Roteiro de 2 dias pela região da Serra da Estrela | Portugal

Troca de informações sobre a Serra da Estrela.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Ago 13, 2016 10:32 am
Imagem

A região da Serra da Estrela proporciona ao viajante uma experiência única em Portugal. Lá você poderá conhecer algumas das mais belas e conhecidas cidades históricas, subirá ao ponto mais alto do país e, dependendo da época do ano, poderá esquiar ou brincar na neve, além de diversas outras atrações.

Muitos turistas não incluem a Serra da Estrela em seus roteiros, mas deveriam considerar passar alguns dias nessa interessante região, que está localizada no meio do caminho entre o Alentejo e o Douro.

Vamos apresentar a seguir um roteiro que tem por objetivo auxiliar no planejamento da sua viagem à Serra da Estrela.

Dia 1

Independentemente de onde estiver, saia cedo para poder chegar a Serra da Estrela o quanto antes. Caso possível venha no dia anterior, passe a noite em uma das agradáveis pousadas da região, e inicie o dia descansado.

Quando estivemos na região nos hospedamos na Pousada Convento Belmonte e gostamos muito.

Logo pela manhã saia de carro em direção à Torre da Serra da Estrela. O acesso principal é passando pela cidade de Covilhã e de lá pega-se a belíssima estrada que chega ao topo da serra.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lá no alto a vista é maravilhosa e dependendo da época haverá muita neve. Inclusive, normalmente de novembro a abril uma estação de esqui está aberta, proporcionando muita diversão para os visitantes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No nosso caso, como não sabemos praticar esportes de neve e nem tínhamos tempo para aprender, apenas nos dirigimos para uma agradável área próximo da Torre e lá aproveitamos a neve de forma bem divertida.

Para quem quiser comprar algum trenó ou outro acessório (bota, luvas, roupas e etc.), tem um pequeno comércio aberto ao público. Um alerta: lá também vendem o queijo que os vendedores auto intitulam de Queijo da Serra, mas fomos informados por moradores locais que aqueles queijos são caros e sem procedência, por isso fique atento.

Após aproveitar a Torre pegue o carro e dirija até a cidade de Manteigas. Programe-se para almoçar por lá, pois as opções de restaurantes é muito maior.

Imagem

Em seguida faça um passeio pela cidade e não deixe de visitar a fábrica Ecolã, que produz mantas e roupas em lã de altíssima qualidade.

Imagem

Imagem

Quando estivemos na Serra da Estrela queríamos ter explorado um pouco mais as atrações, como o Vale Glaciar do Zêrere, mas a previsão do tempo indicava que no dia seguinte teríamos chuva, por isso decidimos ir para a cidade de Sortelha, que era um dos locais que mais queríamos visitar. Se o tempo colaborar, passeie mais pela região e deixe as cidades históricas para o dia seguinte.

No nosso caso descemos a serra e em aproximadamente 1 hora chegamos a Sortelha, uma linda aldeia murada, extremamente bem conservada. Ela foi palco de algumas cenas do filme Meu Passado me Condena 2 e oferece uma experiência única ao turista: a de passear por um vilarejo centenário que pouco mudou no decorrer dos anos. Entrar lá é como fazer uma viagem no tempo e em um dia calmo você tem a sensação de ser o único a andar por aquelas ruas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Adoramos Sortelha, que certamente figura dentre as cidades históricas mais bonitas que já conhecemos. Após um dia de tantos passeios, o melhor é retornar para o hotel e descansar, pois no dia seguinte ainda terá muitas atrações para visitar.

Quem se animar, pode reservar uma mesa para jantar no Vallecula, um dos melhores restaurantes da região e dos mais famosos do país, que oferece um excepcional custo-benefício e uma experiência gastronômica inesquecível.

Dia 2

Pela manhã explore a interessante cidade de Belmonte, onde nasceu Pedro Álvares Cabral. Não deixe de passear pelas ruas e de visitar o Castelo de Belmonte, que já foi residência de Pedro Álvares, de onde é possível ter uma bela vista de toda a região.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outro local imperdível é o museu A Descoberta do Novo Mundo, com diversas informações acerca da viagem de Cabral e também do Brasil. Ele é pequeno e interativo, podendo ser visitado em menos de 1 hora.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dependendo da hora aproveite para almoçar e depois siga para o Museu do Queijo (Endereço: Rua dos Casaínhos, Covilhã). Lá você aprenderá sobre o processo de fabricação do Queijo da Serra da Estrela.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma informação importante que nos foi ensinada é que o Queijo da Serra é só aquele produzido em uma região muito específica e que os demais queijos amanteigados fabricados próximos à serra não podem ter esse nome. Uma dica é comprar os queijos de produtores tradicionais, que serão tão bons quando os Queijos da Serra, mas muito mais baratos.

Outra questão que aprendemos com os locais é que o queijo é mais saboroso quando maturado e degustado em fatias triangulares. Aquela imagem tradicional de retirar a tampa do queijo e comê-lo como requeijão foi uma jogada de marketing de moradores de Lisboa, mas esse processo não é recomendado, pois não permite degustar todas as camadas do queijo, além de expor demasiadamente o seu interior à oxidação. Essa foi a informação que tivemos com os locais, mas a verdade é que achamos as duas formas de degustação maravilhosas.

No fim do dia passeie pela cidade de Covilhã, a maior da região, e se quiser comprar algum produto vá até o supermercado Continente, que possui bons preços e uma enorme variedade de produtos de qualidade.

Se você puder ficar mais tempo na Serra da Estrela, pode incluir passeios às cidades como Monsanto, Gouveia, Seia ou Piodão. Nós não conseguimos conhecer tais locais, o que pode ser algo positivo, pois temos um bom motivo para voltar.

Matérias do FDV sobre Portugal

:arrow: Roteiro de 18 dias em Portugal | Porto, Douro, Serra da Estrela, Alentejo e Lisboa

:arrow: Portugal: um país completo, com lindas regiões, culinária maravilhosa e povo acolhedor

:arrow: Roadtrip no Algarve - 6 cidades que você precisa conhecer

:arrow: Roteiro de 3 dias na cidade do Porto

:arrow: Roteiro de 4 dias pela região do Douro

:arrow: Roteiro de 2 dias pela região do Alentejo

:arrow: Roteiro de 4 dias na cidade de Lisboa

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a região da Serra da Estrela? Gostou? Como foi o seu roteiro? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Ago 13, 2016 7:01 pm
Não conheço a Serra da Estrela, mas tenho muita vontade.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Ago 16, 2016 9:05 am
Não conheço, mas quero muito, ficou para uma próxima vez.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Ago 16, 2016 9:48 am
Não conheço Portugal mas a Serra da Estrela é o destino que mais me fascina no país!
Adorei as dicas!

Avatar do usuário
danielpcorreia Mensagens: 50
Seg Ago 22, 2016 2:18 am
Também adorei as dicas e acabei de incluir no meu roteiro de viagem para Dezembro! :)
Obrigado FDV!

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Ter Nov 15, 2016 10:42 pm
Como não vou ter tempo de dormir nessa região, estou pensando em sair de Porto cedinho em direção à Serra da Estrela e ficar lá por 2 a 3 horas e seguir para Lisboa de carro.
São quase 500 km de viagem no total.
Alguém já fez isso? Alguém não recomenda?

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Nov 17, 2016 8:31 am
@zebinsk, vai ser bem cansativo. E no final você não vai conseguir aproveitar tanto assim.

Pense, talvez, em passar por Óbidos ou Fátima, que ficam bem mais no caminho. Ou então em Cascais que está do lado de Lisboa.

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Mai 06, 2020 11:55 am
É seguro viajar para Portugal? Entenda mais sobre a pandemia de coronavírus e a reabertura do país https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=76&t=18913" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Serra da Estrela”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio