Portugal: um país completo, com lindas regiões, culinária maravilhosa e povo acolhedor

Troca de informações sobre destinos em Portugal.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Abr 04, 2016 9:05 am
Imagem

Portugal é um país que oferece diversas facilidades ao turista brasileiro, pois está a pouco mais de 9 horas de viagem do Brasil e tem a facilidade da língua. Isso porque mesmo que você seja fluente em outro idioma, falar o português nos dá uma sensação de acolhimento. A culinária é muito boa e diversificada e os preços são menores do que os praticados no restante da Europa. Podemos constatar que mesmo com o euro a 6 reais os preços eram iguais, ou menores do que os praticados no Brasil.

Acabamos de retornar deste adorável país, onde passamos 17 dias rodando por diversas regiões e fazendo várias viagens dentro de uma, tamanha é a riqueza e a diversidade que Portugal oferece a seus visitantes. A população em geral é muito simpática, principalmente no interior. Mesmo em locais bem turísticos e muito movimentados, sempre fomos extremamente bem atendidos.

As rodovias são impecáveis e excelentes de dirigir. A maioria é duplicada e muito segura, seja de dia ou à noite. Durante nossas viagens não encontramos um único buraco sequer. Recomendamos, porém, a utilização de um bom GPS, que facilita os deslocamentos e permite encontrar o seu destino sem dificuldades.

O roteiro que fizemos incluiu 6 regiões/cidades diferentes:
- Porto: 3 noites.
- Interior do Douro: 3 noites.
- Serra da Estrela: 3 noites.
- Alto Alentejo: 1 noite.
- Baixo Alentejo: 3 noites.
- Lisboa: 4 noites.

Com um pouco mais de tempo teríamos esticado até o Algarve, mas como o objetivo era explorar os locais com calma optamos por estender a estadia em cada região/cidade e com isso aproveitar melhor o destino.

Nossa viagem começou pela cidade do Porto, um local charmoso e acolhedor, com um povo alegre e comunicativo. A escolha, neste caso, deve-se ao fato de ser o local mais distante do roteiro, de forma que ao final da jornada pudéssemos voltar ao Brasil por Lisboa.

A chegada em Portugal é muito tranquila. A ausência do visto e a facilidade de se comunicar em português tornou tudo ainda mais fácil. O Aeroporto do Porto é pequeno, mas muito organizado.

No Porto optamos por nos hospedar no Vila Galé Porto, um bom hotel, próximo ao centro e com uma boa estrutura de lazer e bom atendimento.

Imagem

Imagem

Imagem

A cidade oferece muitos passeios, desde jardins até monumentos. Dedicamos nossos dias basicamente a andar pela cidade, aproveitando ao máximo os dias de sol e céu azul que tivemos. Por ser uma cidade pequena é possível fazer praticamente tudo andando.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Visitamos também a famosa vinícola Graham's. Ela foi escolhida por ser uma das mais tradicionais e ter um tour atencioso e exclusivo.

Imagem

Imagem

Imagem

Durante os dias que estivemos em Porto fizemos os deslocamentos internos de táxi ou Uber, sendo este último em torno de 20% mais barato. Como a cidade é pequena os trajetos saiam em torno de 5 euros. Para quem quer otimizar o tempo, sugerimos que dê preferência ao carro.

Em seguidas alugamos um carro com a Sixt Rent A Car, referência em qualidade e atendimento na Europa, e fomos para o interior do Douro. No caminho conhecemos a adorável cidade de Guimarães.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa parte do país ficamos hospedados no maravilhoso Casa da Calçada - Relais & Châteaux, localizado na cidade de Amarante. O lugar é um charme, com atendimento perfeito e um clima acolhedor. Não poderíamos ter encontrado uma melhor hospedagem na região!

Imagem

Imagem

Além disso, no Casa da Calçada está instalado o restaurante Largo do Paço, recentemente eleito como o melhor restaurante 1 estrela Michelin da Europa. Experimentamos o menu degustação de 8 pratos e adoramos, foi uma inesquecível experiência gastronômica que combinou ao mesmo tempo sofisticação e fidelidade à culinária da região.

Imagem

Imagem

Imagem

As principais cidades no Douro, além de Amarante, são Pinhão, Peso da Régua e Lamego. Pinhão é bem pequena e na nossa opinião merece apenas uma visita rápida.

Imagem

Peso da Régua é uma cidade de porte médio, muito maior do que esperávamos. Vale a pena ser percorrida, mas o trânsito intenso destoa da tranquilidade dos vilarejos da região. Novamente, na nossa opinião, é uma localidade para se visitar rapidamente, com uma passagem pelo Museu do Douro.

Imagem

Imagem

Lamego, por sua vez, é encantadora, com um castelo interessante e o maravilhoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Se você estiver animado, sugerimos subir a enorme escadaria até a igreja, pois mesmo longa é um passeio muito agradável.

Imagem

Imagem

Imagem

No Douro selecionamos algumas das melhores vinícolas para conhecer e ficamos muito satisfeitos com a estrutura e o atendimento. Primeiramente fomos na tradicional Quinta do Crasto, que oferece tours individuais. Lá o visitante conhece não apenas o processo de fabricação como também degusta os deliciosos vinhos de maneira calma, em uma sala de jantar intimista e aconchegante.

Imagem

Imagem

Imagem

A Quinta do Vallado possui uma estrutura mais moderna e está bem próxima à cidade de Peso da Régua, o que pode ser um diferencial para quem passa apenas um dia na região. Além disso, o passeio é realizado em meio a lindas paisagens e a degustação pode ser acompanhada de uma tábua de frios.

Imagem

Imagem

Aproveitamentos também para almoçar no restaurante Conceitus da belíssima Quinta Nova N. S. do Carmo, com um delicioso menu degustação harmonizado com os vinhos produzidos na própria vinícola.

Imagem

Imagem

Nossa viagem prosseguiu para a Serra da Estrela, onde ficamos na Pousada Convento de Belmonte, localizada na cidade de Belmonte. O local está muito bem conservado, tem uma linda vista para a serra e diversos recantos charmosos onde é possível relaxar e com excelente atendimento.

Imagem

Imagem

Na Serra da Estrela degustamos seu maravilhoso e famoso queijo e conhecemos o Museu do Queijo.

Imagem

No museu e em conversa com chefs da região nos surpreendemos ao saber que de fato para eles a melhor forma de degustar um queijo da Serra da Estrela é esperando o mesmo curar e então cortar fatia triangulares, de forma a alcançar todas as camadas e texturas do queijo.

Foi-nos dito, também, que o ato de tirar a tampa do queijo e comê-lo como se fosse requeijão foi uma criação dos Lisboetas, mas que essa forma não é recomendada, pois expõe muito o queijo ao oxigênio que rapidamente deteriora suas qualidades.

Nessa região visitamos uma das mais bonitas cidades da viagem: Sortelha. Essa cidade ficou recentemente conhecida por ter sido palco do filme Meu passado me condena 2. Trata-se de um pequeno vilarejo todo em pedra. O ambiente bucólico e a tranquilidade do lugar tornam tudo ainda mais especial.

Imagem

Imagem

Imagem

Outra experiência fantástica foi subir a Serra da Estrela até o ponto mais alto do país. Lá em cima encontramos neve e pudemos aproveitar um pouco para brincar ao lado da estação de esqui.

Imagem

Em seguida ficamos uma noite na Pousada Mosteiro do Crato, situada no Alto Alentejo e integrante da exclusiva seleção Small Luxury Hotels of the World. O hotel é magnífico, em uma parte do edifício existe um museu administrado pelo município, e no restante está instalada a pousada. Hospedar-se em um prédio do século XV e com o conforto e exclusividade que oferecem, é mesmo um privilégio:

Imagem

Imagem

Fomos também para o Baixo Alentejo, onde nos hospedamos no Vila Galé Évora, um hotel inaugurado há menos de 1 ano e que já é um sucesso na região. Tudo nele está novo e a estrutura de lazer é excelente.

Imagem

Em uma das noites jantamos no restaurante Inevitável do Vila Galé Évora e gostamos muito dos pratos e do ambiente moderno.

Imagem

Nesta parte do país são muitas as cidades para se visitar, como Évora, Arraiolos e Monsaraz. De todas é Évora que demanda mais tempo, por ter muitas atrações. Passamos praticamente um dia inteiro por lá e consideramos esse o tempo necessário para fazer o tour sem pressa, mas recomendamos um carro na cidade, pois ela é relativamente grande, e os deslocamentos podem se tornar cansativos se feitos somente a pé.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Arraiolos e Monsaraz merecem uma visita rápida, não sendo necessário, na nossa opinião, dedicar um grande tempo a elas.

Imagem

Imagem

Por causa do elevado número de locais para conhecer, selecionamos somente uma vinícola, a Herdade do Rocim, e não nos arrependemos. O tour foi detalhista e privativo, realizado tanto dentro do fantástico e moderno edifício como na belíssima área exterior. Um projeto sustentável e focado na qualidade, tendo como resultado vinhos de altíssima qualidade.

Imagem

Imagem

Ainda na Herdade do Rocim aproveitamos para degustarmos um delicioso almoço, repleto de pratos típicos do Alentejo, devidamente harmonizados com vinhos da vinícola. Uma forma espetacular de concluir um passeio maravilhoso!

Imagem

Imagem

Nossa última parada foi em Lisboa, a capital do país. Uma cidade grande e vibrante, mas com um astral muito bom e com diversas atrações. Escolhemos ficar no exclusivo Hotel da Estrela, membro do Small Luxury Hotels of the World, com apenas 19 quartos, e com uma proposta diferenciada, com decoração focada na escola que o edifício abrigava. Tivemos uma ótima experiência!

Imagem

Imagem

Imagem

Nos dias que ficamos por lá aproveitamos para ir em Sintra, que fica a apenas 30 minutos de Lisboa e para Cascais, que encanta pela sua beleza e história.

Imagem

Imagem

Durante a nossa estadia na cidade resolvemos fazer os deslocamentos usando o Uber. O transito em Lisboa é muito intenso, o que demanda muita atenção, principalmente daqueles que ainda precisam acompanhar o GPS. Além disso, uma enorme dificuldade é encontrar vagas, estando as ruas sempre repletas.

Um dos dias aproveitamos para conhecer o centro histórico, que é bonito e bem conservado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por causa da proximidade da Páscoa a cidade estava bem cheia, mas nada que incomodasse. Inclusive, segundo os moradores locais, a altíssima temporada é no verão, principalmente em julho e agosto, quando as ruas são tomadas por turistas e aí sim fica difícil se locomover e conhecer suas atrações.

Em outro dia fomos até Belém conhecer a torre e passear pela região:

Imagem

Imagem

Dois locais nos surpreenderam na cidade. Primeiro o LX Factory, um polo gastronômico e de lojas descoladas próximo a Belém, que merece ser visitado.

Imagem

Outro lugar muito interessante foi o Time Out Mercado da Ribeira que reúne restaurantes de alto nível, mas com pratos a preços acessíveis. O único inconveniente foi encontrar uma cadeira, mas superada essa dificuldade, todo o restante foi maravilhoso:

Imagem

O nosso retorno ao Brasil foi pelo aeroporto de Aeroporto de Lisboa, que se mostrou um caos no momento do check-in. Por sorte chegamos 3 horas antes e não tivemos muitos problemas, mas não esperávamos encontrar uma situação tão ruim em um aeroporto na Europa. Apesar de tudo, nem de longe esse pequeno inconveniente diminuiu o brilho da nossa viagem.

A combinação dos destinos foi perfeita, pois tivemos a oportunidade de conhecer várias regiões diferentes. E tudo isso sem grandes deslocamentos, pois o país é pequeno e as estradas perfeitas. O número de dias foi adequado. Se pudéssemos, incluiríamos apenas uma noite a mais no Baixo Alentejo para conhecermos algumas outras cidades.

Após tantos dias de viagem podemos afirmar que nos apaixonamos por Portugal. Adoramos os hotéis, a culinária, as atrações e o povo português, que nos acolheu de forma carinhosa e atenciosa.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece Portugal? O que mais gostou? O que recomenda? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Seg Abr 04, 2016 10:10 am
Que viagem fantástica Hugo! :clap Adorei e fiquei surpreendida com a Serra da Estrela :o

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 04, 2016 10:15 am
Portugal foi um destino surpreendente. Muito melhor do que esperava. O país é lindo, a comida deliciosa e o povo muito acolhedor.

Patrícia, a Serra da Estrela é bonita mesmo. Pegamos um lindo dia lá, o que tornou tudo ainda melhor.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Abr 04, 2016 10:22 am
Só conheço Lisboa e gostei tanto que pretendo voltar. Agora com este post magnífico, a vontade bateu forte!

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 04, 2016 2:32 pm
Muito legal a matéria e as fotos. Fiz uma viagem parecida em 2013 e adorei. O país é barato, sem barreira do idioma, seguro, bonito e interessante.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Abr 05, 2016 6:20 am
Concordo, Portugal é realmente um país completo. Já visitei bastante coisa, mas ainda tem lugares lindos por conhecer.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Abr 05, 2016 11:20 am
Lindas as fotos e que máximo essa viagem!
Portugal é realmente muito atraente para nós por vários motivos, como citaram acima!

O que mais me apaixonei foi também a Serra da Estrela. Mas ficaria facilmente uns 15 dias por lá e ainda sim não conheceria tudo!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Abr 05, 2016 2:10 pm
Essa matéria me deu mais vontade ainda de retornar a Portugal. Tá no meu top 5 de países prediletos! A culinária, a simpatia do povo, as paisagens, a história... vale muito a pena.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Abr 05, 2016 4:53 pm
Um belo país, acessível e que ainda conheço pouco.





Booking.com

Voltar para “Portugal”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio