O que beber na França: água da torneira

Troca de informações sobre destinos na França.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jun 13, 2016 4:25 pm
Imagem

Uma viagem à França é sempre uma excelente oportunidade de tomar vinhos de excelente qualidade. Mas… e quem não gosta de vinho? Refrigerantes são uma opção, mas chegam a custar 4 euros em restaurantes. Sucos de frutas também são caros e geralmente são industrializados.

Eu não tenho o hábito de beber vinho e evito beber refrigerantes. Estive recentemente em Paris e resolvi a questão do que beber de forma bem simples: bebendo água, da torneira!

Em francês, água da torneira = eau du robinet (pronúncia: “ô du robinê”)

Ao chegar em um restaurante e ser indagado sobre o que gostaria de beber eu sempre respondia: une carafe d’eau (uma jarra de água - pronúncia: “carraf dô”). Alguns garçons faziam cara feia, mas sempre traziam a jarra de água.

Nós não temos esse hábito no Brasil, mas na França a água da torneira é potável e a maioria das pessoas toma. E o melhor: é de graça!

Alguns garçons fazem piada e chamam a água da torneira de Château Robinet ou Château la Pompe, como se fosse um vinho (pompe, em francês, significa ‘bomba de água’).

Diferente do Brasil, a água da torneira na França não costuma ter gosto de cloro. O gosto lembra o de algumas águas minerais que têm mais sais minerais dissolvidos.

Planeje sua viagem pela França

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

E você, também bebe água da torneira quando vai à França?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 13, 2016 4:33 pm
Nao sou uma pessoa violenta, mas acho que voce perdeu sua alma com esse post :lol:

Toda vez que o aviao pousa no CDG meu figado exclama: "Ah nao, vai comecar tudo de novo! "

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jun 13, 2016 4:37 pm
Eu morei 1 ano na Suíça e acho que nunca bebi uma água mineral suíça.

Era 'eau du robinet' na parte francesa e 'Trinkwasser' na parte alemã. :)

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Jun 13, 2016 4:43 pm
Eu acho que a Franca tem uma variedade fantastica de aguas minerais, entao eu aproveito para acompanhar o vinho.

Alem disso a unica coisa sem gas que eu consigo beber eh vinho.

Mas refrigerante em restaurante eh de matar mesmo. Mais caro que vinho. Jah vih ate por 8 euros.

Eu costumo pedir um pichet de vinho tinto e uma agua com gas em garrafa de 1 litro.

Os vinhos mais caros eu compro e levo para o hotel

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 13, 2016 6:00 pm
No apartamento que aluguei bebia da torneira também.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Jun 13, 2016 6:04 pm
Ótimo saber....muitas vezes pedimos algo para beber por pedir....claro não se aplica às refeições especiais que pedem sempre um acompanhamento à altura ...
Comer um prato de frutos do mar acompanhado de água é sacrilégio gastronómico....um prato de caça pede um vinho robusto....
E como a refeição é especial, vc já tem álibi para a ocasião. ..tin tin

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Seg Jun 13, 2016 6:17 pm
Uma das melhores leis que implementaram no RJ recentemente (a situação está feia por aqui hahahah) foi a obrigatoriedade dos restaurantes oferecerem aos seus clientes água filtrada gratuita!

Claro que a parte do "filtrada" é sempre duvidosa :D , mas imagino que nos grandes restaurantes seja respeitado, inclusive alguns deles têm uma garrafa de água mineral de 1,5L, da qual servem um copo quando solicitamos.

ludodiniz Mensagens: 1012
Seg Jun 13, 2016 7:15 pm
Quando o atendente fala inglês, pode pedir tap water que também vem assim.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jun 13, 2016 7:35 pm
Alegaritano, já vi restaurante aqui em Brasília servir água filtrada, inclusive fazendo referência a ela no cardápio.

Zardox, como foi viagem a trabalho e não comi em nenhum restaurante digno de nota, bebia água mesmo. Só tomei álcool no último dia, para fechar a viagem. Pedi uma taça de kir.





Booking.com

Voltar para “França”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio