A encantadora Borgonha: uma das principais regiões vinícola do mundo

Troca de informações sobre a Borgonha.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jun 09, 2016 2:10 pm
Imagem

A Borgonha é sem dúvida um local único. Localizada em uma região relativamente central da França, ela é famosa por seus vinhos, sua gastronomia, suas belezas naturais, sua arquitetura e pela riqueza cultural de sua história. Tendo Dijon como sua capital, a eterna terra da mostarda, a região tem muito a oferecer, principalmente ao viajante com um perfil menos agitado de conhecer os lugares. A Borgonha não é para ser conhecida às pressas e deve ser respirada, admirada, contemplada e degustada. Um lugar onde a vida ainda parece acontecer em câmera lenta. Ainda bem!

Para nossa visita à Borgonha, escolhemos a pequena e bonita Beaune. Se Dijon é a capital política e gastronômica da região, Beaune é sua capital vinícola. Nós a escolhemos principalmente por sua localização geográfica, no centro da região que queríamos explorar, ao passo que Dijon ficava demasiadamente ao norte, gerando percursos mais longos para quem deseja explorar o sul da região.

Nós optamos por nos hospedarmos na excelente Hostellerie de Levernois, que faz parte da renomada associação Relais & Châteaux, sendo portanto sinônimo de excelência de serviços, ótima gastronomia e respeito ao meio ambiente. Achamos que foi uma excelente escolha, que enriqueceu consideravelmente nossa experiência de viagem.

Imagem

Imagem

Beaune é também a principal cidade da chamada Côte d'Or, região onde são feitos os melhores e mais famosos vinhos. Ela é composta pela Côte de Nuits, ao norte onde o forte são os tintos e a Côte de Beaune, ao sul onde os brancos reinam.

Com apenas 22 mil habitantes a cidade é um encanto em termos de visão e paladar. Seu centro histórico compacto facilita a exploração. Alguns pontos turísticos são muito famosos, como o histórico Hospice de Beaune, que dedicamos o primeiro dia para explorá-lo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

São muitas as vinícolas com sede no local e vale muito a pena uma visita guiada!
Imagem

É impossível não escolher um restaurante para se sentar e degustar uma taça de vinho. Existem ótimos restaurantes na região e na primeira noite optamos por jantar no excelente La Table de Levernois, que possui uma estrela no Guia Michelin.

Imagem

Usando Beaune como base, nos aventuramos para o sul até Mersault, onde é produzido um excelente vinho branco de mesmo nome.

Imagem

Imagem

Escolhemos realizar uma visita guiada com degustação ao Domaine Ropiteau (10 euros com direito a provar 5 vinhos). Aprendemos muito sobre os vinhos locais e adoramos a degustação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

É preciso ser dito que apenas 4 castas de uva podem ser cultivadas e engarrafadas na Borgonha utilizando sua AOC, a famosa denominação de origem controlada, sendo elas a Pinot Noir, Chardonnay, Aligoté e Gamay, sendo que todos os vinhos de qualidade superior são feitos com as duas primeiras.

Nossa parada seguinte foi a vizinha Pommard. Ela é pequena, semideserta e lar de um tinto encorpado.

Imagem

Imagem

Nesta noite escolhemos um jantar mais informal, mas nem por isso menos delicioso, no ótimo Bistrot a Bord de l'Eau.

Imagem

No dia seguinte tomamos o rumo norte, em direção à Côte de Nuits. Nossa primeira parada foi em Aloxe Corton, uma cidade também pequena e também produtora de excelentes vinhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Optamos pela visita guiada com degustação à Domaine Comte Senard, uma das produtoras mais tradicionais da cidade. A qualidade de seus vinhos justifica a fama em torno de seu nome.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Continuamos nosso rumo ao norte e paramos para conhecer um mito. Com apenas pouco mais de 1,5 hectare de vinhedo, sua majestade o Romanée Conti é o vinho mais caro do mundo! Uma única garrafa pode chegar a dezenas de milhares de euros, dependendo da safra.

Imagem

Imagem

Localizado na minúscula Vosne-Romanée, é uma parada obrigatória para todos que se consideram entusiasta do mundo dos vinhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Após o ritual litúrgico em Vosne-Romanée, seguimos um pouco mais para o norte e fazemos outra parada a fim de conhecer o maior vinhedo Gran Cru da Borgonha.

O Clos de Vougeot é um vinho célebre e caro. Talvez o único Borgonha a possuir um verdadeiro Chateau em seu terreno. Infelizmente neste dia a visitação ao castelo não era possível e tivemos que nos contentar com essas fotos externas, mas foi a realização de um sonho!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Continuando nosso caminho e fizemos mais uma parada, desta vez em Gevrey Chambertin, lar de ótimos tintos. Desta vez nossa visita com degustação teve lugar no famoso Domaine Drouhin-Laroze, onde tivemos a oportunidade de degustar alguns de seus produtos além realizar uma instrutiva visita guiada por suas caves. O lugar costuma receber grupos de brasileiros e realiza almoços harmonizados.

Imagem

Imagem

Imagem

E terminamos nosso roteiro pela Borgonha em sua capital, Dijon, que apesar de ser a maior cidade da região nem por isso tem um ritmo mais agitado. Suas ruas estreitas e calmas são ótimas para conhecer a cidade a pé.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não podíamos ir embora sem levar um vidro de mostarda como recordação. Lembrança até desnecessária para uma viagem que certamente será inesquecível.

Imagem

Nós adoramos revisitar a Borgonha, dessa vez com muito mais calma. Foi apenas a confirmação que para se entender a região, seus vinhos e sua gastronomia não se pode ter pressa. A Borgonha vive em um ritmo próprio e é preciso respeitá-lo para a conhecer de forma adequada.

Uma viagem que certamente durará para sempre em nossa memória. Independente de você amar ou não os vinhos, conheça a Borgonha. Tenho certeza que você também irá considerá-la inesquecível.

Planeje sua viagem pela Borgonha

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jun 10, 2016 11:37 am
Que linda a região da Borgonha! Certamente eu adoraria conhecer!
Me apaixonei pela França! Quero conhecer tudo por lá!

Fabio, sabe qual a distância para Paris?
Você recomenda quantos dias na região?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jun 11, 2016 7:59 am
A regiao eh uma graca!

Da primeira vez nao aproveitei tanto porque foi corrido. Dessa vez peguei o ritmo deles e foi maravilhosos.

Julian, cerca de 3000 de Paris a Beaune. De TGV dah em torno de duas horas.

Ayos0 Mensagens: 121
Seg Mai 01, 2017 9:13 am
Fui a região em 2014, durante a minha lua de mel em Paris. Fui de TGV que é rápido e tranquilo. Antes de sair do Brasil, já havia feito uma reserva de tour guiado com chemins-de-bourgogne (http://www.chemins-de-bourgogne.com/" onclick="window.open(this.href);return false;). O passeio é muuuuuito legal, é feito em uma Land Rover e passa em vários lugares, inclusive por dentro de estradinhas secundarias e terciarias (que só dá de 4x4). O François fala bem inglês e é bastante detalhista nas explicações durante o passeio. Fizemos 3 paradas para degustações (valores incluídos no passeio) e uma parada para almoço (valor não incluído no passeio). O passeio iniciou as 10:00 e terminou por volta de 17:45.





Booking.com

Voltar para “Borgonha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio