Costa Rica: o paraíso das belezas naturais na América Central

Troca de informações sobre a Costa Rica.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Out 21, 2015 6:36 pm
Imagem

Lindas paisagens naturais, praias maravilhosas, florestas com uma rica fauna e flora, montanhas, cachoeiras, arroz e feijão como base da culinária local. Será que estamos falando do Brasil? Poderíamos perfeitamente estar falando do nosso País, mas essas também são características da Costa Rica, um pequeno país que esconde grandes riquezas e é conhecido internacionalmente por suas imensas belezas naturais, que representam 6% da biodiversidade do planeta, espalhadas em apenas 51.000 km².

O país, localizado na América Central, é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico, faz fronteira com Panamá e Nicarágua e é também conhecido como a "Suíça da América Central" graças a sua próspera economia. O turismo é a principal indústria econômica do país, que recebe 2 milhões de turistas por ano. 70% do trabalho está ligado direta ou indiretamente ao setor. Em segundo lugar está o setor de tecnologia, movimentado pela Intel.

Descoberta por Cristóvão Colombo, a Costa Rica foi batizada com esse nome pois ao chegarem à região, os espanhóis ficaram deslumbrados com tamanha quantidade de joias usadas pelos nativos indígenas. Hoje a maior riqueza do país são seus 35 parques nacionais e 8 reservas ecológicas, sendo 26% do território do país localizado em zonas preservadas e em sua grande maioria acessíveis aos turistas que desejam desbravar o país.

Se você procura um destino com belezas naturais incríveis, praias com água quente, uma vegetação exuberante, muitos animais, rios, cachoeiras, ondas perfeitas para o surf e um turismo de aventura com tirolesas, rafting, pontes suspensas e mergulho, a Costa Rica será um destino ideal para você.

A melhor forma de conhecer o país é de carro. Apenas 120 quilômetros separam as duas costas, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, e é possível cruzar o país em apenas 7 horas dirigindo. Pelas estradas há lindas paisagens, muito verde e garantia de surpresas agradáveis.

Em nosso roteiro conhecemos San José, Tortuguero, La Fortuna e Quepos, onde está localizado o Parque Nacional Manuel Antonio, um dos destinos mais visitados no país.

Nossa porta de entrada foi a capital, San José, localizada na zona das cordilheiras e a maior cidade do país, onde ficamos uma noite.

Nossa hospedagem na cidade foi Holiday Inn Escazú, um moderno hotel, com uma bonita decoração e muito bem localizado. Ele é ideal para quem está viajando a turismo ou a negócios.

Imagem

Imagem

Imagem

Na manhã seguinte já seguimos viagem em direção a Tortuguero para conhecer sua famosa vida selvagem, suas florestas, animais e o povoado. O charme começa já no deslocamento, pois só é possível chegar de barco pelo Rio La Suerte. Pelo caminho há muitos animais, então fique de olho!

Imagem

Imagem

Imagem

O principal atrativo de Tortuguero é o passeio para observação dos animais e vegetação. Fizemos de barco, de caiaque e em uma trilha pelo parque nacional. Ficamos impressionados com tamanhas belezas e riquezas da fauna e flora. Não é à toa que o país foi escolhido como cenário do lendário filme Jurassic Park.

Imagem
Barco onde é feito o passeio de observação dos animais da vida selvagem.

Imagem
O amanhecer no rio La Suerte.

Imagem
Rio La Suerte.

Imagem
Passeio de caiaque.

Alguns dos animais que avistamos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O povoado de Tortuguero:

Imagem

Imagem

Imagem
Praia do Caribe costa-riquenho.

Um dos pontos altos da viagem foi assistir, à noite, a desova das tartarugas verdes. É lindo e impressionante ver todo o processo para colocarem cerca de 120 ovos e saber que elas retornam à mesma praia que nasceram após cerca de 30 anos para desovar. Infelizmente não é permitido fotografar, mas com certeza são momentos que ficarão para sempre em nossas memórias.

Nossa hospedagem em Totuguero foi no Pachira Lodge, que tem uma proposta interessante, estando em completa harmonia com a natureza e combinando perfeitamente com o clima selvagem da região. O hotel tem uma decoração rústica e ao mesmo tempo elegante e aconchegante.

Imagem
Drinque de boas-vindas.

Imagem

Imagem
A varanda dos quartos com vista para o verde.

Imagem
Piscina em formato de tartaruga.

De Tortuguero seguimos viagem em direção aos vulcões e águas termais de La Fortuna. São cerca de 212 vulcões espalhados pelo país, que é considerado uma das zonas mais vulcânicas do mundo. Apenas 7 são considerados ativos e entre os mais famosos estão o Poás, atração mais visitada no país por estar próximo à San José e dentro do Parque Nacional do Vulcão Poás, o Irazú e o Arenal, um vulcão cônico que possui uma silhueta exatamente no formato que remete a imagem de quando pensamos em um vulcão.

Imagem

Imagem

As águas termais também estão espalhadas por toda região e são um dos maiores atrativos de La Fortuna. Nada mais revigorante e energizante do que relaxar em águas que variam em sua maioria de 32 a 40 graus Celsius. Elas estão presentes inclusive nos melhores hotéis da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Outros passeios interessantes são a Trilha 1968 para ter uma linda vista da região e a imperdível Cascata La Fortuna. Para chegar são mais de 500 degraus, mas ao chegar uma linda cachoeira com uma queda enorme compensa cada minuto de esforço.

Imagem
Visual no início da trilha 1968.

Imagem
O céu estava encoberto e impossibilitou o visual para o vulcão.

Imagem
Cascata La Fortuna vista do mirante.

Imagem
Agora o visual mais próximo.

Em La Fortuna nos hospedamos no Arenal Springs Resort & Spa, um ótimo muito charmoso localizado em uma área com muito verde, uma excelente piscina termal e ótimas acomodações.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Uma das piscinas termais do hotel.

De lá seguimos em direção a Quepos no Pacífico, para conhecer o famoso Parque Nacional Manuel Antonio, um dos principais pontos turísticos do país e um dos pontos altos da nossa viagem.

Antes mesmo de chegar, pelas estradas costa-riquenhas, agradáveis surpresas não nos deixavam esquecer que estávamos viajando por um paraíso de belezas naturais. Rios com crocodilos, revoadas de araras, muitos animais, praias e um lindo pôr do sol fizeram com que os deslocamentos fossem inesquecíveis.

Imagem
Uma das belas praias do caminho.

Imagem
Revoada de araras.

Imagem
Visual no pôr do sol.

E a incrível ponte onde é possível avistar dezenas de crocodilos:

Imagem

Imagem

Imagem

O Parque Nacional Manuel Antonio faz jus à fama que tem. Certamente nele estão algumas das mais lindas praias da Costa Rica. Para entrar no parque é necessário pagar uma taxa de US$16 e então, após 40 minutos por uma trilha em meio a uma vegetação exuberante e avistando muitos animais, chegamos à Praia Manuel Antonio. Água quente, sem ondas e uma floresta ao fundo que emoldura as paisagens.

Veja fotos desse paraíso:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lindo! Adoramos o Parque Manuel Antonio!

Na região de Quepos nos hospedamos no belo Parador Resort & Spa, um ótimo hotel 5 estrelas que possui belas paisagens, ótimas acomodações, um Spa charmoso e ótima infraestrutura, além da localização privilegiada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Falar da Costa Rica e não falar da sua população é impossível. Os "Ticos e Ticas", como gostam de ser chamados, são extremamente hospitaleiros, carismáticos e recebem de braços abertos os turistas. São cerca de 4,8 milhões de habitantes no país, que aboliu o exército em 1948, e onde as ruas não possuem nome e é considerado um dos países mais seguros da América Central.

Eles usam o "ico" ou "ica" para o diminuitivo nas palavras, como, por exemplo: Gato - Gatinho (diminuitivo em português), "Gatito" (espanhol) e "Gatico" para os costa-riquenhos.

Ao viajar pelo país você certamente escutará muitas vezes a expressão "Pura vida". Sabe o quer dizer? É uma espécie de cumprimento usada pelo povo local ao invés de, por exemplo, um "Olá, como você está?". É uma espécie de saudação que significa algo positivo, agradável, legal e bonito. A resposta é "Tuanis".

A gastronomia também é algo marcante e de alguma forma possui muitas semelhanças com o Brasil. O café, a banana e o arroz e feijão estão sempre presentes na mesa dos Ticos.

Imagem

Imagem

No café da manhã o Gallo Pinto é o principal e mais popular prato. Sabe do que se trata? Arroz, feijão e alguns temperos condimentados. É comum comer com ovo, banana ou linguiça. Para gente mais parece um almoço, mas para eles é um café da manhã reforçado. Em algumas partes da Costa Rica adotaram o nome “Rice and beans” e na
região do Caribe muitos acrescentam leite de coco à receita.

Imagem

Imagem

Imagem

No dia a dia as refeições tem sempre arroz, feijão, uma proteína (sendo que as mais populares são frango, carne e peixe) e legumes e verduras. Receitas simples e deliciosas!

Imagem

Imagem

Imagem

A moeda oficial no país é o colón costa-riquenho e o real é valorizado em relação a moeda local. Dólares e cartões de crédito são muito bem aceitos em todos os lugares.

Imagem

Ficamos encantados com tamanhas belezas da Costa Rica. A vontade de ficar mais dias pelo país foi grande, pois muitos outros paraísos merecem ser visitados, como Monte Verde, Guanacaste e os famosos points de surf do Caribe e do Pacífico norte e sul.

É impressionante saber quem em uma única viagem, de aproximadamente 10 dias, o turista consegue aproveitar dois oceanos diferentes, conhecer vulcões, desbravar florestas, surfar ondas perfeitas, mergulhar para conhecer a abundância da vida marinha, navegar por rios e manguezais e se aventurar por inúmeras atividades na natureza.

O país está muito bem preparado para receber os turistas, com pessoas simpáticas, educadas e hospitaleiras. Um verdadeiro paraíso para amantes da natureza e belezas naturais. Assim é a Costa Rica, um país que recebe milhares de turistas por ano e pelo qual todos se apaixonam.

Como dizem os Ticos: Costa Rica é Pura vida! Pronto para desbravar o paraíso?

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

O Falando de Viagem viajou para Costa Rica a convite do Best of Costa Rica e Hello Brazil.

E você, conhece a Costa Rica? Quais cidades visitou? O que mais gostou? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Out 21, 2015 6:38 pm
Lindo! O texto e as fotos me fizeram desejar conhecer!

AndBrag Mensagens: 281
Qua Out 21, 2015 7:31 pm
Maravilhoso. Rica natureza e povo alegre. Muito bom.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Out 21, 2015 8:30 pm
Belíssimo lugar. A interação com a natureza é sempre um diferencial :D
Achei diferente a cédula! rs

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Qui Out 22, 2015 3:22 am
Um lindo país, realmente a matéria me incentiva a virar Cristóvão Colombo e também descobrí-lo.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qui Out 22, 2015 2:10 pm
Lindo lugar, conhecia muito pouco!
Parece realmente um ótimo destino.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Out 22, 2015 4:36 pm
Lugar lindo!

Sempre tive vontade de conhecer

Patricia Mensagens: 2384
Sex Out 23, 2015 8:21 am
Sempre escutei que vale muito a pena conhecer a Costa Rica. Adorei o roteiro e amei a quantidade de animais :-D

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Nov 09, 2015 5:12 pm
Ia amar essa viagem!! Tudo lindo!!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 27, 2016 1:23 pm
Á água viva, tubarão e agora até crocodilo. Por isso eu adoro as piscinas!

http://stabmag.com/news/graphic-footage-costa-rica-crocodile-attack-victim-tears-jaws-from-face/" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Costa Rica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio