Cuba: definitivamente uma viagem no tempo, na história e com cenários deslumbrantes

Troca de informações sobre Cuba.
joaovitor Mensagens: 1
Dom Fev 28, 2016 12:31 pm
Imagem
Playa de Santa Maria del Mar, próxima a cidade de Havana.

Quando escutamos o nome Cuba, rapidamente pensamos em três coisas: política, charuto e música, mas a famosa e polêmica ilha localizada na América Central, mais especificamente no Caribe, é muito mais do que isso. Cuba também tem cenários de tirar o fôlego e uma história incrível, unindo as duas coisas que mais procuro quando planejo uma viagem.

Para chegar até lá, eu utilizei a companhia aérea Copa Airlines, com um voo tranquilo e de 7 horas de duração do Rio de Janeiro para o Panamá e depois mais 2 horas e meia até Havana. Para entrar no país é preciso de visto, mas para quem vai como turista por até 30 dias, é muito simples. Basta comprar o cartão de entrada (visto) no momento do check-in, por um valor de 20 dólares americanos. A língua falada é o espanhol e a moeda são duas, o peso cubano, que é a moeda nacional utilizada pelos cubanos, e o peso convertível (CUC), a moeda turística, que tem mais ou menos o mesmo valor do euro.

Nós podemos comprar qualquer uma das moedas, mas em muitos lugares, se você quiser pagar com o peso nacional, terá que enfrentar grandes filas junto com os cubanos, portanto o mais indicado é o turista comprar o peso convertível. O melhor é levar euro para trocar, pois devido ao embargo político dos Estados Unidos, se você quiser trocar dólar americano, terá que pagar uma taxa de 10%. Mesmo depois de a embaixada americana ter sido reaberta, nada ainda mudou em relação a isso.

Para se hospedar em Cuba, existe algumas opções de grandes hotéis, mas além de serem muito caros, os estrangeiros optam mais por ficar em casas particulares, nas quais o governo autoriza e fiscaliza. As casas geralmente são em estilo colonial, o que torna a experiência ainda mais legal. Como os donos das casas precisam ter autorização do governo e são fiscalizados, as casas geralmente estão em ótimo estado, parecendo com pousadas, com ar condicionado, ventilador, banheiro privativo, roupa de cama, limpeza diária, toalhas, papel higiênico e até café da manhã, tudo que um hotel ou pousada ofereceria.

Como a moeda turística é mais ou menos equivalente ao euro, se você fosse ficar num hotel, pagaria em uma diária no mínimo 100 euros por noite. Já nas casas particulares, os melhores quartos saem por volta de 25 a 30 euros por noite. Um detalhe importante, exige paciência e antecipação para se comunicar com as casas particulares, pois a internet em Cuba existe, mas muito ruim e as pessoas não se conectam sempre. Segue aqui um site com algumas opções de casas particulares em toda ilha: http://www.casaparticular.com

Para quem vai visitar e se hospedar em Havana, indico três das melhores regiões para ficar: Havana Vieja, onde se encontra o centro histórico e os principais pontos turísticos da cidade. Centro Havana, uma região central e vizinha do centro histórico ou Vedado, uma região mais nova, também turística e talvez a mais agradável de todas.

Para se locomover em Havana, existem quatro opções: o táxi normal, que é a opção mais cara e geralmente em carros mais novos, o táxi compartilhado, em carros antigos onde você divide com outras pessoas, ônibus e o coco táxi, uma moto com um casco atrás que cabem até três passageiros. Seja qual dessas opções você escolher, nunca pague mais que 5 CUCs (peso convertível) e tente sempre negociar, pois mesmo você achando barato, o preço que lhe cobram é no mínimo o dobro do que realmente vale.

Havana é a capital de Cuba, a cidade onde tudo acontece e com muitos programas turísticos. A parte mais visitada da cidade é a Havana Vieja, parte histórica e a mais turística também. A Plaza Vieja, Plaza San Francisco e Plaza de Armas são lindas e estão em perfeito estado. A calle Obispo é a principal rua de comércio em Havana, onde numa das pontas desta (próximo ao Capitólio e Parque Central), está o famoso bar La Floridita, lugar imortalizado pelo grande escritor americano Ernest Hemingway, que quando morava em Cuba, costumava frequentar o bar para apreciar alguns Daiquiris, famoso drink cubano. Dentro do bar existe uma estátua do escritor americano encostada no balcão. Outro bar que também ficou imortalizado por Ernest Hemingway e que os turistas batem ponto, é o Bodeguita del Medio, onde é servido um delicioso Mojito, outro drink típico da ilha. Dentro de todos os bares, grupos de salsa, rumba e merengue se apresentam em troca de gorjetas e oferecendo seus CDs para venda.

Um dos principais cartões postais da cidade, é o Capitólio Nacional, edifício que foi sede do governo, e que hoje é a sede da Academia Cubana de Ciências. Seu desenho foi inspirado no Capitólio (Casa Branca) dos Estados Unidos em Washington DC, mas os cubanos se orgulham de o edifício ter por volta 3 metros a mais de altura do que o americano. Ao lado do Capitólio, esta o lindo e recém reformado Gran Teatro de La Habana, que fica em frente ao Parque Central, onde se pode contratar um tour pela cidade em carros bem conservados e americanos dos anos 50. Na rua de trás do Capitólio, tem a famosa fábrica de charutos Partagas, na qual pode visitar e ver de perto como os tabacos são enrolados e transformados nos charutos mais apreciados do mundo.

Para quem gosta de museu, Havana tem dois imperdíveis, o Museu de Belas Artes e o Museu da Revolução, que conta toda a história da revolução cubana, e que fica no antigo palácio presidencial. Andando pelo museu, é possível ver buracos de bala na parede, da invasão na revolução cubana, objetos que contam a história da chegada de Fidel Castro e Che Guevara à Havana e também o iate Granma, que transportou os revolucionários do México até a ilha de Cuba.

Outro ponto turístico muito bonito e interessante pela sua história, é a Fortaleza de San Carlos de la Cabana, um castelo da época dos colonizadores espanhóis, onde toda noite às 21:00, eles seguem o ritual do canhonaço, que com um tiro de canhão, a cidade era avisada que seria fechada para proteger de invasões.

Na cidade de Havana não tem boas praias, mas muito próximo dela, 20 minutos de carro e 30 minutos de um ônibus que sai de hora em hora do Parque Central, tem a bela e agradável praia de Santa Maria del Mar. É uma praia tão bonita quanto a famosa Varadero, na qual eu só indico para quem quer ficar naquele esquema tranquilo e confinado de resorts all inclusive. Varadero é caro e não se vê muita história por lá, - muitos nem consideram Cuba.

Os lugares que conheci e que indico na ilha são: Viñales, uma linda zona rural e de plantações de tabaco, onde é possível ver todo o processo de plantação e fabricação de tabaco para os charutos e visitar incríveis cavernas, onde algumas tem piscinas naturais que podem nadar ou passear de barquinho por dentro delas. A região fica a 180 KM de Havana, e para chegar, não só em Viñales, mas também nas próximas cidades que indicarei aqui, ônibus partem diariamente pela companhia Via Azul e a viagem dura cerca de 3 horas. Também é possível contratar algum serviço privado com taxistas ou até mesmo excursões.

Trinidad, uma linda e charmosa cidade histórica, na qual é patrimônio da humanidade. Encantadora, com suas casas coloridas e construções coloniais bem conservadas. A vantagem de Trinidad, é que tem praia de um lado e montanha de outro, além da noite também ser muito animada, com bares que tocam salsa e a famosa boate Disco Ayala, que fica dentro de uma caverna e é super interessante. A boate é mais para turistas e toca de tudo, mas vale muito a pena a visita.

Cienfuegos, outra cidadezinha encantadora e também com muitos edifícios que foram declarados patrimônios da humanidade pela UNESCO. A cidade recebeu o título de "Pérola do Sul", por ser uma linda e pitoresca cidade costeira. Na cidade também se encontra uma das mais importantes estruturas militares de Cuba, que é o Castelo de Jaguar, fortaleza para proteger Cienfuegos de ataques piratas. Perto dali, tem um dos lugares mais lindos que fui em Cuba, a cachoeira El Nicho. São vários poços de água verde e transparente.

Veja algumas fotos do país:

Imagem
Bar La Floridita. No detalhe, a estatua do escritor Ernst Hemingway, o tipico drink Daiquiri e um charuto Cohiba.

Imagem
Capitolio Nacional visto de Havana Vieja.

Imagem
Capitólio Nacional visto de Havana Vieja.

Imagem
Capitolio Nacional.

Imagem
Cienfuegos, Cuba.

Imagem
Grupo de salsa tocando no famoso bar La Bodeguita del Medio.

Imagem
Museu da Revoluçao.

Imagem
O Gran Teatro de La Habana e os carros dos anos 50 para passeios pela cidade.

Imagem
Plaza de Armas em Havana Vieja e sua feira de antiguidades, livros e coisas ligadas a revoluçao.

Imagem
Plaza de la Catedral em Havana Vieja.

Imagem
Plaza Vieja, Havana Vieja.

Imagem
Tunel do tempo em Cienfuegos, Cuba.

Imagem
Vale de Vinales, Património Mundial da Unesco devido à sua beleza natural e pela arquitetura vernacular.

Imagem
El Nicho, cachoeira próxima a Cienfuegos.

Imagem
El Nicho, cachoeira próxima a Cienfuegos.

Imagem
El Nicho, cahoeira próxima a Cienfuegos.

Imagem
Trinidad, cidade histórica de Cuba.

Imagem
Trinidad, cidade histórica de Cuba.

Imagem
Varadero, Cuba.

Imagem
Vinales, barquinho entrando na caverna.

Imagem
Vinales, cuba.

Imagem
Vinales, plantaçao de tabaco.

Imagem
Vinales, plantas de tabaco secando.

Como puderam ver, Cuba é um destino completo, onde seja lá o que você procura, encontrará nesta maravilhosa ilha. Já muito explorada, principalmente por turistas europeus e canadenses, agora está sendo descoberta pelos brasileiros, que começaram a perceber que o país não é exatamente aquilo que falam por ai. Além de ser um lugar lindo e cheio de história, Cuba é seguro e apaixonante!

Boa viagem!

E você, conhece Cuba? Quais cidades visitou? Quais praias mais gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Fev 28, 2016 5:06 pm
Boa materia! Bem esclarecedora!

Confesso que tenho curiosidade em relacao ao destino, mas aproveitando que os americanos acabaram de chegar vou esperar que haja uma melhora na infraestrutura turistica para visitar.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Fev 28, 2016 5:24 pm
Belas fotos e informações, mas Cuba não é minha prioridade. Tenho vários outros destinos no Caribe para ir antes de Cuba.

Zahlouth Mensagens: 1667
Dom Fev 28, 2016 10:37 pm
Maior vontade de conhecer

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Fev 29, 2016 10:01 am
Sempre que ouço o nome Cuba associo, imediatamente, ao filme 007 - Um novo dia para morrer , quando o ator principal não era o atual mini Hulk (Daniel Craig - futuro atleta de MMA) e sim Pierce Brosnan, na minha opinião o mais adequado ator da série...
Numa das cenas tem o cara bebendo Mojito, e Halle Berry saindo da praia e rebolando tanto que quase quebrou o quadril....não sei se é montagem ou não, mas a praia seria em Cuba....mas, como os filmes americanos não mestres na arte da ilusão, fica a dúvida...
Mas, penso igual ao Fábio.. vou esperar os americanos darem um banho de infraestrutura para conhecer... principalmente locação de carros deste século....

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Fev 29, 2016 10:22 am
Que legal, muita coisa que eu não sabia!
Acho um destino interessante também.

AndBrag Mensagens: 281
Seg Fev 29, 2016 7:40 pm
Uau, bem mais do que eu pensava. Deve ser interessante ver como é a vida num país de sistema socialista, fora de fato de possuir lindas paisagens. Gostei.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Mar 01, 2016 12:18 pm
Um destino que sempre tive muitaaa curiosidade! Adorei tudo que li e me surpreendi demais com as fotos :clap

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Ajudante Mensagens: 18088
Dom Dez 18, 2016 7:10 pm
10 matérias para você planejar sua viagem à Cuba http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=586&t=14250" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Cuba”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio