Cruzeiros

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2, 3, 4  »

 Página 1 de 4 [ 38 mensagens ] 
 
 Título: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Seg Nov 22, 2010 11:30 pm 
Mensagens: 4057
Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades

Viajar de navio é algo cada vez mais comum para os viajantes brasileiros. Há alguns anos, pouquíssimos navios aportavam em terras brasileiras; agora, o número de embarcações que vêm para cá durante nosso verão aumenta ano após ano. Com a crescente demanda por viagens de cruzeiros, é cada vez mais comum vermos brasileiros pegando navios também no exterior. Viajar de cruzeiro é um modo bastante interessante e diferente de conhecer os mais diversos lugares. Mas, para aproveitar bem uma viagem de navio, é preciso estar ciente da forma como funciona um cruzeiro marítimo, e também desfazer algumas lendas que rondam este tipo de viagem. A seguir, uma seleção de mitos e verdades para que vc navegue por mares tranquilos da próxima vez que embarcar em um navio:

Navio é um meio de transporte perigoso - MITO: Esqueça o Titanic! Este triste episódio ficou lá em 1912, e hoje em dia só é recordado em filmes. A tecnologia dos navios evoluiu muito de lá pra cá. Atualmente, é praticamente impossível um navio afundar, quanto mais bater em um iceberg (os radares estão aí pra evitar esse tipo de acidente). O perigo mais iminente em em navio é um incêndio, já que há uma grande concentração de energia em um espaço relativamente pequeno. Mas todos os navios realizam treinamentos de emergência com os passageiros e a tripulação. Mesmo que ocorra algum incidente, é altamente provável que ele seja controlado a tempo de se evitar uma tragédia. Encalhe de navios ou pane no motor, como ocorreu recentemente em um navio da Carnival, são eventos muito raros. Esqueça qualquer trauma ou neurose e embarque tranquilamente. Vc estará em boas mãos!!!

Vc sempre engorda em uma viagem de navio - VERDADE: Apesar de muitos negarem, é fato que, por mais que se faça exercício na academia, por mais que se ande nos portos de parada, viajar de navio é um convite para ganhar uns quilinhos a mais. Comida 24 horas por dia, jantares nababescos, além do convite ao dolce far niente dos dias de navegação, tornam o cruzeiro marítimo um inimigo do spa. Portanto, se vc está fazendo dieta ou quer entrar com mais folga naquela calça jeans, das duas uma: ou vc desiste do navio, ou desiste do regime. Eu desistiria do segundo. Vá sem culpa, coma o que tiver vontade (mas sem exageros também, não adianta querer experimentar de tudo, porque não vai caber no seu estômago) e deixe para perder os quilos ganhos na volta. Ou naquela sua próxima viagem pela Europa...

Fazer um cruzeiro pela costa brasileira é bem diferente de fazer um cruzeiro pelo exterior - VERDADE: Para o bem ou para o mal, não é a mesma coisa pegar um navio aqui ou lá fora. Não me refiro nem aos portos de parada, mas ao navio mesmo. Para se adaptarem aos gostos e costumes dos brasileiros, as companhias que aqui aportam realizam uma série de mudanças. Os navios que vêm pro Brasil acabam adotando um clima mais informal, muitos deles fazem aulas de axé na piscina, o traje de gala em alguns jantares não é levado tão a sério, rolam mais festas, mais badalação... além disso, aqui têm muitos cruzeiros temáticos, coisa rara de se ver no exterior. Lá fora, os navios adquirem um ar mais sofisticado, com menos agito e badalação e mais calmaria. As pessoas levam a sério os trajes de gala, o axé é trocado pelo bingo ou pelo leilão de obras de arte, os horários das refeições são beeeem mais cedo, enfim, é um esquema mais "cada um na sua". Não quero, com isso, desmerecer os cruzeiros que fazem a costa brasileira, ou criticar o ambiente mais elegante dos cruzeiros no exterior. É apenas uma constatação de que o esquema de funcionamento dos navios muda muito sim. Basta viajar no Splendour na Europa e depois voltar a subir nele quando o navio estiver em águas brasileiras pra sentir a diferença. Não critico nem um nem outro modelo de cruzeiro. Só acho importante que cada um saiba o que esperar de sua viagem. Eu, por exemplo, não gosto do jeito que os cruzeiros funcionam no Brasil, mas tem gente que ama.

É muito fácil enjoar dentro de um navio - EM TERMOS: Depende muito do navio, e do roteiro. Navios mais velhos e menores costumam balançar mais, pois muitos deles não têm o chamado estabilizador (aparelho que ameniza o balanço do navio). Já em navios maiores e mais novos, é bem difícil sentir a movimentação. Quanto aos roteiros, há uma grande disparidade: cruzeiros pelo Caribe, Alasca e pelo Mediterrâneo muitíssimo raramente balançam a ponto de deixar as pessoas enjoadas (a não ser que vc pegue um furacão ou um tsunami, o que, convenhamos, é praticamente impossível). Já Austrália, Nova Zelândia e Brasil podem exigir uma dose a mais de Dramin. No entanto, nenhum roteiro balança tanto quanto a Patagônia. Passar pelo Cabo Horn e pelo Estreito de Magalhães sem enjoar é uma prova de ferro - e um atestado de que vc é um marinheiro que pode enfrentar qualquer roteiro. Aliás, quer uma viagem de navio na qual é garantido que vc se sentirá como se estivesse em terra firme? Pegue um desses mega-navios (de 100 toneladas pra cima) e faça um cruzeiro pelo Caribe ou pelo Mediterrâneo. Ah, mais uma dica: cabines na popa (parte de trás do navio) balançam menos do que as cabines da proa (parte da frente da embarcação).

Navios pequenos são um produto em extinção - MITO: Tudo bem que os mega-navios da Royal Caribbean e da Norwegian são a sensação do momento. Mais e mais navios gigantescos serão lançados ao mar nos próximos anos. Mas isto não significa o fim dos navios menores. Companhias de luxo, como a Star Cruises, só têm embarcações de pequeno porte. A linha Azhamara, um braço da Celebrity Cruises, investe apenas em pequenos navios. A teoria é de que é impossível mimar os passageiros com as mordomias típicas de uma viagem de luxo em um navio com milhares de passageiros. A regra, nesse caso, é o famoso "menos é mais". Além disso, há uma demanda significativa de passageiros que ainda preferem navios de pequeno a médio porte. E muitos portos não comportam navios grandes, principalmente aqueles portos de roteiros mais exóticos, localizados na Ásia, África e Oriente Médio.

Viajar de navio não permite ao viajante conhecer bem os portos de parada - EM TERMOS: Aí vai depender muito dos lugares. Tem cidade que bastam algumas horas para que se conheça os principais pontos de modo satisfatório. Inclua nessa lista boa parte dos portos caribenhos, do Alasca e da Patagônia, além de alguns portos europeus como Míkonos, Santorini, Rhodes, Livorno, Arhus, Talinn, entre outros. Mas existem lugares em que torna-se humanamente impossível conhecer tudo em algumas horas. Barcelona, Atenas, São Petersburgo, Lisboa, Nápoli, Veneza, Rio de Janeiro, Salvador, Montevideo, Istambul, entre muitos outros, são lugares que demandam alguns dias para serem feitos com afinco. Alguns navios pernoitam em algumas dessas cidades, para que os passageiros possam conhecê-las mais a fundo. Mas, ainda assim, o tempo é pouco.

Bom, espero ter esclarecido alguns mitos e verdades no que diz respeito aos cruzeiros marítimos. A todos os marinheiros, sejam eles de primeira viagem ou não, desejo uma navegação tranquila e prazerosa!



_________________
http://fdv.im/fabiocalderon


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Ter Nov 30, 2010 9:41 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 27292
Um pequeno vídeo para ilustrar o ótimo post do Fabio.

Cruzeiro saindo do porto de Miami e passando em frente a South Beach.


_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Ter Nov 30, 2010 9:53 pm 
Mensagens: 4057
Excelente vídeo!!! Este navio é o Norwegian Pearl, da NCL. Sair do porto de Miami é bem legal, rende belas paisagens, tanto pra quem está dentro do navio como para quem está do lado de fora, na praia ou na orla.

_________________
http://fdv.im/fabiocalderon


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Qua Dez 08, 2010 11:55 pm 
Mensagens: 385
Fabio,

Da uma olhada no vídeo na oitava janela da direita para esquerda e na 4 de baixo para cima e veja o Gabriel postando no falando de viagem............... rsrs

sds


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Qua Dez 22, 2010 6:08 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 27292
hahahahahaha, Celso!! Infelizmente não era eu!
Eu estava postando mesmo da varanda do meu hotel em South Beach!

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Qui Dez 23, 2010 11:57 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 4
Acredito também que é complicado esta história de cruzeiros na costa Brasileira. Várias paradas são sem as mínimas condições de conforto.

Para ilustrar coincidente mente eu naveguei com o Norwegian Pearl, excelente.


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Sex Dez 24, 2010 1:36 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 27292
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, Gusbelli!

Concordo com as condições de conforto. E, com os altos preços cobrados, compensa mais um cruzeiro pelo Caribe ou Europa.
Claro que será mais caro, pois existe o custo da passagem, porém a experiência será totalmente diferente.

Pelo que li você gostou muito da Norwergian Cruise, né? Bom saber!

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Dom Abr 10, 2011 11:28 pm 
Mensagens: 11
Destruí vários mitos quando fiz meu primeiro cruzeiro, só um deles ficou: cruzeiros viciam.


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jun 14, 2011 11:34 am 
Mensagens: 1
Excelente tópico, Parabéns! :D


 Título: Re: Cruzeiros Marítimos - Mitos e Verdades
Mensagem não lidaEnviado: Ter Jun 14, 2011 2:35 pm 
Mensagens: 4057
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, Abílio!

Agredeço mos elogios! Se tiver qualquer dúvida ou comentário, pode postar à vontade!

Abraços!

_________________
http://fdv.im/fabiocalderon


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Marítimos Restaurante: Culinária saborosa em João Pessoa

em Paraíba

Última mensagem Ter Abr 05, 2016 3:15 pm Hugomarcio Ver última mensagem

 

2

Vale a pena comprar pacotes de bebidas em cruzeiros?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Cruzeiros

Última mensagem Ter Mai 10, 2016 6:31 pm FabioCalderon Ver última mensagem

 

12

 

Cruzeiros

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes