MAC | Arte contemporânea no famoso museu de Niterói

Troca de informações sobre Niterói.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jul 14, 2016 2:57 pm
Imagem

Visão geral

Se tem um ponto turístico que nos remete a Niterói assim que vemos uma foto, esse lugar é o MAC – uma das construções mais emblemáticas de Oscar Niemeyer. Após 15 meses de obras, o museu reabriu suas portas para visitação no início de junho e as mudanças estruturais realizadas contribuíram para torná-lo mais moderno e acessível a todos os públicos.

A bela arquitetura exterior do MAC já nos impressiona na chegada com o equilíbrio de suas formas arrojadas e minimalistas. A vista da Baía de Guanabara emoldura o prédio e torna qualquer foto amadora em um cartão-postal.

Imagem

Imagem

Os museus de arte contemporânea, pela sua grande capacidade de inspirar a curiosidade, são boas opções para iniciar as crianças no mundo das artes e o MAC segue a regra. Suas obras, além de coloridas e diferentes, permitem certa interação.

Imagem

Imagem

Imagem

Seja adulto ou criança, todos os visitantes têm a possibilidade de entrar em contato com diversos tipos de produção artísticas, que sensibilizam e educam o olhar para discursos modernos sobre vários aspectos da vida.

Imagem

Imagem

Poucas obras compõe as mostras, então em uma hora dá para visitar a área principal. Reserve mais meia hora para as fotos, pois o lugar é altamente fotogênico! Não perca a bela vista da baía sob diversos ângulos – embaixo do museu, subindo a ladeira para acessá-lo, por suas grandes janelas.

Imagem

Para facilitar a visitação a prefeitura de Niterói está bloqueando o trânsito de carros nas proximidades do museu e a passagem só fica permitida para visitantes do MAC ou moradores dos prédios vizinhos. Esse bloqueio acontece das 9:00 às 16:00, aos sábados e domingos, e ajuda bastante para conseguir estacionamento. Outra ideia bem interessante implantada desde a reabertura é a gratuidade para os visitantes que chegam ao museu de bicicleta – em qualquer dia da semana.

Dica: para o passeio ser completo, combine a visita ao museu com uma esticada ao Bistrô do MAC, que fica no subsolo. Ele serve ótimas opções no almoço e funciona no estilo buffet para o café da manhã aos sábados e domingos.

Informações

O MAC funciona de terça a domingo, das 10:00 às 18:00. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação. O ingresso custa R$10,00 (entrada gratuita às quartas-feiras para todos). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta.

Conclusão

Seja pelo apreço a arte contemporânea, pela admiração a Oscar Niemeyer ou pela vista incrível, não deixe de visitar o MAC. O museu, com poucas obras a mostra, permite um respiro de arte durante um passeio pela agradável orla de Niterói. Finalizar a visita com um café no bistrô do subsolo com vista para o Pão de Açúcar arremata o dia com chave de ouro.

Bom passeio!

Texto e fotos: Sara Meirinho.

E você, conhece o Museu de Arte Contemporânea? Gostou do acervo? E do visual? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Sáb Jul 16, 2016 11:10 am
Morro de vontade de conhecer!! Belas imagens.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jul 19, 2016 5:46 pm
Sou mais uma carioca que não conhece o MAC!
Acho lindo! A arquitetura é mesmo impressionante! Quero programar para ir em breve!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sex Jul 22, 2016 1:15 pm
Mais um motivo para revisitar Nikiti :clap

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jul 26, 2016 1:18 pm
Quem visitar o Museu por volta das 16/18 horas verá um efeito interessante:
Debaixo da estrutura em V, existe uma lâmina d´água...(dá para ver isto nas fotos)...
Quando tem uma leve brisa, a lâmina d´água cria pequenas oscilações que refletem na estrutura...
Quem olha de lado, tem a nítida impressão que a estrutura vai "decolar"... eu já vi duas vezes e é realmente bonito...
Pessoal que é Niemeyermaníaco diz que foi coisa do gênio inventivo do cara... :D
O salão principal na parte superior, que fica virado para a Baía, vc senta e recebe uma paz incrível...
Mas... desde que o MAC inaugurou, parece uma virgem intocada... poucas programações... muitas programas com público restrito...
Poderia ser um local com muito mais vida cultural... mas acho que o pessoal que mora ali na região e que tem acesso à Administração Municipal, faz um lobby para a coisa continuar como está...
Recomendo muito para aqueles que quiserem fazer um passeio....
Aproveitem e deem um pulinho na Fortaleza de Santa Cruz:
https://www.tripadvisor.com.br/Search-g303500-a_redirect.-a_searchSessionId.E1EA618565ED360941C04EF3F59F661A1469549743549ssid-a_startTime.1469560625364-a_typeaheadRedirect.true-a_uiOrigin.MASTHEAD-p3826-qFortaleza%20de%20Santa%20Cruz-Niteroi_State_of_Rio_de_Janeiro.html/" onclick="window.open(this.href);return false;
Um dos locais mais bonitos que já vi na minha vida....já fui lá umas 20 vezes...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Nov 23, 2016 6:33 am
Foto de onde??? MAC ou da Fortaleza de Santa Cruz ou ambos ???

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 23, 2016 8:41 am
Essa que você citou:
Quem visitar o Museu por volta das 16/18 horas verá um efeito interessante:
Debaixo da estrutura em V, existe uma lâmina d´água...(dá para ver isto nas fotos)...
Quando tem uma leve brisa, a lâmina d´água cria pequenas oscilações que refletem na estrutura...
Quem olha de lado, tem a nítida impressão que a estrutura vai "decolar"... eu já vi duas vezes e é realmente bonito...
Tirei fotos assim em Veneza e ficaram lindas!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Nov 23, 2016 8:52 am
É perto de onde eu moro...dá para fazer sim, vamos esperar um fim de semana com um por do sol um pouquinho mais aberto...
Vou fotografar e filmar tb... vamos ver se as máquinas conseguem captar a sensação...





Booking.com

Voltar para “Niterói”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio