3 semanas na Itália

Troca de informações sobre destinos na Itália.
PaulaBomfim Mensagens: 8
Seg Fev 24, 2014 4:21 pm
Oi Pessoal,

Tudo bem? Estou organizado uma viagem de 3 semanas (exatamente 19 noites) com o meu marido para a Itália em Novembro. Sei que ainda falta muito tempo, mas já estou começando a pesquisar tudo com calma para poder definir o melhor roteiro e garantir os Hotéis com melhor custo beneficio. Para poder planejar essa viagem da melhor forma possível preciso da ajuda de vocês.

Nossa viagem vai começar por Milão e terminar em Roma. Queremos ir, com certeza, para as seguintes cidades: Milão, Alba (queremos ver a colheita das trufas que ocorre exatamente nessa época), Veneza, Florença, Siena e Roma.

Além dessas cidades que fazemos questão de dormir vamos querer escolher mais algumas (no máximo 3 para não ficar tudo corrido) para dormir e outras apenas para visitar durante o dia, mas tenho muitas dúvidas, pois olhando o mapa e pesquisando a vontade de parar em todas é enorme. As minhas primeiras dúvidas são:

1. Gênova. Vale a pena passar uma noite lá? Depois que vi algumas fotos me deu vontade de incluir no roteiro uma noite, parece linda.
2. Lago Di Como. Vale a pena passar uma noite para poder conhecer as cidadezinhas perto (ex. Belagio)? Ou fazer o bate e volta de Milão está suficiente?
3. Vocês acham que 1 noite em Alba para ver a colheita das trufas está suficiente?
4. Vocês tem alguma dica boa com relação a colheita das trufas?
5. Verona. Vale a pena ir conhecer? E dormir?
6. Veneza. 2 noites são suficientes?
7. Florença. 4 noites são suficientes? Dá para conhecer as cidades ao redor?
8. Milão. Pensei em ficar 2 noites. Chegaremos em Milão as 4 da tarde de um domingo e pretendia ficar até terça na hora do almoço. É suficiente um fim de tarde e uma manhã para conhecer Milão? Porque o dia que tivéssemos inteiro pensei em fazer o bate volta ao Lago di Como.
9. Siena. 2 noites são suficientes? Dá para conhecer as cidades ao redor?
10. Roma. 5 dias inteiros são suficientes?

Enfim, a principio as minhas dúvidas são essas. Quero começar a definir o roteiro, e quais cidades devemos vamos fazer ponto, ou seja, dormir, para depois começar a reservar os Hotéis.

Pensamos em fazer tudo de carro. O que vocês aconselham? Já soube que Florença é muito difícil andar de carro, mas precisaríamos dele para poder visitar as cidades ao redor.

Enfim, qualquer ajuda e dica é super bem vinda.

Obrigada!

Paula

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

CaranguejoSinistro Mensagens: 95
Seg Fev 24, 2014 7:44 pm
Estou agora na Itália e posso responder algumas perguntas, até porque não estou numa viagem tão aprofundada como a sua parece ser.

Vamos lá, considerando que são 2 adultos, 4 dias em Florença são suficientes. Em 2 dias vocês "matam" o centro histórico.

Hoje foi meu primeiro dia de Roma e acho q 5 dias serão suficientes também. Sugiro comprar o Roma Pass que te economiza a fila do Coliseu. No Vaticano, tente obter os passeios mais exclusivos.

Finalmente, eu sugeriria utilizar a rede ferroviária e deixar carro para momentos específicos.

Apesar de serem muitos dias de viagem, evite carregar muitas malas em trens, pode ser inconveniente para vocês.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

dpalma Mensagens: 1891
Seg Fev 24, 2014 8:37 pm
Respondendo algumas de suas perguntas?

5. Verona. Vale a pena ir conhecer? E dormir?

R: Vale sim, inclusive como um bate e volta a partir de Veneza. Tem um post aqui sobre isso.

6. Veneza. 2 noites são suficientes?

R: Eu acho suficiente, mas ficaria 3 se fizesse um bate e volta a Verona

7. Florença. 4 noites são suficientes? Dá para conhecer as cidades ao redor?

R: Florença é um dos hubs da trenitalia. Eu ficaria 2 noites só para Florença mesmo.

8. Milão. Pensei em ficar 2 noites. Chegaremos em Milão as 4 da tarde de um domingo e pretendia ficar até terça na hora do almoço. É suficiente um fim de tarde e uma manhã para conhecer Milão? Porque o dia que tivéssemos inteiro pensei em fazer o bate volta ao Lago di Como.

R: É uma cidade sem graça mas que merece um passeio sim. Fizemos um bate e volta de trem a Lugano adoramos.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
PaulaBomfim Mensagens: 8
Seg Fev 24, 2014 9:34 pm
CarangueijoSinistro e Dpalma,

Muito Obrigada pelas dicas.

Vocês acham que vale a pena pegar o carro apenas em alguns momentos da viagem e nas outras partes utilizar o trem? O meu receio é ficar presa a horários. Além disso a região da Toscana acredito que seja muito mais gostado de se explorar de carro pois posso parar onde estiver com vontade, certo?

Dpalma, se eu estiver indo de Milao para Veneza não acha que vale mais a pena eu parar uma noite em Verona?

CaranguejoSinistro,
Vou comprar esse roma Pass excelente dica. Meus pais estão em Roma agora também e pegaram 2 horas de fila para o Vaticano. O que vc quis dizer com passeios mais exclusivos?

Muito obrigada!!!

Se tiverem mais dicas, mesmo que não sejam relacionadas as minhas dúvida fiquem a vontade. Informações extras e dicas são sempre muito bem-vindas!

Beijos
Paula

dpalma Mensagens: 1891
Seg Fev 24, 2014 10:25 pm
Dpalma, se eu estiver indo de Milao para Veneza não acha que vale mais a pena eu parar uma noite em Verona?

Desta forma vale a pena sim. Qualquer hotel próximo do antigo coliseu está muito bem localizado.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Ter Fev 25, 2014 9:24 am
Oi Paula

Tentando te ajudar.

1. Gênova. Vale a pena passar uma noite lá? Depois que vi algumas fotos me deu vontade de incluir no roteiro uma noite, parece linda.
R. Passei um dia, gostei, fui ao aquário, se vc nunca visitou um aquário grande , pode ser interessante, mas se vc já visitou pode deixar de lado.

2. Lago Di Como. Vale a pena passar uma noite para poder conhecer as cidadezinhas perto (ex. Belagio)? Ou fazer o bate e volta de Milão está suficiente?
R. O Lago é lindo, mas acho que o gostoso é passear sem pressa pela cidades, e vc quer ir para Alba, então descer a Itália, para depois subir, ou vice-versa, nao sei se seria uma boa ideia. Seria bom se vc subisse e fosse visitar Lugano por exemplo.
Se vc quer visitar um Lago, pode passar por Garda, que é lindo e é no caminho de Milao para Veneza.

3. Vocês acham que 1 noite em Alba para ver a colheita das trufas está suficiente?
4. Vocês tem alguma dica boa com relação a colheita das trufas?
R. Quanto as trufas, nao tenho idéia.

5. Verona. Vale a pena ir conhecer? E dormir?
R. Sim, a cidade é linda, dependendo do seu roteiro, acho que dormir vale a pena, para não fica puxado de Milao a Veneza direto.

6. Veneza. 2 noites são suficientes?
R. Sim, se vc nao usar como base, Padova fica bem perto de Veneza, é uma cidade bem boa como base também.

7. Florença. 4 noites são suficientes? Dá para conhecer as cidades ao redor?
R. Sim são suficientes, depende de quantas cidades vc quer conhecer ao redor. Lucca, Pisa, é tranquilo. Pode ir até Siena também.

8. Milão. Pensei em ficar 2 noites. Chegaremos em Milão as 4 da tarde de um domingo e pretendia ficar até terça na hora do almoço. É suficiente um fim de tarde e uma manhã para conhecer Milão? Porque o dia que tivéssemos inteiro pensei em fazer o bate volta ao Lago di Como.
R. Sobre Como, comentei acima. Um fim de tarde e uma manha teoricamente dariam para conhecer, isso se vc não entrar em nenhum museu e também não quiser passear pela área de lojas. Para mim seria um pouco corrido, sou uma pessoa que gosta de observar as coisas e entrar na Galleria Victtorio Emanuele e passar correndo não dá para mim.

9. Siena. 2 noites são suficientes? Dá para conhecer as cidades ao redor?
R. Sim um dia para a cidade, vc pode ir no outro para San Geminiano, ou Volterra por exemplo.

10. Roma. 5 dias inteiros são suficientes?
R. Sim, são suficientes, se você não for rata de museu, porque senão você fica uma semana só neles. Planeje para estar em uma quarta-feira se quiser ver o Papa.

Quanto ao carro, calcule que os pedágios na Itália são caros, então qualquer bate e volta não é somente a gasolina. Roma, Florença e Veneza, vc terá realmente ter um lugar para estacionar, então calcule isso, veja se o hotel tem estacionamento por exemplo - Veneza se eles têm algum convênio com estacionamentos em Mestre. Nas outras cidades o estacionamento tb é importante, mas nestas principalmente porque o carro ficará o tempo todo neles. Quem sabe já devolver o carro na chegada a Roma. Economiza no aluguel e no estacionamento.

O Romapass é muito bom, vale bem a pena.

Sds,

PaulaBomfim Mensagens: 8
Ter Fev 25, 2014 3:28 pm
Adriana,

Muito Obrigada pelas dicas.

Foi impressão minha ou você não achou Gênova tão interessante assim? Não sei porque tive essa impressão, e estou pensando seriamente em passar uma noite no Lago di Como para poder conhecer as outras cidadezinhas perto e não ir a Gênova. Estou achando que deve valer mais a pena. Até porque eu já fui a Dubai e conheci o maior aquário do mundo. É legal, mas não vale a penar ir a uma cidade só para ver o aquário.

Com relação a descer para Alba e depois subir para o Lago você tem toda razão. Logisticamente é uma opção muito ruim. Mas o meu marido não abre mão de ir ver a colheita das trufas, e eu acho que deve ser uma experiência muito interessante pelo que eu já li.

Então, comecei a pensar em duas possibilidades:
1. Chegar no aeroporto de Milão e pegar um carro e ir direto para Alba. São apenas 1 hora e 40 min de viagem. Passamos 2 noites em Alba. Sair de Alba cedo e ir para Milão passar o dia todo e dormir 1 noite, e no dia seguinte vamos para o Lago di Como.
A outra opção seria
2. Chegar em Milão, passar 2 noites, e no dia seguinte seguir para Alba. Passar um dia e uma noite em Alba e depois seguir para o Lago di Como.

A primeira opção me parece a melhor pois dividiria a viagem em duas partes menores, pois Alba-Lago de Como são 3 horas. Enfim preciso estudar e ouvir opiniões.

Assim como você, gosto de fazer tudo com calma, sentir o lugar ....então acho que um dia inteiro e uma noite em Milão devem dar para fazer tudo né?

Com relação a Verona. Dá para conhecer rápido? Ou você sugere um dia inteiro? Porque sairíamos de Como para Verona, mas no meio do caminho tem algumas cidades que parecem interessantes, como Bergamo e Brescia. Você acha que vale a pena parar para conhecer? Ou vale mais a pena ir direito para Verona e conhecer com calma?

Com relação ao carro preciso sentar e fazer conta, porque as cidades do interior acho muito melhor conhecer de carro porque posso parar onde eu quero, mas por outro lado as cidades maiores gosto de fazer a pé. Acontece que pegar o carro por poucos dias e devolver e depois pegar de novo,... sai mais caro do que pegar o carro e ficar com ele um período maior, mesmo que ele fica parada, como é o caso de Veneza. Estou certa?

Mais uma vez MUITO Obrigada pela sua ajuda, e de todas as outras pessoas.

Continuem mandando dicas. Estou achando todas muita válidas.

Paula

Adriana Mensagens: 2231
Qua Fev 26, 2014 12:58 pm
Oi Paula,
Eu gostei de Genova, mas não ficou entre as minhas preferidas. Mas tem que levar em conta que eu tinha vindo de uma viagem pela Ligura, Cinque Terre, Rapallo, Portofinno, etc. :) Então já viu, as coisas ficam um pouco sem cor.
Do aquário eu não gostei, mas eu já sabia que não gostaria, fui porque estávamos com outro casal que queria ir. Vc acaba comparando com outras coisas que já viu, e eu mergulho, então fica pior ainda a comparação.

Realmente é uma escolha dificil esta de definir roteiro, acho que dormir em Como seria uma boa, ou então como eu falei, passa por Garda, as cidades são lindinhas tb e um pouco mais no caminho.

A sua primeira opção me pareceu melhor, se realmente vc quiser Como, senao faz Milao e segue de Alba direto para Garda/ Verona.

Não conheço nem Brescia, nem Bergamo.

Já fui duas vezes para Verona, e nas duas vezes fiquei quase o dia inteiro, digo chegando perto das 10/11h e saindo no final da tarde ou então após o jantar.

Sim, na maioria das vezes que calculei aluguel de carro pegando / devolvendo / pegando /devolvendo saiu bem mais caro que ficar o tempo todo com o carro. Acho que é só pensar nos estacionamentos nestas cidades que vc não terá problemas. Os hotéis geralmente já informam.

Não faca seu roteiro muito apertado em tempo de chegada nos lugares. Na Itália tem congestionamento mesmo nas auto-estradas, a regiao de Milao é famosa por isso.

Boa sorte!

PaulaBomfim Mensagens: 8
Qua Fev 26, 2014 4:07 pm
Adriana,

Você é nota MIL. Alias todos que me ajudaram são otimos.

Continuem mandando dicas, por favor!!!!

Toda e qualquer dica e informação é bem vinda.

obrigada!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Abr 15, 2014 8:23 am
Verona parece ser um ótimo lugar mesmo. Devo ir para Itália em agosto/setembro e inclui esse destino no roteiro. Achei melhor me hospedar na cidade do que fazer um bate e volta vindo de veneza, porque o custo dos hotéis em veneza é absurdo.





Booking.com

Voltar para “Itália”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio