Fiji: o paraíso tropical no Pacífico Sul

Troca de informações sobre Fiji.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Ter Dez 29, 2015 12:31 pm
Imagem
Likuliku Lagoon & Resort.

Bula! Com essa simpática saudação os fijianos recebem, dão as boas-vindas e demonstram seu contentamento pela presença de seus visitantes que irão desfrutar e se encantar com as imensas e estonteantes belezas naturais do arquipélago que tem o mar como seu verdadeiro protagonista.

O Arquipélago de Fiji, também conhecido como República de Fiji, é composto por cerca de 332 ilhas de origem vulcânica e banhadas pelas águas cristalinas do Pacífico Sul. O destino é um paraíso tropical, ainda pouco conhecido pelos brasileiros, e ideal para viajantes que buscam praias paradisíacas e desertas, mergulho, surf, belezas exuberantes e atividades ao ar livre junto à natureza.

Apenas 110 ilhas são habitadas pela população com pouco mais de 900 mil habitantes. As duas ilhas mais importantes são Vanua Levu e Viti Levu, onde fica a capital Suva e onde vivem quase três quartos da população. A moeda oficial é o dólar fijiano e a língua oficial é o fijiano, embora praticamente toda a população fale inglês.

Chegar a Fiji não é fácil e nem barato. O arquipélago está há muitas horas de distância do Brasil e não existem voos diretos. O ideal é combinar Fiji com outro destino na Oceania, como, por exemplo, Austrália ou Nova Zelândia, conhecendo assim dois destinos em uma única viagem. Esse foi nosso caso. Após 30 dias na Austrália passamos uma semana em Fiji, que está a apenas 4 horas de voo de Sydney.

O cenário não poderia ser mais bonito ao longo de todo o arquipélago conhecido também como a “capital dos corais”. A água é cristalina, morna e tem um degrade em tons de azul e verde. A biodiversidade marinha é impressionante e o fundo do mar é um verdadeiro paraíso para os mergulhadores. Do lado de fora, a paisagem é emoldurada por palmeiras e muita vegetação. Quem lembra dos lindos cenários do filme Lagoa Azul? Ele foi filmado em Fiji!

Imagem
The Warwick Fiji.

Imagem
Shangri-La's Fijian Resort & Spa.

Imagem
Likuliku Lagoon & Resort.

Imagem
Ambiente perfeito para prática de snorkel.

Imagem
Honeymoon Island.

Os fijianos são extremamente simpáticos e hospitaleiros. Em poucos minutos eles conquistam todos os visitantes com um carisma especial e único. A música e a dança são características marcantes na cultura local e as apresentações ao vivo começam ao desembarcar no aeroporto e são comuns no check-in e check-out nos hotéis, durante as refeições e em muitas demonstrações. Impossível não se envolver, cantar, sorrir e bater palma. A alegria é mesmo contagiante!

Tivemos a oportunidade de conhecer uma vila local chamada Sigatoka, ir até uma escola, assistir uma apresentação de dança e participar do mais tradicional ritual fijiano.

Imagem
Crianças na escola.

Imagem
Povo de Fiji.

Imagem
Mulheres dançando.

Música para receber, se despedir e durante as refeições:

Imagem

Imagem

Imagem

Impossível ir à Fiji e não experimentar a Kava, uma bebida típica local, que envolve um ritual muito comum no arquipélago. Tudo começa com todos sentados em silêncio, de pernas cruzadas em um grande círculo em torno da “tanoa” (local onde a bebida é preparada). Trata-se de uma infusão feita com a raiz de uma planta local, a Yaqona, que é envolvida em um pano e misturada com água potável. O resultado é uma bebida de cor barrenta, com gosto não muito agradável, que tem efeito calmante e pode causar sonolência e formigamento na boca, lábios e língua. A raiz é inclusive proibida em alguns países como França, Alemanha e Suíça.

Curioso para saber como é o ritual? Antes de receber o “bilo” (coco cortado ao meio que serve como recipiente) bata palma, diga “bula” (uma espécie de Tim-Tim) e vire tudo de uma só vez. Depois bata três palmas como forma de gratificação. A bebida é compartilhada até que a “tanoa” fique completamente vazia.

Imagem
Preparando a Kava na Tenoa.

O artesanato local também é um traço marcante na cultura fijiana e contam um pouco das tradições das ilhas. Artigos para casa, decoração, bijuterias, máscaras. Tudo feito à mão e com muito capricho pelo povo local, sendo ótimas opções de souvenires, presentes e recordações.

Imagem

Imagem

A gastronomia fijiana é muito rica, colorida e os brasileiros se adaptam muito bem a culinária local. As influências mais fortes são do tempo da colonização inglesa e dos vizinhos Austrália e Nova Zelândia. A cana de açúcar é um dos pilares da economia local, o solo vulcânico é bastante fértil e você verá muitos legumes e frutas, além de frutos do mar, aves e até mesmo carne bovina, porém com menor frequência.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As cervejas locais são muito famosas, saborosas e nada melhor do que apreciá-las bem geladas em um dia de sol no paraíso.

Imagem
Fiji Bitter.

A água local de Fiji é conhecida internacionalmente e vendida no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Você com certeza já deve experimentado ou visto nas prateleiras dos supermercados. A grande diferença é que aqui os preços não são muito atrativos.

Imagem
Água de Fiji.

Se você gosta do fundo do mar, de aventura e emoção, uma viagem para Fiji é uma grande oportunidade de mergulhar com os tubarões. Isso mesmo: tubarões! O arquipélago é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática.

O mergulho deve ser praticado com extrema segurança e zelo. O importante é procurar uma empresa séria, certificada e com experiência nesse tipo de mergulho para a que a atividade seja feita com profissionalismo e respeitando a natureza. Procure o Concierge do seu hotel, pois ele com certeza poderá lhe ajudar com indicações.

A emoção e adrenalina são indescritíveis. Nós fizemos dois mergulhos de cilindro em Shark Reef, localizado na ilha principal de Fiji, Viti Levu. O dia estava chuvoso e com mar agitado, dando ainda mais emoção ao mergulho, mas ao mesmo tempo tornando a visibilidade pior. A profundidade era de quase 20 metros e vimos cerca de 5 espécies de tubarões, alguns chegando a medir quase 3 metros, e uma quantidade impressionante de peixes. Não estávamos em jaula, mas existe toda uma segurança, com muitos mergulhadores fazendo uma espécie de escolta.

Imagem
Tubarão!

Imagem
Tubarão se alimentando.

Imagem
Peixes e mais peixes.

Imagem
Observando os tubarões no fundo do mar.

Para os amantes de surf, Fiji também é um paraíso, seja para iniciantes, intermediários ou surfistas profissionais. Cloudbrake é o local mais famoso e onde acontece uma das etapas do Circuito Mundial de Surf. Um paraíso para quem gosta de ondas perfeitas.

Imagem

Imagem

Em uma viagem é possível conhecer muitas ilhas e a escolha de um bom hotel é fundamental para que a viagem saia perfeita. Nós dividimos nossa hospedagem em três dos melhores hotéis do arquipélago. Muitos resorts estão localizados em ilhas exclusivas e privativas e em alguns casos o deslocamento é feito por meio marítimo a partir do Port Denarau.

No primeiro dia, chegamos cansados à noite e nos hospedamos no Tokatoka Resort Nadi Fiji, que faz parte da renomada rede Warwick International Hotels, com 55 hotéis espalhados no mundo inteiro.

O hotel possui uma localização estratégica, estando a apenas 5 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Nadi, principal porta de entrada do país. Ele é simples, mas possui tudo que você precisa para descansar após um longo voo e se preparar para um dia agitado que estar por vir. Os quartos são aconchegantes e o hotel possui uma bonita piscina e um restaurante onde poderá ter sua primeira refeição fijiana.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No dia seguinte seguimos para o The Warwick Fiji, da mesma rede, porém localizado na costa de corais. O hotel é lindo e logo ao chegar já ficamos impressionados e nos sentimos no clima de Fiji. A primeira impressão do paraíso não poderia ter sido melhor!

Imagem
Vista ao chegar no hotel.

Imagem
Primeira impressão não poderia ter sido melhor.

As acomodações são ótimas e possuem vista para a piscina, praia ou jardim. Todas são muito agradáveis, aconchegantes e com uma pequena varanda para apreciar o visual.

Imagem
Varanda.

Imagem
Visual.

O ponto forte do hotel é o entretenimento. A praia forma uma verdadeira lagoa com uma vida marinha abundante, tornando-se ideal para prática de snorkel. Você poderá ainda fazer stand up paddle, andar de caiaque, jogar vôlei, tênis ou aproveitar uma das duas piscinas do hotel. Há um cronograma de atividades todos os dias para crianças e adultos.

Imagem
Espreguiçadeiras na praia.

Imagem
O degradê do mar e ao fundo um dos restaurantes do hotel.

Imagem
Piscina para adultos.

Imagem
Spa.

Imagem
Hidromassagem no Spa.

Imagem
Visual ao anoitecer.

A gastronomia também é um dos pontos altos do hotel, que possui 5 restaurantes espetaculares com o melhor da culinária mundial, com especialidade italiana, japonesa, frutos do mar e cozinha internacional.

Imagem
Ambiente de um dos restaurantes com linda vista pro mar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Sushiman preparando nosso prato.

Sem dúvidas um hotel fascinante, onde vivemos experiências únicas!

Seguimos viagem pelas belezas de Fiji e nossa hospedagem seguinte foi no Shangri-La's Fijian Resort & Spa, localizado em uma ilha privativa chamada Yanuca Island, ligada ao continente por uma ponte.

O resort de luxo é enorme e uma ótima opção tanto para viagens em família, quanto para uma viagem romântica.
As acomodações mais exclusivas são os bangalôs que estão localizados em uma área mais isolada da ilha, com total privacidade. O charme rústico praiano está presente em todos os detalhes e lhe fazem sentir em total harmonia com o paraíso.

Imagem
Nosso bangalô.

Imagem
A sala com um enorme pé direito.

Imagem
Quarto.

Imagem
Banheiro.

Imagem
A varanda do nosso bangalô.

Quer jogar golf? Andar de bicicleta? Ou prefere caiaque, stand up paddle ou snorkel? Quer jogar vôlei ou tênis? Se divertir em uma das muitas piscinas? Ou prefere apenas curtir a praia e relaxar no Spa? Tudo isso e muito mais é possível no Shangri-La’s Fijian Resort & Spa.

Imagem
Praia.

Imagem
Que tal relaxar nas espreguiçadeiras?

Imagem
Caiaques.

Imagem
Crianças aproveitando a piscina.

Imagem
Que tal explorar o paraíso de bicicleta?

Imagem
Golf.

Já pesou em casar em um paraíso? No Shangri-La's Fijian isso é possível! O hotel tem uma linda capela com vista para o mar.

Imagem

Imagem

São muitas opções de restaurantes no hotel, com o melhor da culinária mundial.

Imagem

Imagem

Imagem

Nossa última hospedagem em no arquipélago foi no Likuliku Lagoon Resort, localizado também em uma ilha exclusiva, com acesso apenas por meio marítimo ou helicóptero.

Imagem
South Sea Cruises.

Imagem
Helicóptero para os que desejam mais conforto e luxo.

O hotel é luxuoso, exclusivo e o único com bangalôs overwater em Fiji. Pensem no conceito de paraíso intocado com uma beleza inimaginável? Assim é o Likuliku, um hotel ideal para casais em lua de mel ou em viagens românticas.

Imagem
Chegada ao paraíso.

Imagem
Nossa primeira visão.

Imagem
Impossível não se apaixonar à primeira vista.

As acomodações são perfeitas, exclusivas e possuem o conceito de rústico-chique em perfeita harmonia com a natureza e com o clima praiano.

Imagem
Os famosos bangalôs overwater ao fundo. Únicos em Fiji!

Imagem
Champanhe para nos receber.

Imagem
Bangalô overwater.

Imagem
O ambiente charmoso.

Imagem
Banheiro com vista mar.

Imagem
Beach Bangalô.

Imagem
Vista e acesso exclusivo à praia.

Imagem
O charme do interior do quarto.

Esqueça a televisão e o relógio. Nesse paraíso não vão faltar opções para você se divertir e entreter.

Imagem
A linda piscina com borda infinita.

Imagem
Que tal fazer caiaque?

O lindo visual do entardecer no resort:

Imagem
Momento romântico.

Imagem
Ritual para ascender as tochas.

Imagem
Fogueira.

Imagem

Imagem

Imagem

O hotel funciona com serviço all-inclusive e a gastronomia é um capítulo à parte. A vista do restaurante é linda e o cardápio é alterado diariamente com opções extremamente saborosas.

Imagem
Já imaginou tomar café da manhã com essa vista?

Imagem
Espaço exclusivo para um jantar romântico.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um verdadeiro paraíso onde fechamos com chave de ouro nossa viagem!

Quer uma última dica? Entenda e pratique o “Fiji time” ou “Bula Time”!

Essa é a expressão usada pelos fijianos para que seus visitantes entendam e entrem no ritmo do arquipélago, esquecendo o estresse e a vida nas grandes cidades e se envolvendo na atmosfera leve das ilhas, tudo sem pressa e sem pressão, fazendo lembrar o ritmo da nossa boa e velha Bahia.

Realmente é impossível não se apaixonar por Fiji! As ilhas são um verdadeiro paraíso para quem gosta de belezas naturais, atividades ao ar livre e principalmente para os amantes do sol e do mar. Um destino romântico, exclusivo, exuberante, repleto de surpresas e com um ritmo leve e descontraído.

A hospitalidade e simpatia dos fijianos merecem destaque. O sorriso estampado, a música e os gritos de “bula” demonstram o orgulho da cultura local e o desejo de que todos sejam bem-vindos ao paraíso deles. Eles recebem e conquistam cada visitante com ninguém.

Fiji é sorriso e simpatia. É música e alegria. É natureza e harmonia. Bula!

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, conhece Fiji? Visitou quais ilhas? Onde se hospedou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 29, 2015 12:34 pm
Sensacional! Adorei a matéria e as fotos, que me deixaram com vontade de conhecer esse paraíso.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Dez 29, 2015 1:01 pm
Fiji me encantou!
Ótimo destino para lua de mel e excelente combinação para quem vai para Austrália, fechando com chave de ouro a viagem!

ah, e mergulhar com tubarões é sensacional! Recomendo mto!

AndBrag Mensagens: 281
Ter Dez 29, 2015 1:58 pm
Que incrível! Fotos lindas e destino mas ainda.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Dez 30, 2015 10:44 am
Fotos maravilhosas! E relato maravilhoso também. Não tinha ideia direito desse destino e fiquei com mais vontade de conhecer!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Dez 30, 2015 11:40 am
Será que dá para tirar uma foto ruim por lá? rsrrsrs

Ótimo relato e lindas fotos. Já está na minha wish list.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Dez 30, 2015 1:24 pm
Lindas fotos! Juliana, nossa PhD em praias paradisíacas! :D

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Dom Jan 03, 2016 10:06 am
Maravilhoso! Lindo! Espetáculo! Amei muito tudo isso ;)

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Seg Jan 18, 2016 12:16 pm
Austrália com Fiji soa perfeito aos meus ouvidos...





Booking.com

Voltar para “Fiji”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio