Avaliação da American Airlines e American Eagle

Avaliações de voos realizados na American Airlines.
jvinicius Mensagens: 507
Dom Nov 21, 2010 10:55 am
Avaliação da American Airlines e American Eagle

Imagem

Essa semana é hora de fazer mais uma avaliação sobre as empresas aéreas da terra do Tio Sam. A escolhida é a American Airlines, juntamente com a sua subsidiária, a American Eagle, considerada uma das piores companhias para se voar nos Estados Unidos.

Os vôos ocorrem entre Washington e Chicago e Chicago para a Philadelphia. No primeiro vôo, fiz um upgrade no momento do check-in para a “primeira classe” doméstica. Na volta eu tentaria a mesma coisa, visto que minhas pernas são um pouco grandes e isso me gerou dor de cabeça... Então, vamos lá:

Compra: Feita pelo site da American Airlines (http://www.aa.com). Quando fiz a compra, aguardei alguns dias até receber o bilhete. Nesse meio tempo liguei para a American e perguntei por que eu não tinha recebido meu bilhete ainda e segundo eles, existe uma fila, e eles vão emitindo de acordo com a prioridade... Achei o sistema muito arcaico e se nesse meio tempo, você cancela o cartão usado na compra, etc, você ainda corre o risco até de perder sua “compra”. Outra coisa é que mesmo comprando no site gringo, o valor é cobrado em reais, o que hora pode ser bom e hora pode ser ruim. Nota: 8

Imagem Check-in: Posso dizer que fazer check-in é uma experiência complicada... Em Washington, cheguei ao aeroporto e fui entregar a bagagem para “os despachantes” (creio que eram carregadores que deram um computador e um treinamento bem ruim de atendimento ao cliente para poderem cobrar as taxas de bagagem).

Como eram duas malas, coloquei a da minha esposa primeiro e depois a minha. A minha estava com excesso e o sujeito praticamente gritou no meu ouvido que ela estava sobrepesada e que se eu fosse despachar a mala deveria pagar a mais, etc. Falei que tudo bem, entreguei o cartão que eu iria pagar a taxa e o sujeito ficou meia hora tentando passar... Vendo a dificuldade dele, falei que se ele precisasse de ajuda, eu faria pra ele. Disse que não e praticamente jogou o cartão na minha cara dizendo que não funcionava. Entreguei outro e a mesma coisa. Com isso, fui obrigado a ir para o check-in mesmo.

Nesse caso preferi as minhas amigas máquinas, que geralmente são mais educadas que os funcionários da empresa... Foi oferecido um upgrade para a primeira classe, que adquiri. Cartões de embarque impresso, uma atendente nos chama para entregarmos a bagagem e verificar a documentação.

Em Chicago, a história ganha mais um ponto negativo. Já fui direto para a máquina de “self check-in”, tentei o upgrade, mas ali eu não poderia fazer o upgrade (segundo a atendente do check-in) e tive que me dirigir para a fila da primeira classe para lá sim fazer o upgrade. Para minha surpresa, uma mensagem enorme me diz que meu check-in não poderia mais ser feito. Fui para o balcão e conversei com a atendente que disse a mesma coisa... Aí, resolvi abri o bico e depois que a supervisão veio, fui colocado no próximo vôo para a Philadelphia, sem taxas, porém voando na econômica.

Despachar malas? Novamente os cartões não passam e segundo a atendente “eles não aceitam cartões internacionais para a cobrança de taxa de bagagem” (perai, uma empresa como a AA tem uma política dessa? Só que ela não soube explicar porque o self check-in aceita!?!?). Para fechar descobri uma coisa que me pareceu interessante: Mesmo que sua mala dê sobrepeso (para eles), se você vier de fora e estiver há menos de duas semanas por lá, eles cobram apenas US$ 25,00 por mala (ou invés dos US$ 50,00 que minha mala teria que pagar).

Resumindo a ópera, ou melhor, a zona: O check-in é uma bagunça só... O pior que já vi! Nota: 1

Embarque: Que alegria não ter que embarcar no Brasil... As pessoas respeitam as prioridades e não ficam “causando” na aeronave... Entre Washington e Chicago, fomos os primeiros a ser chamado para o CRJ-700, visto que estamos na “First”. Entre Chicago e Philadelphia, um dos novos 737-800 cumpriu o vôo e fomos chamados de acordo com nossa zona de embarque. Nota: 10

Apresentação: No primeiro trecho, aeronave limpa, uma manta (que segundo a comissária “lá em cima faz frio?!?!”). Revista de bordo, uma revista especial para os passageiros da “First”, cartão de segurança. Só não vi o saquinho para casos de enjôo. No segundo vôo a mesma coisa. Nota: 9,5

Assento: No vôo de “primeira classe” (veja a foto), um espaçamento legal, mas nada que se “nossa, que maravilha”. Na econômica do 737-800, minhas pernas couberam (ao contrário de umas cias. nacionais). Nota: 8,5

Entretenimento: O CRJ-700 não oferece nada para você se divertir, portanto, leve seu laptop ou iPod. No 737-800, vídeo e fones disponíveis (não sei se eram vendidos, creio que sim). Para vôos curtos, vejo que não existe a menor necessidade desse serviço, então nesse caso não vou pontuar a empresa por isso. Nota: -

Pontualidade: Ótima. Os dois vôos saíram no horário e chegaram antes do previsto. Nota: 10

Serviço de bordo: Para os passageiros da “First” é oferecido um almoço “cortesia”, que aceitei, porém, a atendente tentou empurrar o mesmo prato para mim e minha mulher... Ela não aceitou (mas talvez para alívio dela, eu aceitei eheheheh). Eles oferecem vinho, cervejas, sucos, água e refrigerante. No final você pode tomar um “chá-cafezinho” também. No vôo na econômica, bebidas (algumas grátis e outras pagas), porém, já tínhamos almoçado e não aceitamos nada. A comida estava boa e em quantidade razoável para a duração do vôo. Nota: 10

Atendimento: O atendimento fora do check-in é melhor. As comissárias foram relativamente simpáticas (da maneira delas, claro). O pessoal de embarque também foi tranqüilo. Nota: 7

Desembarque: Simples, e como os aeroportos por lá são “bagunçados” como os nossos, já sabíamos em qual esteira estaria nossas malas, porém, em Chicago, esperamos mais de 40 minutos para receber nossas malas. Já tinha perdido as esperanças de ver elas novamente. Na Philadelphia, elas vieram bem mais rápido. A nota que fica aqui é que as malas viram “surradas”, e dentro da minha, em especial, quebraram algumas coisas... Nota: 4,5

Pós-serviços: Diferentemente de algumas cias. Brasileiras, que não vou citar o nome, o crédito das milhas já foi realizado em dois dias, porém, no vôo entre Washington e Chicago, consta o vôo como sendo feito em classe econômica. Entrei em contato com a AA aqui no Brasil e pedi a correção…

Fiquei meia hora discutindo com a atendente, que falou que não existia “First” no vôo (?!?!?!)... No fim, enviei uma carta explicando o caso, com o cartão de embarque, comprovante de pagamento do upgrade e o bilhete original e estou aguardando o prazo de trinta dias para a correção... Vamos ver se ele será cumprido. Nota: 7

Nota Final = 7,55

Concluindo, existem funcionários da American que não deveriam estar lá, mas que por algum motivo a empresa os mantém... O que salvou a AA de não ficar como a pior das avaliações que já fiz foi sua pontualidade, apresentação das aeronaves e o tratamento em vôo. Fora isso, “o ficar em solo” com seus funcionários, em especial do check-in é um problema...

¡hasta luego!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Dez 15, 2010 9:39 am
Meus comentários:

Compra: é verdade, existe uma fila. Este ano emiti uma passagem com milhas, mas em seguida apareceram datas melhores e fiz mudanças, duas vezes, no período de uma semana. Como o bilhete demorou para ser emitido foi preciso ajustar os valores.

Embarque: aqui no Brasil eu não sei se é falta de informação ou o famoso jeitinho brasileiro, mas as pessoas entram na fila sem aguardar o grupo da qual pertecem. Aliás, forma-se uma fila de espera sem necessidade.

Entretenimento: é um dos pontos fracos, pois na maioria dos aviões não há telas individuais. Para mim, pouco importa, pois sempre uso o notebook.

Atendimento: no check-in, principalmente nos Estados Unidos, não tenho dado muito sorte. Noto uma má vontade dos atendentes.

Pós-serviços: o AAdvantage funciona muito bem e as milhas são creditadas rapidamente, às vezes em algumas horas. É excelente!

Eu gosto da AA, mas os aviões poderiam ser melhorados. Existem muitos aviões velhos!

jvinicius Mensagens: 507
Sex Dez 17, 2010 2:44 pm
falandodeviagem escreveu: Embarque: aqui no Brasil eu não sei se é falta de informação ou o famoso jeitinho brasileiro, mas as pessoas entram na fila sem aguardar o grupo da qual pertecem. Aliás, forma-se uma fila de espera sem necessidade.
Isso é falta de informação com hábito. No Brasil o embarque prioritário costuma não ser respeito, principalmente em trecho doméstico. Eu já quase apanhei por "ter o direito" de embarque prioritário e quem estava na fila não "sabia".

E a popularização da aviação vai piorar isso mais ainda!

¡hasta luego!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Dez 18, 2010 12:15 am
Mas será que é só falta de informação, Vinícius?
Na AA é anunciado, em português e nos auto-falantes, as regras de embarque. E mesmo assim muitas pessoas não respeitam e tentam embarcar antes. Acabam sendo barradas e atrasando a todos.

jvinicius Mensagens: 507
Sáb Dez 18, 2010 8:29 am
Não só falta de informação, mas um hábito também... Pegue um vôo doméstico e veja como é. Quando o painel mostra "Embarque próximo", já se forma aquela fila. Outra coisa que contribui pra fila, principalmente em avião narrow-body (um corredor) são as pessoas que ficam querendo mudar de assento antes de finalizar o embarque, que carregam tudo na cabine para não despachar (até aí os gringos também fazem isso) e principalmente as pessoas que muitas vezes não possuem conhecimento da lógica de numeração das poltronas (quanto mais na frente menor o número, quanto mais atrás maior) e assim as letras também.

O embarque por grupo é bom, mas, não sei até que ponto vai funcionar aqui. Peguei um vôo da Delta em outubro e vi a mesma cena que você falou.

legal03 Mensagens: 136
Qua Jun 01, 2011 8:27 pm
Pude presenciar esse mal hábito de não respeitar e atrapalhar a prioridade de embarque na minha primeira ida aos EUA.

No voo de ida, GRU-JFK, os passageiros começaram a fazer uma fila que ficou enorme após uns minutos e, mesmo após o aviso de prioridade de embarque, muitos nela permaneceram.

Na volta, MIA-GRU, eu achei pior ainda, pois ao invés de formarem uma fila as pessoas formaram uma aglomeração ao redor da área de embarque, dificultando muito a passagem das pessoas dos 1os grupos.
Meu grupo era o 3, e qdo chamaram eu fiquei esperando achando q ia passar um monte de gente e, após uns 30 segundos, todos do 3 já tinham ido, o resto que estava em volta era de grupos de números maiores, mas que teimavam em ficar ali atrapalhando.
Inclusive, ao embarcar, ouvi uma mulher comentar com o marido: "Vamos ficar aqui porque assim que chamar o nosso grupo a gente já entra". E esse 'aqui' a que ela se referiu era bem na entrada do embarque, atrapalhando bastante a circulação.

Nos 3 voos internos q fiz não aconteceu nada parecido.

Há sim uma falta de conhecimento do procedimento, mas tbem há muito o "jeitinho brasileiro", como a situação da mulher com seu marido.

jvinicius Mensagens: 507
Qua Jun 01, 2011 9:57 pm
Pois é legal... Na verdade esse hábito já vem dos vôos domésticos aqui em nossas terras. É só você querer sua prioridade por status ou tarifa que a briga pode começar. Essa aglomeração é herança de muitos que viajavam de ônibus, onde não existe ordem de embarque.

Você poderia fazer um "trip-report" dos seus vôo com a AA. Aguardo meu vôo de setembro pra postar aqui.

¡hasta luego!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 01, 2011 11:05 pm
Então somos 2. Os 767 que fazem GIG-MIA já deveriam estar num ferro-velho a anos. Para mim , só não é pior que a Delta e a US Airways ( mas essa pelo menos tem tarifas mais condizentes com o serviço que presta)

jvinicius Mensagens: 507
Qua Jun 01, 2011 11:24 pm
O Rio é mal-atendido pela AA. Em SP temos os 777s voando de Dallas ou Miami.

Nunca voei na US Airways, mas na Delta venho me distanciando das relações com ela.

legal03 Mensagens: 136
Qua Jun 01, 2011 11:31 pm
Em SP tbem se usa o 777 para o JFK.

Qdo fiz a reserva dos voos, levei muito em consideração essa diferença de se voar num 767 e num 777 e, óbvio, escolhi os voos que eram atendidos pelo 777 (GRU-JFK na ida e MIA-GRU na volta).

Depois vou fazer um relato dos 5 voos que fiz pela AA (GRU-JFK-LAS-LAX-MIA-GRU)





Booking.com

Voltar para “Avaliações da American Airlines”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio