Síndrome da Classe Econômica: você sabe o que é e como prevenir?

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Mar 10, 2014 4:42 pm
Síndrome da Classe Econômica: você sabe o que é e como prevenir?

Síndrome da Classe Econômica, ou Síndrome do Viajante, é como é designado popularmente quando um viajante é acometido por doença tromboembólica (trombose venosa profunda ou embolia pulmonar) após uma viagem de avião.

A falta de movimentação e o estreitamento das veias devido a longos períodos sentado em um carro, ônibus, trem ou avião atrasam o refluxo de sangue para o coração. A circulação sanguínea ficando mais lenta, aumenta a pressão venosa nas pernas, possibilitando a formação de coágulo (trombo) que, se formado nas veias profundas das pernas, pode eventualmente se deslocar e se fixar nas artérias pulmonares, causando uma embolia pulmonar.

O risco de doença tromboembólica é relativamente pequeno e, apesar do nome, não se restringe somente a viagens de avião.

Qualquer pessoa está sujeita à trombose venosa profunda (TVP), porém pessoas viajando por longos períodos de tempo têm o risco aumentado por estarem sujeitas a limitações de movimento.

Quais os fatores de risco?

Os fatores que aumentam o risco de TVP são:

• Ocorrência anterior de trombo/coágulo
• Histórico familiar de trombo/coágulo
• Distúrbio da coagulação sanguínea previamente existente
• Cirurgia ou ferimento recente
• Uso de terapia de reposição hormonal ou anticoncepcional à base de estrogênio
• Idade avançada
• Obesidade
• Câncer ativo ou quimioterapia em andamento
• Mobilidade limitada
• Gravidez ou parto recente (até 6 semanas antes da viagem)

Como prevenir?

Algumas atitudes ajudam a prevenir a formação de TVP. São elas:

• Levantar-se e caminhar ocasionalmente a cada 2 ou 3 horas
• Exercitar os músculos da panturrilha e alongar as pernas enquanto estiver sentado
• Escolher assentos no corredor, quando possível
• Beber bastante líquido durante o voo
• Evitar bebidas alcoólicas e cafeína durante o voo

Viajantes de longa distância com fatores de risco adicionais de TVP devem se informar com um médico, antes da viagem, sobre o uso de meias elásticas medicinais ou a ingestão de medicamentos apropriados.

Sintomas e diagnóstico

Sintomas de TVP:

- inchaço, dor ou desconforto no membro afetado
- calor e vermelhidão da pele no membro afetado

Sintomas da embolia pulmonar:

- Falta de fôlego sem explicação aparente
- Taquicardia
- Dor torácica
- Tosse (que pode conter sangue)
- Sensação de vertigem ou desmaio

Caso o viajante venha a sentir os sintomas de TVP, deve procurar um médico imediatamente. Em caso de sintomas de embolia pulmonar, deve procurar auxílio médico imediatamente. Ambos possuem tratamento, mas uma embolia pulmonar de grandes proporções pode resultar em morte súbita.

O diagnóstico de TVP ou embolia pulmonar só pode ser feito corretamente por um médico, daí a importância de se procurar um caso venha a sentir os sintomas acima descritos.

Boa viagem!

Referências (em inglês):

- http://wwwnc.cdc.gov/travel/page/dvt
- http://www.cdc.gov/ncbddd/dvt/facts.html
- http://www.cdc.gov/ncbddd/dvt/documents/dvt-factsheet_final1210.pdf
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

capsj Mensagens: 2372
Ter Mar 11, 2014 12:49 am
Legal...boa Baran...

Adriana Mensagens: 2231
Ter Mar 11, 2014 7:09 am
Eu sempre procuro levantar e caminhar um pouco durante o voo.
Escolho sempre assentos no corredor, mesmo porque sempre levanto várias vezes para ir ao banheiro e detesto ter que pedir para o passageiro ao lado me deixar sair.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Mar 11, 2014 1:31 pm
Excelente tópico do baran...
Eu sempre viajo de bermuda, bem confortáveis, mas levo um calça comprida bem larga na mala de mão caso sinta frio nas pernas..nunca aconteceu...
Sempre levanto durante a viagem... mesmo dormindo, eu acordo 3/4 vezes, então vou até o toalete...ou fico em pé ao lado do assento...
Alterno a forma de ficar no assento, ora sobre o glúteo/perna direita, ora sobre a esquerda...
Faço alongamento de pernas e braços na cadeira e quando fico em pé... tudo muito simples...
Chego bem disposto no aeroporto...
O mais importante: quando servem as refeições, opto sempre por pratos mais leves ou simplesmente um sandwich leve...
Nunca como prato à base de peixes/fruto do mar ou muito condimentados,ou aqueles cremes brabos... à bordo... geralmente opto pelo prato de carne bovina, que é a carne que demora mais a deteriorar...
O cardápio ideal para mim, que apenas uma vez foi servido, é filet de peito de peru defumado com salada de legumes e uma espécie de purê de maçã....

pcalixto Mensagens: 371
Ter Mar 11, 2014 5:46 pm
Todo voo de longa duração meus pés incham absurdos. Mesmo com roupas confortáveis e tomando os cuidados... Mas dou meu jeito dentro do possível

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Mar 11, 2014 6:03 pm
pcalixto
Veja com seu médico / nutricionista uma dieta para vc fazer tipo uns 2 dias antes da viagem e também exercícios dentro do avião que vc possa fazer para diminuir o desconforto...
Não sei se é porque eu levanto umas 4 / 5 vezes, meus pés não incham muito...
Outra coisa.. quando vc for ao banheiro, tire um pouco os sapatos.... claro, vc deve pisar em cima do sapato.. não no chão que deve estar sujo...
Em último caso, se não incomodar os vizinhos, retire os sapatos ou solte os cadarços deixando os sapatos bem largos nos pés...
Eu nunca viajo com tênis..pois ele tem uma superfície de contado com os pés muito grande e esquentam muito.. uso sapatos sociais daqueles sem cadarços... e sempre fico com a parte de trás dos pés, o calcanhar para fora....
EDITANDO: Pode parecer esquisito, mas, na Europa é comum pessoas de bermudas com sapatos sociais... para mim, vale o conforto.. e visualmente não fica de todo mal...

ironfire Mensagens: 2186
Ter Mar 11, 2014 9:42 pm
Como medico já diagnostiquei muita trombose e embolia, porem nunca em viajantes, sempre em alguém acamado de longa data ou em pós-operatório recente. Como dica, o importante mesmo eh se movimentar, mesmo sentado force as pernas, a panturrilha, tente fazer forca como se estivesse dirigindo um carro e alem disso eh importante demais se manter hidratado, uma trombose só ocorrera se acontecer alguma alteração na tríade de Virchow que eh basicamente a lesão da parede do vaso, alteração do fluxo do sangue como a imobilidade ou estados de hipercoagulação do paciente. Somente a titulo de curiosidade a principal causa de morte em qualquer cirurgia plastica eh justamente o trombo-embolismo pulmonar.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Mar 11, 2014 10:38 pm
Ironfire, eu ia perguntar exatamente se alguém sabe de algum caso real ocorrido devido ao voo em classe econômica ou é lenda urbana.

ironfire Mensagens: 2186
Ter Mar 11, 2014 11:13 pm
Fabio, realmente desconheco, mesmo amigos cirurgioes vasculares me falaram que tb nao, porem grande parte das tromboses passa despercebida, a pessoa pode nao sentir nada e ter o usg doppler da perna alterado e muitas vezes os sintomas sao totalmente inespecificos como um peso na perna, dor leve ou um "inchaco" assimetrico e a maior parte das pessoas nem vai no medico atras disso.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Mar 11, 2014 11:18 pm
É por isso que se for para ir de econômica, é melhor (e mais seguro) ficar em casa? :lol:





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio