Moçambique: um paraíso ainda não descoberto na África

Troca de informações sobre destinos na África.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Jul 06, 2016 9:18 am
Imagem

Tem vontade de conhecer a África e está em uma busca de alguma viagem de tirar o fôlego? Moçambique é o destino certo para você! São quilômetros de praias intocadas, gastronomia autêntica, diversas zonas de mergulho que são consideradas as melhores do mundo e ilhas que não deixam nada a desejar.

Muitos estão em busca de aventura, de história para contar e de fotos que merecem serem enquadradas. Tudo isso você consegue viajando por Moçambique e, de quebra, com toda população falando português, o que de certa forma minimiza qualquer possível mal-entendido.

Imagem

O país está localizado no Sudeste Africano e é banhado pelo Oceano Índico. Sua localização privilegiada permite fácil acesso a África do Sul, além de outros destinos interessantes no continente. A área foi reconhecida por Vasco da Gama em 1498 e mais tarde em 1505 foi anexada ao Império Português, onde permaneceu como colônia por mais de 400 anos até alcançar a independência em 1975. Por isso, a língua portuguesa prevalece em todo canto do país assim, como a influência europeia. Apesar de toda história, ainda é possível enxergar a essência moçambicana em diversas oportunidades como gastronomia, cultura, dança e vestimenta.

Duas companhias aéreas oferecem o trajeto saindo do Brasil. Você pode voar com a South African Airways, a melhor opção, e fazer uma parada em Joanesburgo, na África do Sul, ou você pode escolher a Ethiopian Airlines, que faz voos com parada em Adis Abeba, e quem sabe aproveitar um dia inteiro na capital da Etiópia. Independente da sua escolha, ambas as empresas te levarão até o aeroporto internacional em Maputo, a capital de Moçambique.

Já em Maputo é possível começar seu roteiro. Um dia na capital é suficiente para mergulhar um pouco na cultura local antes de desbravar as maravilhas que o país pode oferecer. Se você quiser passar mais tempo e esticar sua estadia para o arquipélago de Inhaca, também é possível, pois Maputo é uma cidade praiana com ótimas oportunidades.

Em Maputo você pode tirar o dia para descobrir sobre a arquitetura visitando a estação Caminhos de Ferro, que fica na parte baixa da cidade, e é a mais antiga estação de trem que ainda está ativa, mesmo após 100 anos de construção. Ela foi projetada por Eiffel, o mesmo da famosa Torre Eiffel. Se trata de um edifício imponente, mas que parece que parou no tempo, onde é possível passar horas observado as varandas, as colunas de metal, as pessoas indo e vindo e também os antigos relógios que mostram quando o próximo trem chegará. Para acompanhar, um bom café que pode ser degustado no bar dentro do museu dessa estação central. Lá você poderá entender um pouco melhor sobre a história que está por trás dessas paredes assim como o dia a dia dos maquinistas.

Se quiser continuar caminhando pode chegar até o Mercado Central, onde encontrará uma variedade enorme de frutas e verduras, além de comida típica gostosa. A terra é reconhecida por uma variedade de frutas exóticas e tropicais, bem apreciada pelos brasileiros. Quem quiser se aventurar um pouco mais pode ir até o Mercado de Peixe e ver o que eles têm para oferecer. Apesar de ser tudo fresco e da cidade ser superfamosa pela boa oferta de frutos do mar, o passeio pode ser bem intenso. São inúmeros vendedores gritando, correndo de um lado para o outro, carregando peixe, recebendo carregamento e, é claro, tentando vender seu peixe! Se você estiver interessado pode escolher a pesca fresquinha e levar até os restaurantes que ficam ao redor do mercado, que vão cozinhar da maneira que você pedir e ainda trazer um acompanhamento local que pode ser salada, batatas ou matapa.

Não dá para passar por Maputo sem provar a famosa matapa. Como lá nenhuma comida é desperdiçada, o prato é feito principalmente da folha da mandioca, que geralmente é cozinhada em um molho de amendoim e leite de coco e pode ser temperado com mariscos, peri peri (pimenta local muito famosa) ou com vegetais para aqueles que buscam uma opção vegetariana. Geralmente é servido com arroz ou purê de batatas. Dá para encontrar esse prato em qualquer restaurante local, mas se você quiser provar os frutos do mar ou peixes vale a pena conferir o Manjar dos Deuses, um restaurante simples que oferece comida de primeira em um ambiente rústico, ou então Jardim dos Mariscos, que é mais sofisticado e tem como especialidade o bacalhau.

Se o seu interesse for sair pela cidade para fazer compras você não pode perder a Feira de Artesanatos, que fica aberta todos os dias e frequentemente abrem espaço para uma feira gastronômica também. Ela está localizada na avenida principal, a Mão Tse Tung. Lá você pode encontrar artesanato de primeira, que vai desde de trabalhos com madeira, pinturas, decoração para casa e para o corpo até tecidos e capulanas, uma veste tradicional das mulheres locais. Além disso, existe o Maputo Shopping Center para compras tradicionais. Como o real é mais valorizado que o metical (moeda local) o brasileiro tem tendência a achar que tudo é muito barato, e realmente é, mas fica a dica que o que vale por lá é a pechincha e o vendedor estará sempre disposto a baixar o preço dos itens para não perder a venda, então é bacana conversar para encontrar um valor justo para o comprador e para o vendedor, pois apoiando o mercado local sem dúvidas o dinheiro será destinado às famílias que precisam.

Para quem quiser esticar a estadia para o Arquipélago de Inhaca a melhor maneira é passar uma noite em Maputo e sair cedo no dia seguinte. São várias as opções de hotéis, desde Radisson Blu e Tivoli, até opções mais baratas, como guest houses. Existem voos de apenas 15 minutos ou um barco também pode fazer o trajeto, pois são apenas 30 quilômetros que distanciam a capital da ilha. Nhaca é rica em recifes de corais e considerada um santuário natural. A natureza está protegida como reserva e abriga uma biodiversidade de densas florestas, savanas e manguezais. Aos interessados em ecoturismo esse é um destino bem interessante para aprender e observar os pescadores locais que saem em seus barquinhos de madeira.

De Maputo você pode seguir para os destinos queridinhos de Moçambique: Tofo, Ilha de Moçambique, Ponta do Ouro e Ilha de Bazaruto com Vilanculos. Todos podem ser acessados de avião e alguns destinos podem ser feitos com carro alugado e uma curta viagem de barco.

A cidade de Tofo, conhecida como a pérola do Índico, é banhada por águas quentes e tranquilas. A principal atração é o turismo aquático, que atrai muitos mergulhadores e observadores de vida marinha. Na estação certa é possível encontrar tubarão baleia, grupos enormes de golfinhos e leões marinhos, entre outros animais, através de um safári marítimo oferecido por diversas empresas. O que mais chama a atenção dos viajantes é o mergulho. Muitas escolas estão localizadas na beira do mar oferecendo o curso de qualificação e fazendo saídas duplas diárias para diferentes recifes.

Imagem

Imagem

Tofo é um vilarejo pequeno, porém cheio de vida. À noite você pode caminhar tranquilamente pelo centrinho e encontrar bares, restaurantes, lojinhas e mercados abertos até tarde. Não é necessário carro nem táxi para se movimentar, uma vez que tudo pode ser feito a pé com muita segurança. As praias também chamam atenção dos visitantes. A própria praia de Tofo oferece estrutura e através de uma caminhada renovadora você pode acessar Tofinho, uma praia deserta e pouco visitada, mas que ao final da tarde encanta quem passa por lá com o melhor pôr do sol, acompanhando por um lindo arco íris.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Existem diversas acomodações com opção de sistema all-inclusive, como o Hotel Tofo Mar, que fica de frente para o mar com pé na areia. Se quiser um pouco mais de agito você pode escolher o Mozambeat ou até mesmo uma experiência natural se hospedando em bangalôs no Mango Beach Lodge. Para chegar até a cidade de Tofo você precisa voar até o aeroporto de Inhabane, cidade que fica 18 quilômetros de distância, e de lá pegar um táxi.

Um pouco mais ao norte encontramos um outro paraíso escondido e longe do turismo massivo. A praia de Vilanculos oferece diversas atrações que giram ao redor da pequena cidade como visita a museus, loja de artesanatos e alguns restaurantes. Geralmente quem vai para lá não consegue fazer outra coisa que não passar o dia na praia observando o movimento e conversando com os locais. O mar pode ser confundido com piscina aquecida, a água é cristalina, sem ondas e quente. Em alguns momentos seu olhar pode se perder entre o campo de areia cor marfim e a água que se torna verde água ao fundo.

Imagem

Imagem

Vilanculos também é a porta de entrada para Ilha de Bazaruto. Imagine a capa de uma revista com uma praia paradisíaca e dunas de areia mesclando com um azul verde turquesa cristal da água. É tanta beleza que mal pode ser explicada. Precisa ser vista! Para chegar nesse paraíso você pode voar até a cidade de Vilanculos e depois pegar um barco para ilha ou alugar um helicóptero particular que te deixará direto em seu resort. O preço é salgado, mas com certeza vale a pena. A principal atração da ilha também está no turismo aquático. Caminhar pelas dunas e ao final mergulhar com os peixes ou fazer um snorkel e apreciar o fundo do mar no estilo Procurando Nemo da vida real.

Imagem

Imagem

A hospedagem deve ser reservada com antecedência, já que estamos falando de um local exclusivo com poucos acessos. O Anantara Bazaruto Island Resort & Spa é uma das poucas opções na ilha com quartos de luxo que podem chegar até R$4.000,00 por noite! Se a ideia não é investir tanto dinheiro, a recomendação é ficar na praia de Vilanculos, onde você terá um visual tão bonito quanto gastando menos por noite. Algumas opções são o Dona Ana e Casa Rex. Ainda assim você pode fazer um bate e volta de barco na área não habitada da ilha saindo de Vilanculos por mais ou menos 3.000 meticais por pessoa (R$150,00 por pessoa) com tudo incluído. Não se esqueça de levar sua câmera e protetor solar!

Imagem

Imagem

Imagem

Outros destinos bacanas de Moçambique também estão bem ao norte do país, na Ilha de Moçambique, ou bem ao sul, na Ponta do Ouro. Ambos podem ser acessados de avião e você encontrará ótimas opções de hotel, restaurante e passeios. A Ilha de Moçambique é um bom destino para os interessados em história e arquitetura. A cidade é repleta de igrejas, palácios feudais, muralhas, fortes, casas que estão resistindo à corrosão do tempo e muita história para ser descoberta. Já a Ponta do Ouro tem recebido muitos turistas interessados em vida marinha e desportos náuticos. A praia é mais agitada, pois fica a pouca distância da África do Sul, atraindo turistas de lá, porém está bem protegida por formações rochosas ao redor e ainda é uma rota alternativa para quem quer adicionar um novo destino na lista.

Vale a pena saber que Moçambique é considerado um dos países mais seguros da África e você sempre será recebido com um sorriso verdadeiro no rosto. Para um roteiro interessante recomendamos 20 dias, pois dessa maneira você poderá desfrutar de tudo que o país tem de melhor sem perder nada. Os brasileiros precisam ter visto de entrada para o país, que pode ser solicitado através da embaixada Moçambicana em Brasília sem grande burocracia. Se você estiver em algum país que não possua embaixada de Moçambique é possível conseguir o visto facilmente na entrada no próprio aeroporto, mas isso é válido apenas se o local em que você estiver não possuir a embaixada. Para garantir é melhor sempre sair de casa com a documentação em dia.

Agora é só começar a planejar porque Moçambique é fixe e maningue nice (confiável e muito legal, no português local).

Boa viagem!

Texto e fotos: Danielle Ventura.

E você, conhece Moçambique? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jul 06, 2016 9:21 am
Sempre tive vontade de conhecer Moçambique e essa matéria, junto com as fotos, me deram ainda mais vontade. Show!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jul 06, 2016 10:12 am
Amigo meu já foi e gostou muito. Só reclamou que o turismo é caro. Os hotéis nessas praias paradisíacas são resorts de luxo, voltado para turistas estrangeiros.

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jul 06, 2016 1:31 pm
Que praias lindas.
Uma amiga já foi para lá e fiquei com vontade de visitar, desde que vi as fotos dela.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qua Jul 06, 2016 1:36 pm
Quero muito ir lá num futuro próximo. O mergulho em Moçambique é tido como um dos melhores do mundo, em especial o de cavernas. Pelas fotos que vejo, é realmente fantástico.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jul 18, 2016 11:18 am
Muito boa a matéria, Danielle!
Meu marido é louco para conhecer Moçambique e eu não sabia muito sobre lá, apenas que tinham praias bonitas e é bom para mergulho!
Quem sabe não será meu próximo destino na África!

Avatar do usuário
daniventura Mensagens: 47
Ter Jul 19, 2016 6:17 am
Que maravilha! Realmente um destino imperdível!

Avatar do usuário
Bruno Mensagens: 668
Sex Abr 28, 2017 10:34 am
Realmente parece tudo muito bonito, surpreendente.

http://fdv.im/BrunoUnger" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Abr 17, 2019 2:04 pm
Alguém sabe como está o estado depois do ciclone? Vale a pena viajar para lá ou foi muito afetado?





Booking.com

Voltar para “Destinos - África”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio