Passeios na Costa Amalfitana: Pompeia e Monte Vesúvio

Troca de informações sobre destinos na Itália.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jan 12, 2016 11:29 am
Imagem

Visão geral

Um dos pontos altos de qualquer viagem pela região da Costa Amalfitana, no sul da Itália, é a visita à cidade arqueológica de Pompeia e ao Monte Vesúvio. Embora sejam atrações que estejam mais perto de Napoli, elas são facilmente acessíveis também a partir de Sorrento, onde estávamos.

Partimos de Sorrento pontualmente às 8:15, no local indicado em nosso voucher, um estacionamento perto do centro da cidade, ideal para quem, como nós, está pernoitando em outra cidade e pode facilmente estacionar o carro durante o dia inteiro. Em um ônibus climatizado, nossa guia nos explicou como seria nosso passeio, os horários e então partimos para nosso primeiro destino.

Pompeia

Patrimônio Cultural da UNESCO, esta antiga cidade romana foi totalmente coberta pela chuva de cinzas da erupção do vulcão Vesúvio, no ano de 79 D.C.. A cidade ficou totalmente coberta por cerca de 1600 anos e somente em 1748 ela foi redescoberta. O fato dela ter sido coberta por lama e pela chuva de cinzas, e não diretamente pela lava do vulcão, fez com que a cidade ficasse incrivelmente preservada, inclusive alguns corpos de moradores da cidade.

O sítio arqueológico é realmente grande e somente uma parte está aberto à visitação pública, pois muitos trabalhos de arqueologia ainda estão em andamento. A maioria dos artefatos encontrados na cidade foram transportados para os museus de Napoli, mas alguns ainda estão em exposição nesta cidade, que antigamente foi um porto com cerca de 20.000 habitantes e hoje está distante do litoral da Campania.

Atualmente, Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2.500.000 visitantes por ano.

Durante duas horas fomos transportados para um tempo antigo, com nossa guia pelas ruínas, que foi nos explicando tudo sobre a cidade, seus habitantes e os pontos por onde passávamos. Visitamos locais que foram anfiteatros, residências simples e outras elegantes, o Foro Romano, edifícios públicos, lanchonetes, banhos, templos e até mesmo o bordel da época. Realmente incrível!

Os visitantes ganham um mapa na entrada e as ruas de Pompeia são bem estruturadas e algumas bem amplas, mas realmente faltam identificações. As pedras das ruas são lisas, irregulares e escorregadias, então muito cuidado. Vale lembrar que é proibido tocar nos afrescos das paredes, então muito cuidado também com bolsas e mochilas.

Veja algumas fotos deste incrível sitio arqueológico:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após nossa visita, almoçamos em um restaurante próximo. O almoço não está incluso no passeio e os visitantes ficam livres para aceitar a indicação da guia e almoçar com o grupo ou escolher outro local. Basta apenas estar no ponto de encontro no horário indicado.

Caso você visite Pompeia por conta própria poderá estacionar o carro em existem diversos estacionamentos próximos.

Estrutura

Em Pompeia existem sanitários na entrada do parque arqueológico ao lado da bilheteria e no Monte Vesúvio sanitários em cabines próximas da entrada. São para serem utilizados em caso de extrema necessidade.

Em ambos locais existem quiosques para comprar água, refrigerantes e souvenires.

Imagem

Imagem

Monte Vesúvio

O Monte Vesúvio é um estratovulcão, ou seja, um vulcão em forma de um cone, que foi formado por suas consecutivas erupções. Ele atualmente está inativo e sua última erupção foi em março de 1944. Localizado no Golfo de Napoli, ele tem cerca de 1.281 metros de altura, mas já foi bem maior. A grande erupção de 79 D.C. foi tão grande que uma parte dele desmoronou, formando um pequeno monte ao lado e um pequeno vale entre eles.

A área em torno do Vesúvio é um parque nacional, aberto ao público durante todo o ano, exceto em dias com mal tempo, por medidas de segurança. Nosso ônibus nos deixou na entrada do caminho para a cratera e voltou para o estacionamento na entrada do parque, onde também são comprados os ingressos. Visitantes fora de excursão deverão estacionar na entrada do parque ou nas áreas demarcadas, mas elas ficam um pouco distante da área de entrada da cratera.

Há um caminho espiral com cerca de 200 metros (medida vertical) ou 25 minutos de caminhada íngreme em torno da montanha que dá acesso a cratera. Você pode pegar emprestado um bastão na entrada para ajudar na subida, se achar necessário.

A cratera tem uma cavidade com cerca de 300 metros de profundidade e uma circunferência do aro de cerca de 500 metros de comprimento. É muito interessante verificar as diferentes cores das pedras dentro da cratera. Em diversos pontos da cratera estão geólogos especializados em vulcanologia, que podem responder às perguntas dos visitantes, mas nossa guia nos deu a maioria das informações no ônibus. Os visitantes não têm acesso a toda a circunferência da cratera.

Cada visitante sobe o vulcão no seu tempo, independente do grupo, sendo apenas marcado um horário para nos encontrarmos na entrada.

No alto do Monte Vesúvio venta muito e a temperatura pode cair bastante, então leve um agasalho. Também tenha cuidado extra com as crianças, pois embora exista uma pequena barreira de proteção entre o caminho e a cratera/encosta da montanha, uma criança passa facilmente por elas. É proibido caminhar fora das trilhas delimitadas.

Veja algumas fotos do Vesúvio:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Do alto do vulcão é possível ter uma linda vista de todo o Golfo de Napoli, mas infelizmente no dia de nossa visita o tempo estava encoberto.

Imagem

Imagem

Importante

- Levar água para tomar durante o caminho, principalmente no verão.
- Não esqueça do protetor solar, óculos de sol e chapéu.
- Use roupas e sapatos confortáveis. O calçado ideal é tênis ou sapato de caminhada.

Horários

Os passeios da Italy XP são realizados de abril a dezembro. Os dias variam de acordo com o mês e a demanda, mas normalmente são às terças-feiras, quintas-feiras e domingos.

Saída de Sorrento: 08:15.
Chegada a Sorrento: Entre 16:30 e 17:00.

Preços

Você pode comprar o passeio pelo site da empresa, usando cartão de crédito, com IOF de 6,38%. Caso prefira, poderá reservá-lo também no local.

- Adultos: 49 euros.
- Crianças (3 a 12 anos): 39 euros.
- Crianças (até 2 anos): gratuito.

O passeio é realizado em inglês, mas você pode consultar disponibilidade em outros idiomas.

Para mais informações, acesse: https://italyxp.com/en/experiences/full-day-tour-pompeii-and-mount-vesuvius-departing-sorrento

As entradas das atrações não estão inclusas neste valor!

Pompeia:
- Adultos: 13 euros.
- Menores de 18 anos: gratuito.

Monte Vesúvio:
- Adultos: 10 euros.
- Crianças até 12 anos: gratuito.

Planeje sua viagem para a Itália

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Conclusão

Adoramos o passeio com a Italy XP! É possível visitar sozinho ambas as atrações, mas achamos que as explicações da guia foram imprescindíveis para realmente conhecermos ambos os locais, aprender a história, conseguir identificar os locais e os detalhes. A tranquilidade e o conforto do ônibus também foram muito agradáveis e não termos que nos preocupar com o trânsito e o estacionamento foi maravilhoso para aproveitarmos ainda mais o dia.

Somente não indicamos o passeio para pessoas com dificuldade de locomoção, pois as ruas de Pompeia são bem irregulares, as pedras são lisas e há degraus em quase todos os lugares. A subida do Monte Vesúvio é bem íngreme, com terreno irregular, não tem pavimento e há pedras soltas. Em ambos os lugares, na nossa percepção, não é possível andar com cadeiras de rodas ou com carrinho de bebê.

Boa viagem!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

E você, conhece Pompeia ou Monte Vesúvio? Gostou? Tem dicas? Recomenda? Conte para nós e sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Qua Jan 13, 2016 6:01 am
Foi muito legal.

Conversando com pessoas que fizeram o passeio sem guia, elas não viram nem metade do que nós vimos.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Jan 13, 2016 8:40 am
Adorei esses dois lugares. Parece imperdível hein. Com certeza eu ia gostar mais de Monte Vesúvio.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jan 13, 2016 8:33 pm
Como eu amo esse país!
Lindo lugar! Lindas fotos!

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Jul 14, 2020 9:55 am
A Costa Amalfitana transborda cultura, muito interessante e enriquecedor.





Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio