Como conseguir um upgrade de quarto gratuito no hotel?

Troca de informações sobre hotéis ao redor do mundo, promoções e programas de fidelidade.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Mar 07, 2012 4:52 pm
Imagem

Esse é o sonho de qualquer viajante, seja inexperiente ou experiente. Nada como chegar ao hotel e na hora do check-in conseguir um upgrade para um quarto melhor, ou com vista para o mar. Perfeito, principalmente quando é gratuito.

Vamos lhe dar todas as informações sobre o assunto, para que você tenha maiores chances na próxima solicitação.

Antes de tudo, algumas informações:
- Reservas realizadas pela central ou site próprio do hotel são melhores vistas do que reservas realizadas por consolidadores;
- Em reservas com pontos/milhas as chances de upgrade são pequenas;
- Há upgrades que não são gratuitos, mas custam bem menos do que se você reservasse com antecedência.

Em 2010 aconteceu uma situação curiosa conosco. Chegamos ao South Beach Marriott, em Miami Beach e durante o check-in solicitamos o upgrade. A funcionária era nova e não havia visto nosso nível elite. O upgrade foi negado. Só descobrimos isso quando ela entregou o cartão de acesso ao quarto, que não era o que deveria ser. Clientes elite recebem um cartão com 'Elite' no nome. Questionamos, ela pediu desculpas e foi arrumar. Foi quando perguntamos se agora teríamos direito ao upgrade e ela disse que sim. Ganhamos um upgrade para um ótimo quarto, com vista para a belíssima praia de Miami Beach.

Leia também: Upgrade gratuito no South Beach Marriott

Em 2011, reservamos o JW Marriott Rio de Janeiro com pontos, para uma ocasião especial. O hotel sempre envia um e-mail alguns dias antes dando boas-vindas e perguntando se precisamos de algo. Solicitamos algumas coisas e perguntamos sobre a possibilidade de um upgrade. Em reservas com pontos isso é mais difícil, mas não impossível. Na resposta disseram que o upgrade estava concedido, para um quarto com vista mar.

Sugerimos a leitura:
- JW Marriott Rio de Janeiro
- JW Marriott Rio de Janeiro - Dedicação e excelência

Através no nosso nível elite no Marriott Rewards conseguimos upgrades com frequência. Essa é a maneira mais prática e fácil de conseguir um upgrade, mas há outras. Abaixo citamos algumas delas.

1) Peça pelo upgrade. Antes de tudo, você precisa pedir. O hotel só vai te oferecer um upgrade gratuito sem você pedir caso não haja nenhum quarto disponível da categoria reservada. Perca o medo e solicite um upgrade no check-in. No máximo você escutará um 'sinto muito'. É normal esse pedido, não tenha vergonha.

2) Seja gentil e educado. Essas duas qualidades são essenciais na vida de qualquer pessoa. As chances são maiores quando você usa as duas na sua solicitação. Se o funcionário puder e você tiver sido gentil e educado as chances são maiores.

3) Seja fiel. As melhores e maiores redes de hotéis têm seus programas de fidelidade. Com a fidelidade você acumula pontos e noites para conquistar o nível elite.

No Hilton HHonors com 10 noites por ano você conquista o nível Silver.
No Marriott Rewards com 10 noites por ano você conquista o nível Silver.

O que isso quer dizer? Que você será um membro elite e terá benefícios diferenciados. Os hotéis PRECISAM da sua fidelidade, então a partir do momento que você é fiel, ele te mima com upgrades e outras coisas mais. Nos níveis mais altos o upgrade é quase garantido.

Sugerimos a leitura:
- Programa de Fidelidade Bonvoy
- Programa de Fidelidade Hyatt Gold Passport
- Programa de Fidelidade Hilton HHonors
- Programa de Fidelidade ALL

4) Horário. Em alguns horários é mais fácil conseguir o upgrade. Quanto mais tarde você chegar, maiores podem ser as chances de uma resposta positiva. O hotel já terá uma visão melhor dos hóspedes que realizaram check-out e check-in.

5) Quantidade de dias. É muito mais fácil conseguir um upgrade quando você for se hospedar menos tempo no hotel. Assim o quarto não ficará ocupado por tanto tempo. É mais fácil conseguir upgrades para estadias de 1, 2 ou 3 dias do que de 10 ou mais dias.

6) Ocasiões especiais. Os hotéis adoram mimar os hóspedes que estão realizando uma viagem de comemoração. Seja aniversário de casamento, lua de mel ou qualquer outra data especial. Em casos assim é aconselhável já avisar sobre a comemoração especial antes do check-in.

7) Use os benefícios do seu cartão de crédito. Os melhores cartões oferecem benefícios especiais, onde ao realizar a reserva você terá direito a diversos benefícios, entre eles o upgrade.

O American Express - The Platinum Card oferece dois programas:
- American Express Fine Hotels and Resorts. Site: http://www.americanexpressfhr.com
- American Express Small Luxury Hotels of the World. Site: http://www.slh.com/amexplatinum

O Visa Infinite também oferece um programa.
- Visa Luxury Hotel Collection. Site: http://www.visaluxuryhotelcollection.com.br

8) Viaje na baixa temporada. Em qualquer lugar do mundo tudo é mais fácil e barato na baixa temporada. Os hotéis ficam mais vazios e as chances de um upgrade são consideravelmente maiores.

9) Erro do hotel. Essa é provavelmente a forma mais fácil de ganhar um upgrade. Quando o hotel comete algum erro grave, para amenizar o ocorrido, dá um upgrade gratuito. Esse upgrade normalmente é realizado para o melhor quarto disponível, para que a má impressão vá embora. Se algo der errado, reclame.

10) Categoria. Quanto maior for a categoria do seu hotel, maiores poderão ser as chances de um upgrade. Normalmente os melhores hotéis 5 estrelas não ficam cheios, pois são mais caros, então os upgrades costumam ser mais frequentes.

Essas são dicas que podem fazer com que você consiga o tão sonhado upgrade, mas nada é garantido. A sorte é um quesito também. Peça SEMPRE por ele, que você irá conseguir. Não será sempre, mas você poderá conseguir. Se não pedir, provavelmente nunca o receberá.

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal + R$ 50,00 de taxa de adesão - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 15,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

- Buenos Aires (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja viajar para Buenos Aires e outras cidades da Argentina. Você terá acesso direto ao time do Check-in Buenos Aires e Class Turismo para tirar todas suas dúvidas e organizar a sua viagem. Todas estão baseadas em Buenos Aires e sabem tudo sobre o destino. Se você fechar a sua viagem, independentemente de ser com nossos parceiros, poderá retirar em Buenos Aires: chip de celular, adaptador de tomada e caneta para checar se as notas são verdadeiras. E também terá delivery de câmbio no hotel gratuitamente. Faça a inscrição clicando aqui.

- Orlando (R$ 99,90 - pagamento único): grupo para quem deseja viajar para Orlando e outras cidades da Flórida. Fabio Calderon e Gabriel Dias são especialistas no destino e já viajaram mais de 100 vezes para a cidade mais divertida do mundo. Você receberá conteúdo exclusivo, as melhores dicas e descontos em parceiros. Faça a inscrição clicando aqui.

Boa viagem e boa sorte na sua solicitação!

E você, já conseguiu algum upgrade gratuito? Como foi a solicitação? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

viajante Mensagens: 1090
Qua Mar 07, 2012 5:33 pm
Dicas mais do que perfeitas!

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Qua Mar 07, 2012 6:15 pm
Experiência prática:

Sempre peço upgrade, independentemente do lugar. Pedi em Curaçao, no Renaissance e me negaram, dizendo que o hotel estava cheio. Reserva feita por um consolidador. Não acreditei muito, mas como não ia mesmo ficar muito no quarto, nem reclamei.

Em Aruba nem precisei pedir. Tinha feito uma reserva pelo Priceline, portanto pago mais barato. Aí cheguei lá e a moça da recepção veio com um papo de que clientes priceline tinham que pagar uma "resort fee". Fiquei indignado com aquilo, achei um absurdo, já que no final das contas o preço do priceline ia ficar pouca coisa menor do que dos outros, com essa taxa adicional. A moça, para ser simpática, me colocou numa Junior Suite, com vista parcial ao mar.

Acredito que seja mais fácil conseguir isso com Nível Elite, mas eu não costumo ser muito fiel às marcas, já que gosto de variar e conhecer diferentes tipos de serviço. Mas essas suas dicas são muito interessantes. Talvez numa dessas ocasiões de upgrade (tipo o HHonors Gold que você mencionou aqui ou o A-CLub Platinum) eu consiga um nível melhor e possa aumentar a lista de pedidos...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mar 07, 2012 6:17 pm
Sim, com nível elite é mais fácil. Se pensarmos pela lógica não há vantagens em dar um upgrade para quem não é fiel a marca. Mesmo que você tenha um nível baixo ou pelo menos use o programa de fidelidade deles, as chances são maiores.

viajante Mensagens: 1090
Qua Mar 07, 2012 6:43 pm
No ítem 9 - erro do hotel -, o que poderia ser este erro?!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mar 07, 2012 6:49 pm
Problema no banheiro. Erro na reserva. Coisas assim, que prejudicam o hóspede.

Em novembro um hotel em orlando deixou de desemtupir a privada do meu quarto, pois não era dia da limpeza completa. Ao reclamar me enviaram uma garrafa de vinho e uma caixa de balas. Neste caso não poderia ganhar upgrade, pois foi algo simples e todos os quartos do hotel eram iguais.

viajante Mensagens: 1090
Qua Mar 07, 2012 7:40 pm
Mesmo não ganhando upgrade, foram atenciosos com você pela garrafa e balas.

Pontos anotados aqui, para caso precisar.

viajante Mensagens: 1090
Qua Mar 07, 2012 7:45 pm
E sobre este upgrade em específico (do ítem de erros do hotel), você que deve falar: "Aconteceu isto e então quero upgrade."?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mar 07, 2012 7:48 pm
Normalmente quando o erro é grave eles já oferecem algo para amenizar o ocorrido. Pode ser upgrade, um jantar, café da manhã gratuito diariamente ou outras coisas. Isso varia de hotel para hotel.

paulotze Mensagens: 199
Qui Mar 08, 2012 8:32 am
No exterior pode ser normal ....

agora no Brasil... tem recepcionista que nem sabe o que é upgrade !!!
em Macéio no Ponta Verde Hotel perguntei se tinha como obter upgrade ... kkkk o recepcionista perguntou o que é isso !!!

pra falar a verdade na ultima viagem na AA perguntei no check-in sobre upgrade , também não sabiam informar , me sugeriram ir a loja... Na TAM já aconteceu também a mesma coisa (eu tinha milhas e perguntei!)





Booking.com

Voltar para “Hotéis”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio