Quais são as opções para levar dinheiro ao exterior?

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Ter Mar 27, 2012 10:45 am
Quais são as opções para levar dinheiro ao exterior?

Essa é uma das principais dúvidas de quem está planejando uma viagem. Onde levar o dinheiro? Será melhor usar cartões de crédito? Ou levar dinheiro vivo? Os travelers cheques realmente funcionam? Quanto vou pagar de IOF? Essas são algumas das dúvidas mais comuns. Neste texto daremos todas as informações para que você possa decidir.

Em 2011 o IOF aumentou de 2,38% para 6,38% nos cartões de crédito. Em 2014 aumentou de 0,38% para 6,38% em todos os outros métodos de pagamento, com exceção do papel moeda. Com isso, os cartões de crédito ganharam fôlego extra, mas muitos viajantes preferem usar o papel moeda para pagar menos imposto.

Sugerimos a leitura: Calcule quanto você gastará com o IOF em suas viagens

Esses são os principais meios de pagamento no exterior.

Dinheiro vivo: Este método é o mais básico e provavelmente mais comum. Estamos no século 21 e viajar com milhares de dólares ou euros no bolso é arriscado e desnecessário. Se você perder ou for roubado poderá arruinar sua viagem, mas viajar com dinheiro vivo é sim recomendável, qualquer que seja o seu destino. Viaje com pelo menos US$500 para eventualidades. Além disto, dependendo do país visitado, a imigração poderá perguntar quanto você está levando. Isso é comum nos Estados Unidos e na Europa.

Use o dinheiro vivo para economizar no IOF.

Na hora de escolher uma moeda para levar, escolha sempre o dólar, que é mundialmente aceito. Exceção para os países onde a moeda local é o euro.

Ao comprar moeda estrangeira você pagará apenas 0,38% de IOF. Dependendo do local, quando não é uma troca oficial, o IOF sequer é cobrado.

Acabou o dinheiro? Sem problemas. Com seu cartão de crédito ou débito você pode realizar saques no exterior, em qualquer caixa eletrônico. É um procedimento rápido e fácil. A cotação cobrada é ótima, mas há taxas. O IOF é de 6,38%.

Não se esqueça de desbloquear seus cartões antes da viagem e levar as senhas.

Sugerimos a leitura:
- Saque de dólares nos Estados Unidos
- Saque de dólares ou florin arubano em Aruba
- Saque de dólares ou florim em Curaçao
- Saque de pesos mexicanos em Cancún
- Saque de dirhams em Dubai
- Saque de pesos argentinos em Buenos Aires

Travelers Cheques: É um dos métodos mais antigos. São os famosos cheques de viagem, que você compra do American Express. Você escolhe quanto deseja e a quantidade de cada travelers cheques individualmente. É necessário assiná-los, então apenas você poderá usá-los. No caso de roubo ou perda você só precisa ligar para o American Express que eles irão repor seus travelers cheques em 24 horas. É totalmente seguro!

Ao comprar travelers cheques você também pagará apenas 6,38% de IOF, por isso não há vantagens, exceto pela segurança em caso de perda ou roubo. Para atrair os clientes a cotação chega a ser R$0,02 menor do que o papel moeda.

Sua aceitação é excelente nos Estados Unidos. Já na Europa não é tão boa. Em outros países não recomendamos o uso.

Você não precisa trocá-los. Basta realizar uma compra que o troco será dado em papel moeda. Se você fizer uma compra de US$10, com um travelers cheques de US$100, receberá o troco de US$90 em papel moeda. Simples assim!

Nenhuma taxa é cobrada. Não compre travelers cheques maiores do que US$100, pois muitos locais não gostam de aceitá-lo.

Cartões pré-pagos: Estavam no auge até 2013, quando o IOF aumentou de 0,38% para 6,38%. Com isso, se igualou ao cartão de crédito, que gera milhas e outros benefícios. Ainda vale a pena ter um cartão pré-pago para ter maior controle (evitar endividamento) e evitar variação cambial.

Sugerimos a leitura:
- Cartão de crédito pré-pago Visa TravelMoney
- Cartão de crédito pré-pago MasterCard Cash Passport
- Cartão de crédito pré-pago American Express GlobalTravel
- Cartão de crédito pré-pago Visa TravelMoney Platinum

Cartões de débito: Sim, é possível usar seu cartão de débito no exterior, mas você também pagará 6,38% de IOF. A cotação será ao dólar do dia e o dinheiro sairá automaticamente da sua conta. Esse método de pagamento não é confiável, pois não funciona em alguns locais.

Em alguns cartões múltiplos, com função de crédito e débito, a compra pode ser realizada no crédito, mesmo que você solicite o contrário. Como esse processo é complicado e nem sempre funciona, não recomendamos.

Vale mais a pena usar o cartão de crédito e ganhar as milhas.

Cartões de crédito: Método mais comum, prático e seguro para realizar suas compras. Ao usá-lo, mesmo pagando o IOF, você acumulará milhas. Muitos bancos cobram uma cotação próxima ao dólar comercial, que é o mais barato.

A regra é clara: Quanto maior a conversão do seu cartão, menos o IOF irá lhe afetar.

Se o seu cartão de crédito tem conversão de 1 dólar para 1,5 pontos já valerá a pena. Se a conversão é pior está na hora de você procurar outro cartão de crédito. Sugerimos a leitura das diversas matérias que temos no site.

É impossível não usar o cartão de crédito em uma viagem. Alguns locais só aceitam este meio de pagamento. Além disto, ele é fundamental ao alugar um carro ou se hospedar em um hotel.

Toda compra realizada no cartão de crédito em outra moeda estrangeira que não gera o dólar será convertida para dólares em até 2 dias após realizada a compra. Você nunca receberá na sua fatura valores cobrados em outras moedas.

Os cartões de crédito da Caixa são os melhores para compras no exterior, pois a cotação do dólar é imbatível.

Quais são as opções para levar dinheiro ao exterior? São todas acima.
Qual é a melhor opção? Depende de cada perfil, mas no geral continuamos achando que o cartão de crédito é a melhor opção.

Sugerimos a leitura:
- Qual moeda levar para os Estados Unidos?
- Qual moeda levar para o Canadá?
- Qual moeda levar para Dubai?
- Qual moeda levar para Cancún?
- Qual moeda levar para Curaçao?
- Qual moeda levar para Aruba?
- Qual moeda levar para Buenos Aires?

Faça a sua escolha e boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Mar 27, 2012 11:01 am
Muito coerente o seu artigo. A maioria das pessoas que eu converso só pensa no IOF e esquece dos outros fatores: cotação da moeda a ser comprada e o não ganho das milhas! Mas admito que e a publicidade é forte! É só ler a revista Viagem e Turismo para perceber mais de 5 bancos diferentes usando o IOF como argumento de venda. Eu utilizarei nessa próxima viagem para os EUA dinheiro vivo para as coisas pequenas do dia a dia e cartão de crédito nas compras maiores (hotel, locação de carro e compras em lojas). Att.

viajante Mensagens: 1090
Ter Mar 27, 2012 11:10 am
Mas que já está na hora de tirar esse IOF abusivo, isto tá.

Sou defensor do crédito e dinheiro vivo também.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mar 27, 2012 11:11 am
Há uma grande pressão dos bancos pelo uso do cartão pré-pago, não apenas nas revistas de turismo, mas no geral. Quem não se informa acaba achando que é a grande salvação, o que não é verdade.

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Mar 27, 2012 11:14 am
O governo é ulta pragmático! Vai tomando as decisões de acordo com o momento, não pensa a médio ou longo prazo! Pode por o IOF a 10,38 que a turma vai continuar viajando para os EUA, não é só o valor da compra em si, mas sim o conjunto da obra: a viagem, o passeio, a cultura local, o incentivo por boas compras e descontos, etc.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mar 27, 2012 3:10 pm
Os Estados Unidos poderiam adotar o Tax Free. Assim anulava o IOF.

Avatar do usuário
AmyLemos Mensagens: 452
Qua Mar 28, 2012 1:04 am
Estou vivendo esse dilema, meu amigos!

Eu tenho aquele Visatravel (não lembro o nome), usei ano passado nos EUA, mas dps de fazer algumas contas, percebi que deveria ter usado o cartão de crédito mesmo. Eu só preciso confirmar com o Itaú qual dólar ele utilizam na hora de converter.

"Nunca viaje com alguém que você não ame." - Hemingway
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Mar 28, 2012 1:19 am
O Itaú mudou o dólar. Antigamente era próximo do comercial, agora está próximo do turismo. Ou seja, piorou.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Mar 28, 2012 2:40 am
Eu estou usando dinheiro vivo para tudo , menos hotel , aluguel de carro e combustivel .
A diferenca entre o que paguei (1,85) e a cotacao do cartao + IOF mais do que compensam as milhas nao creditadas .
Essa diferenca , em reais , eu depositei numa poupanca aberta justamente para essa finalidade.

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Seg Abr 09, 2012 12:09 am
Uso o dinheiro vivo, sacado no próprio país de destino, no caixa eletrônico do local. Essa moeda ainda está num preço mais acessível (dólar comercial) do que todas as outras.

O cartão pré-pago não vale quase nada. A diferença é irrisória em relação ao papel moeda (normalmente uns 3 centavos por dólar) e para sacar no lugar te cobram taxas. Eu não gostei da experiência.

Usei o cartão de crédito em reais nos EUA (com cotação mais ou menos). Mas agora a Dilma e o Margarina entenderam que incide IOF nessa operação e ela está fora de cogitação. Só uso a função crédito para hoteis (e procurava usar o paypal ou o hoteis.com para reservar). Mas agora travaram essas opções e isso também paga IOF. Enfim, hoteis, não tem jeito. Para o resto, uso o bom e velho cash.

Levo alguns cartões de crédito para eventualidades. Não se deve, em nenhuma hipótese, viajar sem eles. Tive uma experiência amarga em Curaçao, em que a atendente do banco não achou o país na lista de países a serem habilitados para usar o cartão de débito (estava como antilhas holandesas) e eu não conseguia sacar nada por lá. Ela não habilitou e me disse que tinha feito. Resultado foi que se não fosse o crédito eu tinha ficado sem nada de dinheiro por lá.

De todo modo, também sempre saio do país com algo equivalente a USD 300 no bolso. Pelo menos eu consigo pegar o taxi até o hotel, caso não aceitem cartão e dê alguma zica com os saques.

Sds.





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio