Conheça o Planetário do Rio de Janeiro

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Jul 19, 2011 4:25 pm
Conheça o Planetário do Rio de Janeiro

Para quem adora cosmologia e astronomia a visita ao Planetário é sempre um ótimo passeio. Na minha última visita ao
Rio de Janeiro decidi visitá-lo. O planetário do Rio fica na Gávea, Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, pertinho da PUC.

Imagem

Pude perceber que o planetário tem suas limitações e está mais focado para excursões escolares do que propriamente amantes da astronomia. Mas como no Brasil o investimento em divulgação científica é baixo, precisamos aproveitar o pouco que dispomos.

O horário de funcionamento para visitas é de segunda á sexta em horário comercial com o custo de RS 8,00 a entrada, moradores da cidade ganham desconto. Aos finais de semana e feriados existem sessões especiais na Cúpula Carl Sagan com o custo de R$ 8,00 (meia entrada) e R$ 16,00 inteira. Essas sessões contemplam projeções do espaço graças um planetário óptico de última geração. Confira a programação em: http://www.planetariodorio.com.br/index.php?view=categoryevents&id=10%3Asessoes-de-cupula&option=com_eventlist&Itemid=128

Imagem

Além da cúpula é possível experimentar outras ferramentas interativas como os simuladores de peso e massa dos planetas, o entendimento das órbitas celestes e vídeos das missões da Nasa.

Imagem

Ao subir os andares do complexo o visitante tem a oportunidade de entender como surgiu o Universo, a origem das estrelas e planetas, como o Cosmo formatou a vida no nosso planeta e a sua evolução.

Imagem
No último andar pude acompanhar a vida e obra de Galileu Galilei e a sua saga como observador do Universo e co-criador do telescópio.

Imagem

Além das exposições, existem apresentações artísticas (Astros em Cena) a próxima será a Ed Motta. Caso você queira é possível locar o local para festas de aniversário ou eventos. http://www.planetariodorio.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=14&Itemid=315

Fica a dica para um passeio diferente e instrutivo. Não deixe de levar a sua família ou seu filho ao menos uma vez na vida para um Planetário. :geek: Como diria Carl Sagan "Nós somos uma maneira do Cosmos se entender". :ugeek:

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jul 19, 2011 9:40 pm
A última vez que fui lá deve ter uns 15 anos. Época de escola, não me lembro de nada. Preciso voltar lá!

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Out 23, 2012 9:52 am
Local muito interessante tanto para adultos quanto para crianças. É bem interativo. Tem estacionamento interno gratuito e o ingresso é super barato.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
Bruno Mensagens: 668
Dom Jun 02, 2013 6:50 pm
Então está na hora de voltar, hoje em dia temos algumas modificações em nosso sistema solar ;-)
Plutão virou estrela e deixou de ser planeta, confere? rsrs :o

http://fdv.im/BrunoUnger" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jun 03, 2013 3:00 pm
Nããão!!!

A União Astronômica Internacional mudou o status de Plutão para "Planeta Anão". Foi rebaixado!

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Jun 04, 2013 10:45 am
Resta saber se o Planetáro já está a par desta mudança.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
CodeRJ Mensagens: 2323
Ter Jun 04, 2013 1:54 pm
Acho que nunca fui ao Planetário do Rio.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jun 04, 2013 1:58 pm
Eu fui... com a escola. Uns 20 anos atrás.

Patricia Mensagens: 2384
Sex Set 25, 2015 7:01 pm
Estive no planetário 2 semanas atrás e recomendo demais para as crianças. A visita guiada está muito boa, a área da "nave" fantástica e também gostei do vídeo. Tinha uns 10 anos que não entrava lá. Achei demais!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio