6 dicas para curtir a Bahia: Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'Ajuda, Santo André e Praia do Espelho

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado da Bahia
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Set 07, 2018 9:47 am
Imagem

O Sul da Bahia é um dos destinos de praia brasileiros mais procurados pelos turistas. São vários os motivos para tamanho sucesso: diversos voos chegam ao Aeroporto de Porto Seguro desde diversas capitais do país; pluviosidade baixa e dividida de forma equilibrada durante o ano; lugares com estilos bem diferentes, indo desde o agito de Porto Seguro até a calma de Santo André; vários quilômetros de praia e grande variedade de hotéis e restaurantes. Nada mal, né? Para que você possa aproveitar ao máximo os encantos e atrações da região, deve ficar atento a respeito de algumas dicas preciosas.

Leia também: Como planejar uma viagem para o sul da Bahia

1) Escolha o vilarejo que tem mais a sua cara

Cada lugar do Sul da Bahia tem um estilo próprio. Para que vocês tenham uma ideia, segue um pequeno guia sinalizando o ponto forte de cada vilarejo:
- Porto Seguro: agitação e festa;
- Santo André: tranquilidade;
- Trancoso: badalação com muito estilo;
- Praia do Espelho: relaxamento e belas praias;
- Arraial d'Ajuda: praia e festa.

Isso não significa que Porto Seguro tem agitação o tempo todo e em todos os lugares não, mas é certo que você tem muita mais chance de aproveitar uma festa animada em Porto Seguro do que em Santo André, por exemplo.

2) Escolha a melhor época do ano

O melhor período da viagem vai depender dos seus objetivos. Em geral, a alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro, é sinônimo de lugares lotados, muitas festas, restaurantes cheios e praias disputadíssimas. Já na baixa temporada, os locais ficam bem mais vazios, os preços caem bastante e você passa a ter condições de escolher onde jantar sem precisar fazer uma reserva com dias ou semanas de antecedência. O Réveillon é um caso à parte, pois toda a região chega ao limite de sua capacidade, então espere trânsito lento, preços nas alturas e agitação o tempo todo.

3) Leve protetor solar e repelente

Mesmo no inverno, o sol da Bahia não costuma decepcionar, então nunca esqueça de levar o protetor solar. O repelente também é necessário, pois a região possui muitos pernilongos, que atacam principalmente no final do dia, e se não tomar cuidado, um simples passeio pode se tornar um festival de picadas.

4) Alugue um carro

Há diversas locadoras no Aeroporto de Porto Seguro e os preços não costumam ser muito altos. Para aproveitar as melhores oportunidades, reserve com antecedência. Pelo fato das distâncias serem longas e os percursos demorados, utilizar o transporte público pode ser extremamente demorado e desconfortável, enquanto que os transfer e táxis cobram preços altíssimos, e mesmo assim nem sempre existem carros disponíveis.

5) Tenha pelo menos uma experiência top durante a viagem

O Sul da Bahia, principalmente nos vilarejos próximos de Porto Seguro, oferece uma gama de hotéis, pousadas e restaurantes incríveis, repletos de charme e elegância. O problema é que, muitas vezes, os valores são altíssimos, o que pode inviabilizar ficar todo o período em estabelecimentos de alto nível. Por isso, se possível, reserve a última noite da viagem para se hospedar em uma pousada de charme, como a Pousada Capim Santo, localizada em pleno Quadrado de Trancoso. Outra opção é o luxuoso hotel Campo Bahia, em Santo André, que recepcionou os jogadores da Alemanha durante a Copa do Mundo e está entre os melhores hotéis do Brasil.

Na baixa temporada, as diárias na Capim Santo começam em 360 reais, e no Campo Bahia a partir de 1.100 reais. Ambos fazem promoções durante o ano, concedendo descontos que chegam a 30% ou 40%. Caso não consiga dormir em um destes hotéis, vale a pena reservar um almoço ou jantar, para se deliciar com a gastronomia e ainda conhecer todo o local.

Leia também: Um dia de luxo em um hotel de luxo na sua viagem de férias

6) Planeje os tempos de deslocamento

No mapa, as distâncias entre os vilarejos são pequenas, mas na prática estes poucos quilômetros podem exigir vários minutos ou até mesmo horas. Isso acontece porque existem balsas, estradas de terra e rodovias com pista simples, que interferem muito nos percursos. Durante a alta temporada, quando tiver de retornar ao aeroporto, saia com bastante antecedência, pois trajeto de Trancoso até Porto Seguro, que normalmente é feito em pouco mais de 1 hora, pode demorar até 3 horas.

Leia também: 10 praias deslumbrantes no sul da Bahia

No geral, uma viagem para o Sul da Bahia é tranquila, bonita e inesquecível. Porém, como todo destino paradisíaco e cercado por natureza, há algumas dicas valiosas que devem ser consideradas no planejamento. Uma vez com essas informações em mente, não há com o que se preocupar.

Planeje sua viagem pela Bahia

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa vigem!

Texto: Hugo Medeiros.

E você, conhece o Sul da Bahia? Gostou da região? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

soares Mensagens: 504
Sáb Set 08, 2018 12:51 pm
Porto Seguro e região, não tem erro! Pena que o deslocamento aéreo ficou muiiiiiiiiiito caro. Ia com muita frequência e ficava em Ajuda. Já chequei a fazer o trecho com 5 mil milhas pela Azul. Mamata como esta "never more".

jonatha267631489 Mensagens: 2
Sáb Set 08, 2018 8:59 pm
Já estive em Trancoso, Arraial d'Ajuda e Praia do Espelho e recomendo que você, se ainda não conhece, descubra cada um desses lugares, fantásticos!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Set 10, 2018 9:01 am
Destino muito bacana para conhecer. E vale a pena voltar várias vezes, pois cada distrito tem uma proposta totalmente única e diferenciada.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jul 11, 2019 1:51 pm
Eu ainda conheço pouco da Bahia... tem lugares que fui quando criança e não lembro de nada. Um roteio de viagem passando por várias cidades me agrada.

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Jun 14, 2020 11:02 am
Férias com tudo incluído em Porto Seguro, Bahia

Quando você lê all-inclusive, significa que é um hotel com tudo incluído, ou seja, no valor das diárias estão incluídas as refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e todas as bebidas, incluindo as bebidas alcoólicas. Ou seja: você não precisa se preocupar com nada e tem opções 24 horas por dia.

:arrow: Porto Seguro Praia Resort

:arrow: La Torre Resort

:arrow: Nauticomar All Inclusive Hotel

:arrow: Resort Arcobaleno All Inclusive

:arrow: Resort Pau Brasil All Inclusive

:arrow: Hotel Coroa Vermelha Beach

:arrow: Club Med Trancoso

:arrow: Vila Angatu Eco Resort & Spa





Booking.com

Voltar para “Bahia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio