Viena: atrações, hospedagem e restaurantes

Troca de informações sobre destinos na Áustria.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qua Mar 29, 2017 1:06 pm
A cidade de Viena, na Áustria, é um destino simplesmente imperdível para os amantes de história, cultura e boa gastronomia.

Desde o século XVII, Viena é considerada um importante centro cultural europeu, conhecida também como a "capital mundial da música clássica” devido ao chamado período clássico vienense, com composições de Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert. Repleta de prédios históricos muito bem conservados, castelos, museus, parques, jardins, consertos e peças de teatro, Viena é realmente encantadora!

Entender um pouquinho da história da cidade pode ajudar na hora de fazer o seu roteiro, Viena foi, durante séculos, a capital imperial da Casa de Habsburgo (uma das mais importantes famílias nobres da Europa do século XIII ao século XX), foi a capital do Império Austríaco e um dos principais centros políticos e culturais de toda a Europa.

A duquesa da Baviera Elisabeth von Habsburg, mais conhecida como Sisi, a Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria, pode ser considerada uma verdadeira paixão nacional, você verá diversas homenagens a ela e seu marido, Franz Josef I, em diversos locais. Inclusive, diversos pontos turísticos importantes de Viena têm a ver com a história deles, seus palácios, seus jardins e as suas histórias – que se entrelaçam com a história do país.

Uma boa dica é adquirir o Vienna Card, pois com ele você terá direito a descontos na maioria dos museus, gratuidade nos ônibus hop-on hop-off e ticket de transporte público ilimitado (para o número de dias escolhido), além de desconto em diversos estabelecimentos como lojas e restaurantes.

O transporte público de Viena é rápido, prático (em todas as estações você terá mapas à disposição, além do aplicativo disponível para download), econômico, seguro e eficiente.

Roteiro do primeiro dia – Visão geral da cidade, walking tour e comidinhas


[html]

[/html]

1 – Stephansplatz e Catedral de Santo Estevão

Para começar o passeio, uma boa ideia é a Stephansplatz, ou Praça de Santo Estevão, este é o centro comercial da cidade, onde há uma concentração de lojas e a famosa Catedral de Santo Estevão (em alemão, Sankt Stephan ou Stephansdom).

A Catedral de Santo Estevão é um dos pontos turísticos mais conhecidos em Viena e é considerada o cartão postal da cidade, trata-se de uma das mais antigas catedrais em estilo gótico na Europa.

Tempo necessário - Reserve cerca de 1 hora e meia para esta atividade.

Valor - Você pode conhecer o interior da catedral gratuitamente, já para subir na torre (são 343 degraus) é cobrada uma taxa de 4,50 Euros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de lá, se o dia estiver agradável, dê um passeio a pé pelo centinho.

No mês de fevereiro, por exemplo, a apesar de frio (temperaturas entre 10 e 16 graus), estava ensolarado e não havia neve.


2 – Heldenplatz, Burgtor, Hofburg, Biblioteca Nacional e Burggarten

Andando cerca de 10 minutos (a partir da Stephanplatz) você chegará na Heldenplatz, onde está localizado o Burgtor e, bem em frente, o Palácio Imperial de Hofburg.

Burgtor (Äußeres Burgtor) é arco erguido entre 1821 e 1824 para comemorar a batalha de Leipzig, em 1813, onde a Áustria e os seus aliados derrotaram as tropas de Napoleão.

Originalmente este arco foi construído entre as muralhas da cidade, funcionando como portal, hoje em dia ele está um pouco perdido na praça, o que não diminui a sua importância histórica, pois muitos eventos importantes ocorreram aqui, como o discurso de Adolf Hitler, em 15 de Março 1938, anunciando o "anschluss", a anexação da Áustria à Alemanha nazista.

Tempo necessário – Este é um bom local para tirar fotos, reserve cerca de 10 minutos.

Valor – não há custo.

Imagem

Hofburg é um palácio imperial de dimensões impressionantes e com uma longa história, do século XIII até XX foi a residência oficial da família imperial em Viena (os Habsburg, como citado no início).

Curiosidade: este foi o local de nascimento da Princesa Maria Antonieta, em 1755, cujo nome completo é Maria Antonia Josepha Johanna von Habsburg-Lothringen.

Desde 1945 o escritório do presidente austríaco está localizado em seu interior, que também abriga a Biblioteca Nacional (Hofbibliothek), museus, escola de equitação, estábulos, a capela Hofburgkapelle e a igreja Augustinerkirche.

Tempo – depende do que você pretende conhecer, para a visitação apenas da área exterior, recomendo 1 hora. Caso tenha interesse em conhecer o interior do palácio, adicione mais 3 horas ao passeio.

Valor – o ingresso que inclui a visitação aos Apartamentos Imperiais, Museu da Sisi e Silver Collection custa 13,90 Euros (com audio guide).

Imagem

Imagem

Imagem

Biblioteca Nacional - O ambiente é incrível, praticamente uma viagem ao passado, e você não precisa olhar apenas para as estantes, é possível ter acesso ao catálogo da biblioteca e solicitar qualquer livro. São emprestadas réplicas idênticas, com hora marcada, em uma sala adjacente.

Tempo necessário – 1 hora e meia é suficiente para conhecer a Biblioteca, reserve mais tempo caso queira ter acesso à algum livro em especial.

Valor – 7 Euros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Burggarten – localizado bem próximo ao Hofburg, este era o jardim privado do imperador Franz Josef I, feito em 1818, em uma área de aproximadamente 38.000 m².

No jardim, as estátuas de Mozart e do próprio Franz Josef I são bastante conhecidas, você pode aproveitar para tomar um café no Palmenhaus e conhecer o borboletário.

O Museu Albertina fica logo ao lado do parque, podendo ser incluído neste dia do roteiro. Este é um dos mais famosos museus da cidade, possui uma das maiores coleções de Arte Moderna em exposição permanente da Europa, cobrindo os capítulos mais fascinantes de 130 anos de história da arte, do impressionismo francês ao presente. Ingressos a partir de 14 Euros.

Tempo necessário – reserve 2 horas para o parque, ou mais se o dia estiver bonito.

Valor – não há cobrança para a entrada no Burggarten ou Palmenhaus. O ingresso do Borboletário custa 6,50 Euros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


3 – Karlskirche (St. Charles's Church) e Tour pela Karlsplatz

Karlsplatz é uma praça bastante conhecida onde está localizada a Karlskirche, considerada a mais bonita igreja em estilo barroco da cidade Viena, museus alternativos e salas de concerto.

Karlskirche - além de totalmente preservada, a Igreja abriga um pequeno museu em estilo barroco e cúpula com vista privilegiada (com elevador), além de diversos consertos de música clássica, que são realizados em seu interior.

Caso tenha interesse em assistir, confira a programação com antecedência pois costuma esgotar.

Tempo necessário – 1 hora e meia.

Valor – o ingresso custa 8 Euros e inclui o acesso ao elevador que leva à cúpula.

Imagem

Imagem

Tour pela Karlplatz - continuado o tour pelos arredores da Karlplatz, você encontrará diversos locais de manifestações artísticas. Consulte a programação de eventos antes da visita.

Brut - a casa do movimento de free perfomance na dança e teatro em língua alemã.

Imagem

Musikverein - famosa sala de concertos da cidade.

Imagem

Secession Building - edifício em estilo Secessão (um ramo da Art Nouveau), que abriga exibições temporárias e permanentes neste estilo.

Curiosidade: o prédio traz o lema do movimento em sua entrada: "Para cada idade a sua arte, a cada arte sua liberdade" e logo abaixo do lema está a escultura das três Górgonas, que representa a pintura, escultura e arquitetura.

Imagem

Tempo necessário – 1 hora e meia para completar o tour pelo bairro.

Valor – atividade gratuita.


Gastronomia

Como ninguém é de ferro, depois de um dia de muita caminhada pelo centro de Viena, que tal partir para as delícias da gastronomia local?

Uma das mais famosas especialidades gastronómicas da cidade é a Sacher-Torte, trata-se um bolo de chocolate (não muito doce), com uma camada interna de geleia e servido com chantilly. A torta foi inventada pelo chef Franz Sacher, em 1832, em homenagem ao príncipe Metternich.

Você pode experimentar a Sacher-Torte em vários restaurantes, mas a mais tradicional é a servida no Hotel Sacher, que foi construído em 1876 pelo filho do chef Franz Sacher. A receita original é segredo de família (registrada oficialmente) e já foi alvo até mesmo de disputas judiciais!

Tempo - Em torno de 40 minutos, mas não se impressione se vir filas na porta do restaurante, isto é bastante comum. Para evitar este contratempo, você pode reservar uma mesa ou pedir a sua torta para viagem.

Valor - Tanto a fatia de torta quanto o Original Sacher Kaffee (café com licor e chantilly) custam em torno de 7 Euros cada um. Vale a visita!

Imagem

Imagem

Seguindo as tradições (e voltando ao prato principal), não deixe de experimentar o Original Wiener Schnitzel of veal, suculentos pedaços de carne empanados, servidos com salada de batatas.

Como opção vegetariana, é oferecido o ravióli de ricota e espinafre com salada de folhas.

O restaurante Gastwirtschaft Huth é indicado pelo Vienna Card.

Tempo necessário - 1 hora e meia.

Valor - os pratos custam em torno de 14 Euros.

Imagem

Imagem

Imagem

Em Viena, assim como em boa parte das cidades grandes, parece que muitos andam com pressa, tanto aqueles que trabalham, e estão em horário de almoço, quanto os turistas, que não querem perder tempo entre seus passeios.

Neste caso, uma boa sugestão é experimentar o delicioso cachorro-quente vienense. Dentre diversas opções de salsichas, pães e acompanhamentos, o Bosna é o mais tradicional, consiste em uma salsicha picante servida em pão branco cortado e coberto com mostarda e cebolas.

O Quiosque Bitzinger é um dos mais tradicionais da cidade, fica bem próximo à entrada do Museu Albertina.

Tempo necessário - em torno de 30 minutos.

Valor - Os sanduíches custam em torno de 4 Euros.

Imagem

Imagem


Leia também:
- Viena Parte 2 – Os melhores museus da cidade e Opera House
- Viena Parte 3 – Schönbrunn (o Palácio de Verão) e Prater (o mais antigo parque de diversões em funcionamento no mundo)

Boa viagem!

E você, já esteve em Viena? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

SophiaMarx Mensagens: 13
Sáb Abr 01, 2017 11:17 pm
Caminhar pela cidade e conhecer os costumes típicos, como a gastronomia, são as coisas que mais gosto de fazer quando chego em uma cidade/país diferente!

Eu conheço Viena e passando por estas 3 praças você já conhece quase todos os pontos turísticos pelo lado de fora, assim pode se programar para conhecer melhor aquilo que mais gostar no dia seguinte!

Para quem curte Arte Moderna, principalmente a Austríaca, o Museu Albertina definitivamente requer uma visita.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Abr 03, 2017 3:32 pm
Que linda a cidade! Amo conhecer uma cidade andando e me perdendo pelas ruas...

Adriana Mensagens: 2231
Seg Mai 22, 2017 12:41 pm
Já estive duas vezes em Viena, mas as duas vezes em pleno inverno e com neve.
Quero voltar na primavera ou no verão para aproveitar para caminhar melhor e ver os belos jardins floridos.

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Abr 02, 2020 11:14 am
Guia de Viena, Europa | Dicas, informações essenciais e roteiro de 3 dias na cidade https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=63&t=18742" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Áustria”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio