Surf na Costa Rica: O paraíso das ondas perfeitas na América Central

Troca de informações sobre a Costa Rica.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Dez 07, 2015 9:12 am
Surf na Costa Rica: O paraíso das ondas perfeitas na América Central

Imagem
Uma das belas praias que conhecemos porém sem ondas quando visitamos.

A Costa Rica é um pequeno país localizado na América Central que atrai milhares de turistas que buscam ecoturismo, belezas naturais e um contato extremo com a natureza em suas mais variadas formas. O que muitos não sabem é que o destino também é um paraíso para os surfistas, com ondas perfeitas quase o ano inteiro.

Imagine um lugar onde você poderá escolher surfar em dois oceanos, Pacífico e Atlântico, que estão localizados a poucos quilômetros de distância. No lado do Pacífico há longas esquerdas. Do lado do Atlântico há direitas tubulares. A quantidade de praias ao longo da costa do país é impressionante. A água do mar tem temperatura agradável o ano inteiro e o clima é seco de dezembro a maio e úmido de junho a novembro.

No Pacífico as ondas acontecem praticamente o ano todo, algumas vezes maiores, impulsionadas pelo vento. De maio a outubro o swell predominante é de sul, ou seja, a região do Pacífico Sul tem ondas perfeitas nessa época. Já no lado do Atlântico, as melhores ondas quebram com maior frequência de novembro a março. Nessa mesma época o Pacífico Norte também tem ondas de alta qualidade.

Temporadas e Picos:

Pacífico Sul

A temporada acontece de maio à setembro. Os principais picos são Hermosa, Jaco, Dominical, Boca Barranca (esquerda, muito parecida com Pavones, que quebra na boca de um rio que segundo lendas é conhecido por ter muitos jacarés) e a clássica onda de Pavones, uma das mais longas esquerdas do planeta. A praia é considerada o melhor pico da Costa Rica e a onda pode ser surfada de março a junho. Dizem que só perde para a famosa onda de Chicama, no Peru.

Pacífico Norte

A temporada acontece de novembro à abril, época onde entram as ondulações de norte e o vento terral sopra quase que diariamente proporcionando ondas perfeitas. Os principais picos na região são: Tamarindo (dois picos: Pico Pequeño com ondas com fundo de pedra e El Estero, na boca de rio), Playa Negra (excelente point breaks com direitas muito rápidas) e Avellanas (direitas e esquerdas muito tubulares).

Caribe

A temporada acontece de dezembro à março. Os principais picos são Salsa Brava (direita tubular que quebra em bancadas de coral), Isla Uvita, Puerto Viejo, entre outros.

Conclusão

Com certeza bons picos não faltarão em uma surf trip pela Costa Rica. Nossa dica é alugar um carro e acompanhar a previsão para ir atrás do swell e das ondas perfeitas do país. Se por acaso o mar estiver flat (sem ondas) não se preocupe, pois a Costa Rica oferece uma grande variedade de passeios e atividades ligadas ao ecoturismo. Cachoeiras, praias paradisíacas, parques nacionais, vulcões, águas termais e uma ótima gastronomia fazem parte um roteiro para ninguém botar defeito.

Boa viagem e boas ondas!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

O Falando de Viagem viajou para Costa Rica a convite do Best of Costa Rica e Hello Brazil.

E você, já surfou na Costa Rica? Quais foram os melhores picos? Surfou ondas perfeitas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 07, 2015 9:25 am
Sempre escutei bastante sobre a fama da Costa Rica para o surf. Legais as dicas!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Dez 07, 2015 11:10 am
Infelizmente não sei surfar mas no avião e pelas estradas e hotéis vi muitos surfistas atrás do swell e das ondas perfeitas da Costa Rica!
Um paraíso para os surfistas!

Patricia Mensagens: 2384
Seg Dez 07, 2015 6:11 pm
Bela praia e realmente deve ser um paraíso para os surfistas.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Ter Dez 08, 2015 5:46 am
Tenho amigos que já foram e realmente falam que é maravilhoso surfar na Costa Rica.





Booking.com

Voltar para “Costa Rica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio