Onde comer em Tiradentes: 6 restaurantes imperdíveis

Troca de informações sobre Tiradentes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jan 19, 2018 7:53 am
Imagem

Tiradentes é uma cidade do interior de Minas Gerais, localizada a 200 quilômetros de Belo Horizonte e 450 quilômetros do Rio de Janeiro. Apesar de possuir uma população de apenas 8 mil pessoas, a cidade possui um polo gastronômico de dar inveja a muitas capitais do País.

Reserve agora a sua pousada com os melhores preços: https://hoteis.falandodeviagem.com.br

Tanto é assim, que Tiradentes concorreu em 2017 a um posto na Rede de Cidades Criativas da Unesco, no segmento da gastronomia, o que já demonstra o incrível potencial desta linda cidade. Durante a alta temporada de julho, nos períodos de feriados e nas datas comemorativas, as reservas em restaurantes são essenciais. Para quem viaja na baixa temporada, deve realizar as reservas nas sextas e sábados à noite, pois nos demais períodos é mais tranquilo conseguir uma mesa. Se você não quiser correr qualquer risco, reserve sempre, pois é muito mais confortável chegar ao restaurante e ter a mesa à sua espera.

Na prática, um dos maiores desafios para o turista na cidade é exatamente escolher qual restaurante ir, dentre as inúmeras opções incríveis que existem. Para ajudar nesta difícil tarefa, falaremos um pouco sobre 6 estabelecimentos que vistamos recentemente, e que podemos indicar de olhos fechados, pois oferecem, cada um ao seu estilo, culinária de excelência, atendimento personalizado e ambientes acolhedores.

Um agradecimento especial para a Pousada Aromas da Montanha, que não apenas nos acolheu com todo o carinho, como também ajudou na seleção deste verdadeiro Time dos Sonhos da culinária.

Leia também: Pousada Aromas da Montanha | Uma das melhores opções de hospedagem em Tiradentes/MG

1. Ora Pro Nobis

Um verdadeiro clássico na cidade, localizado praticamente ao lado do famoso Chafariz de São José, presenteia os comensais com uma comida mineira típica, mas com um toque de sofisticação.

Imagem

Vale um alerta: o ritmo aqui é o tradicional slow food, com tudo sendo preparado na hora, com ingredientes frescos e com muito sabor. Este é um lugar para relaxar, bater um bom papo e degustar uma comida fabulosa. Os pratos são bem generosos e chegam à mesa com uma bela apresentação. Logo ao chegarmos pedimos um couvert com pães, pururuca e patê de queijo gorgonzola (38 reais), que estava muito saboroso. A pururuca então, era crocante e sequinha, fazendo o par perfeito com o patê.

Imagem

De prato principal fomos no clássico lombo a mineira, com feijão, couve, arroz de alho e farofa de banana (139 reais), que serve de 2 a 3 pessoas com muita folga. A carne de porco estava suculenta e temperada, o arroz muito saboroso, e a farofa simplesmente perfeita. Inclusive, soubemos que algumas pessoas vão até o restaurante apenas para matar a saudade desta farofa.

Imagem

De sobremesa optamos pela goiabada quente com queijo derretido (22 reais), que serve tranquilamente até duas pessoas.

Imagem

A localização privilegiada, o sabor dos pratos e a possibilidade de se comer tranquilamente num ambiente rústico e agradável, tornaram o Ora Pro Nobis numa escolha certa para quem visita à cidade.

2. Seu Barthô Pizzaria

Muitas pessoas amam pizza, né? Agora imagina uma pizza feita com massa artesanal fina e crocante, preparada com cachaça e fermentação lenta. Acrescente produtos de extrema qualidade, selecionado junto aos melhores produtores da região. E finalize num forno a lenha tradicional, de onde a pizza sai quentinha e no ponto certo para ser servida.

Bem, é isso que você encontrará na Seu Barthô Pizzaria. O restaurante está localizado em um ponto privilegiado, a poucos minutos do centro da cidade, quase em frente ao Chafariz de São José.

Imagem

O prédio histórico, lindamente preservado, cria um ambiente bucólico e charmoso, ideal tanto para comemorações, como para uma refeição a dois. Quando chegamos, fomos rapidamente encaminhados para a mesa e já pedimos uma garrafa de vinho tinto, cujos preços variam entre 50 e 90 reais, acompanhada de massa tostada com azeite português.

Imagem

Para comer enfrentamos a difícil missão de escolher alguns sabores, dentre os 27 disponíveis no cardápio. As opções vão desde a clássica mussarela (56 reais a pizza grande com 8 pedaços), até o exótico Condonga, feito com cogumelos shimeji e shiitake salteados na manteiga (74 reais a pizza grande).

No final decidimos pelos os sabores Carteiro, feito com fatias de palmito, alho assado, gorgonzola e mussarela, o Do Beco, com peito de peru sobre uma camada de catupiry, alho poró com geleia de hibisco, e ainda tivemos a oportunidade de experimentar a Santíssima, com mussarela, rodelas de tomate, bolota de mussarela de búfala, molho pesto e manjericão, que foi escolhida pelo outro casal que nos acompanhava. Todas custam 75 reais a pizza grande com 8 pedaços, ou 53 reais a pizza broto com 4 pedaços.

Imagem

Imagem

Todas as pizzas, sem exceção, estavam maravilhosas. Na boca você consegue sentir a presença de cada ingrediente, que em conjunto formam um sabor único. Se tivesse que escolher somente uma, a Carteiro seria a eleita, pois a junção do palmito com o queijo gorgonzola ficou simplesmente perfeita. O Seu Barthô Pizzaria é uma excelente opção para quem busca um prato saboroso, feito com ótimos ingredientes e num lugar charmoso e acolhedor.

3. CasaZul Bistrô

Em Tiradentes a culinária mexicana está muito bem representada pelo CasaZul Bistrô, localizado a apenas 400 metros do Largo das Forras, principal praça da cidade.

Imagem

A decoração e as cores já antecipam toda a alegria do México. Nas paredes encontramos quadros de Frida Kahlo e reproduções de obras do seu marido Diego Rivera, que nos transportam para um ambiente tipicamente mexicano. O atendimento é muito atencioso e o cardápio sempre incorpora novos pratos, como forma de oferecer sabores diferenciados aos seus clientes mais fiéis.

E se estamos no México, em plena Tiradentes, nada melhor do que começar degustando uma Margarita (23 reais), servida num curioso copo de caveira, e a Michelada (16 reais), feita com cerveja, limão, tabasco, molho inglês, gelo e borda com limão. Ambos estavam leves, saboroso e muito refrescantes, sendo o acompanhamento ideal para apaziguar a pimenta mexicana.

Imagem

De entrada escolhemos os Tapas Mexicanos para 2 pessoas (40 reais), que vem com mini quesadilhas de legumes, mini tacos, canapés de guacamole e molho de tomate levemente picante.

Imagem

Nós adoramos tudo e achamos que essa opção é forma perfeita de percorrer alguns dos clássicos do México. Em seguida, pedimos um dos pratos mais pedidos na casa, o Filé Frida (55 reais), que é um medalhão de filé ao molho picante de tomates, azeitonas pretas e alho frito, servido junto com uma batata ao forno com molho de requeijão ou manteiga de ervas.

Imagem

Além dele, experimentamos um dos recentes lançamentos, o Fajita aos 3 filés, que é feito com tiras de filé mignon, filé suíno e filé de frango, com pimentões amarelo e vermelho, cebola roxa, tomate, ora pro nobis, tudo dentro de uma tortilha de trigo.

Imagem

Você facilmente percebe no paladar a mistura de temperos que caracterizam a culinária mexicana. A pimenta vem sempre à parte, de forma que cada um coloque a quantidade que considere mais adequada. O filé estava suculento e grelhado no ponto ideal. O molho era extremamente saboroso e a batata, com seu sabor suave, foi o acompanhamento ideal. A fajita também estava deliciosa, com sabores equilibrados e temperos que conquistavam todo o paladar.

Infelizmente não sobrou muito espaço para a sobremesa, mas já temos um ótimo motivo para retornar ao CasaZul Bistrô, tanto para desbravar novos sabores, como relembrar as delícias que conhecemos.

4. Angatu

O Angatu é um dos restaurantes mais festejados de Tiradentes e sempre figura na lista dos melhores da cidade. A culinária é contemporânea, baseada em pratos da cozinha brasileira, o que resulta em criações não apenas lindas, como muito saborosas. O local é pequeno e nas sextas e sábados à noite é extremamente concorrido. A decoração minimalista torna o ambiente num lugar aconchegante e charmoso, muito procurado para comemorações especiais. Logo que chegamos fomos direcionados para uma mesa na área externa e já pedimos uma espumante rosé (70 reais) ideal para os dias de calor.

Dentre as entradas, acertamos na escolha do Nhoque de Baroa (34 reais), acompanhado de tomatinhos assados, vinagrete de manteiga queimada, avelãs e crocante de ora pro nobis, que estava simplesmente perfeito. O sabor do nhoque era ótimo, e a apresentação muito bonita.

Imagem

Para o prato principal fomos de Truta Grelhada (71 reais), com molho de manteiga ácido, batata doce e farofinha de amendoim, e também Atum (72 reais), acompanhado de feijão fradinho na manteiga de garrafa, beterrabas secas e redução de espumante.

Imagem

Imagem

Ambas as opções estavam não apenas deliciosas, como eram muito leves e ideais para dias quentes. A harmonização com a espumante foi perfeita. Para a sobremesa pegamos o Curau Bruleé (25 reais), com framboesas, frutas frescas e paçoca de coco queimado, que estava muito bom, e também o Romeu, Julieta e Manjericão (25 reais), que acompanhava biscoito, bolo, calda, ricota e sorvete, que se mostrou uma das melhores sobremesas da viagem.

Imagem

Imagem

Sem dúvida, o Angatu é uma aposta certeira para quem busca por uma experiência culinária diferenciada.

5. Sabor Rural

O Sabor Rural oferece uma culinária de raiz, com tudo de melhor que você encontra na tradicional gastronomia mineira. O trajeto até o local é simples, bastando pegar a rua ao lado da Estação de Trem e seguir por 4 quilômetros. Durante o percurso existem diversas placas, para que você não erre o caminho. Chegando lá, você encontrará um local rústico, com mesas e bancos de madeira, cercado de vegetação e plantas. Ou seja, você chegou literalmente à roça, então o melhor a fazer é se sentar e esperar pelo que está por vir.

Imagem

Para dar início aos trabalhos, pedimos logo uma Chaleira de Caipirinha (20 reais), feita com cachaça do alambique do próprio restaurante e limões de produtores da região, servida rigorosamente gelada, inesquecível. Se estiver em grupos maiores, opte pela de 1,5 litro, que custa apenas 30 reais.

Imagem

Caso prefira cerveja, tem opção da Brahma/Skol por 10 reais, ou a Antarctica Original por 13 reais, sempre no casco de 750 ml, que é acomodado num balde de tirar leite, repleto de gelo, e deixado ao lado da mesa.

Imagem

Nem só de boas bebidas vive o homem, então nada melhor do que pedir uma porção de Pastel de Angu (28 reais) de carne e queijo, e uma de torresmo de barriga (44 reais). O pastel estava sequinho, bem rechegado com queijo e os de carne estavam com um delicioso tempero. Já o torresmo de barriga se tratava de uma versão mineira do antigo slogan de que é impossível comer um só. Com bastante carne e sabor intenso muitas pessoas conseguiriam passar o dia inteiro no restaurante apenas comendo torresmo e bebendo caipirinha.

Imagem

Mesmo assim, não é possível recomendar um restaurante sem comer um dos seus pratos principais, então partimos para o Feijão Tropeiro (79 reais), acompanhado de arroz, couve, carne de porco e linguiça e que serve de duas a três pessoas.

Imagem

Imagem

Os sabores são rústicos, com temperos típicos colhidos na própria horta do restaurante. Nada além do clássico mineiro, com bastante alho, cebola, cebolinha e sal. O feijão tropeiro e o lombo estavam deliciosos. Isso demonstra que muitas vezes bons pratos precisam apenas de produtos de qualidade e uma preparação cuidadosa.

6. Uaithai Tiradentes

Quando o famoso restaurante Theatro da Villa fechou as portas, os proprietários do Uaithai vislumbram uma oportunidade única. Até então o Uaithai estava num local pequeno, que não comportava todos os seus clientes, e seria um enorme upgrade mudar para um dos edifícios mais bonitos da cidade, com muitas mesas e uma localização excelente. E foi assim que o Uaithai, especializado em comida tailandesa, com um toque mineiro, se reinventou e abriu as portas num lugar maior e melhor.

Lá dentro, além de uma decoração incrível, você ainda se depara com um auditório na parte interna (daí o nome do antigo Theatro da Villa), que confere ainda mais charme e elegância ao espaço.

Imagem

Imagem

O que não mudou foi a cozinha sob a regência do Chef Ricardo Martins, que cria verdadeiras obras primas.

Imagem

Imagem

O atendimento é perfeito e a todo instante alguém surge para se certificar de que tudo está perfeito. Para já imergir nos sabores orientais, pedirmos o coquetel Koh Lipe (25 reais), feito com cachaça, purê de abacaxi, suco de limão, essência de amêndoas e xarope de água de coco. O sabor é ao mesmo tempo marcante, mas também muito refrescante.

Imagem

Como dessa vez queríamos experimentar as sobremesas, pulamos as entradas e fomos direto para os pratos principais. As escolhas recaíram sobre o Mangethai (65 reais), filé mignon em tiras, com pimentões, ervilha, amendoim, cebola roxa, shiitake e tâmaras, sobre uma cama de abobrinha grelhada, acompanhado de arroz de jasmim tailandês, e também o Larbs (60 reais), que consiste num prato típico do Laos, feito com frango, vagem, ervilha, cebola, alho confitado, bulbo de capim limão, hortelã e mel, também acompanhado de arroz de jasmim.

Imagem

Imagem

Desde a escolha das porcelanas, até a apresentação em si, tudo é feito para que comecemos a comer com o olhar. A comida é bonita, e algumas vezes mais parece uma fusão de arte e culinária. Cada garfada reúne sabores diferentes, que mudam de acordo com os legumes, temperos e carne que chegam na boca. O importante, porém, é que tudo é delicioso, demonstrando uma culinária ao mesmo tempo elegante e saborosa. Foi uma experiência incrível, nos mostrando como que uma cidade como Tiradentes esconde verdadeiras pérolas da culinária mundial.

A sobremesa, como não poderia deixar de ser, foi o Romeu e Julieta (30 reais), feito com sorvete artesanal de queijo canastra com goiabada feita no próprio restaurante, aquecida ao curry e hortelã.

Imagem

Nós amamos a sobremesa. O sorvete de queijo estava perfeito, e a goiabada cascão saborosa, e com açúcar no ponto ideal. Sem dúvida, o Uaithai é um lugar para se visitar sempre, pois cada prato, cada garfada, cada sabor é único.

Planeje sua viagem para Tiradentes

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

A principal conclusão é que se come muito bem em Tiradentes. Ficando apenas poucos dias na cidade, é possível visitar a culinária de diversas partes do país e do mundo. Não é para menos que a cidade está sendo cada vez mais procurada por pessoas exigentes, que não abrem mão de experiências gastronômicas únicas. Recomendamos de olhos fechados todos os restaurantes que visitamos em Tiradentes, pois realmente superaram nossas mais altas expectativas.

Bom apetite!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece Tiradentes? Foi a algum desses restaurantes? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Jan 19, 2018 1:54 pm
Eu sou completamente apaixonada por comida mineira, e Tiradentes com certeza é um excelente destino gastronomico!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Jan 19, 2018 4:04 pm
Tiradentes se destaca pela excelente culinária. Impressionante como uma cidade pequena reúne tantos estabelecimento de qualidade.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Jul 24, 2018 9:59 am
Meu destino das férias de inverno será em Tiradentes e, obviamente, a culinária será um prioridade.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG




Booking.com

Voltar para “Tiradentes”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio