Como planejar uma viagem para o sul da Bahia

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado da Bahia
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Ago 13, 2014 9:21 am
Imagem

Praias lindas, paisagens deslumbrantes, uma excelente culinária, um povo acolhedor e um ritmo de vida próprio, leve e que fascina todos que visitam o destino. Estamos falando do sul da Bahia, com sua diversidade que vai de lugares mais rústicos, como Caraíva, até os luxuosos resorts de Trancoso. Cada um com sua peculiaridade, mas sempre contagiando e encantando a todos que visitam essa parte do litoral baiano.

Se você deseja viajar ao destino vamos lhe dar informações sobre como planejar a viagem.

Por onde chegar?

O Aeroporto de Porto Seguro (BPS) é o maior, mais próximo e mais recomendado. As companhias GOL, LATAM Airlines Brasil e Azul voam para lá a partir de diversas cidades.

Veja as distâncias:
- Aeroporto de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda: 8 quilômetros (aproximadamente 20 minutos de balsa).
- Aeroporto de Porto Seguro até Trancoso: 82 quilômetros (1h15 minutos).
- Aeroporto de Porto Seguro até Praia do Espelho: 93 quilômetros (1h45 minutos).
- Aeroporto de Porto Seguro até Caraíva: 105 quilômetros (2h05 minutos).

Para quem vai de carro, independente do ponto de partida, pegar a BR-101 é inevitável, mas é preciso ter muita atenção, pois apesar dela estar um pouco melhor, ainda tem trechos mal conservados, principalmente ao chegar à Bahia. Tome cuidado!

Imagem

Como se locomover entre as cidades?

Caso vá de avião, recomendamos agendar o transfer ou alugar um carro com antecedência. Algumas estradas são de chão, como para acesso à Praia do Espelho e à Caraíva, então consequentemente não são muito seguras, principalmente em períodos de chuva. O mais seguro e recomendável é alugar um carro. Se puder alugar um 4x4 e com GPS é ainda melhor.

Locais Imperdíveis na região

- Arraial d’Ajuda.
- Praia do Espelho.
- Caraíva.
- Trancoso.
- Ponta do Corumbau.

Em relação à infraestrutura

Trancoso: apresenta bastante infraestrutura.

Na praia temos alguns bares e restaurantes e há muitas opções de lazer, como travessias de caiaque e stand up, trilhas de bicicleta e muito mais. É também o local com mais opções à noite. Boutiques de marca, artesanato, restaurantes e bares badalados concentram-se no Quadrado.

Arraial d’Ajuda: apresenta bastante infraestrutura.

Como localiza-se bem próximo à Porto Seguro apresenta bastante infraestrutura, pois quase todos os visitantes do sul da Bahia passam por lá. Possui diversas opções de lazer, como passeios de parapente, mergulho e parque aquático. Há também diversas opções de restaurantes, principalmente na Rua Moconguê, além de muitos bares nas praias.

Praia do Espelho: apresenta pouca infraestrutura.

Apesar de dispor de pousadas excelentes não há muitas opções de restaurantes. É ideal para quem curte mais a natureza e foge do agito.

Caraíva: apresenta pouca infraestrutura.

A luz elétrica chegou à vila somente em 2007. Hoje dispõe de alguns bares, restaurantes locais e opções de lazer variadas. É proibida a entrada de qualquer veículo. Apenas o buggy e as charretes dos locais circulam pela charmosa vila. À noite, principalmente no verão, o forró contagia a todos.

Tempo recomendado em cada local

- Arraial D’Ajuda: 2 dias.
- Praia do Espelho: 2 dias.
- Caraíva: 3 dias.
- Trancoso: 3 dias.
- Ponta do Corumbau: 1 dia.

Alguns passeios imperdíveis

- Eco Parque em Arraial d’Ajuda.
- Passeio a cavalo pela Praia de Trancoso.
- Quadrado em Trancoso.
- Trilha de bicicleta até o Vale dos Búfalos.
- Praia de Trancoso.
- Praia dos Nativos.
- Praia do Espelho.
- Stand up no Rio Caraíva.
- Ponta do Corumbau de buggy.

Certamente é um dos locais mais lindos do Brasil. O sul da Bahia é apaixonante. A principal dica é abandonar o relógio e entrar no clima tranquilo e relaxante do baiano. O destino é perfeito para quem busca tranquilidade e quer curtir paisagens encantadoras!

Planeje sua viagem pela Bahia

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

Texto e fotos: Daniel Gjorup.

E você, conhece o sul da Bahia? Gostou? Qual sua região preferida? Qual passeio ou praia mais gostou? Tem dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Ago 13, 2014 9:49 am
Tenho que admitir que adoro luxo, mas esses lugares com pouca infraestrutura me encantam também!

O Sul da Bahia é um sonho mas ainda não conheço todos esses lugares!

Patricia Mensagens: 2384
Qua Ago 13, 2014 10:37 am
Adorei a matéria e essas dicas são bem valiosas! Todas anotadas! ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Ago 14, 2014 7:47 am
Ótimas dicas. Essa região é muito bonita mesmo.

soares Mensagens: 504
Qui Ago 14, 2014 9:48 am
Dos locais imperdíveis, ainda não conheço Caraíva e Ponta do Corumbau. Mas estão na fila.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Ago 19, 2014 9:52 am
Praia do Espelho: Eleita uma das mais bonitas do Brasil http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=96&t=9389" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Ago 24, 2014 10:12 am
Eco Parque Arraial d'Ajuda: Diversão garantida para toda a família na Bahia http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=96&t=9417" onclick="window.open(this.href);return false;

imovitz Mensagens: 358
Sex Abr 01, 2016 7:03 am
Pessoal,

Estou planejando minha viagem para essas áreas para agora em maio...
É certo que farei Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraívas (passando pela Praia do Espelho, claro)...
A minha pergunta é se vale a pena guardar alguns dias para Porto Seguro.

Estou viajando sozinho e estou indo mais para curtir o dia, as praias e paisagens.... Na verdade, quero fugir completamente de badalação...rs

Importante, estou calculando minha viagem para uns 11 ou 12 dias....





Booking.com

Voltar para “Bahia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio