Copa do mundo 2014 no Brasil: Sucesso ou fracasso?

Troca de informações sobre destinos no Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Dom Abr 13, 2014 6:29 pm
Copa do mundo 2014 no Brasil: Sucesso ou fracasso?

O Brasil é o país do futebol e aguardou anos por esse momento: sediar novamente uma Copa do Mundo, o maior evento do futebol mundial. Receberemos centenas de milhares de visitantes estrangeiros e o mundo inteiro estará ligado na gente. Um evento que pode servir como vitrine para divulgarmos nosso país, cultura, belezas e costumes, mas será que estamos preparados? Será que seremos campeões dentro e fora do campo?

Em relação ao futebol, dentro das quatro linhas podemos dizer que jogaremos com 1 a mais. Nossa torcida entrará em campo e nossos jogadores jogarão com as pernas e o coração. Com certeza não é uma tarefa fácil, mas é importante fazermos bonito dentro de casa.

O evento irá gerar mais empregos e movimentará o comércio e o turismo. Nossa rede hoteleira está aumentando, ganharemos estádios bonitos e modernos e nossos aeroportos estão passando por grandes reformas para atender a demanda. Melhorias estas que ficarão após a Copa. Dando certo o mundo poderá conhecer um Brasil atraente e o nosso turismo poderá aumentar consideravelmente, movimentando nossa economia.

Nem tudo são flores. A verdade é que o Brasil é um país belíssimo, cheio de atrativos, mas também cheio de problemas, como todo país em desenvolvimento. Infelizmente uma Copa não se faz apenas com belas praias e um povo hospitaleiro.

Segurança, saúde e transporte são os principais fatores de preocupação. Será que nossos hospitais públicos estão preparados para receber essa quantidade de pessoas? E os aeroportos que estão um caos e não possuem infraestrutura para atender essa demanda? Nesse quesito estamos muito atrás dos países desenvolvidos e mesmo as obras que estão sendo feitas não darão conta de atender esse fluxo. Como ficará o trânsito, que já é terrível e um dos grandes problemas nas capitais, aumentando nessa escala o número de pessoas transitando? Será que o reforço na segurança irá conter os oportunistas que veem nos turistas alvos fáceis?

Não podemos deixar de citar também a falta de preparo para receber estrangeiros, seja em estabelecimentos ou atrações turísticas, com funcionários que sequer falam um inglês básico. Detalhes que poderiam fazer diferença como um cardápio e placas em inglês.

Isso sem falar na corrupção, obras atrasadas, descaso com dinheiro público e superfaturamento. Outro fator é o medo das manifestações populares que assombram o governo. Enfim, poderíamos ficar aqui por horas citando os possíveis fatores de um fracasso!

Sucesso ou fracasso? Isso só tempo dirá! Uma Copa bonita não quer dizer uma Copa sem problemas! Com certeza enfrentaremos muitos desafios, mas com a esperança que os aspectos positivos superem e amenizem os negativos. Nessas horas cada um pode fazer um pouco. Podemos entrar em campo dentro e fora dele.

Vamos nos preparar, nos informar, torcer, gritar, denunciar, reclamar e ajudar!

Quem sabe esse evento não resgatará alguns valores e não nos fará cantar ainda mais envaidecidos: "Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". Como bons brasileiros, temos que ter esperança e não desistir nunca!

Texto: Juliana Magalhães.

E você, acha que a Copa do Mundo será um sucesso ou um fracasso? Tem esperanças? Acha que pode contribuir? Mora em uma cidade sede? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 13, 2014 8:18 pm
Sinceramente? Podem me crucificar, mas eu torço para o Brasil ser logo eliminado e a vida voltar ao normal.

O Brasil ser ou não campeão do mundo de futebol não mudará a minha vida e de 99,99% da população em nada. Mas cada dia que a economia para, cada feriado, cada dia sem produzir gera um prejuízo da ordem de bilhões de dólares. Pelo menos na minha vida, o impacto é direto.

Ser campeão do mundo muda a vida do Neymar, não a minha. Eu acho que existem assuntos mais importantes que mereçam a atenção do país.

Isso sem falar que a Copa será usada como cortina de fumaça para que os escândalos políticos e econômicos do país, que não são poucos, sejam esquecidos.

Acho que o custo que essa Copa está tendo para o país supera todo legado que será deixado.

Eu me pergunto, se havia dinheiro para construir estádios faraônicos, por quê esse mesmo dinheiro nunca foi utilizado para obras de infraestrutura que o país tanto precisa e que realmente melhorariam a qualidade de vida do nosso povo?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Abr 13, 2014 8:25 pm
Minha opinião:
A imagem de um país, como destino para turistas, é fruto de diversos fatores, principalmente quando o turista que é o alvo (no bom sentido) da ação de divulgação, é do tipo que está acostumado a valorizar seu dinheiro e tem seu direito de consumidor respeitado...
Os problemas de segurança, infraestrutura, logística, tudo isto atrapalha, mas acredito que sejam coisas superáveis durante o evento.... se a Copa do Mundo fosse nos EUA, claro que os estrangeiros iriam esperando um nível de organização, que eles já têm...
Sendo num país como o Brasil, que fez tudo às pressa e mal feito.... eu acredito que o turista terá uma certa compreensão...
Claro, se na segurança não tivermos episódios tão midiáticos como nos últimos dias....
Mas.. tem uma coisa que, infelizmente, a Copa do Mundo no Brasil já é um imenso fracasso:
O total desrespeito ao turista com relação aos preços....
Hotéis com preços estratosféricos, restaurantes, taxistas, enfim, toda a logística, está encarando a Copa do Mundo como a primeira, única e última oportunidade de ganhar (seria melhor usarmos a palavra "roubar" ???) dinheiro...
Isto sim, eu acredito que será o grande legado negativo da Copa para os turistas...
Nós deveríamos aproveitar o evento para criar uma imagem (a par dos nossos problemas, que o mundo já conhece) de um país que respeita o turista e que vê no turismo uma forma de se ganhar dinheiro de forma decente e honesta...
Mas... a Rio+20 e a JMS já mostraram que nós só iremos colher aquilo que nós plantamos.. e infelizmente, a semente, do meu ponto de vista, é ruim...
Uma pena.... tantos recursos estão sendo direcionados para melhorar a cidade, recursos que fazem falta em outros setores, e no final, quem vai lucrar muito é a cadeia do turismo... no curto prazo.. no longo prazo... depois das Olimpíadas, não vejo o Brasil como uma nação com destino preferencial para turismo......
Culpa principal: não tanto pelos nossos governantes, mas muito mais pelos empresários que exploram (literalmente falando) o setor do turismo...

Avatar do usuário
Pairulito Mensagens: 231
Dom Abr 13, 2014 10:21 pm
Copa do mundo e eleições, não podia ser pior...se o Brasil ganhar é só alegria e as eleições vão ser daquele jeito...melhor perder a copa e ver se muda alguma coisa na política.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Abr 13, 2014 10:31 pm
Não acredito que se o Brasil ganhar a Copa isto vá ter fator decisivo...pode ajudar um pouco, se ganhar e atrapalhar um pouco mais se o Brasil perder...
Acho que as coisas vão depender mais da pauta que estiver na mídia... até porque "mudar alguma coisa na política" é mais fácil a galinha criar dente....as opções que se apresentam são o péssimo, o ruim e o menos pior...
Voltando ao tema turismo... acho que por uma parcela maior de culpa dos empresários gananciosos, outra boa dose de culpa de políticos corruptos (com o perdão da redundância), estamos perdendo uma oportunidade boa de alavancar a indústria do turismo... pena mesmo.. tanta grana investida, desviada e acho que isto não vai ajudar o turismo.. acho que vai mais é queimar a imagem do país lá fora.... uma pena mesmo...
Estamos jogando fora uma excelente fonte de empregos e divisas...
Nós não iríamos trazer turistas aqui para fazer compras.. isto nunca, mas poderíamos trazer para um local bonito, diverso, culturalmente mais rico que o Caribe... mas.. em termos de custo... fica léguas de distância...tudo muito caro por aqui...

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Abr 13, 2014 10:59 pm
Concordo com o Zardox. Ninguém virá ao Brasil esperando encontrar uma Alemanha em termos de estrutura e organização. Lá fora, o Brasil é conhecido positivamente pelo clima, as praias, a culinária... infelizmente isso não é explorado corretamente, tanto pelo governo como por parte dos empresários. Poderíamos ser campeões em ecoturismo, em cruzeiros marítimos, abençoados por uma costa super extensa... mas isso não se verifica na prática.

Mas não podemos nos esquecer que a copa já está aí, e para o bem e para o mal, é uma realidade inevitável. Quando confirmaram que o Brasil seria país-sede da Copa, nos idos de 2007, fui contra, disse que o país não estava preparado, que havia muitas outras prioridades. Mas ouvi poucas vozes dissonantes, até porque estávamos entrando no apogeu da popularidade do governo Lula, entrando na onda do "Brasil, país do futuro". Foi de uns 2 anos pra cá que eu comecei a ouvir reclamações mais expressivas contra a Copa. Mas aí já era tarde demais pra reclamar. Agora, ao invés de apelar para táticas "black blocs", a sociedade tem que tentar tirar o melhor proveito disso. Tentar passar a melhor imagem possível aos estrangeiros, gerando maior e melhor visibilidade ao Brasil. Se isso será possível, não sei, mas duvido que o governo permitirá um desastre para a imagem do país. Lembrem-se da súbita "pacificação" do RJ durante o Pan.

Também acho que algumas cidades estão visivelmente mais preparadas do que outras para sediar a copa. SP, por exemplo, está um verdadeiro desastre neste quesito, mas estive em Belo Horizonte no carnaval, inclusive visitei o Mineirão, e achei a cidade muito bem preparada, parecia até que já estava com um clima "pré-copa". No fim, acho que a Copa terá um saldo positivo para o Brasil em termos de visibilidade positiva no exterior. Pena que isso se dará às custas de superfaturamento das obras, exploração financeira, prejuízos à economia, etc.

E lembrem-se que em 2002 o Brasil ganhou a Copa e nem por isso o candidato governista ganhou a eleição daquele ano.

macsilvinho Mensagens: 186
Seg Abr 14, 2014 8:39 am
Ao ler o titulo do tópico ou matéria, como preferirem, eu esperava alguma novidade. "Só o tempo dirá" o mundo inteiro já sabe e nós sabemos que não será uma maravilha nem trará benefícios para o povo brasileiro. "Aquele povo" que jamais perde a chance de se beneficiar, sim, forrará as cuecas e calcinhas! Isso todos nós também já sabemos...

Avatar do usuário
Anselmo Mensagens: 874
Seg Abr 14, 2014 9:15 am
Hoje cedo estava ouvindo o presidente dos comerciários na CBN, e para este grupo de profissionais a Copa será um grande desastre. Não imaginem que será de fartura para o Brasil, será de apenas alguns setores. Se a cada jogo as cidades sede tiverem decretado feriado municipal como já vem sendo anunciado, ira levar alguns comerciantes a falência, os pequenos principalmente. Imaginem quantos dias parados em um so mês para podermos ver o prejuízo.

O cara não tinha muitas idéias de como poder reverter este quadro, já que o transporte público e a mobilidade urbana são um caos, e irão parar a cidade principalmente próximo aos estádios e acessos aos estádios dos jogos.

Infelizmente nosso país ira perder mais do que ganhar. Já é certo que após a Copa terminar haverá um monte de gente endividado, vendendo os bens para poder sobreviver.. No ramo imobiliário isto já é certo, maiores ofertas de imóveis com preços baixos, menor concessão de crédito pela inadimplencia com os bancos.

Resta somente aguardar e ver o que nos espera desta maravilha que o País nos reserva! E assim como o Fábio disse, espero que o Brasil saia o quanto antes da Copa, assim poderemos voltar a nossa vida normal.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Abr 14, 2014 9:16 am
Realmente... para acabar com a corrupção no Brasil, temos que voltar à idade/tempo dos índios... todo mundo nú!!!!!!!!!!!!!....rsrsrs..

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Abr 14, 2014 9:21 am
Anselmo...
Isto é algum trecho retirado do Armagedon ???? :lol: :lol: :lol:





Booking.com

Voltar para “Destinos - Brasil”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio