo de permanência, levo o notebook também!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Patricia Mensagens: 2384
Qua Mar 16, 2016 9:57 pm
Quando viajo de férias eu também sou totalmente desapegada da tecnologia. Não tiro tantas fotos e se a viagem for pelo Brasil, algumas vezes nem câmera eu levo. Sempre acho que eu vivo mais o momento quando não preciso registrar as coisas em uma fotografia, mas sim na minha memória ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GuilhermeBarbieri Mensagens: 128
Qui Mar 17, 2016 7:36 am
Eu levo o notebook com um objetivo importante: descarregar as fotos das câmeras (digitais e Gopro). Mas, como na próxima viagem certamente terei acesso a Lounge, pensarei em utilizar os Business Centers para fazer isto.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 17, 2016 9:02 am
Baran falou uma coisa certíssima...
Antes, nós levávamos uma câmera com filmes, alguns rolos de 36 fotos.. na volta revelávamos (e ficávamos na "ansiedade" para ver as fotos) e tudo isto ficava guardado em dezenas de álbuns que são guardados...(tenho dois gavetões com estas fotos)...
Depois que inventaram as máquinas digitais e os celulares passaram a tirar fotos, a coisa mudou...
Hoje, eu tento de todas as formas centralizar num único lugar as fotos...mas, é impossível... é muito "lixo visual"...entre coisas boas...
Penso seriamente em gastar 1 semana de minhas férias só para este fim... já consegui reunir no meu notebook, boa parte destas fotos, mas ficou faltando baixar as fotos dos 2 ipad´s do meu filho, do tablet da Sansung que era dele.. dos iphone´s 4, 5s, 6 plus do filho/esposa/filha.. do meu Galaxy Note 4....e de algumas máquinas digitais antigas que tenho que procurar na casa (hoje moro em apartamento, mas larguei 80% da mobília na casa, que vou 2x por semana)...
Eu tenho um gravador de Blu-Ray... já fiz uma gravação das fotos já transferidas para o notebook, mas faltam estas..
E mais importante... isto sim...
Vou selecionar as fotos mais importantes, jogar num pen drive, e levar nestas lojas que imprimem em papel, para fazer o velho álbum de fotografias... :D
Gosto muito da praticidade do digital... mas nada substitui uma foto impressa... sei lá se é o receio de perder os arquivos...
Em verdade, meus filhos não têm este apego às fotos impressas... sequer dão valor às fotos... elas despertam neles mais o desejo de tirar a foto, ver, espalhar na rede de relacionamento e NUNCA mais se lembram de ver...
E tb não têm a menor preocupação em preservar os arquivos... eu é que fico preocupado...
Nem sei se é correto de minha parte fazer com que eles preservem estes arquivos....
As coisas hoje em dia são tão "instantâneas" , imediatas, e corriqueiras, que, de repente, foto mesmo só para os momentos realmente marcantes na vida, tipo as primeiras fotos da infância, os niver´s, formatura, casamento (e a respectiva carta de alforria/divórcio, se for o caso... :lol: )...
Num sei como me posicionar em relação à isso... acho que o correto é apenas ensinar, mostrar da importância disso (pelo menos para a minha geração) e deixar a critério deles fazerem o que quiserem...
Como ainda estão debaixo das minhas asas, vou registrando, salvando tudo... quando forem independentes, levam, cada um, uma cópia dos arquivos...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 17, 2016 9:10 am
Voltando ao assunto do tópico... :D
Nas minhas viagens, levo: notebook + impressora portátil.. (evito usar impressora do hotel porque teria que acessar contas do desk top deles)...
Além disso, meu filho leva o Ipad + máquina digital (ele ganhou num sorteio numa feirinha em Teresópolis...nunca esquece da maquininha dele...rsrs) + máquina Sansung + filmadora Sony + GoPro da minha filha + coleção de celulares da família..
Nos EUA, usamos um Sansung com chip da T-Mobile, pare termos internet móvel o tempo todo e ligação fixa ilimitada para o Brasil (dica daqui do FDV)...
Além disso, segue uma coleção de adaptadores, régua estabilizada...
Muito útil tb, levamos dois Walk Talk da Motorola... quando nos dividimos nos shopping´s...( eu e meu filho na Lego) e as "meninas" nas lojas de roupas, maquiagem, calçados, perfumes, etc..etc...etc... :D





Booking.com

Voltar para “Tecnologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio