Micos em viagens revelados para você não os repetir

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
Celso Mensagens: 163
Ter Out 26, 2010 12:17 pm
Micos em viagens revelados para você não os repetir

1- A ida para o aeroporto sem plano B.

No dia do embarque para sua tão sonhada viagem, não jogue tudo a perder indo ao aeroporto em cima da hora, sem conhecimento mínimo do trajeto e PRINCIPALMENTE sem opção de plano B.
Imprevistos na rota até o aeroporto,
a- Enchente em via do trajeto
b- Nebrasca no trajeto
c- Congestionamento
d- Trajeto com rotas sem opções ou com opções muito mais distantes
e- Eventos na rota do trajeto na epoca do transfer
f- indo de carro, estacionamentos lotados!
g- fila imensa no check in

O mico: em certa viagem embarcaria as 15.00 h. em GRU e sai de casa em SP as 10.00 h. Um megaacidente travou o fim da marginal e nada consiguia desobstruir a via. Resultado, fui o último a realizar o check in numa tensão incrível.

Como evitar: Sempre que possível busco informações seguras e detalhadas da rota até o aeroporto, utilizando-me de uma regrinha empírica. Tempo normal de deslocamento x 2 + 1 hora de antecedência. Se vejo riscos excessivos, procuro deslocar-me na véspera até um hotel proximo ao aeroporto. Se voce viaja com bilhete emitido com milhas, no show na volta pode implicar em comprar de novo bilhete. Atente para não se aborrecer.

2- Compra de bilhete com muita antecedência.

Certa vez emiti um bilhete único com a VARIG com muita antecedência para Washington – D.C. indo por Miami conectando com a United. O voo em MIAMI pousou pontualmente as 04.45 e a conexão seria as 07.15 com a United.

O mico: Fui ao Gate do voo da United por volta da 06.30 h. passado alguns minutos e o voo não tendo embarque anunciado dirigi-me ao funcionário da United perguntando pelo voo. Fui informado que o voo não existia! Mostrei-lhe então o bilhete físico na época. Eis que ele me informou que há 3 dias o voo tinha mudado de horário a já tinha partido as 06.15 h. Entretanto, considerando o fato ocorrido, sem penalidade. colocaria-me no voo da 13.15 h. Mandou em seguida aquele genial Oh! Im sorry!. Está lotado, os senhores ficarão em lista de espera! Mas as 19.35h há outro voo, no qual eu realmente viajei. Porém, na epoca o despacho das malas era direto, ou seja, minhas malas ficaram me aguardando o dia inteiro em DC. Por sorte estava todas lá e intactas. Mas a tensão não vale a pena.

Como evitar: Emitido o bilhete, porém bem proximo da data entro no site das empresas para chegar os voos, etc.

3- Compra de bilhete que não atende seu perfil.

Toda vez que voce for emitir um bilhete, ANTES da emissão atente a isto:

PROMOÇÃO: Cuidado, na imensa maioria das vezes colocam a palavra promoção, mas na realidade estão promovendo voce a um novo autor de ação no Judiciário. Tome muito cuidado com sites que se intitulam extremamente éticos, que divulgam promoções a todo momento, mas na realidade não conhecem a fundo o que divulgam e depois voce fica com a dica da promoção no processo contra a empresa falida. Considerando que:
1- Ninguem está no mercado para ter prejuízo,
2- A rentabilidade da aviação hoje é ao redor de no máximo 7%, com raríssimas exceções,
3- Quem regula o mercado, normalmente, é a lei da oferta e da procura,
4- As companhias aéreas tem atividade de alto risco financeiro,

Nestes casos,

1- Quanto mais distante do valor padrão, o valor pago pela promoção, maior o seu risco, sendo que valores muito baixos são altamente suspeitos de descumprimento no transporte,
2- Desconfie muito de promoções muito longas e na alta temporada. Este ramo de atividade não permite tais métodos,
3- Procure emitir bilhetes promocionais com prazos curtos para o embarque. Evite compra muito antecipada, pois a empresa pode falir,
4- Na medida do possível compre de agencias, pois a empresa falindo a agencia responde pela venda,
5- Evite compra em sites no exterior, inclusive por risco de fraude. Evite compra em companhias desconhecidas e saiba que quanto menor a empresa seu risco poderá ser muito maior,
6- Empresas em regiões de conflito , crises, são altamente suspeitas de cumprir o contratado,
7- Empresas com noticias de problemas financeiros ou que estejam reduzindo rotas devem gerar atenção redobrada, tipo Air Baltic, Czech e TAP neste momento,
8- Nunca pague em boleto, sempre no cartão, pois facilita até o reembolso e é de facil comprovação documental,
9- Inclua na sua análise, se a empresa tem sede num pais com “leis internacionalmente aceitas” e respeita convenções internacionais,
10- No lançamento de nova rota, por um curto período , é normal preço promocional,
11- Sendo oferecido seguro na compra avalie se vale a pena contratá-lo. Se possível compre de empresas que façam parte de alianças, na ocorrencia de descuprimento da empresa, em alguns casos a aliança assume o transporte.
12- e por último, QUEM PODE TER PREJUIZO AO PROCURAR BILHETES PROMOCIONAIS:
A- passageiros sujeitos a imprevistos impedindo data exata de embarque,
b- passageiros com muita bagagem,
c- passageiros que so podem viajar em datas específicas ou limitados a curtos períodos,
d- passageiros que emitem em rotas de baixa frequencia, ou para regioes com forte influencia do clima,países com instabilidade politica ainda que na rota do voo (escala), com compra pré-debitada do restante da viagem ( hotel , etc ).
e- passageiros com compromissos inadiáveis no destino,
f- passageiros que compram de forma emocional e depois do prejuizo configurado dizem que vão processar, como se o ganho da ação repara-se o dano no Brasil.
O mico: Comprei um bilhete com antecedência que tinha alta multa no caso de mudança de data. Fui surpreendido com necessidade de alterar datas do voo e tive que arcar com as multas. Apreendi e hoje evito estes transtornos.

Como evitar: Leio detalhadamente TODAS as restrições que o gozo daquela tarifa me impoe (contrato), pois em muitos casos a tarifa encontrada NÃO é adequada ao meu perfil e será prejuízo na certa!
Como sugestão, ANTES de aceitar a compra VOCE DEVE SABER:
Penalidades,
Sobre taxas cobradas e que poderão ser cobradas
Condições de compra antecipada
RESTRIÇOES
Stopover – Open jaw
Transfer se existir e em que condições
Informações adicionais
Seguro, condições.
Salvar numa mídia eletrônica o texto completo do contrato.

4- Operadora/Agencia com amadores.

Diárias na rede hoteleira procuro comprar sempre que possível diretamente da rede. Evito operadora principalmente pequena e no Brasil.

O mico: Numa viagem ao chegar no destino o hotel reservado alegava que não tinha reserva feita em meu nome. Documentei a negativa em me hospedar com aquele e-reserve. Por sorte tinham vaga, fiz uma reserva particular e depois ao voltar ao Brasil fui reembolsado no valor da nova reserva que era maior que a inicialmente feita.

Como evitar: Comprar direto no prestador do serviço.

5- Falta de atenção ao ler a programação.

Voce decide que irá fazer uma viagem de trem por exemplo entre o ponto A e B. Chega na estação no dia e é surpreendido com a informação que aquele tour so ocorre no verão! Em países com clima onde há inverno rigoroso, atente que muitos serviços só ocorrem em determinados períodos do ano.

O mico: Decidi certa ocasião fazer uma viagem de trem no Canadá e ao chegar no destino de origem ocorreu um pequeno problema. Caso eu opta-se por fazer a viagem, obviamente teria que ser o maquinista, pois nunca aquele trem operou naquela epoca do ano na rota.

Como evitar: Leio agora atentamente todas as condições e exclusões do contrato.

6- O idioma, vixi esse é terrível!

Cuidado redobrado com palavras desconhecidas em outro idioma ou mesmo ao desfilar seus conhecimentos na língua não pátria..........rsrsrsrsrs

Aniversário de casamento estava em NYC e decidi supreender minha esposa com um cruzeiro noturno no Rio Hudson onde um jantar dançante ocorria a bordo.

As 17.30 estavamos embarcando no Porto, indo a bordo direto para nossa mesa. Os pedidos começaram a ser feitos ao metre. Minha esposa queria saborear uma Lagosta. Enchi o peito e mandei essa: Please, we like two Lambs. Ele retruca, Well done? Yes, very well done.......... vinho pra lá vinho pra cá, derrepente dois carrinhos vem com nosso prato num imenso rechaud em cada carrinho. Levantam a tampa e nossa uma paleta de cordeiro preta e gigante em cada carrinho nos é servida. Reclamo de imediato, Please Sir, It´s not a Lamb. Ouço, No, Its a young lamb. Well done how your order! Gente , disfarçando, Lamb não é Lagosta (Lobster) e sim Cordeiro. Eita mico!

Como evitar: Certificando-se do significado dos termos e estar atento ao interlocutor ( não existe Lagosta = well done>bem passada). O danado do cordeiro estava gostoso! tinha sabor de macaco pequenino! rsrsrsrsrs

7- Hotel e o mofo.
Feita sua reserva, confirmada, voce chega no dia no maravilhoso hotel e o mofo invade seu nariz!

O mico: Decidi passar um feriado em Assucion, fazendo reserva numa operadora no Hotel Internacional, igual ao Intercontinental. Ao chegar no destino ocorreu um pequeno problema, a janela não abria e o ar condicionado do quarto estava quebrado. Trocaram-nos de habitacion e na outra ao chegarmos minha esposa foi direto ao chuveiro para tomar um consistente choque de 220 V. Não preciso nem dizer que ouvi anos sobre essa roubada. O pior é que foi alto o valor das diárias desse renomado meia estrela.

Como evitar: http://www.tripadvisor.com" onclick="window.open(this.href);return false; . Condição numero 1 . Só reservo se houver série de elogios de outros hospedes ao local, após consultar o site. Nunca mais tive problema. rsrsrsrsrs

sds
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Out 29, 2010 9:58 pm
hahahahahahahahahahaha, quanto mico, Celso!
Mas com eles nós acabamos aprendendo muito.

E errar de aeroporto, nunca errou? Já escutei micos assim!

Celso Mensagens: 163
Sex Out 29, 2010 10:30 pm
Por enquanto nunca errei, por falar nisso e os seus micos, quais foram?

sds

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Out 29, 2010 10:35 pm
Eu já errei quando fui buscar uma pessoa aqui no Rio... mas no caminho me deu um estalo, liguei para ela e fui ao aeroporto certo.

Os outros micos vou pensar aqui e fazer uma listinha.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Nov 11, 2010 12:35 am
Lembrei de um mico: reservei uma passagem, com milhas, onde chegava no aeroporto de Dallas à noite e só seguia para Las Vegas na manhã seguinte. Optei por ficar no aeroporto mesmo, para economizar. O aeroporto não tinha uma alma viva, tudo fechado (mas com as luzes todas acessas) e não dava para dormir nas cadeiras. Foi insuportável passar a noite assim... nunca mais!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Nov 11, 2010 4:40 pm
Outro mico: na minha primeira viagem aos Estados Unidos eu queria comprar um notebook de mil dólares. Então, comprei dois travelers cheques no valor de U$500. Cheguei na BestBuy, escolhi o notebook e fui pagar. O caixa não aceitou os travelers cheques por causa do valor alto. Só aceitavam até U$100.00 no máximo.
Resultado: tive que usar o cartão de crédito. Para trocar esses dois travelers cheques foi um custo... consegui um na loja da Guess e outro em uma loja dentro da Disney.

Atualmente só viajo com papel moeda e travelers cheques de U$50.00 para evitar problemas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Nov 18, 2010 2:03 am
Mais um mico: fazer um voo diurno Brasil - Estados Unidos.
Fiz um pela TAM e além de cansativo perde-se o dia inteiro, pois além do voo tem imigração, alfândega, transporte até Manhattan e check-in no hotel. Com isso você só pensa em jantar e ir dormir. Não recomendo!

Acho que só é válido se você mora em uma cidade onde a viagem demore no máximo 4 horas. Daqui do Rio de Janeiro são quase 9 horas.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Sex Nov 19, 2010 6:44 pm
Oi, pessoal! Sou novo aqui no site, ainda estou me familiarizando, mas estou gostando muito dos tópicos. Bom, minha primeira contribuição será neste tópico engraçado, porém de grande utilidade para todos os viajantes. Listo alguns micos que já paguei em viagens:

- Comprar uma passagem de trem na Europa do Leste sem verificar o itinerário. Explico: uma vez, estava em Budapeste, Hungria, e precisava pegar um trem até Praga, na República Tcheca. Ao comprar o bilhete na ferroviária em Budapeste, não fui informado que o trem passava pela Eslováquia antes de chegar em Praga, e que, portanto, eu precisaria de um visto de passagem para poder percorrer a Eslováquia de trem. Desavisado, nem me preocupei com isto até o dia da viagem. Eis que, no meio da rota, oficiais da polícia húngara, ao verem meu passaporte, anunciam que eu deveria sair do trem imediatamente. Resultado: fui deportado da Eslováquia antes mesmo de entrar no país, sendo deixado em uma estação de trem em uma longínqua cidade do interior húngaro, e tendo que me virar pra conseguir voltar pra Budapeste e ir para Praga de algum outro jeito. Esse caso é bastante peculiar, mas vale para todos os viajantes. Não cometem o mesmo erro que eu cometi: ao comprarem uma passagem de trem, ônibus ou avião que passe por algum outro país (no caso do avião, que pare em algum país no qual vc descerá pra pegar a conexão e esperará fora da área de embarque), verifiquem se este país exige algum tipo de visto.

- Passar o reveillón no Magic Kingdom ou no Epcot, em Orlando. Passar a virada do ano em um destes dois parques temáticos localizados na Disney World, em Orlando, pode parecer uma bela ideia à primeira vista. Mas, se vc planeja curtir todos os brinquedos e passar um reveillón agradável, sem se sentir sufocado pela multidão, o sonho pode se tornar um pesadelo. Primeiro porque estes dois parques são imensos. Já é difícil aproveitá-los integralmente em um dia normal na baixa temporada. No dia 31, torna-se impossível, já que a maior parte das pessoas escolhe passar o reveillón ao lado do Castelo da Cinderela ou da bola prateada. Segundo porque, devido à rápida lotação dos parques (o que significa que eles atingiram a capacidade máxima de pessoas), vc terá que chegar muito cedo, lá pelas 8 da manhã, na hora de abertura do parque, para garantir um lugar ao Sol. Aí, é só fazer as contas: serão 16 horas em um parque lotado e cansativo, dando e recebendo cotoveladas a cada passo dado. Aliás, uma amiga minha trabalhou no Epcot e me contou que, no dia 31, o Soarin' estava com 5 horas de fila! E quarto porque a queima de fogos, na verdade, não difere muito da queima de fogos realizada diariamente (no caso da Epcot), ou da queima de fogos que também ocorre no dia 30, com o parque bem mais vazio, no caso do Magic Kingdom. Se sua intenção, portanto, for aproveitar bem o parque no dia 31, indo em todos os brinquedos e shows com calma, fuja do Epcot e do Magic Kingdom. Para quem quer um reveillón animado, com a cara da Disney e menos muvucado, uma ótima opção é passar a virada do ano no Hollywood Studios (antigo MGM), que tem uma bela queima de fogos especial e um show na rua central do parque. Além disso, o Hollywood Studios é um parque bem menor, o que torna aquelas 16 horas de passeio bem mais tranquilas.

- Viajar na alta temporada sem hotéis e carro reservados. Na minha opinião, essa dica vale para a baixa temporada também, embora muita gente diga o contrário. De qualquer maneira, um ótimo jeito de perder tempo durante a viagem é sair do Brasil sem ter feito reserva de hotel e de carro. Já aconteceu comigo, e como a Lei de Murphy sempre aparece nessas horas, além de ter perdido um dia em Lima devido à conexão que eu perdi, ao chegar em Orlando, ainda fiquei um tempão rodando de carro atrás de um hotel. Depois dessa vez, nunca mais! Sempre viajo com tudo devidamente planejado e reservado. Ultimamente tenho até feito reservas em restaurantes antes mesmo de viajar. Fiz isso da última vez que passei o reveillón em Orlando e funcionou perfeitamente bem. Esperei 5 minutos pra comer no T-Rex, quando a fila normal era de pelo menos 1 hora. Por isso, repito sempre o mantra: "Reservar é preciso".

- Comer em restaurantes "turísticos". Uma das furadas mais comuns. Vc está no meio da Champs-Elysées, quando bate aquela fome. Desesperado, vc entra no primeiro restaurante simpático que vê pela frente, aquele que tem um menu camarada, com entrada, prato e sobremesa. Na hora da refeição, a surpresa: serviço péssimo, comida fria e de péssima qualidade, porções pequenas. Isso quando o restaurante não compensa o preço camarada cobrando um absurdo nas bebidas, como 5 Euros por uma Coca-Cola (aconteceu uma vez comigo em Bruxelas, perto da praça central). É difícil identificar um bom restaurante às vezes, mas a dica é fugir, sempre que possível, dos lugares mais turísticos na hora das refeições. É nessas regiões que se concentra o maior número de estabelecimentos "pega-turista". Não que na Champs-Elysées não existam bons restaurantes. Até tem, mas eles são mais caros. E vc se dará melhor se for para o Boulevard Saint-Gérmain e entrar em qualquer boulangerie.

- Sentar na poltrona do meio, ou ao lado do banheiro, durante o vôo - Muita atenção para não não pegar esses lugares, principalmente em vôos longos. Tente marcar seu lugar com antecedência. Se não der, tente convencer a moça do check-in a te colocar em um bom lugar. Uma boa dica é consultar um site que tem os mapas de todas as aeronaves existentes, o Celso já citou em outros tópicos, o nome do site me foge agora. Atenção também às poltronas em frente à saída de emergência, que geralmente reclinam bem pouco. Aliás, se vc viaja sem criança, uma ótima ideia é pegar o assento da própria saída de emergência, bem mais espaçoso que os demais.

Bom, por enquanto é isso. Volto a escrever assim que me lembrar de outros "micos". Espero que meus relatos sejam úteis.

Abraços!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 19, 2010 11:26 pm
Sentar perto do banheiro é horrível mesmo. Já cometi este erro. Aliás, eu havia marcado dois assentos em um voo da TAM, mas no check-in deu algum problema e o funcionário perguntou se eu não queria a saída de emergência. Acabei aceitando, mas o banheiro fica em frente. Resultado: abre porta e fecha porta quase a viagem inteira. E quem estava aguardando o banheiro ficar livre ficava do meu lado, o que é bem incômodo.
Poltrona do meio jamais. Já vi pessoas reservarem a do meio na tentativa de ficar com a do lado caso ninguém a escolha e se dar mal.

Celso Mensagens: 163
Sáb Nov 20, 2010 9:35 am
Ola, Fabio!
Seja bem vindo. Apreciei sua contribuição.
Viajar sem reserva é um erro comum do turista pouco experiente, achando que tudo será fácil. Concordo que inclusive na "baixa temporada" voce deve ter reservas emitidas.
Lembremos que algumas cidades não tem baixa temporada, é high every time>>>> vide NYC.
Essa do assento ao lado do banheiro é dose!
sds.





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio