Caminho de Santiago de Compostela

Troca de informações sobre destinos na Espanha.
ZePequeno Mensagens: 1059
Qua Jan 22, 2014 3:03 pm
Pessoal,

Não encontrei nenhum tópico aberto sobre esse assunto.

Entre 23 de abril e 10 de maio de 2014 farei parte do Caminho Francês de Santiago de Compostela. Farei a pé os 300km entre León e Santiago de Compostela, com uma média de 25km de caminhada por dia.

Demorei a decidir se faria o Caminho Português (de Porto a Santiago de Compostela) ou um pedaço do Caminho Francês. No entanto, hoje decidi, emiti as passagens e estou na fase final de planejamento.

Desde 1998, quando estive em Burgos pela primeira vez, tenho vontade de fazer o Caminho. Muitos pensam que as pessoas fazem o Caminho apenas por motivos religiosos ou espirituais. Porém, alguns vão por fins esportivos, turísticos, culturais e outros motivos. Particularmente, irei para passar um tempo "sozinho", pensar na vida, conhecer mais uma parte do interior da Espanha (agora a Galícia) e tirar algumas fotografias.

O Caminho não é algo para atletas, mas exige preparação e respeito aos sinais do seu corpo, por isso é importante se preparar o melhor possivel, levar pouco peso na mochila, escolher uma boa bota para reduzir as chances de ter bolhas e fazer uma avaliação médica antes da viagem.

Para treinar e amaciar as botas parei de ir ao trabalho de metrô e estou caminho 7km de casa ao trabalho diariamente. Nos finais de semana aumento a distância para 10km diários. No próximo mês devo começar a caminhar com a mochila nas costas para me acostumar com o peso que carregarei. Até a partida devo estar caminhando uns 12km diários durante a semana e uns 20km diários nos finais de semana, sendo que nos finais de semana as caminhadas serão em estradas de terra ou locais com aclives e declives (Mesa do Imperador, Floresta da Tijuca, etc) o que vai ajudar bastante ao longo do trajeto.

Pretendo colocar aqui as dicas sobre planejamento e, depois, um relato sobre como foi a viagem.

E vocês? Já fizeram o Caminho de Santiago de Compostela? Têm alguma dica?

Abs... Zé Pequeno.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 22, 2014 3:10 pm
Legal, ZéPequeno!

Um amigo meu já fez o caminho, não sei exatamente qual deles. E não foi por motivos religiosos, pois ele é ateu.

Já viajei de carro pela Espanha e estive em Santiago de Compostela. Era legal passar de carro e ver os peregrinos andando à beira da estrada, com um cajado na mão.

Emanuel Mensagens: 369
Qua Jan 22, 2014 9:09 pm
Boa sorte, Zé Pequeno!

Quando for encontrando material, trás pra cá, pois tb tenho interesse em fazer o Caminho de Santiago.

Abraço.

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qua Jan 22, 2014 10:51 pm
Fantástico!

Eu sou um admirador do caminho. Tenho alguns amigos que foram.

Minha vontade inicial era fazer de bike, mas se fizesse hoje seria a pé.

Eu gostaria de fazer o caminho desde a fronteira com a França, um pouco mais de 800km de caminhada. Em média uns 30/35 dias.

Eu tinha muitos artigos e sites bons sobre o caminho, mas isso faz tempo e os favoritos já se foram!

Sempre que eu lembrar ou ler alguma coisa vou postar aqui, de repente ajuda ou te dá uma dica.

Uma eu lembro, sobre meias e pés, passar sabonete nas meias faz com que o atrito diminua e evita a formação de bolhas. Só não sei se a sensação é agradável! Hehehe.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Qui Jan 23, 2014 9:31 am
Muito bom!
Eu já visitei várias cidades que fazem parte do Caminho.
Em Santiago é emocionante ver os peregrinos chegando, em Finisterre também.
Assisti a missa dos peregrinos ao meio dia, com o botafumero. Foi muito legal! Só posso recomendar.
Em Finisterre encontramos um senhor de 73 anos que tinha feito o caminho francês de bicicleta.
Meu marido falou que faremos de bicicleta quando completarmos 50 anos! Vamos ver.

jvpastor Mensagens: 7
Qui Jan 23, 2014 1:05 pm
ZePequeno,
O Caminho de Santiago é algo que penso(ei) em fazer e por uma razão ou outra sempre fui adiando.
Aqui no Rio existe a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago que mantém reuniões
periódicas na Casa de Espanha no Humaitá. Para melhor esclarecimento sugiro o site deles.
http://www.caminhodesantiago.org.br" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Espanha”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio