Re: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (GIG)

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Nishan Mensagens: 1627
Qui Set 20, 2012 8:16 pm
E daí que isso ocorre em outros países ?

Você depende do turismo para movimentar a sua economia, irá sediar 2 grandes eventos esportivos nos próximos anos e ainda assim age de uma forma retrógrada de que "os que vêm de fora que se virem".

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Set 22, 2012 12:28 am
Você contrata uma pessoa para trabalhar em um local onde tenha que lidar com gente do mundo inteiro e quer saber a lógica dele saber se comunicar com as pessoas ?? Não importa se o cargo/função dele exija um nível tal de instrução, ele tem que ser preparado pela empresa que o contrata para exercer corretamente a sua função dentro do local de trabalho.

Já vi muitos estrangeiros fazendo o que não podiam dentro do aeroporto e a segurança só restava ficar rindo para eles falando em português falando que isso não podia fazer. Resultado ? Os estrangeiros não entendiam o que era dito e continuavam a entrar e sair da área segura (desembarque internacional). Tudo isso porque o terceirizado que está ali lidando com o público, não sabe se comunicar com a maioria de pessoas que frequenta aquela área.

Durante a Copa e Olímpiadas podem colocar até professor de curso de inglês ali. No dia a dia cada um se vire como puder.

O turista tem que saber como se portar e quem trabalha no local deve ter o mínimo de noção para indicar ao mesmo um local onde ele possa se informar. Fazer sinalzinho de "thumbs down" e abrir os braços mostra a total FALTA de responsabilidade de quem administra e lucra em um negócio desses.

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Set 22, 2012 1:34 pm
Eu discordo totalmente do que você escreveu Nando. O que para você significa ofensa ou rebaixamento do país para com o turista estrangeiro, eu considero como algo totalmente normal e natural. Infelizmente aqui neste país há muita gente que segue a mesma linha de raciocínio que você tem e espera que o outro se adapte a você que você procurar entender as dificuldades e necessidades dos outros. É a velha história da atendente da farmácia ou caixa do restaurante do aeroporto ou de uma área turística daqui que atende um estrangeiro e diz que não tem a obrigação de saber o que ele está falando. Realmente ela não tem a obrigação e culpa por não saber outro idioma além do português, o culpado é que de quem a contratou para estar lá sem esta mínima qualificação e não se interessa em aprimorar o conhecimento dela para prestar um melhor atendimento. "Do jeito que está, tá bom".

Infelizmente muita gente possui este pensamento retrógrado que você tem e devido a isso, muitas oportunidades são perdidas. Conhecer o turista e saber o que ele deseja não é humilhação para ninguém. Saber se comunicar com ele, é o mínimo que se espera em um aeroporto internacional. Não adianta você despejar o seu rosário de lágrimas em relação aos impostos cobrados as empresas como esta sendo desculpa por não preparar melhor o trabalhador. Tanto a Infraero como essas empresas terceirizadas de fechadas estão mais preocupadas em faturar do que prestar um atendimento de qualidade a nós clientes (passageiros). Enquanto isso você se vira por aqui na base do jeitinho.

A discussão do visto não tem a ver com o que eu escrevi aqui. O Brasil tem total direito de se utilizar da política de reciprocidade quanto isto. E eu sou totalmente a favor.


Gostaria de saber de onde você tirou essa idéia estapafúrdia de que colocando alguém falando inglês poderia gerar uma relação "desfavorável" ao Brasil pq a maioria dos que vem para cá falam espanhol e não inglês. Desculpe, mas essa foi para rir.


Lembre-se de uma coisa: inglês é idioma universal nos dias de hoje, goste vocÊ ou não. Se você trabalha no mercado de turismo, lidando com gente de fora todos os dias, o mínimo que se espera é que você saiba o mínimo para se comunicar com essas pessoas. E por menor que seja o seu cargo e por mais simples que seja a sua função, isso não é justificativa para você e a empresa que te contrata lavarem as mãos. Se cada um fizer a sua parte, todos ganham.

Na Coréia do Sul e no Chile incentivaram o ensino do inglês desde cedo na população e agora vemos os resultados. Não é vergonha nenhuma aprender outra língua e saber se comunicar com quem vem de fora. Para mim é estupidez essa idéia de "revoltadinho" de mandar as pessoas se virarem porque "esta é a minha casa e aqui falo o que eu quero. Os outros que se adaptem a mim".

RABUGENTO Mensagens: 1902
Sáb Set 22, 2012 1:38 pm
Vou estudar mandarim.

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Set 22, 2012 2:19 pm
Não seria má idéia.

RABUGENTO Mensagens: 1902
Sáb Set 22, 2012 2:21 pm
Mensagens chegaram ao mesmo tempo por isso quero esclarecer que se eu estudar mandarim, não será para atender os chineses aqui, será para usar lá se um dia eu aparecer no extremo oriente que não me atrai tanto.

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Set 22, 2012 5:03 pm
Estupidez para mim é querer que o turista se vire e depois querer saber porque o país tal e a cidade tal lucram muito mais com o turismo enquanto aqui ficamos nesta situação.

Aprender um idioma, além de lhe aumentar o seu conhecimento lhe ajuda em sua vida profissional. Engraçado é que na própria Europa muitos (idosos e jovens) tem noção e falam um pouco inglês, especialmente em locais e áreas de grande circulação de turistas.

As coisas mudaram e a própria França e Europa em geral está aprendendo a engolir o orgulho e se adaptar a realidade. Discursinho de complexo de vira lata é muito bonitinho pra arrancar aplausos de meia dúzia de ignorantes. Quem quer ganhar dinheiro e não ficar fechado dentro do seu mundinho sabe o que faz.

Você tem o seu pensamento nando e eu tenho o meu. Você acha que atender melhor o turista é síndrome de vira lata e eu acho que isso é o mínimo que se espera de quem trabalha em um aeroporto internacional que recebe gente do mundo inteiro.

Infelizmente no setor de turismo do Brasil ainda há muita gente com o pensamento atrasado como o seu. Fazer o quê. São oportunidades, empregos e dinheiro que deixa de ser gerado. Enquanto isso, o mundo segue em frente.

RABUGENTO Mensagens: 1902
Sáb Set 22, 2012 6:16 pm
Nishan,

Você esteve em Londres durante as Olimpíadas?

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Set 22, 2012 7:52 pm
Você está deturpando totalmente o que eu escrevo ou não sabe interpretar um texto. Gostaria de saber em tudo o que eu escrevi, onde eu digo que turista tem que ser "paparicado". Tratar bem e corretamente um turista não significa paparicá-lo. O meu questionamento aqui e que pelo visto você prefere não entender é que para um atendimento mais prático e ágil é fundamental que as pessoas que lidem com este tipo de público saibam se comunicar ou tenham ao menos uma noção de idioma estrangeiro para por atendê-los. Isso não é paparicar ninguém, isso é o MÍNIMO necessário na minha opinião. Da forma que vocÊ escreve, é preferível a cada dia as pessoas se comunicarem por mímica ou por jeito que aí no final "se tudo der certo", todo mundo se entende. Há uma diferença entre paparicar alguém e SER profissional, meu caro.

Essa outra que vocÊ soltou sobre de mim "ao contrário do que eu tento passar". Ao contrário o quê ?? Onde eu disse que a França não recebe muitos turistas ? Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo e amplamente conhecida por isso mesmo o que você disse a respeito do trato com os turistas. Muita gente dizia que se fosse pedir informação a uma pessoa em Paris falando inglês, ela simplesmente virava a cara pra você. Pode ser que para você isso seja um sentimento de não se subjugar a alguém. Para mim, isso não passa de falta de educação mesmo. Só lembrando que os franceses não são um primor de simpatia.

Para você, falar a língua do turista que gasta dinheiro no país é se subjugar a ele. Sendo assim, os argentino e uruguaios que me atenderam quando viajei a Buenos Aires e Montevideo se subjugaram a mim e aos demais brasileiros que viajavam por lá ?? Ou eles usaram a cabeça e perceberam que aprendendo português, conseguiriam atender melhor os turistas que vem daqui e fazer com que eles gastasse mais ??

Eu não sei de onde você tirou essa idéia de "babá poliglota". Com certeza, de mim é que não é. Ter funcionários em um AEROPORTO INTERNACIONAL que saibam se comunicar com turistas ao menos em inglês ou espanhol, para mim é o BÁSICO. Isto não é nenhum favor que você faz ao estrangeiro que vem pra cá. É o mínimo que se espera de um lugar que lida com este tipo de público todos os dias. Mas, como disse antes, pessoas com pensamento atrasado acham que isso é uma afronta ao orgulho nacional, subjugação ao estrangeiro e outras coisas.
Em Roma os atendentes das lanchonetes e lojas de Fiumicino falaram em inglês comigo. Seriam então esses os primeiros europeus que se subjugam a um turista latino-americano como eu ??

Realmente eu não entendi essa sua de "babá poliglota". Eu sempre defendo um tratamento diferente ao turista do que é dispensado aqui no Brasil. Parece que por causa de uma série de deficiências, a começar pelo idioma que você tanto criminaliza, as pessoas tentam compensar paparicando em demasia o turista. Atender bem não significa paparicar ninguém. Basta ser profissional. E ser profissional neste ramo da economia significa saber se comunicar com o turista que vem aqui gastar. Se ele souber um pouco de português, ótimo. Caso não saiba, você com um pouco de inglês que aprendeu, poderá saber o que ele quer e vender o que ele quer ou serví-lo melhor.

Leia novamente o que eu escrevi antes de ficar tomando conclusões erradas e precipitadas.

Nishan Mensagens: 1627
Sáb Set 22, 2012 8:42 pm
Eu também não vou mais me alongar no assunto. Você não entendeu o que eu escrevi e vem falar de paparicagem e coisas que o turista procura .

Passar bem.





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio