Como montar um roteiro de 3 semanas de carro na Itália

Troca de informações sobre destinos na Itália.
Andreiarusso Mensagens: 7
Ter Set 17, 2013 11:14 pm
Oi Juliana!

Conhecer a Itália de carro é uma viagem inesquecível...Já fiz isso 3 vezes...Na última foram 32 dias..
Bem alugar um carro é fácil e rápido, e o melhor barato...Qto mais dias, mais barato fica...Aluguei pelo site edreams(ele procura melhores opções e promoções)...Fui com 3 malas gds e alugamos um smart, sem problema algum, coube tudo sossegado...
Tb chego e saio por Roma, e como o trafego é limitado em Roma, alugar o carro para pegar no aeroporto Fiumicino e entregar na volta lá...Tem um ônibus q vc pega na Estação Termini que custa 6 euros e te deixa lá no aeroporto...Costumo ficar 6 dias em Roma, e tem muita coisa, muita coisa mesmo p conhecer, eu e meu marido gostamos de explorar não só pontos turisticos, mas tb lugares frequentados pela população local, como shopping, etc..O transporte público é excelente...Mas Roma é uma cidade para se andar a pé...Um verdadeiro museu a ceu aberto..
Bem vamos a estrada...Costumamos ir sem um roteiro fixo pré definido, apenas as cidades chaves...Sempre saimos por Roma e subimos até Veneza...e depois descemos até Roma novamente...Vamos reservando os hoteis a medida que chegamos nas cidades...Como o periodo que vc costumo ir não é alta temporada(dezembro e janeiro)é muito tranquilo...
Conhecer a Toscana sem GPS é uma aventura mágica...E no caminho vc irá encontrar cidades menos turisticas de perder o folêgo...
Lugares inesquecíveis para nos: Cortona(Do filem Sob o sol da toscana), Siena, Volterra, Lucca, San Geminignano, Cinque Terre, Portovenere, Lerici, Lago do Como (prox Suiça), entre tantas...
Espero ter ajudado..e se precisar de alguma dica estou a disposição...

Boa Viajem!!!!

Andreiarusso Mensagens: 7
Ter Set 17, 2013 11:30 pm
Agora que eu li tudo..rs..Para ir até a Cinque Terre, fiquei em La Spezia, num Hotel ao lado da estação de trem...por lá ficamos 3 dias...Lerici tb vale a pena...que fica ao lado de lá Spezia...Firenze é complicado entrar de carro...e quanto a Veneze sempre ficamos num hotel pequeno q fica na praça ao lado da estação de trem e tem estacionamento...e fica tb ao lado do porto...Muito tranquilo para pegar o navio de lá..Pegamos em direção a Grecia, e se vc quiser tem opções que vc entra com o carro inclusive...Pela praticidade sempre ficamos com o carro o período todo, entragavamos em Roma, no aeroporto...Qto estacionar, sempre procuramos pelo booking hotel com estacionamento ou opção, e sempre estacionamos sem problemas e sem pagar qq taxa...Só fica esperta na rua...pois os parkimetros ficam meio escondidos, e os guardinhas vão até com lanterna no carro ver horário.Fui multada por passar 3 minutos do horário...Não deixa de conhecer Cortona que fica próxima a SSiena, o por do sol de lá é de perder o fôlego, a cidade para literalmente para contemplar o espetáculo...Tb não conheço o sul, mas a Costa Amalfitana deve ser mágica tb...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Set 18, 2013 12:50 pm
Oi Andreia.
Nossa muito obrigada pelas dicas e ajuda!

Você não imagina minha dificuldade para montar esse roteiro. Nunca fui para Itália e nao consigo me situar mto bem e decidir os lugares mais interessantes. Ja mudei o roteiro varias vezes, pensei em cortar a parte do Sul, depois voltei atrás.
De 13 a 22/10 já está definido:
13/10 a 20/10 estarei an Toscana (Base em Siena, Castiglione e Chianti) e 20 a 22/10 estarei em Veneza (tenho q obrigatoriamnete estar la nesses dias).

Minha dúvida é se mantenho um carro alugado toda a viagem e depois de Veneza, desço de carro aproveitando para ficar alguns dias com base em Florença e depois Cinque Terre... até chegar em Roma.
Ou se de Veneza pego Trem e avião e vou pro Sul (mas no caso desisti da Sicilia. Seria somente Capri e Costa amalfitana) e por fim fico em Roma.

Pela sua vasta experiência, o que me aconselha?

obs: com certeza pretendo conhecer Cortona! e pretendo assisitir ao filme antes de ir, para me inspirar! hehe

Obrigada!

Andreiarusso Mensagens: 7
Qui Set 19, 2013 1:16 am
Oi Juliana!

Fiz tudo de carro 3x, na última vez rodamos mais de 4 mil km...e para vc ter uma idéia, estava com tudo programado para passar o ano novo em Paris e desisti quando cheguei em Cortona, cancelei tudo...Fui para ficar uma tarde noite e sair no dia seguinte p outras cidades e acabei ficando em Cortona por 5 dias, alugamos um apê ótimo...O ano novo lá fui mágico!!! ;) :D

Na Toscana as cidades que mais gosto são:
San Gemignano, que usamos como base, para Siena, Pisa, Volterra, etc

As estradas secundárias são as melhores em termos de visão, na A1 vc não vê nada, tem pedágio caro e o minimo é 130km, mas tudo mundo anda a 180km, porém não vimos nenhum acidente...Nas secundárias é mágico, não tem pedágio, transito e nem buracos...e ver os campos de uvas e girassóis não tem preço...rsrs..

Lucca usamos como base para Livorno e uma visita na ponte del Madalena..

Ir de Lucca para Cortona pelos Alpes italianos é uma coisa indiscritivel...Alias vc verá que a foto, mais sensacional que vc já viu, não faz jus a sensação de ver ao vivo...Perdi a conta de quantas vezes perdemos o folêgo...

Antes de chegar a Milão, fomos em Bolonha comer o famoso macarrão..rs e depois fomos a Modena/Maranelo(Museu da Ferrari), o maridão fez questão...

Subindo para Milão(que tem só o Duomo e a galeria e muitos indianos) dá para ir até a Suiça, passando pelo Lago do Como, onde mora George Cloney...hehehe...

Para as Cinque Terre acho q vc precisa de pelo menos 2 dias, pq as cidades são distantes entre si p ir a pé, e o trem tem intervalos longos. Eu não sabia que dava para ir de carro, no Hotel me disseram que não dava p ir, então deixei o carro em La Spezia e fui de trem..Porém, segundo um amigo q foi de carro, a estrada é muito complicada, na beira de precipício e onde passa um carro por vez...

Em todo o norte da Itália, as estradas secundárias são as melhores em termos de visão, na A1 vc não vê nada, tem pedágio caro e o minimo é 130km, mas tudo mundo anda a 180km, porém não vimos nenhum acidente...Nas secundárias é mágico, não tem pedágio, nem transito e nem buracos...e ver os campos de uvas e girassóis com castelos medievais ao fundo, não tem preço...rsrs..Parar pelas adegas e degustar vinhos, azeites...

Mas, como comentei sempre viajamos sem roteiro pré definido, apenas com as cidades chaves, que as vezes nem gostamos ao chegar, reservamos pelo http://www.booking.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;, muitas vezes até no mesmo dia e nunca tivemos qq tipo de problema(sempre leio os comentários antes de reservar)...Firenze/Florença é um exemplo de cidade que não nos agradou, a restrição de ser multada a qq momento, (pq nas grandes cidades tem muitas áreas de trânsito restrito e tem multinha salgada(uns 150 euros multa+tx adm))...e a sinalização não fica clara...então já viu né...Com Hotel pago e tudo, chegamos lá, e a atmosfera não no agradou, partimos para Siena.
Para vc ter uma idéia de como é complicado em questão de multas, em Roma fomos multados 2x com intervalo de 4 minutos em cd uma delas...isso dá primeira vez que fomos, quisemos economizar no taxi e o preju foi muito maior, além do q tb tem o custo do estacionamento que é bem salgado 40euros...Agora nem entramos em Roma, já deixamos o carro no aeroporto e vamos para o hotel, mesmo indo de taxi sai muito mais barato q a multa...rsrs...tem câmeras inteligentes e guardinhas pela cidade toda multando...

Outra dica sempre pergunte pelo valor do GPS do carro...na última x o valor do aluguel do carro era 17 por dia e do GPS 9,90, a própria atendente deu a dica, da primeira em outra cia alugamos pelo edreams era cortesia...Optamos por usar o GPS do celular sem problemas...Faça uma simulação pelo edreams para o aluguel do carro, para nos é o melhor q tem para cotação de carro e é em português, geralmente o valor para + de 10 dias é muito + barato...

Outra dica é comprar um chip de celular assim q vc chegar, pagamos 25euros e usamos o mês todo, a net pega em todos os lugares e com uma velocidade q aqui nem ao lado de uma torre vc tem...Basta ir numa loja e apresentar o passaporte...eu comprei da Tim...

Estou indo p Itália no final deste mês e até janeiro estarei em Roma para estudo...

Mas ai vai de cd um a opção de roteiro, pq muitas vezes o que é espetacular p uns e chato p outros...somos apaixonada pela Itália e principalmente por Roma, ver o Coliseu, Fontana de Trevi, museus, história pura, comer no Ciro e Ciro próximo ao Pantheon, enfim, sou suspeita, caso de amor platônico..rsrs

Ufa!Acho que me empolgei... Espero ter ajudado...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Set 19, 2013 1:36 am
Concordo totalmente com as dicas de usar as estradas secundarias em detrimento das A.

Alem do pedagio, tem o visual. Nas secundarias voce esta sempre topando com um vilarejo ou um castelo em ruinas que vale uma parada. Leva mais tempo mas ganha-se em qualidade.

Na Toscana eu acrescento Montalcino a lista das imperdiveis. E peca um Brunello di Montalcino 97. Foi a safra do seculo. Os italianos nao gostam de de vende-los, vao querer te enrolar. Mas insista que eles tem.

E ainda falando de La Spezia, la foi a sede da vigesima nona flotilha de U-boats alemaes da Segunda Guerra e para mim isso eh mais que motivo para valer uma visita. A cena do bombardeio do filme O Barco foi ambientada lah.

Andreiarusso Mensagens: 7
Qui Set 19, 2013 1:38 am
Ah! O Hotel que ficamos em Veneza foi o Cá Doge, que fica na Piazzale Roma, uma praça ao lado da saída dos vaporetos, da estação de trem principal e do porto...e tem uma recepcionista que fala português e estacionamento...Pegamos o Vaporeto em frente ao hotel e descemos na Piazza San Marco, e voltamos para o hotel a pé...

Em Cortona ficamos no Rugapiana Vancanze, que são apês muitos charmosos, com cozinha bem equipada e ao lado da Piazza Giuseppe Garibaldi, onde o espetáculo do por do sol é apreciado todos os dias, a cidade "para" p contemplar de lá...E vc verá ao fundo, o lago onde houve uma batalha onde se inciou a queda de Roma e morreram 35 mil homens em um único dia...

Desejo a vc uma excelente viagem e se precisar de mais alguma dica estou a disposição...

Bj

Andréia

Andreiarusso Mensagens: 7
Qui Set 19, 2013 1:49 am
Concordo com vc Fabio...Montaltino e região tb vale uma visita..

Q interessante, saber desse fato da segunda guerra em La Spezia...A cidade ao lado é mágica tb, Lerici, tem praia com areia branquinha e na parte medieval, pegamos sem querer a representação de um presépio vivo por toda uma extensão, representado pelos locais, tinha bois, ferreiros, enfim as profissões medievais, quase entramos em transe...parecia que estávamos no túnel do tempo...

As surpresas que aparecem no caminho são com certeza o melhor de toda a Itália!!!





Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio