Groot Constantia: Um passeio pela vinícola mais antiga da África do Sul

Troca de informações sobre Cape Town.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Jun 21, 2015 9:16 am
Groot Constantia: Um passeio pela vinícola mais antiga da África do Sul

Imagem

Site: http://www.grootconstantia.co.za

Visão geral

A Groot Constantia é a vinícola mais antiga da África do Sul. Ela foi fundada em 1685 por Simon van der Stel, que escolheu este nome em homenagem a sua filha. A África do Sul é famosa pela produção de vinhos, com centenas de vinícolas e ótimos vinhos, mas que ainda são pouco conhecidos dos brasileiros.

A maior parte da produção dos vinhos sul-africanos é na região Península do Cabo, então quem está na Cidade do Cabo tem a possibilidade de conhecer Constantia, que é bem perto. Outros locais, como Stellenbosch e Franschhoek, também são interessantes, mas são mais distantes.

Depois de sua morte, em 1712, a propriedade foi dividida em três partes: Groot Constantia, Klein Constantia e Bergvliet.

Outras vinícolas vizinhas se uniram à Groot Constantia para fazer a rota cênica, chamada de Constantia Wine Route. As outras propriedades são: Klein Constantia, Buitenverwachting, Constantia Uitsig, Steenberg, Constantia Glen, Eagles Nest e High Constantia.

A antiga fazenda do governador é imensa, belíssima, com destaque para a mansão principal e as montanhas ao redor e arquitetura holandesa. Ao chegar os visitantes já são surpreendidos pela sua beleza! A vinícola é controlada pela Groot Constantia Trust, uma empresa sem fins lucrativos, que preserva a história dos vinhos sul-africanos.

Conheça o local através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tour & Wine Experience

Os tours são oferecidos diariamente, sempre das 10:00 às 16:00, e contam a história da vinícola, seu fundador, as mudanças ao longo dos anos e muito mais. É uma verdadeira aula de história!

As opções são:
- Tour e degustação: 50 randes por pessoa.
- Tour e degustação harmonizada com chocolates: 90 randes por pessoa.
- Apenas o tour: 25 randes por pessoa.

Apenas a harmonização com chocolate necessita reserva.

Parte 1: História

O começo do tour passará várias informações sobre a fundação da vinícola, o processo de produção dos vinhos, seus diferenciais, a modernização ao longo dos anos e muito mais. Este passeio é chamado de Cellar Tour.

Veja algumas fotos do tour.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ele demora em torno de 40 minutos e o idioma é o inglês.

Parte 2: Degustação

Depois do tour você irá para a área de degustação, onde poderá provar cinco diferentes rótulos, sendo dois brancos e três tintos. A degustação que fizemos foi harmonizada com chocolates, o que é raro, mas também interessante, por se tratar de uma experiência diferenciada.

Pedimos ao nosso especialista Fabio Macedo para falar um pouco dos rótulos:
Sauvignon Blanc: Vinho fermentado exclusivamente em tonéis de aço, sem passar por madeira. Cor de palha e aromas de maracujá e pêssego branco. Boa acidez. Harmoniza bem com frutos do mar e carpaccio de atum.

Chardonnay: Vinho feito com 100% Chardonnay, fermentado malolaticamente por 10 meses em um mix de barricas francesas novas e usadas. Bastante encorpado e mineral, ele possui aromas de butterscotch e amêndoas tostadas e média acidez. Harmonização recomendada com ovos benedict, carnes vermelhas na manteiga, peixes e costeletas grelhadas.

Pinotage: 100% Pinotage, a uva símbolo do país, passa 11 meses em barricas de carvalho francês, sendo 40% delas novas. Sua coloração é vermelha escura e profunda. Nariz de frutas vermelhas e pretas com notas de chocolate e canela. Harmoniza bem com carnes vermelhas com molho encorpado e caça.

Shiraz: Varietal a 100% Shiraz, ele descansa por 13 meses em mix de barricas de carvalho francês, sendo 38% deles novas. Vinho opulento escuro e profundo, quase preto. Notas de groselha preta, pimenta do reino e violetas. Taninos finos e bom potencial de guarda. Harmonização recomendada com carnes de forte sabor e bacon.

Gouverneurs Reserve: Feito com o corte tipicamente bordalês de 44% Merlot, 32% Cabernet franc, 21% Cabernet Sauvignon, 3% Petit Verdot. Descansa em barricas de carvalho francês sendo 73% delas novas. Cor rubi bem intensa com nariz de amoras, cereja preta e notas de caixa de charutos. Retro gosto marcante de pimenta do reino e ótimo potencial de guarda. Harmoniza bem com carne de caça assada.
Veja algumas fotos da degustação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Adoramos tudo!

Parte 3: Passeio pelas vinhas

O passeio é feito por conta própria, então você pode caminhar e apreciar o local. Visitamos em uma época não muito interessante, pois não havia uvas, mas mesmo assim foi agradável.

Veja algumas fotos das vinhas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Restaurantes

Há dois restaurantes dentro da vinícola: Jonkershuis Restaurant e Simon's Restaurant. Para o passeio ser mais interessante recomendamos chegar pela manhã e depois almoçar em um deles. A gastronomia é ótima e você poderá continuar degustando os vinhos.

Imagem

Loja

Há uma grande loja, onde também são realizadas degustações, no início da propriedade. O local é perfeito para você parar depois da degustação e comprar vários rótulos!

Conheça um pouco da loja através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como chegar

Basicamente existem duas opções: carro alugado ou empresa local.

Se você estiver com um carro alugado poderá ir sozinho, usando um GPS. O trajeto é simples e bem sinalizado. A melhor maneira de aproveitar bem a Cidade do Cabo é de carro, então recomendamos alugar um.

O ônibus turístico tem uma rota que leva até a vinícola, sendo a opção mais barata para quem não aluga um carro.

Estacionamento

O estacionamento é amplo e gratuito.

Imagem

Conclusão

Gostamos do passeio e da oportunidade de conhecer mais sobre a Groot Constantia. Seus vinhos são realmente excelentes e adoramos conhecer mais sobre a sua história e mudanças ao longo dos anos.

O programa é completo, pois engloba também um agradável almoço e todos podem passear pela propriedade, que é linda, principalmente nos dias de sol e céu azul.

Recomendamos muito!

Texto: Gabriel Dias.
Fotos: Fernanda Chaves.

O Falando de Viagem visitou a vinícola a convite da Groot Constantia e viajou à África do Sul a convite da South African Airways e do Turismo da África do Sul.

E você, conheceu a Groot Constantia? Gostou do passeio? E dos vinhos? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jun 21, 2015 12:11 pm
O vinhos sul africanos sao muito interessantes e ainda desconhecidos no Brasil. Gostaria de aprender mais sobre eles

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jun 21, 2015 5:19 pm
E são bons! Eles têm orgulhos dos vinhos. Provei muitos na viagem, pois eles acham estranho não ter um vinho durante as refeições.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jun 22, 2015 8:49 am
Muito interessante essa degustação harmonizada com chocolate. A vinícola é muito bonita. Adorei.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Dom Jun 28, 2015 7:28 pm
Nada com um bom vinho para relaxar na viagem ;)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 29, 2015 9:33 am
Realmente. Como fui em um dia que era feriado, muitos moradores estavam lá para degustar um vinho e fazer um pic nic.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Jul 29, 2015 11:01 am
Jonkershuis Restaurant: Ótima comida e deliciosos vinhos sul-africanos na Groot Constantia http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=549&t=11763" onclick="window.open(this.href);return false;

Zahlouth Mensagens: 1667
Dom Jul 03, 2016 10:34 am
Gostei muito da vinícola e depois da degustação vamos almoçar no Jonkershuins
ImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Cape Town”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio