Final de semana no Rio de Janeiro: Santa Teresa, o charmoso bairro carioca

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Set 27, 2014 8:42 pm
Imagem

O bairro de Santa Teresa é o maior reduto boêmio da cidade do Rio de Janeiro. Situado em uma posição central, permite fácil e rápido acesso a diversas atrações cariocas. Suas ruas estreitas chegam a assustar os motoristas desavisados. Em alguns momentos é necessário esperar a passagem de outros veículos ou até mesmo voltar um pouco o carro até um ponto mais largo da via, mas tudo isso é um dos charmes desse bairro, que tradicionalmente reúne artistas, intelectuais e moradores que se recusam a deixar esse recanto de sossego em meio à correria do Rio de Janeiro.

A paralisação do tradicional bondinho em 2011 trouxe muitos prejuízos para o comércio local e, segundo relatos, o fluxo de turistas chegou a reduzir em até 70% desde então. Esta situação não chega a ser um problema para os hotéis e restaurantes mais tradicionais, que atraem clientes de todos os lugares do mundo, mas afetou diretamente os pequenos estabelecimentos que dependem do fluxo de pessoas.

Atualmente os trilhos do bondinho estão sendo reformados e as obras se estendem por várias ruas. Tanto os pedestres como os carros devem ter cuidado redobrado, já que diversos trechos estão interditados e em outros os veículos transitam em meia pista.

Mesmo assim, entre os casarões históricos, ruas estreitas e o ambiente boêmio é sempre possível escutar línguas estrangeiras, que valorizam não apenas a beleza do lugar, mas também a tradição e culinária de um dos bairros mais antigos da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por ser um bairro central, em pouco mais de 20 minutos você chega à praia de Ipanema.

Imagem

Hospedagem

Para hospedagem recomendamos o Hotel Santa Teresa, membro da renomada chancela Relais Châteaux, que reúne alguns dos mais charmosos hotéis do mundo. Trata-se de um verdadeiro oásis, que reúne aconchego, tratamento diferenciado, sossego e tranquilidade em pleno Rio de Janeiro. É como se hospedar na serra fluminense com vista para o mar.

Site: http://www.santa-teresa-hotel.com

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Restaurantes

A gastronomia também é outro ponto forte da região e é impossível não se deliciar em alguns dos inúmeros restaurantes deste agradável bairro.

O restaurante Aprazível possui vista maravilhosa do centro da cidade e da Baía de Guanabara e serve deliciosos pratos. Com perfil inovador, vêm ao longo dos anos investindo na produção de rótulos próprios de cerveja, vinhos e cachaças, como forma de garantir que seus clientes sempre tenham acesso aos melhores produtos.

Site: http://www.aprazivel.com.br

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Espírito Santa figura como um dos únicos restaurantes com culinária brasileira com enfoque amazonense e nordestino da cidade. Os pratos são não apenas maravilhosos, como surpreendentes. O menu degustação é uma verdadeira experiência gastronômica, que a cada momento descortina novos sabores aos clientes.

Site: http://www.espiritosanta.com.br

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O restaurante Santa Arte oferece uma culinária de alto nível, por preços extremamente acessíveis. O charme e beleza, em conjunto com os deliciosos pratos, transformam qualquer passeio em um verdadeiro evento.

Site: http://santaarterestaurante.blogspot.com

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Passar um final de semana no bairro de Santa Teresa foi apenas o suficiente para termos a certeza de que em breve voltaremos. Desde a charmosa hospedagem até a excelente culinária, deixam claro que este é um recanto que merece, e muito, ser explorado com calma e sossego.

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece Santa Teresa? O que mais gostou? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Set 27, 2014 8:43 pm
Santa Teresa realmente é um bairro charmoso e que merece ser visitado! Ótimas dicas!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Set 28, 2014 12:31 am
Eu conheço...o local é lindo... principalmente a vista do Rio de Janeiro...
Infelizmente os bondinhos estão parados e nunca tiveram um uso e cuidado como o Cable Car de São Francisco... era um local para ser um ponto turístico por excelência...
Mas uma mostra do não aproveitamento do potencial turístico de nossa terra...

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Dom Set 28, 2014 11:04 pm
Também conheço e acho um ponto turístico bem legal no RJ!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Set 29, 2014 9:11 am
A região, o hotel e os restaurantes foram realmente surpreendentes. Pena que o bondinho não está funcionando. Disseram que a previsão seria para 2015, mas sem nenhuma certeza.

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Out 05, 2014 10:22 am
Aprazível: a perfeita gastronomia em Santa Teresa http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=184&t=9694" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Out 17, 2014 12:06 pm
Hotel Santa Teresa http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=169&t=9772" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Out 22, 2014 3:11 pm
Santa Arte: A arte da culinária em Santa Teresa http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=184&t=9808" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Ago 26, 2015 9:16 am
Com todo mundo que converso, que não são brasileiros, citam Santa Teresa como um lugar que querem conhecer!





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio