História, Arte e Religiosidade: 10 Igrejas Imperdíveis em Minas Gerais

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19847 Administrador
Ter Jun 27, 2023 10:45 am
Imagem

Minas Gerais é um estado do Brasil extremamente rico em muitos aspectos. Entre eles, a variedade de lindas igrejas. Há uma enorme diversidade de templos cristãos que se destacam por sua beleza arquitetônica, importância histórica e relevância artística. Destacamos abaixo 10 das mais bonitas e importantes do território mineiro que valem a visita.

1 - Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Esta igreja é a primeira manifestação do Aleijadinho em uma edificação como um todo e quando o reconhecem não apenas como um artista que ornamentava os altares e frontões das igrejas, mas também como alguém que poderia atuar como arquiteto. A arquitetura barroca inspira Oscar Niemeyer na projeção da Igreja de São Francisco de Assis no Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte. Trata-se de uma igreja belíssima, além de ter um conjunto arquitetônico e artístico que marca a importância do barroco mineiro como uma cultura genuína do Brasil. Se você tem planos de ir para Ouro Preto, não deixe de conhecê-la.

2 - Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte

Iniciada em 1916 e concluída em 1923, a Basílica de Lourdes, construída em estilo neogótico, é uma das mais belas igrejas do Brasil. O seu exterior é uma verdadeira obra de arte e seu interior, aconchegante e da mesma forma, tão lindo quanto o seu exterior. Costumam dizer que a Basílica de Lourdes é mais que uma igreja, é uma verdadeira obra de arte. Sem dúvidas, a igreja impressiona pela riqueza de seus detalhes arquitetônicos e artísticos.

3 - Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto

Construída no auge do Ciclo do Ouro, no início da fundação de Ouro Preto, no século XVIII, a popular Igreja do Pilar impressiona pela sua ornamentação interna talhada em ouro puro. Foram mais de 400 quilos de ouro transformados numa impressionante obra de arte, com detalhes riquíssimos.

4 - Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes

É um dos mais belos templos de Minas Gerais. Tanto sua fachada, que tem a assinatura do Mestre Aleijadinho, quanto sua ornamentação interna, segue o estilo Barroco e Rococó, original. Iniciada por volta de 1710, praticamente junto com cidade, foi concluída em 1752, ano que foi instalado na Igreja um órgão de tubo, construído em Portugal. Dotada de uma beleza impressionante e uma riqueza em ouro de dar brilho nos olhos. São 480 quilos de ouro que ornamentam o interior da Igreja, principalmente a capela-mor e nos seis altares. Nas laterais e na nave, impressionantes molduras protegem belíssimas pinturas, datada de 1737, de autoria do artista João Batista da Rosa.

5 - Igreja São Francisco de Assis, em São João Del Rei

Iniciada em 1774, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, com projeto de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi concluída em 1809. O encarregado da execução do projeto foi Francisco Cerqueira que fez algumas alterações no projeto original, fazendo modificações nas torres, pilastras, no arco do cruzeiro, nos óculos da nave e na disposição da sacristia. Concluída a obra, se tornou um dos marcos da arte colonial do Brasil. Sua riqueza arquitetônica impressiona pela beleza, tanto em seu exterior, como na riqueza dos detalhes do Barroco em seu interior.

6 - Igreja de Santo Antônio, em Grão Mogol

A Igreja de Santo Antônio, na cidade histórica de Grão Mogol, no Norte de Minas, cuja construção é de meados do século XVIII é a mais original e autêntica arquitetura mineira, erguida somente em pedras retiradas da própria região. Seu interior é todo feito e ornamentado em estilo Barroco, usando madeira bem talhada. O que diferencia a Igreja de Santo Antônio das demais igrejas do período Barroco é a simplicidade da ornamentação em seu interior e ausência de reboco na parede. A cor e beleza das pedras realçaram a igreja, bem como a delicadeza das peças em madeira bem talhadas, deram um ar bem rústico e medieval à igreja. Por sua importância, o núcleo histórico formado pela Matriz e as construções antigas no seu entorno, foi tombado em 2016, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Conep).

7 - Igreja São Francisco de Assis, em Diamantina

Iniciada em 1766 e concluída em 1830 em estilo Barroco e elementos decorativos em Rococó, a Igreja de São Francisco de Assis em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, foi um dos marcos da arquitetura mineira na época. Hoje é uma das mais importantes igrejas de Minas Gerais. Sua decoração interna é um dos seus maiores destaque, contrastando com a simplicidade de seu exterior. A beleza das peças sacras e as pinturas com forte influencia do estilo Rococó no forro da capela, chamam a atenção pelo douramento e beleza, obra atribuída ao artista José Soares de Araújo. Já no forro da sacristia, a pintura atribuída a Silvestre de Almeida Lopes chama atenção pela riqueza dos detalhes e traços feitos pelo artista. O grande destaque é o altar com a figura de São Francisco de Assis e Jesus Crucificado, com elementos decorativos no estilo Joanino e retábulos em inspiração neoclássica.

8 - Catedral da Sé, em Mariana

Construída entre 1711 e 1760, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, popularmente chamada de Catedral da Sé, é uma das mais importantes igrejas de Minas Gerais. A fachada tem traços simples e seu interior é rico em detalhes e ornamentações. Devido ao longo tempo de construção, não tem um estilo único em sua ornamentação interna, variando do estilo Chão, Nacional Português, Joanino, Barroco ao Rococó. Além da beleza de sua arte sacra, um dos destaques na Catedral é seu órgão instalado na Catedral em 1753. De origem germânica, sua construção é atribuída a Arp Schnitger, em Hamburgo. Está em pleno funcionamento. Passou por reforma entre 1977/1984 e mais recente, entre 2000/2002. Além da Catedral da Sé, em Mariana se destacam as igrejas de São Francisco de Assis, construída entre os anos de 1763 e 1794 e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, iniciada em 1794, ambas compõem o valioso conjunto arquitetônico da Praça Minas Gerais, composto ainda pelo Prédio da antiga Câmara e Cadeia, hoje Câmara de Vereadores e Museu e ao centro, o pelourinho, símbolo do poder do Estado e dos Senhores de Escravos.

9 - Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas

Iniciado em 1757 e concluída em 1875, o complexo arquitetônico e paisagístico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas MG, a 88 km de BH, é um dos mais importantes templos religiosos do mundo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1985. Durante os anos de sua construção, vários artistas famosos da época participaram da obra, entre eles Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde, Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro, dentre outros. Formado por uma igreja, um adro ornado com estátuas em pedra sabão dos 12 profetas, uma das mais importantes obras do Mestre Aleijadinho e seis capelas anexas. O Santuário é um dos mais significativos exemplares da arquitetura colonial brasileira.

10 - Igreja de São José, em Belo Horizonte

Iniciada em 1902 e concluída em 1910, a Igreja de São José em Belo Horizonte é uma das mais importantes igrejas da Capital e uma das mais belas igrejas do Brasil. Seu exterior é magnífico e seu interior, impressiona pela riqueza de suas pinturas e detalhes arquitetônicos. O projeto arquitetônico foi feito pelo engenheiro Edgard Nascentes Coelho. Sua escadaria teve projeto do holandês Verenfrido Vogels e a obra executada pelo construtor, também holandês, Gregório Mulders. O que chama atenção no interior da Igreja de São José é sua pintura interior, feita pelo artista alemão Guilherme Schumacher entre 1911 e 1912. O artista é de um talento incrível e deixou uma obra de arte em toda a igreja que impressiona pelos detalhes, cores e criatividade. Tipo de obra que deixa todos de boca aberta.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Minas Gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio