Casa de Anne Frank: uma triste face da guerra em Amsterdã

Troca de informações e dicas sobre Amsterdã, na Holanda.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Jun 17, 2015 6:35 pm
Imagem

Site: http://www.annefrank.org

Anne Frank foi uma garota judia, nascida em junho de 1929 em Frankfurt. Em virtude da crise econômica e da ascensão do nazismo, Anne e sua família fugiram da Alemanha para a Holanda, onde nesse novo país, o pai Otto, criou uma nova empresa e trabalhou com o intuito de reconstruir suas vidas.

No entanto, em maio de 1940 as tropas alemãs invadiram a Holanda, que se rendeu após 5 dias de batalhas. Com isso tiveram início as medidas visando encontrar e prender os judeus, ciganos, homossexuais e tantas outras pessoas.

Diante de tal situação, a família de Anne, formada pelo seu pai Otto, sua mãe Edith e sua irmã Margot se refugiaram no Anexo Secreto do prédio onde funcionava a empresa da família, no canal Prinsengracht, nº 263. Uma semana depois, a família Van Pels também se estabeleceu no mesmo local, e em novembro de 1942 chegava uma oitava pessoa, o dentista Fritz Pfeffer.

Durante dois anos, esses 8 sobreviventes se submeteram a uma dura rotina, em que barulhos e conversas eram restritos, janelas não podiam ser abertas e o medo era uma constante. Os funcionários do escritório do pai eram responsáveis por levar alimentos, roupas e livros, além de serem o único contato deles com o mundo lá fora.

Neste ambiente opressivo e sem esperança, Anne Frank iniciou um diário em que relatava seus sentimentos, sua rotina, angústias e esperanças. Nessa época era apenas uma criança, com 14 anos, mas que já apresentava uma maturidade avançada.

No entanto, no dia 4 de agosto de 1944, as 8 pessoas escondidas no anexo foram presas e enviadas para campos de concentração, pois alguém, não se sabe quem, os havia denunciado.

Logo após a prisão, dois dos ajudantes que levavam alimentos e roupas foram até o refúgio e resgataram o diário de Anne. Já desgastados pelo longo período de isolamento, Otto Frank, foi o único das oito pessoas que sobreviveu. Anne faleceu apenas 2 meses antes do término da guerra, de tifo (doença infectocontagiosa causada por várias espécies de microrganismos), em um campo de concentração.

Ao retornar para a Holanda, Otto encontrou com os ajudantes, que entregaram o diário de Anne recuperado. Em seu diário Anne relatava que gostaria de se tornar uma escritora ou jornalista e seu pai realizou o seu sonho em 25 de Junho de 1947, quando O Diário de Anne Frank foi publicado em uma edição de 3.000 exemplares.

Na sequência o diário foi traduzido em diversas línguas e publicado em muitos países, sendo, até hoje, uma das obras de não ficção de maior sucesso da história.

Visitar o local onde Anne e sua família estiveram escondidos é uma experiência triste, que nos mostra, ainda que numa pequena fração, o sofrimento pelo qual passaram.

Mais do que uma atração, a Casa de Anne Frank é uma aula de história e de vida, onde podemos imaginar alguns dos horrores da guerra e nos impressionamos com a força, coragem e determinação daquela garotinha que conseguiu suplantar os seus medos e expressar seus sentimentos de forma tão madura, criando, numa condição extremamente adversa, uma verdadeira obra-prima.

Fotos no local são proibidas, até mesmo porque nenhuma imagem conseguiria passar a sensação de se estar lá, e pelo respeito que se deve ter pela triste história vivida no local.

As filas para a Casa de Anne Frank são, de longe, as maiores que um turista pode encontrar em Amsterdã. Não é raro pessoas passarem horas aguardando para poderem entrar.

Imagem

No entanto, tudo isso pode ser evitado ao se adquirir o ingresso na Internet. O ideal é acessar o site com algumas semanas de antecedência e escolher o horário que melhor lhe agrade.

Site: http://www.annefrank.org/pt/Museu/Informacoes-praticas/Venda-de-ingressos-online

Os preços são um pouco maiores, mas certamente compensam o tempo economizado.

Preços com hora marcada
Adultos: 9,50 euros.
Crianças de 10 a 17 anos: 5 euros.
Crianças abaixo de 9 anos: 0,50 euros.

Imprima o ingresso adquirido na on-line, chegue na hora marcada e se dirija à porta à esquerda da entrada principal, o que lhe permitirá acessar o local sem maiores atrasos e longe da grande fila.

Preços na bilheteria - sem hora marcada

Adultos: 9 euros.
Crianças de 10 a 17 anos: 4,50 euros.
Crianças abaixo de 9 anos: gratuito.

Horário de funcionamento

Em 2015 a Casa de Anne Frank funciona nos seguintes horários:

1º de novembro até 31 de março.
Todos os dias aberto de 9:00 às 19:00 horas (aos sábados até as 21:00 horas).

1º de abril até 31 de outubro.
Todos os dias aberto de 9:00 às 21:00 horas (aos sábados até as 22:00 horas).
Nos meses de julho e agosto todos os dias de 9:00 às 22:00 horas.

Horário limite de entrada: 30 minutos antes do horário de fechamento.

Nas datas abaixo o horário é diferenciado:

1º de janeiro: das 12:00 às 19:00 horas.
4 de maio: das 9:00 às 19.00 horas.
Fechado no dia 23 de setembro.
7 de novembro: das 9:00 às 18:00 horas.
25 de dezembro: das 12:00 às 17:00 horas.
31 de dezembro: das 9:00 às 17:00 horas.

Como chegar

Próximo à Casa de Anne Frank existem pontos dos ônibus 170 e 358. Desde a praça dos museus, são em torno de 30 minutos de caminhada.

Redes sociais

A Casa de Anne Frank também está presente nas redes sociais. Curta, siga e fique por dentro das novidades:

Facebook: http://www.facebook.com/annefrankhouse
Twitter: http://www.twitter.com/annefrankhouse

Conclusão

Um lugar para ser conhecido e sobre o qual devemos refletir e aprender. Só de imaginar ficar 2 anos enclausurado naquele pequeno esconderijo já pode causar desespero em muitas pessoas. Mesmo assim Anne Frank encontrou forças e serenidade para superar todas as dificuldades e ainda escrever uma obra que marcaria a vida de muitos.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem visitou o museu a convite da Casa de Anne Frank.

E você, conhece a Casa de Anne Frank? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jun 17, 2015 7:56 pm
Quem está em Amsterdã não pode deixar de ir na Casa de Anne Frank.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Jun 17, 2015 9:54 pm
É um passeio histórico muito interessante!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jun 17, 2015 10:33 pm
Um passeio como esse é uma viagem ao túnel do tempo para um passado com muitas cicatrizes e acima de tudo uma aula sobre a vida, como Hugo citou.

Não é a toa que é o passeio mais lotado de Amsterdã.

Adriana Mensagens: 2231
Qui Jun 18, 2015 11:47 am
Imperdível!
Adorei visitar, triste e emocionante. Principalmente porque eu li o livro.

ludodiniz Mensagens: 1012
Sex Jun 19, 2015 10:52 am
E não se desespere se não conseguir a data. As vezes com dois meses de antecedência no site aparece cheio, mas nos dias seguintes sempre abrem mais vagas (n sei se por alterações de quem já adquiriu). Então antes de se conformar com a fila, busque no site. As vezes tem até na véspera.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Jun 19, 2015 12:54 pm
Ludodiniz, melhor tentar o site até o último minuto mesmo. Vale tudo para evitar aquele fila gigantesca.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Dez 08, 2015 4:18 pm
Vou ver se levo minha filha neste museu, acho interessante para ela entender o horror da guerra.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Fev 15, 2016 9:54 am
Consegui levar minha filha à casa de Anne Frank. Ela ficou bem impressionada, minha esposa chorou horrores. Acho que é um museu obrigatório. Muito lamentável conhecer uma das facetas mais tristes do ser humano, o racismo.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG




Booking.com

Voltar para “Amsterdã”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio