Minha viagem de cruzeiro no Costa Fortuna

Troca de informações sobre destinos e empresas de cruzeiro.
rayrcm Mensagens: 361
Ter Ago 27, 2013 9:05 pm
Minha viagem de cruzeiro no Costa Fortuna

Imagem

Introdução

O Costa Fortuna, parte da frota da Costa Crociere, teve sua construção finalizada em Novembro de 2003 pelo estaleiro Sestri Ponente, em Gênova, Itália. É um importante navio da companhia, por ser o primeiro da classe Destiny. Seu projeto é derivado do Carnival Destiny, navio da Carnival, detentora da Costa Crociere.

Conta com aproximadamente 102.000 toneladas e tem capacidade para 3.450 passageiros. O que faz dele um dos maiores a operar regularmente na costa brasileira.

Navio

Imagem

Até a temporada 2012/2013 era um dos maiores navios da companhia a ter vindo para uma temporada na América do Sul, perdendo apenas para o Costa Pacifica, o Costa Serena e o Costa Concordia. Na última temporada, foi superado pelos dois novos gigantes da armadora, Costa Fascinosa e Costa Favolosa.

Tendo viajado tanto no Fascinosa quanto no Favolosa, particularmente continuo preferindo o projeto dos navios da classe Destiny, em especial o Fortuna, com sua decoração inspirada em grandes transatlânticos do passado.

Falando da temática adotada, esse é um ponto muito legal neste navio. Caminhando por seus diversos bares, restaurantes, átrios é possível ver diversas esculturas, pinturas e outros objetos de decoração que retratam navios históricos, o que torna possível ver como esses gigantes dos mares evoluíram com o tempo.

Imagem

Imagem

Atrações

Imagem

Como na maioria dos navios de cruzeiro atuais, atração é o que não falta no Fortuna. São diversos bares, restaurastes, piscinas, lojas, cassino, teatro e diversos lounges que reúnem sempre algum espetáculo.

No teatro ocorrem todas as noites shows dos mais variados. Nos dias em que estivemos a bordo foi possível acompanhar shows de dança, mágica, uma espécie de circo e alguns cantores de muita qualidade, que atraem grande parte dos passageiros do navio.

Todos os dias pela noite é entregue na sua cabine o programa do próximo dia, na Costa chamado de “Today”, nele você pode encontrar informações importantes, horários e todas as atividades e atrações de ocorrerão no dia seguinte.

Imagem

Imagem

Imagem

Cabine

Existem cabines, internas, externas e externas com varanda. Na oportunidade, ocupamos uma cabine externa sem varanda, localizada no deck 2, na popa do navio, o que dava oportunidade de sempre acompanharmos o rastro do navio, muito legal.

Imagem

Imagem

Restaurantes

Em se tratando de cruzeiros, a alimentação é um ponto a ser destacado. No Fortuna existem diversos restaurantes e praticamente a qualquer hora do dia ou da noite há alguns abertos para atender os passageiros. O restaurante mais utilizado é o Buffet Cristoforo Colombo 1954.

Localizado no deck das piscinas. Se trata de um restaurante buffet, que serve café-da-manhã, almoço e pizzas e snacks durante a tarde e a noite. Nas proximidades há também alguns grills, que durante o almoço e a tarde servem hambúrgueres, hot dogs e sanduíches há quem se interessar.

O que muitos não sabem é que nos restaurantes a la carte também são servidos café-da-manhã e almoço. Tivemos a oportunidade de fazer essas refeições neles por alguns dias e achamos as comidas muito superiores as do buffet. Também gostamos da tranquilidade do local, já que a maioria das pessoas se concentra no buffet nesses horários.

No jantar os passageiros são divididos em dois turnos e dois restaurantes, ambos a la carte, o Raffaello 1965, localizado no centro do navio e o Michelangelo 1965, localizado na popa. Jantamos no Michelangelo e gostamos, pela proximidade e facilidade de acesso da nossa cabine. O jantar esteve sempre muito bom e com diversas opções de pratos.

Com relação às bebidas há duas opções, comprá-las individualmente ou optar por adquirir pacotes de bebidas, o mais vantajoso vai depender do perfil do passageiro. Nós optamos por adquirir o pacote All Inclusive, que dá direito há praticamente todas as bebidas durante todo o tempo.

Aprovamos e achamos vantajoso, o custo do pacote foi de aproximadamente US$25/dia para cada passageiro. Caso for optar por esse pacote é obrigatório que todos os passageiros da mesma cabine o adquiram.

Imagem

Imagem

Imagem

Escalas

O navio fez na temporada 2012/2013 um roteiro de 8 noites pelo Prata, com o seguinte itinerário:
Dia 1 – Santos
Dia 2 – Rio de Janeiro
Dia 3 – Navegação
Dia 4 – Navegação
Dia 5 – Buenos Aires
Dia 6 – Montevidéu
Dia 7 – Navegação
Dia 8 – Porto Belo
Dia 9 – Santos
Dia 10 – Rio de Janeiro

Imagem

Os passageiros tem a opção de embarcar em Santos ou no Rio de Janeiro, desembarcando no mesmo porto. Nós optamos pelo embarque no Rio de Janeiro.

Há diversos passeios ofertados pelo navio, nós preferimos fazer nossos próprios passeios, o que acho legal, pois podemos fugir um pouco do padrão city tour. O único que adquirimos no navio foi o show de Tango no Tango Porteño em Buenos Aires. Gostamos do jantar e também do show.

Imagem

Em Buenos Aires optamos pelo Buenos Aires Bus. Há um tópico sobre ele aqui no fórum. Recomendo bastante para quem chega à cidade em um cruzeiro e tem pouco tempo, pois com ele é possível passar por grande parte dos postos turísticos e descer naqueles que você mais se interessar. Já em Montevidéu compramos um city tour logo na saída do porto, aí está uma boa dica, pois o preço pago foi consideravelmente menor ao que estava centro cobrado dentro do navio por um city tour equivalente. Nas outras escalas optamos por ficar no navio aproveitando suas atrações.

Imagem

Embarque / Desembarque

No Rio de Janeiro a quantidade de passageiros a embarcar é consideravelmente menor do que em Santos, o que torna o processo de embarque e desembarque mais tranquilo.

Fazemos parte do Costa Club, programa de fidelidade da Costa Crociere. Por isso tivemos a oportunidade de ter o embarque e o desembarque preferenciais, então conseguimos embarcar e desembarcar rapidamente. Conversando com os passageiros a bordo, ouvimos relatos de que o embarque em Santos foi um pouco demorado pela quantidade de navios no porto, mas no Rio de Janeiro, foi tranquilo.

Conclusão

O Costa Fortuna é um ótimo navio e o roteiro pelo rio da Prata é um dos melhores roteiros ofertados na temporada brasileira. Gostamos e recomendamos para quem estiver procurando um cruzeiro com embarque no Brasil.

Se você conhece o navio, o roteiro, ou tem alguma experiência parecida conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Ago 28, 2013 9:29 am
A Costa não tem uma fama muito boa. Você teve algum problema durante a viagem?

rayrcm Mensagens: 361
Qua Ago 28, 2013 1:36 pm
Com a companhia especificamente não. Presenciei algumas situações desagradáveis e que me fizeram sentir "vergonha alheia" causadas por alguns passageiros. Mas esse é um ponto que você está sujeito nos roteiros com embarque na América do Sul.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Ago 11, 2018 8:18 pm
Onde comprar um cruzeiro barato e com parcelamento?

A Logitravel é uma agência on-line de turismo, fundada na Espanha em 2004. No Brasil, a Logitravel é conhecida por ser uma das principais agências de turismo para reservas de cruzeiros, com excelentes preços e opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros.

São mais de 8.000 rotas de cruzeiros e 30 companhias marítimas, sendo possível realizar todo o processo de compra on-line, usando sem cartão de crédito, com pagamento em reais e equipe especializada, com atendimento em português, para solucionar qualquer dúvida.

Para mais informações, acesse: https://fdv.im/Logitravel





Booking.com

Voltar para “Cruzeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio