Cidade do México | Comemoração do Dia dos Mortos

Troca de informações sobre a Cidade do México.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Nov 17, 2016 7:31 am
Imagem

Todos os anos no México é realizada uma grande festa para celebrar o Dia dos Mortos. Não se trata de um evento criado para movimentar o comércio, com a venda de caveiras e adereços afins, mas de uma tradição milenar que remonta aos povos indígenas da região. Acredita-se que no dia 2 de novembro é conferida uma autorização para que os mortos retornem aos seus lares e por este motivo os familiares e amigos preparam festas, altares e muita comida para comemorar essa data.

São vários os símbolos típicos desta data, como as máscaras, pinturas de caveira e o Pan de Muerto (pão de morto), que nada mais é do que um pão doce, seco, adornado com formas que lembram ossos. As comemorações duram vários dias, começando normalmente entre os dias 25 e 28 de outubro e terminando no dia 2 de novembro, dependendo da tradição adotada em cada local do País.

É bom deixar claro que não se trata de um “Carnaval Mexicano”, pois a celebração tem sua identidade própria e é historicamente fundamentada, afinal são mais de 3 mil anos de celebração, que permite às pessoas lembrarem dos seus entes queridos que já partiram. Para os mexicanos a morte não é o fim e sim o recomeço de uma nova jornada, pela qual todos, um dia, iremos passar.

Em 2016 foi realizado pela primeira vez um desfile para festejar a data na Cidade do México. A inspiração deste evento foi o filme 007 Contra Spectre, cujo início está ambientado em um festival que, na realidade, jamais tinha acontecido na cidade.

Tivemos a oportunidade de visitar o backstage e ficamos encantados com o minucioso trabalho realizado nas pinturas faciais e o extremo cuidado com as fantasias utilizadas:

Imagem

Imagem

Imagem

O desfile teve início às 14:00, no Monumento Anjo da Independência e percorreu mais de 3 quilômetros pelas ruas e avenidas da Cidade do México até a Praça Zocalo, no Centro Histórico. Apesar de sua grande extensão, foi comum ocorrer grande aglomeração de pessoas curiosas e ávidas por acompanharem a festa. A alegria era contagiante e transbordava daqueles que desfilavam.

Um dos destaques foram as belas pinturas nos rostos dos participantes, pois elas encantavam por sua perfeição e delicadeza. As roupas e os acessórios também estavam muito bem elaborados, então percebemos que realmente houve muita dedicação para que fosse feita uma bonita festa. Pelo grande sucesso e entusiasmo de quem estava tanto dentro como fora do desfile, certamente será um evento que tem tudo para se repetir nos próximos anos.

Veja algumas fotos do lindo desfile:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O trânsito na Cidade do México é normalmente caótico e ficou ainda pior no dia do Desfile dos Mortos, pois várias ruas foram interditadas e um enorme volume de pessoas se deslocou para assistir o evento. Por isso, o ideal é chegar bem cedo ao local de onde você pretende assistir ao desfile e comer por lá mesmo.

Um bom ponto para visualizar o evento é logo no início, perto do monumento Anjo da Independência, pois os integrantes estarão no auge de sua animação, as fantasias e carros em perfeito estado, e se você estiver animado, poderá ainda seguir depois para o final da parada e curtir um pouco mais a apresentação.

Caso a intenção seja presenciar a festa do Dia dos Mortos em sua versão original, ou seja, aquela realizada nos cemitérios, nas casas e ruas, o ideal é se deslocar para cidades como a de Mixquic, sobre a qual falaremos em breve.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem viajou para a Cidade do México a convite do Conselho de Promoção Turística do México.

E você, já esteve no Dia dos Mortos no México? Participou do primeiro desfile da cidade? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Nov 17, 2016 8:35 am
O desfile foi muito interessante. E mesmo sendo o primeiro ano estava lotado. Uma experiência incrível.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Nov 17, 2016 9:59 am
Legal a reportagem... mostra a cultura de um povo...principalmente que eles são respeitosos quanto a essa tradição...

Já em relação a:

"...Mas é bom deixar claro que não se trata de um “Carnaval Mexicano..."

É.. eu estava vendo as fotos e dando falta da bateria e carro de som.... :D

Ano que vem, acho que eles vão adaptar a festa... saem as figuras que vimos no filme do 007 e entra a foto do Trump nas camisas... ;)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Nov 17, 2016 10:41 am
Zardox, acho difícil mudarem para o Trump. As crianças ficariam assustadas demais :).

Adriana Mensagens: 2231
Sex Nov 18, 2016 9:59 am
Muito legal.
Meu marido já esteve no Dia dos Mortos no México e achou bem interessante.
Tenho vontade de ir neste período, agora com o desfile então ;) . Acho que deve ter ficado ainda mais legal.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 21, 2016 2:30 pm
Muito legal! Conhecia pouco sobre essa tradição e achei muito interessante!

Iria amar ver um desfile desse!





Booking.com

Voltar para “Cidade do México”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio