O cartão de crédito é bem aceito na Alemanha?

Troca de informações sobre destinos na Alemanha.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Fev 03, 2016 8:11 am
Imagem

O cartão de crédito é a melhor maneira de realizar pagamentos no exterior. É seguro e prático, mas infelizmente o governo brasileiro inventou o IOF, então todas as compras são taxadas em 6,38%. Apesar disto, como a cotação usada costuma ser melhor do que das casas de câmbio, vale a pena usá-lo para gerar milhas.

Para entendermos a aceitação de um cartão de crédito em um pais é preciso conhecer um pouquinho da cultura de pagamento de seus habitantes. Na Alemanha a população raramente usa o cartão de crédito em seu dia a dia. Eles o possuem, geralmente somente um, e não vários como nós brasileiros, usando somente em viagens.

O método normal de pagamento é o cartão de débito ou dinheiro. Não existe cheque (com algumas exceções). Uma pesquisa recente divulgou que o alemão tem em média 104 euros em dinheiro na carteira.

Lendo isso nos perguntamos: o cartão de crédito é bem aceito?
A resposta é: depende de onde você está e o que quer pagar.

Podemos dizer que nas cidades grandes e/ou turísticas, como Berlim, Munique, Colônia e Füssen, os cartões de crédito são bem aceitos e você conseguirá usar o cartão em 90% dos lugares. Nas pequenas vilas essa taxa poderá cair para 50% dos lugares.

Lugares e ocasiões que você dificilmente conseguirá usar cartão de crédito

- Transporte público, como ônibus e metrô, somente o dinheiro é aceito. As passagens de trem você consegue pagar com cartão de crédito. Comprando no guichê é certeza, mas em algumas máquinas também é possível.
- Pequenos mercados;
- Padarias;
- Bancas de revistas;
- Quiosques de venda de cigarro;
- Bancas de feiras, artesanatos e etc;
- Quiosques de comida: salsicha, donner Kebab, crepes e etc;
- Lojas de souvenires se o valor da compra for muito baixo;
- Cervejas compradas no balcão das cervejarias;
- Comidas e bebidas em festas populares, como Oktoberfest;
- Estacionamentos (exceção aeroporto e grandes estacionamentos);
- Ferries.

Lugares que você deve perguntar antes se aceitam cartão de crédito

- Postos de gasolina sem bandeira conhecida, em pequenas cidades;
- Pequenos restaurantes;
- Farmácias;
- Se você parar para se hospedar em pequenas pensões, sem ter reservado por site;
- Táxis;
- Supermercados;
- Pequenas lojas;
- Compra de chip e recarga de celular.

Na Alemanha não tem pedágio, mas se você estiver viajando para a Áustria e para a Suíça deverá comprar o Vignette (cartão de pedágio destes países) antes de atravessar a fronteira em um posto de gasolina. Mesmo que o posto aceite o cartão para pagamento de combustível, nem sempre ele aceita para o pagamento do Vignette;

Dificilmente você terá problemas na aceitação

- Hotéis em cidades turísticas;
- Postos de gasolina na autoestrada (Autobahn);
- Lojas de departamentos;
- Lojas em centros turísticos;
- Restaurantes em lugares turísticos;
- Locadoras de veículos;
- Locadora de equipamentos como esqui;
- Entradas em museus, parques de diversões, estações de esqui e etc.

Conclusão

Claro existem sempre exceções, mas verificando antes você pode evitar aborrecimentos durante a viagem. Tenha sempre uma reserva de euros, principalmente se pretende fazer muitos lanches ou usar o transporte público durante a viagem.

As bandeiras Visa e MasterCard são bem aceitas, mas a aceitação de American Express e Diners é bem menor, então tenha sempre mais de uma bandeira.

Boa viagem!

Texto: Adriana Ruhmke.

E você, usou cartão de crédito na Alemanha? Como foi a aceitação? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qua Fev 03, 2016 8:17 am
Excelente explicação de como funciona o uso do dinheiro e das opções de pagamebto na Alemanha.

Sempre eu ou alguém da família está por lá e nunca tivemos problemas com uso dos cartões de crédito ou débito, mas o dinheiro na carteira é imprescindível.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Fev 03, 2016 9:47 am
Excelentes dicas!
Nunca fui para Alemanha mas esperava uma aceitação geral um pouco maior! Mas isso é mesmo uma questão cultural.

Dinheiro na carteira é fundamental em qualquer lugar do mundo!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Fev 03, 2016 2:53 pm
Nunca tive problemas de aceitação, mas também minha experiência se resumes às grandes cidades como Frankfurt, Berlim e Munique.

Mês que vem pretendo visitar os museus da Mercedes e da Porsche em Stutgart. Será que lá aceitam cartão? :D

Adriana Mensagens: 2231
Qui Fev 04, 2016 7:56 am
Fábio, já fui nos dois museus (o da Mercedes já perdi a conta de quantas vezes) você irá adorar. O da Mercedes considero o melhor museu de carros da Alemanha (acho que já visitei todos, marido engenheiro já viu! ;) ) ele é muito bom mesmo.

Creio que você não terá problema em pagar com cartão em nenhum deles. Se quiser ter certeza pode até comprar a entrada do da Mercedes pela Internet.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Fev 04, 2016 8:01 am
Adriana, tudo da Mercedes é melhor! :D :D :D

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Fev 04, 2016 9:15 am
É Fábio...
Eu tava vendo os "upgrades" que tinham numa Mercedes Benz 83 e fiquei impressionado....tirando o design do carro ( que por sinal, especificamente este modelo que eu vi achei o carro mais bonito da MB... ele é fininho e sóbrio, parece um cartão de crédito ambulante...rsrs), o carro simplesmente tem tudo que tem nos carros de hoje...
Só ficou faltando eu fazer o teste da moeda, isto é, colocar uma moeda de 5 centavos em pé no caput do carro com ele ligado e a moeda não cair...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Fev 04, 2016 9:32 am
Zardox, eu sou fã confesso da Mercedes. Desde que me entendo por gente.

Na minha infância meu pai tinha uma 280 (carroceria W114) , aquelas de farol em pé. O modelo 1974 já tinha bomba injetora ao invés de carburador.

Até hoje na minha família o único carro importado permitido são as Mercedes. BMW aqui em casa é inimigo. É alemão.

Quanto ao teste da moeda, ele vale para motores com 6 ou mais cilindros, que são estáveis. Motores de 4 cilindros costumam ser mais instáveis e fazer o carro trepidar muito.

Nós dizemos que a vida mercedal começa aos 6. Aos 6 cilindros.

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Abr 24, 2020 9:57 am
Qual moeda levar para a Alemanha? https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=62&t=18852" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Alemanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio