Minha viagem à Chapada Diamantina

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado da Bahia
AllanaDondaVeiga Mensagens: 1
Seg Jul 04, 2016 9:21 am
Imagem

A região do Parque Nacional da Chapada Diamantina é muito procurada por aventureiros brasileiros e estrangeiros que vão em busca de beleza natural lapidada pelos ventos e águas que passaram sobre areais antigos ao longo dos anos. Eu e meu marido estávamos hospedados em Ruy Barbosa, cidade baiana situada a 121 quilômetros da Chapada Diamantina no mês de junho de 2016. Aproveitamos a proximidade e montamos um roteiro que pudéssemos conhecer as serras, cachoeiras e piscinas naturais local em apenas um dia.

Pegamos o carro às 6:20 e percorremos 171 quilômetros chegando ao nosso primeiro destino às 8:40 na Gruta da Lapa Doce situada em Iraquara-BA. A estrada é pista única e está em bom estado, porém, aconselhamos dirigir apenas durante o dia devido a falta de sinalização e iluminação da região a noite. Durante o caminho é possível avistar a beleza do Morro do Pai Inácio situado em Palmeiras-BA a última cidade antes de Iraquara, onde as pessoas param o carro e fazem uma caminhada de aproximadamente 20 minutos para conseguir uma vista panorâmica da Chapada Diamantina.

Já na Fazenda da Lapa Doce é possível conseguir um guia e equipamentos para descer e visitar a gruta local, conhecida popularmente como A Gruta da Lapa Doce. Esta é a terceira maior do país, com 29 quilômetros mapeados e apenas 850 metros para visitação. Repleta de salões amplos e bem escuros é possível apreciar estalactites, estalagmites, cortinas e belíssimas camadas de arenitos, conglomerados e calcários formados ao longo dos anos. O passeio dura em média 1h30m com uma descida de 70 metros até a entrada na gruta. Pagamos 80 reais o casal.

De lá fomos de carro até a Fazenda Pratinha para conhecer o "Oasis do Sertão". O rio Pratinha que é um rio subterrâneo de 150 quilômetros aflora unicamente dentro da fazenda por 800 metros onde podemos nadar e curtir a terceira água mais cristalina do mundo. Como se não bastasse tamanho privilégio, a entrada na fazenda, paga-se 30 reais por pessoa, garante o direito de assistir ao espetáculo da Gruta Azul, assim chamada quando às 14:00 o sol atinge uma altura entre as árvores e os raios solares entram através da janela natural da gruta e a luz solar bate sobre o rio subterrâneo emitindo raios azuis turquesas subaquáticos devido a alta quantidade de calcário e magnésio desprendido das pedras da gruta.

Depois de tanta beleza, saímos da fazenda e fomos de carro até a cidade de Lençóis-BA em busca de cachoeiras, mas como chegamos tarde (às 15:00) foi possível curtir poucas atrações. Optamos pelo Parque Nacional do Serrano e iniciamos a trilha avistando as águas escuras dos Caldeirões, antigo local de garimpagem e onde foi descoberto o primeiro diamante de Lençóis. Depois seguimos até ao Salão das Areias Coloridas que é uma caverna de rochas gigantes com pedras e arenitos em decomposição que formam areias coloridas que se espalham pelo salão nas tonalidades rosa, branca, vermelha, verde, amarela e lilás.

Adiante, passamos pelo poço Halley, que ganhou este nome porque os astrônomos iam até este poço estudar o cometa Halley e, em seguida, paramos e curtimos a Cachoeirinha. Por ser uma cachoeira pequena, transparente e rasa é muito procurada por famílias para as crianças nadarem e os pais relaxarem.

Assim terminamos a trilha do Serrano e o nosso passeio de 1 dia pelas maravilhas que a região da Chapada Diamantina oferece para nós.

Veja algumas fotos do passeio:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 04, 2016 9:52 am
Tive o privilégio de conhecer a Chapada Diamantina em 2003. O ponto alto da viagem foi a trilha do Vale do Pati. Ela é feita a pé e dura 5 dias. Dorme-se na casa dos habitantes do vale, sempre muito simples, ou acampando às margens do rio (resumindo: foram 4 noites dormindo em saco de dormir, no chão). Cada um leva sua mochila. A trilha termina na parte de baixo da Cachoeira da Fumaça, que oferece uma visão única dessa cachoeira (o passeio que a maioria dos turistas faz, pela parte de cima, chega a ficar sem graça depois que você conhece a parte de baixo).

A Chapada é um lugar mágico. Eu odeio acampar, mas lá eu posso afirmar que valeu muito a pena!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Seg Jul 04, 2016 9:53 am
Os lugares que tem rios próximos de rochas calcárias são sempre incríveis. A rocha filtra a água e a deixa cristalina como nas fotos!

A viagem parece ter sido incrível, e o relato é muito legal. Parabéns!

daniloCamargo Mensagens: 7
Seg Jul 04, 2016 10:41 am
Belo relato !

Estive lá em novembro de 2011 e até hoje é um dos mais belos lugares que vi aqui no Brasil.

Fiquei baseado em Lençóis, e me lembro que no caminho pra Cachoeira da Fumaça encontrei algumas famílias que me passaram a impressão de que moravam na região ... e também umas gringas nadando peladas :lol:

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Seg Jul 04, 2016 2:18 pm
Não faz muito meu estilo de viagem, mas que é lindo é! Legal o relato, Allana.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jul 05, 2016 4:26 am
Nosso Brasil é mesmo lindo né? Adorei saber mais da Chapada Diamantina!
Não conheço nenhuma das nossas chapadas mas estão todas na minha lista. rs





Booking.com

Voltar para “Bahia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio