Quinta do Vallado | Um ótimo tour com localização privilegiada no Douro

Troca de informações sobre a região do Douro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Out 22, 2016 4:32 am
Imagem

Visão geral

Durante cerca de 200 anos a Quinta do Vallado teve como principal atividade a produção de vinhos do Porto. No entanto, após considerarem as características do solo da Quinta e a qualidade das uvas, optaram por investirem mais na produção de vinhos de mesa, tintos e brancos. Ainda hoje produzem o vinho do Porto, mas em quantidade reduzida e utilizando apenas os frutos que melhor se adaptam à produção do famoso vinho.

Um aspecto interessante é que uma pequena percentagem das uvas da Quinta do Vallado ainda é esmagada pelos pés em lagares de granito, utilizando o método tradicional. Os homens trabalham de manhã na colheita, e a tarde, em um período em que o clima está mais ameno, passam para a pisa dos frutos que serão utilizadas na produção do vinho do Porto.

No caso do vinho do Porto, a manutenção desse método tradicional assegura a obtenção de um produto de melhor qualidade, tendo em vista que as uvas são menos agredidas e por ser possível extrair melhor a cor e componentes necessários para a produção de um bom vinho.

Recentemente, a Quinta do Vallado ganhou uma nova adega e uma cave com capacidade para cerca de mil barricas. O projeto arquitetônico é extremamente moderno e bonito, e teve por objetivo harmonizar os edifícios com a paisagem da região e com prédios antigos que ainda são utilizados pela Vinícola.

A visita a Quinta do Vallado é muito interessante, pois nela você poderá perceber o moderno e o tradicional convivendo de forma harmoniosa, seja nas belas instalações, como também na infraestrutura cuidadosamente utilizada para a produção de vinhos de elevada qualidade.

Agendamento

Todas as visitas e provas de vinhos devem ser previamente agendadas e acontecem diariamente às 11:30 e às 15:00. A visita e prova têm duração aproximada de 1:30. As explicações são detalhadas, e visam não apenas inserir o visitante no mundo do vinho, como também conscientizá-lo dos cuidados necessários para se chegar a um produto digno de ostentar o nome Quinta do Vallado.

Os preços dos programas são os seguintes:
- Visita à adega e cave com degustação de vinhos Vallado (1 branco, 3 tintos e 1 Porto: 15 euros por pessoa.
- Visita à adega e cave com degustação de vinhos Quinta do Vallado completa (3 brancos, 1 rosé, 3 tintos e 2 Porto): 30 euros por pessoa, e acompanha tábua de frios e queijos.
- Visita à adega e cave com degustação de vinhos do Porto (5): 50 euros por pessoa, e acompanha tábua com chocolates.
- Visita à adega e cave com degustação de vinhos do Porto completa (6 Porto, incluindo o icônico Vallado Tributa[b/]): 150 euros por pessoa e acompanha tábua com chocolates.

Crianças são aceitas nas visitas e degustações.

Visita

Nossa visita começou com um tour pelas modernas instalações. Um detalhe interessante é que o processo de produção tem início em uma parte alta do terreno, de forma que os componentes para produzir o vinho passam de uma etapa para outra apenas por força da gravidade, o que nos disseram que é muito bom, pois a não necessidade de utilização de bombas garante uma menor deterioração do produto.

Todo o passeio transcorre de forma bem agradável, sendo possível a qualquer momento sanar dúvidas e obter esclarecimentos sobre detalhes do processo de produção. Quando estivemos lá havia pouco movimento devido a época do ano, mas em poucos meses, com a chegada das uvas, a calmaria vai embora e o ritmo é frenético.

Um ponto de destaque são as duas salas onde se encontram as barricas de carvalho. A nova, que foi construída há pouco tempo, acomoda as barricas dos vinhos tinto e branco, enquanto que a antiga é destinada apenas ao vinho do Porto.

Veja algumas fotos da visita:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Degustação

Depois de conhecer a teoria, chega a hora da prática. Na Quinta do Vallado a degustação ocorre em uma linda sala, com uma bela mesa instalada em frente à loja da vinícola, equipada com um conjunto de lindas garrafas que além de armazenarem um vinho de sabor incrível, mais parecem itens de decoração.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As provas foram acompanhadas de uma tábua de frios e queijos, o que tornou a experiência ainda mais incrível. Os vinhos são de ótima qualidade e é difícil escolher qual é o melhor.

Interessante o fato da prova poder ser acompanhada de tapas, pois alguns vinhos, principalmente os que passam por maturação em barricas, alteram seu sabor dependendo do queijo ou embutido com o qual você o degusta. Adoramos o atendimento e a atenção que recebemos.

Compras

Após a degustação você pode passar na loja e adquirir alguns vinhos para trazer para casa. Apesar de compacta, oferece toda a gama de produtos produzidos pela vinícola.

Imagem

Imagem

Hotel

A Quinta do Vallado também oferece aos visitantes um charmoso hotel, localizado poucos metros antes da vinícola. São poucos e exclusivos quartos, em um ambiente elegante e estrategicamente localizado em frente ao rio Douro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como chegar

Chegar na Quinta do Vallado é relativamente fácil, pois fica muito próximo da cidade de Peso da Régua. Inclusive, para quem vai apenas passar o dia na região, pode pegar um táxi que em aproximadamente 15/20 minutos estará na vinícola.

Para quem está de carro o ideal é utilizar o GPS. As placas de indicação são poucas e quando existem algumas apenas indicam a existência de uma vinícola, sem precisar qual.

Estacionamento

É gratuito e ao ar livre.

Planeje sua viagem para Portugal

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

A experiência na Quinta do Vallado foi muito boa. Em um mesmo local concilia-se a proximidade com a cidade de Peso da Régua, um atendimento personalizado, uma boa degustação e ainda a possibilidade de se hospedar num agradável vinícola.

A explicação durante a visita foi detalhada e tivemos a oportunidade de conhecer a fundo as etapas de produção. E o tour termina com uma deliciosa degustação, com vinhos de alta qualidade, que demonstram que de fato estamos em uma belíssima vinícola.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a Quinta do Vallado? Gostou da visita? Degustou seus vinhos? Gostou? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Out 24, 2016 8:08 am
Linda vinícola, e com uma degustação diferenciada.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Ter Out 25, 2016 3:06 pm
Uau!! Parece maravilhoso!!!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Douro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio