Posso levar o drone na bagagem de mão?

Troca de informação sobre drones.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Jun 12, 2018 1:48 pm
Imagem

O drone é um veículo aéreo não tripulado, que cada vez mais está se popularizando entre os viajantes. Os preços caíram bastante, então é acessível a praticamente qualquer pessoa. Há vários modelos, de vários preços, e você encontra em muitas lojas. Originalmente, eles foram idealizados para fins militares, tendo sido inspirados nas bombas voadoras alemãs e nos aeromodelos.

Leia também: Posso comprar um drone no exterior e trazer para o Brasil?

Se você vai viajar ao exterior, e pretende comprar um drone, é importante saber como transportá-lo com segurança, para que não seja danificado no caminho. Por isso, altamente recomendamos que você nunca o despache na sua mala. Como todos sabemos, as malas são jogadas de um lado para o outro, e os itens dentro dela podem sofrer danos, como já relatamos aqui.

Todo item de valor ou frágil, deve ser levado na mala de mão. Apenas assim, você terá a certeza de que o drone chegará intacto ao seu destino final. Em geral, é permitido levá-lo como bagagem de mão, mas não podemos afirmar que a segurança de 100% dos aeroportos pelo mundo aceitará isso. O ideal, é que você remova as hélices, caso o drone não esteja acomodado em uma mochila própria para este fim (dentro das dimensões permitidas). Caso esteja, você não precisará remover.

O ideal é nunca deixar a bateria ligada ao drone. Esvazie ela e coloque em um saco plástico para evitar curto circuitos e umidade. Na Amazon, você encontra cases próprias, a prova de fogo (fireproof Lipo safe bag). As baterias do tipo lítio e lítio polímero devem sempre serem transportadas como bagagem de mão e nunca despachadas (pelo risco de explosão).

Chegue cedo ao aeroporto para fazer o check-in e entrar na área segura. Caso você tenha algum problema, terá tempo de pensar em uma solução, como despachar o drone ou deixá-lo com alguém. Quanto mais exótico for o seu destino, maiores as chances de problema. Inclusive, antes da viagem, você deve checar se é possível usar o drone no país desejado, pois muitos não permitem. Em alguns casos, você pode ser preso ou receber uma multa, além de perder o seu drone.

O drone, por ser um produto relativamente novo na bagagem de mão dos viajantes, ainda pode gerar muitas dúvidas nos funcionários das companhias aéreas. Se possível, antes da viagem, cheque com a companhia aérea na qual você irá voar sobre as regras, e leve impresso para mostrar em caso de problemas.

Leia também: O que não colocar na mala de mão

Viajar com um drone não é nada simples, pelo contrário. Em compensação, se você fizer tudo direitinho e seguir a legislação de cada país, conseguirá fotos e vídeos incríveis.

Boa viagem!

E você, já viajou com o seu drone? Levou na bagagem de mão ou despachou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jun 12, 2018 2:13 pm
Sensacional a dica do FIREPROOF EXPLOSIONPROOF SAFE BAG...
Nunca tinha ouvido falar disso.. olhei na Amazon e achei sensacional...
É uma maneira de transportar a bateria do notebook e outros dispositivos a salvo...
Dica legal... ;)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 21, 2018 9:52 am
Eu consegui trazer o drone da foto na mochila, porém desmontado. Só que ele é grande e ficar montando e desmontando é meio chatinho. A DJI tem um modelos menores que são bem mais práticos!

ricardo3230515489 Mensagens: 1
Qua Dez 05, 2018 11:43 am
Boa tarde. Eu gostaria de saber se especificamente em Miami nos EUA existe alguma restrição ou exigencia para a emtrada com drone?
Grato

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Dez 05, 2018 2:47 pm
Nenhuma. Tem locais que não permitem que você decole com o drone, mas nenhuma restrição para entrar com o drone lá. Eles vendem drone em toda esquina em Miami.

guicostas Mensagens: 47
Qui Dez 06, 2018 11:35 am
Relato: viajei para REC de GRU final de Novembro com um Mavic Air como bagagem de mão e 3 baterias em um li-fo fireproof bag e n sofri nenhum questionamento! Sem dor de cabeça.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Dez 06, 2018 12:43 pm
Só tem dor de cabeça de colocar as baterias na bagagem despachada. Isso não pode mesmo!





Booking.com

Voltar para “Drones”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio