Provence-Alpes-Côte d'Azur: um destino deslumbrante e imperdível no sul da França

Troca de informações sobre destinos na França.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Ter Jun 28, 2016 12:12 pm
Imagem

Doce, charmosa e apaixonante. Assim podemos começar a descrever a Provence, uma das mais belas regiões francesas e com cenários de tirar o fôlego. Belos campos de lavanda, antigas ruínas, calanques, pequenos e charmosos vilarejos, montanhas e o mar azul turquesa e transparente do Mediterrâneo. Viu como é fácil se encantar pelo sul da França?

Para entender melhor, a região chama-se Provence-Alpes-Côte d'Azur, também conhecida como PACA e compreende 6 departamentos, o que seria para nós, brasileiros, 6 estados. De Marseille até Mônaco e Monte-Carlo é Provence e cada departamento tem um número:

- Nº 13: Bouches-du-Rhône;
- Nº 83: Var;
- Nº 06: Alpes-Maritimes;
- Nº 04: Alpes-de-Haute Provence;
- Nº 84: Vaucluse;
- Nº 05: Hautes-Alpes.

Existem diversas opções de roteiros para você realizar pela região. Há muitas cidades interessantes. Não tem certo ou errado, mas sim a quantidade de tempo disponível e o que você mais deseja fazer. Você estará perto de tudo e em menos de 1 hora poderá chegar a lugares incríveis, mas certamente em apenas uma viagem você não conseguirá fazer tudo o que a região tem a oferecer aos seus visitantes.

Esse foi o nosso roteiro:
- Marseille (1 noite);
- Cassis (3 noites);
- Ilha de Porquerroles (1 noite);
- Saint-Tropez (1 noite);
- Moustiers-Sainte-Marie/ Gorges do Verdon (2 noites).

Embarcamos rumo à Marselha, nossa porta de entrada, com a Air France, considerada como uma das melhores companhias aéreas da Europa. Com voos saindo de São Paulo, e Rio de Janeiro, você decola, toma um champanhe, vê um vídeo, dorme e acorda na incrível cidade de Paris. O voo até lá, onde fizemos uma rápida escala, tem 11 horas de duração, e depois seguimos em um voo de 1:20 até Marselha, a segunda maior cidade francesa. Partindo do São Paulo, no Boeing 777-300ER, são oferecidas quatro classes de serviço: Primeira Classe, Classe Executiva, Premium Economy e Classe Econômica.

Na Premium Economy é possível ter muito mais conforto, pois os assentos oferecem até 40% de espaço a mais do que os da Classe Econômica, descanso para as pernas e para os pés, cujas posições são ajustáveis, apoio para cabeça e amenities especiais, além de proporcionar uma experiência diferenciada aos passageiros.

Imagem
Premium Economy da Air France.

Imagem
Classe Econômica da Air France.

Imagem
Classe Executiva da Air France.

Sabe o que é melhor? Voando com om a Air France você poderá escolher fazer uma escala na ida ou na volta em Paris e ficar alguns dias na Cidade da Luz, que é inesgotável, aproveitando assim 2 destinos em uma única viagem.

Ao chegar a Marselha, alugamos um carro com a Sixt France, que oferece tradição, atendimento diferenciado e preços extremamente competitivos. Além disto, a locadora tem a maior frota de BMW e Mercedes-Benz do mundo.

Qual o carro que recebemos? Um Volvo V60 Diesel, que é espaçoso e considerado um dos carros mais seguros do mundo, sendo ideal para viagens em família. A frota da Sixt em Marselha é moderna e na Europa nós sempre aconselhamos alugar um carro a diesel, pois o rendimento é surpreendente.

Imagem

Imagem

Imagem

Dessa forma tivemos liberdade para explorar a Provence com calma, passando pelas suas lindas estradas panorâmicas e visitando alguns dos lugares mais charmosos e encantadores da França. Sem dúvidas a melhor forma de conhecer a região.

Imagem

Imagem

Imagem

Nossa primeira base foi nossa porta de entrada, Marselha, onde ficamos apenas 1 noite para conhecer um pouco cidade mais antiga da França, com 26 séculos de história. A cidade é também o principal porto do Mar Mediterrâneo e o quarto maior porto europeu, além de ser segunda maior cidade do país.

O porto antigo, Vieux Port, é um ótimo lugar para uma agradável caminhada à beira mar. O Vallon-des-Auffes é um pequeno porto tradicional que também vale a visita. A subida na Basílica Notre Dame de La Garde, que os marseillais chamam de La Bonne Mère (a boa mãe), também é imperdível. Lá é possível ter uma vista 360° da cidade.

Uma ótima forma de conhecer Marselha, para quem tem pouco tempo, é pegar um bondinho ou ônibus turístico no porto e fazer o trajeto que passa por todos os pontos turísticos, inclusive em Notre Dame, onde é possível e aconselhável descer para curtir o visual.

Imagem
Passeando pelo calçadão do Vieux Port.

Imagem
Barcos ancorados no porto antigo.

Imagem
Proximidades do Vallon-des-Auffes.

Imagem
Lindo visual visto do ônibus turístico.

Imagem
Subida para a Catedral de Notre-Dame.

Imagem
A linda vista 360° de Marseille.

Imagem
Mais um pouco do visual.

De Marselha seguimos cerca de 30 quilômetros até Cassis, nossa segunda base, onde ficamos 3 noites. A estrada, pela Route de la Gineste, é belíssima e vai beirando o Mediterrâneo durante metade do trajeto.

Cassis é uma pequena e charmosa cidade com características de uma típica cidade provençal litorânea, localizada na costa do Mar Mediterrâneo. As construções são antigas, com casinhas coloridas coladas umas às outras e um pequeno porto onde estão localizados os charmosos restaurantes e lojas. O cenário é lindo e perfeito para contemplação. A melhor forma de conhecê-la é caminhando e perdendo-se pelas suas ruelas.

Imagem
Região do porto.

Imagem
Uma praia linda de Cassis.

Imagem
As lindas casinhas coloridas.

Imagem
Um belo pôr do sol.

Um dos seus maiores atrativos é o Parque Nacional das Calanques, onde é possível fazer uma trilha pelas deslumbrantes calanques, que são uma espécie de penhascos, fiordes ou grandes cânions, que se abrem para trechos de mar cristalino e de cor azulada. A trilha passa por Port Miou, Port Pin e a mais bela de todas, a Calanque d’em Vau. O nível de dificuldade é mediano, mas o esforço é válido e recompensado ao chegar à praia da última calanque e dar um mergulho no mar gelado e transparente do Mediterrâneo.

Veja as paisagens deslumbrantes da nossa trilha:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outra forma de conhecer as calanques é pelo mar, alugando um barco ou caiaque. O visual é completamente diferente, lindo e surpreendente:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Caiaques.

Outro passeio imperdível é percorrer a Route des Cretês, uma linda rota panorâmica, até a cidade de La Ciotat. No caminho é possível conhecer Cap Canaille, a mais alta falésia marítima da França e segunda maior da Europa, com 400 metros de altura.

Imagem

Imagem

De Cassis seguimos para charmosa Ilha de Porquerroles, onde só é possível chegar de ferry boat a partir de Ponta de Giens. Foram apenas 10 minutos para chegar nesse paraíso, onde passamos 1 noite. A ilha é pequena, charmosa e poucos brasileiros a conhecem. Ela tem formato de croissant e ao sul fica a costa acidentada, formada por falésias, e ao norte a atmosfera caribenha, com praias de areia branca e águas azul turquesa.

A melhor forma de conhecê-la é de bicicleta ou a pé, fazendo uma longa trilha, passando por visuais deslumbrantes e parando em cantinhos especiais com direito a mergulhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De Porquerroles seguimos cerca de 80 quilômetros até a badalada Saint-Tropez, onde ficamos mais 1 noite. A estrada departamental até lá é a verdadeira Côte d'Azur e vai beirando o Mediterrâneo praticamente durante todo o trajeto.

A cidade é pequena, linda e badalada. Caminhar no calçadão próximo ao porto, onde os luxuosos barcos particulares estão atracados, é um colírio para os olhos. As ruelas próximas são charmosas e ótimas para um passeio a pé pelos seus becos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Ruelas charmosas.

Imagem
Para ter uma linda vista é possível subir a Citadella até o cemitério.

Alugar uma bicicleta e percorrer as lindas praias também é uma ótima forma de conhecer Saint-Tropez:

Imagem

Imagem

Imagem

As badaladas praias de Saint-Tropez são praticamente todas particulares, ou seja, paga-se para entrar ao alugar cadeiras e guarda-sol. As mais famosas são a Praia de Pampelonne e Praia de Tahiti. Quem não estiver disposto a pagar, pode aproveitar as praias ao lado que também são lindas.

Imagem
Pampelonne.

Imagem
Club 55 na Praia de Pampelonne.

A Marché Provençal, uma feira de rua que acontece as terças e sábados até 13:00 na Place des Lices, é imperdível. São muitas barracas com roupas, acessórios, artesanato e comidas provençais. E o melhor: tudo com um ótimo preço! Não deixe de experimentar a tradicional Tarte Tropézienne, uma especialidade que nasceu em Saint-Tropez há anos.

Imagem
Marché na Place des Lices.

Imagem
Tarte Tropézienne: uma espécie de pão com creme.

De Saint-Tropez partimos para nossa última base em nossa road trip pela Provence: Moustiers-Sainte-Marie, onde ficamos 2 noites. A cidade é apaixonante e considerada uma das mais belas aldeias da França. O vilarejo fica encravado entre duas majestosas montanhas e no topo estão a bela capela de Notre-Dame-du-Beauvoir, com uma linda vista para a cidade, e a Estrela de Moustiers, amarrada entre os penhascos rochosos e cercada por lendas, por ter sido pendurada por um cavaleiro capturado pelos Sarracenos no século XII. A cidade é a porta de entrada para quem deseja conhecer o Gorges du Verdon, o maior cânion da Europa, e conhecida pela fabricação de faiança, um tipo de cerâmica branca. Suas ruelas com lojinhas e restaurantes são charmosas e cada pedra e cada beco contam um pouco da sua história.

Imagem
No topo podemos observar a Notre-Dame-du-Beauvoir.

Imagem

Imagem
Faiança.

O lindo visual ao anoitecer:

Imagem

Imagem

O Lac de Sainte Croix está a apenas 10 minutos de carro de Moustiers-Saint-Marie e é lindo. Trata-se de um lago artificial, alimentado pelo Rio Verdon, com uma área de 22 km2. É possível alugar um caiaque, barco elétrico ou pedalinho e fazer um belo passeio pelas suas águas cristalinas e deslumbrante.

Imagem

Imagem

A melhor forma de conhecer o Gorges du Verdon é fazendo o circuito de carro ou de bicicleta para os aventureiros. A rota panorâmica é belíssima e possui diversos mirantes, onde temos vontade de parar a todos os instantes. Saindo de Moustiers-Sainte-Marrie, para dar a volta completa no Gorges du Verdon são cerca de 100 quilômetros e no caminho passamos pela Route de Cretés, que possui 23 quilômetros. O visual é deslumbrante em todo o trajeto e passamos por aldeias e vilarejos lindos e charmosos.

Imagem

Imagem
Aventureiros de bicicleta.

Um passeio imperdível na região é o voo de balão pelos campos da Provence com o Aéronefs & Aérostats de Provence. O passeio é incrível e surpreendente! Ver o amanhecer nos belos campos, com as montanhas, lagos e rios ao fundo e sentir o cheiro dos campos de lavanda que estavam começando a florir foi algo indescritível. O Tom, dono da empresa, tem mais de 20 anos de experiência em aviação, 5 mil horas de voo e uma proposta incrível e exclusiva em seus passeios. No final, um lanche provençal fecha com chave de ouro o passeio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Rasante nos campos de lavanda para sentirmos o cheiro.

Imagem
Lanche após o passeio.

Adoramos!

E não podemos deixar de falar da famosa gastronomia provençal, um capítulo à parte da culinária francesa. A personalidade da cozinha nessa região é forte e conhecida pela riqueza, qualidade e temperos de seus produtos. A proximidade com a Itália explica a forte presença do azeite, das azeitonas, alho e das famosas Herbes de Provence (uma combinação de erva-doce, alecrim, sálvia e tomilho seco). A cultura da lavanda também é muito forte na região e muitos alimentos possuem essa influência, como, por exemplo, o miel de lavande, considerado um dos melhores do mundo. O sabor inigualável das receitas vem da mistura de algumas carnes, principalmente peixes, com legumes frescos e as ervas aromáticas. Uma gastronomia simples e muito saborosa, conhecida como a Cuisine du Soleil (cozinha do sol) por se basear em produtos da estação.

Imagem

Imagem

Em qualquer uma das cidades da região encontramos restaurantes onde podemos provar essas delícias. Nosso destaque na viagem foi o LaBastide de Moustiers, comandado pelo renomado chef Alain Ducasse. Localizado em Moustiers-Sainte-Marie, o restaurante é digno de sua estrela no Guia Michelin. Fomos completamente surpreendidos! O ambiente é encantador e envolvente, o atendimento impecável e personalizado e o principal, a culinária incrível.

Imagem

Imagem

Imagem

A Provence também é conhecida por suas excelentes vinícolas. A região possui um clima propício e produz excelentes vinhos, principalmente os rosés. Os vinhos brancos e tintos também são ótimos!

O famoso vinho rosé Miraval, produzido na vinícola da propriedade do casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt, é um dos grandes destaques dos rótulos da região atualmente. O vinho, elaborado com as uvas Cinsault, Grenache, Syrah e Rolle, é delicado e perfeito para acompanhar pratos frescos e aromáticos, típicos da gastronomia provençal.

Imagem
Clos Ste Magdeleine, uma das melhores vinícolas de Cassis.

Imagem
Lindo passeio pelas vinícolas.

Imagem
Miraval, vinho da Angelina Jolie e Brad Pitt.

Imagem
Excelente rótulos da Provence.

Na França, para não ficar um minuto sequer off-line, usamos um chip da EASYSIM4U, que trabalha com a T-Mobile, e oferece vários planos pré-pagos em cerca de 140 países do mundo. Você recebe o chip no Brasil e chegando na França só precisa ligar o telefone e começar a usar. Não tem jeito mais fácil! Clique aqui para mais informações.

Como não se apaixonar pela Provence? Um destino completo e com uma dose certa de história, cultura, excelente gastronomia e principalmente belas paisagens e uma natureza exuberante. O sul da França é um daqueles destinos inesgotáveis, com muitas possibilidades de roteiros, e que você pode voltar 1 milhão de vezes, pois sempre haverá algo novo para conhecer.

Passamos 9 dias intensos em nossa road trip e facilmente teríamos ficado mais. Um destino charmoso e surpreendente, de onde você certamente não desejará ir embora.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, conhece a Provence? Qual foi seu roteiro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 28, 2016 12:18 pm
SENSACIONAL! Cada vez gosto mais da França. Espero retornar em 2017 :D

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Jun 28, 2016 1:26 pm
Fantástica essa viagem. Dá vontade de copiar esse roteiro inteiro e fazer tudo igual.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Jun 28, 2016 1:31 pm
Que lugares lindos e que fotos fantásticas!

O mar e a gastronomia do sul da frança são uma combinação perfeita para passar as férias!

Espero conhecer um dia!

DaniMeneses Mensagens: 69
Ter Jun 28, 2016 2:01 pm
Que fotos lindas! Vontade de copiar o roteiro e fazer tudo igual (2)!!!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jun 29, 2016 6:01 pm
Fico me perguntando como eu ainda não conhecia a França?!
A Provence superou todas as minhas expectativas! Lindo demais!
Cada lugarzinho que fomos tinha um charme especial! Quero voltar em breve para fazer outro roteiro! :)

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 29, 2016 6:08 pm
Incrivel!

Roteiro muito parecido com o meu do ano passado. Mas fui no inicio do inverno e os dias nao estavam tao bonitos.

J`aime la France!! :D

Adriana Mensagens: 2231
Qui Jun 30, 2016 6:36 am
Lindo!
Destino que não canso de visitar. Tem sempre um cantinho novo para visitar.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qui Jun 30, 2016 12:26 pm
Estive lá em 2008... nossa já faz tanto tempo assim...





Booking.com

Voltar para “França”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio