O sabor da primavera está chegando a Paris!

Troca de informações sobre Paris.
NinaSantos Mensagens: 17
Sex Mar 17, 2017 1:23 pm
O sabor da primavera está chegando a Paris!

Eu sou baiana, de Salvador, uma cidade onde é muito difícil diferenciar as estações do ano. É claro que tem a conhecida temporada de chuva, mas a temperatura nunca chega a menos de 20 graus, o nosso guarda-roupa é basicamente o mesmo o ano inteiro. Imaginem o contraste disso com a realidade aqui em Paris!

Uma vez, um professor da minha universidade aqui me perguntou como a gente fazia para saber quando uma foto foi tirada se a gente não tem essa referência das estações do ano. Foi uma pergunta bastante curiosa pra mim, mas que realmente faz todo o sentido. Os franceses falam de fatos no passsado dizendo "naquele outono", "foi naquele ano em que o inverno foi super rigoroso" ou "durante a canicule (ondas de extremo calor)". Enquanto quem vive em zonas tropicais tem outras marcas de tempo para se localizar.

Imagem

Depois de quase dois anos morando em Paris, percebo muito melhor como as estações do ano definem quase tudo por aqui. Não apenas a roupa e o humor das pessoas, mas também a culinária e até os temas de atividades culturais. Esses dias, vi um melão no supermercado e pensei: é, a primavera está chegando, já temos melão! Pensei e logo depois me pus a refletir sobre como eu, intuitivamente, tinha introjetado essa questão da diferença alimentar no meu cotidiano.

De fato, a fazer feira em Paris é completamente diferente em cada estação do ano. Agora, com a primavera que se aproxima, reaparecem os melões, morangos, frutas vermelhas em geral, os aspargos... Hmmmm. Esses produtos aparecem lindos e em quantidade ainda pequena, portanto mais caros. Com a aproximação do verão, eles chegam em quantidade maior e os preços caem.

Imagem

Depois vêm os champignons que dominam a culinária de outono, as ostras que são muito consumidas no inverno e todo o ciclo recomeça. É interessante viver pensando nessas marcas da natureza. Estar em Paris, uma cidade altamente desenvolvida e cheia de tecnologias, mas onde a natureza impõe a sua força e mostra que, na verdade, ela tem um papel essencial no que cada um de nós pode comer. Interessante, não é?

Imagem

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 18, 2017 9:04 pm
No Rio de Janeiro é a mesma sensação de Salvador! hahaha

Adorei o texto, Nina :D

ericson Mensagens: 46
Sáb Mar 18, 2017 9:12 pm
Aqui na Suécia achei que já ia sentir o sabor essa semana mais acho que vai demorar mais um pouco .... -4 hj e previsão de neve Ainda amanhã .... vem primavera ... mas realmente a estação que manda aqui ... tbm sou de salvador

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Mar 18, 2017 9:49 pm
Quando morei na Suíça percebi como 4 estações bem definidas mudam nossa percepção da passagem do tempo.

Não me lembro das mudanças na oferta de alimentos conforme a estação, mas lembro que o outono era a época das castanhas portuguesas (marrons), que caíam maduras das árvores. Nas ruas havia carrocinhas vendendo essas castanhas torradas.

NinaSantos Mensagens: 17
Dom Mar 19, 2017 5:10 am
Que bom que gostou, Gabriel! É uma experiência muito diferente.

Ericson, de Salvador para a Suécia? Nossa, foi fácil se adaptar? Morro de vontade de conhecer o país.

Baran, castanhas portuguesas vendidas quentinhas na rua ajudam a esquentar as mãos, né? Mas nunca vi uma árvore carregada.

ericson Mensagens: 46
Dom Mar 19, 2017 8:12 am
Me adaptei rápido ... só dançar segundo a música ... aqui a estação do ano influência tudo ... cores nas lojas .. Flores que são usadas para vender ou enfeitar .... alimentos em tão nem se fala .... fora o humor ...

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Dom Mar 19, 2017 11:08 am
Essas nuances são a delícia dá vida para quem tem a possibilidade de vivencia-las

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mar 20, 2017 1:20 pm
Muito legal essa sua percepção e reflexão, Nina!

Acho lindo lugares com estações do ano bem definidas! Pelas comidas sazonais e pelas paisagens também! Amo tanto o outono quanto a primavera!





Booking.com

Voltar para “Paris”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio