20 passeios gratuitos e imperdíveis ao ar livre e junto à natureza no Rio de Janeiro

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qui Mar 20, 2014 8:18 am
Imagem

Que o Rio de Janeiro é lindo e cheio de encantos todos já sabem. Aproveitá-lo em sua plenitude, com programas ao ar livre e junto a natureza é melhor ainda. Listamos aqui 20 programas imperdíveis para desfrutar o que de melhor a Cidade Maravilhosa tem à oferecer a seus moradores e visitantes! Vamos conferir?

1. Pôr do sol na pedra do Arpoador

Que o pôr do sol é um dos mais belos espetáculos na natureza todos nós já sabemos. Agora imagina assisti-lo em cima da Pedra do Arpoador com uma vista panorâmica das praias de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos. Tanto para turistas, quanto para moradores da cidade, assistir ao pôr do sol no Arpoador é um excelente programa para o final do dia. Aproveite e dê um passeio pelas pedras, pois o caminho é de fácil acesso de lá a vista é linda em todos os lugares!

2. Mirante do Leblon

O Mirante do Leblon está localizado no final do bairro do Leblon, mas precisamente no início da subida da Av. Niemeyer. De lá você terá uma bela vista da praia do Leblon, de Ipanema e das pedras do Arpoador bem ao fundo. De quebra você ainda consegue ver o Cristo Redentor. Vale a pena caminhar até lá, apreciar a paisagens e sentar em um dos quiosques para beber uma água de coco gelada. É um programa tipicamente carioca.

3. Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados por turistas e moradores do Rio de Janeiro é a famosa Lagoa Rodrigo de Freitas. Com 7,4 quilômetros de extensão a lagoa impressiona e encanta a todos, de dia ou à noite. Só do alto que é possível ter uma noção da sua real dimensão e beleza. É nela que todos os anos é montada a Árvore de Natal mais famosa da cidade. Ela é gigantesca e quando iluminada fica belíssima. Sua inauguração atrai milhares de pessoas ao local e mesmo depois de inaugurada é grande a quantidade diária de pessoas, ambulantes e carros que vão até lá vê-la. Um programa para família, para namorar, andar de pedalinho ou para praticar exercícios, seja ele na ciclovia ou na água. Com certeza uma parada obrigatória para quem está na cidade!

4. Parque da Catacumba

Situado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, o parque passa quase que despercebido por muitos cariocas e visitantes. Trata-se de uma unidade de conservação ambiental e possui uma trilha de cerca de 30 minutos de duração que leva ao mirante Sacopã e Pedra do Urubu de onde se tem uma linda vista para Lagoa, Corcovado e Pedra da Gávea. Na parte baixa do parque há cerca de 30 belas esculturas para apreciação. Dentro do parque localiza-se também o Lagoa Aventuras com uma série de atividades, pagas, tais como: tirolesa, rapel, arvorismo e rapel. Clique aqui para mais informações.

5. Parque do Penhasco Dois Irmãos

Se tem um lugar lindo e que merece a visita de turistas e moradores é o Penhasco Dois Irmãos, no Leblon. De lá você terá uma vista maravilhosa, de 360 graus, para as mais belas paisagens cariocas, tais como: Leblon, Ipanema, São Conrado, e o Cristo Redentor ao longe. O local é agradável, lindo e não costuma ficar cheio. Escolha um dia de sol, sem nuvens, para curtir o visual e tirar lindas fotos.

6. Parque Lage

Passar um dia no Parque Lage é um dos passeios mais completos e agradáveis que você pode fazer no Rio de Janeiro. Localizado entre o Corcovado e o Jardim Botânico, o parque possui uma vasta área com muita natureza, lagos, áreas para piqueniques e até mesmo opções de trilhas que levam ao Corcovado. O parque se encontra em ótimo estado de conservação e possui segurança e infraestrutura para receber seus visitantes. Tomar um café da manhã no Café du Lage, no interior do parque, é um dos programas mais tradicionais e concorridos nos finais de semana de sol na Cidade Maravilhosa. Vale a pena conferir!

7. Cachoeiras do horto

No auge do verão, Rio 40 graus, nada melhor do que um banho com água bem gelada para se refrescar e repor as energias, certo?
Nesse caso o horto florestal é a melhor pedida. Conhecido pelas suas lindas cachoeiras, ainda não muito conhecidas pelos turistas que visitam a Cidade Maravilhosa, esse paraíso, no meio da zona sul da cidade, é uma excelente opção para os que desejam fugir das praias lotadas. As trilhas possuem grau de dificuldade diferenciado, sendo a maioria com fácil acesso. As principais cachoeiras são: cachoeira da gruta, cachoeira do quebra e a cachoeira do chuveiro. Com certeza um programa diferente, refrescante e cheio de surpresas em meio à natureza.

9. Floresta da Tijuca

A floresta faz parte do Parque Nacional da Tijuca, uma enorme área verde no meio da cidade. Passar um dia aproveitando um lugar fresco e em contato direto com a natureza é extremamente prazeroso e perfeito para quem quer fugir do calor da cidade. Há opções de passeios para aventureiros como trilhas para cachoeiras, e programas familiares como piqueniques e churrascos em lugares apropriados do parque. Pode-se chegar à floresta por vários acessos, como pelo bairro Tijuca ou pelo Jardim Botânico.

8. Vista Chinesa

Localizada na Floresta da Tijuca, mas precisamente no Parque Nacional da Tijuca, a Vista Chinesa atrai turistas e cariocas o ano todo, sendo um dos pontos turísticos mais visitados do Rio. Difícil é não se encantar pela vista panorâmica: Pão de Açúcar, Lagoa, praias e o imponente Cristo Redentor. Para onde quer que você olhe, a vista é incrível! Seja para os amantes da natureza e de uma bela paisagem ou dos esportistas de plantão, que chegam até lá correndo, de bicicleta, skate ou através de trilhas. O mirante é um ótimo passeio!

10. Pedra Bonita

A Pedra Bonita faz parte do Parque Nacional da Tijuca, possui 696 metros de altura máxima e situa-se na Zona Oeste da cidade, entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. A pedra é mundialmente conhecida por sua rampa de voo livre, de onde saem asas-deltas e parapentes para aterrissar na Praia do Pepino em São Conrado, sendo considerado um dos voos mais bonitos no mundo nessas modalidades. Há opção de chegar ao topo através de uma trilha, que é relativamente fácil, apesar de íngreme, podendo ser feita sem grandes dificuldades por qualquer pessoa. Para chegar até o topo demora-se em média 30 minutos e a vista é incrível. Pode-se ver a Floresta da Tijuca, Pedra da Gávea, Zona Oeste, grande parte da Zona Sul e ficar na arquibancada assistindo os voos!

11. Parque da cidade

O parque está localizado na Gávea, em uma enorme área de preservação ambiental, com 470 mil metros quadrados chegando até as proximidades do Parque Nacional da Tijuca. A área possui mata fechada, jardins floridos e um lindo córrego! O lugar é ideal para um piquenique em um dia de céu azul. Vale ressaltar que nele fica localizado o Museu Histórico da Cidade, um programa 2 em 1 imperdível!

12. Quinta da Boa Vista

O imponente parque situado em uma área de 155 mil metros quadrados em São Cristóvão é um enorme atrativo da cidade. A natureza é predominante. Os jardins, por onde a antiga realeza passeava é romântico e inspirador. As opções de lazer são as mais variadas principalmente nos dias ensolarados: pedalinho, caiaque, quadras de futebol, ciclovia para corrida, caminhadas e ciclismo. As cavernas artificiais são uma atração à parte! No mesmo local encontra-se também o Museu Nacional de História Natural e o Zoológico do Rio de Janeiro. Apesar de não ser um dos principais pontos turísticos da cidade, o local conta com muitos atrativos e pode ser uma opção diferente de lazer para moradores e visitantes.

13. Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra à beira mar do mundo, com 842 metros. A vista é considerada pela maioria como a mais espetacular da cidade. Do seu topo avistamos o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado, a Pedra Bonita, as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói e a Barra da Tijuca. A trilha para chegar ao topo é pesada e não aconselhável para iniciantes e sedentários. Demora-se de 2 a 4 horas para subir e o ponto mais crítico é no final da trilha, a escalada da carrasqueira, uma parede de pedras quase reta com aproximadamente 30 metros de altura. O esforço é extremamente gratificante. A vista é indescritível!

14. Trilha do Pão de Açúcar

Uma ótima maneira de se conhecer o tão famoso e lindo Pão de Açúcar. A trilha se inicia dentro da Pista Claudio Coutinho (na Urca, no final da Praia Vermelha, aberta entre 6 horas e 18 horas), onde existe uma placa indicando o início da Trilha da Urca. Ela é bem demarcada, sinalizada e sem muito esforço você consegue chegar em torno de 40 minutos. Quando se chega, pode-se descansar os olhos apreciando a Baía de Guanabara de um lado e a Praia Vermelha de outro.

15. Pista Claudio Coutinho

A pista, localizada na Urca, no final da Praia Vermelha, é também conhecida pelo nome Caminho do Bem-te-Vi e possui 1,25 quilômetros de extensão. De um lado o azul do mar. Do outro o Morro da Urca. E em todo trajeto uma linda vegetação com árvores que fazem este uma ótima opção de passeio durante o dia. Alguns animais como pássaros e micos fazem o percurso ainda mais agradável. A título de curiosidade, a pista possui esse nome em homenagem ao ex-treinador da seleção brasileira de futebol, Claudio Coutinho.

16. Mirante do Pasmado

Um lugar pouco conhecido até mesmo pelos cariocas, o Mirante do Pasmado, possui uma vista exuberante da enseada de Botafogo (Baía de Guanabara) e do Morro da Urca. Arborizado e bem agradável de ser visitado tanto de dia, quanto à noite, possui dois quiosques para quem quiser aproveitar para fazer um lanche, enquanto admira o visual. Seu acesso se dá por cima do Túnel Pasmado em Botafogo.

17. Parque Eduardo Guinle

Conhecido popularmente como Parque Guinle, esse agradável parque é bastante visitado por famílias e bom para se fazer piquenique, ou apenas descansar em um lugar calmo e arborizado no bairro das Laranjeiras. Seu acesso se dá por um imponente portão com duas estátuas de leões parecendo guardiões do local e logo de encontra um lago com patos passeando.

18. Bosque da Barra

Situado na Zona Oeste, o Bosque da Barra é um bom programa para todos os dias! Cotidianamente pessoas vão ao parque caminhar, correr ou pedalar de bicicleta. É uma unidade de conservação com o objetivo de se preservar remanescentes de vegetação e da fauna que se existia no local. Possui um grande lago e é comum se encontrar animais de pequeno porte na área. Piqueniques são muito bem-vindos, pois o parque não oferece ao visitante infraestrutura para lanches.

19. Parque do Palácio do Catete

Um bonito parque e muito agradável para se fazer caminhadas, relaxar ou ler um bom livro. Nos finais de semana fica cheio de crianças, pois ele possui brinquedos para serem aproveitados por elas. Localizado no bairro do Catete, ao lado do Palácio do Catete, possui duas entradas, uma pela Rua do Catete e a outra pela Praia do Flamengo.

20. Praias do Rio

A cidade do Rio de Janeiro é privilegiada por suas belas praias e não é clichê de música “Do Leme ao Pontal, não há nada Igual... no mundo”, pois realmente é maravilhosa! Aos visitantes, estar no Rio de Janeiro e não conhecer a famosa praia de Copacabana é algo quase proibido de se fazer! As outras praias como Leme, Arpoador, Ipanema, Leblon, Joatinga, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha e Reserva são as praias que normalmente mais se encontram próprias para o mergulho e ainda disputam na beleza. Ufa, quantas opções! Agora não faltam motivos para você desvendar a cidade.

Planeje sua viagem pelo Brasil

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Bom passeio!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mar 20, 2014 9:45 am
Viva a Cidade Maravilhosa e seus encantos!
Como eu amo esse lugar! Olha, conheço cada um desses lugares e como uma amante da natureza, adoro todos!

E parabéns pela matéria! muitos turistas vem pro Rio e não conhecem a maioria deles! Todos são imperdíveis e o melhor, gratuitos!

Ernesto Mensagens: 40
Qui Mar 20, 2014 11:01 am
Amatéria é bem interessante, mas acho que ficaram faltando as dicas de como chegar, especialmente de metro e onibus nestes lugares.

Patricia Mensagens: 2384
Qui Mar 20, 2014 11:03 am
Ótimas dicas! O Parque do Penhasco Dois Irmãos eu ainda não conheço, mas preciso marcar logo uma visita!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 20, 2014 11:58 am
O Centro do Rio tem bons museus para se conhecer... tem alguns centros culturais (CCBB, Justiça Federal, etc)...
Temos o Aterro do Flamengo... a Urca....
E lá para os lados da Barra de Guaratiba temos um local incrível: o sítio do Burle Max...o local é lindíssimo... já tem uns 10 anos que não vou lá, mas a ultima vez que fui, por motivos profissionais, ao invés de ficar 30 minutos, fiquei 6 horas vendo as espécies exóticas que têm por lá...
Se tiver com um pouquinho mais de disposição, ki, do outro lado da "poça", em Nicti City, temos o Parque da Cidade, onde tem a rampa de lançamento para esportes radicais-voo livre, e a praia de Camboinhas... para quem tem crianças pequenas, a praia de Itaipu, mas esta tem um pouco de farofada... mas o mar é calminho...
Ah... e temos o MAC... sempre dando a impressão que vai decolar rumo ao espaço infinito e além .....

Patricia Mensagens: 2384
Qui Mar 20, 2014 12:00 pm
Oi zardox, obrigada pelas dicas! Esse sítio do Burle Max tem entrada franca?

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 20, 2014 12:26 pm
R$ 10,00... de terça à sábado...
As visitas começam às 09:30 ou 13:30 horas.. duram, em média, 1:30 horas.. são visitas guiadas...
Vc tem que ligar para agendar: Tel. 2410-1412.
Pesquisa no Google "sitio burle max" e entra lá no blog, pois eu não consigo copiar o link..
O local é lindo... vale a pena...

Patricia Mensagens: 2384
Qui Mar 20, 2014 1:10 pm
Muito obrigada!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Ajudante Mensagens: 18088
Qui Mar 20, 2014 5:57 pm
Olá Ernesto,

O intuito dessa matéria não é entrar em detalhes, apenas mostrar 20 passeios imperdíveis na cidade. Algumas das opções citadas têm matérias detalhadas sobre como chegar nelas.

SOLDADORJ Mensagens: 2314
Sáb Mar 22, 2014 8:10 pm
A maioria desses passeios citados estão em parques, áreas verdes, APA e não é cobrado entrada. O centro do Rio também oferece muitas opções gratuitas como os Centros Culturais da Caixa, Banco do Brasil, Justiça Federal, Igrejas, conventos, museus entre outros atrativos.





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio