Falando de viagem entrevista os novos administradores do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Entrevista do Falando de Viagem.
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falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Dez 17, 2014 12:02 pm
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O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, segundo mais importante em fluxo internacional do país, tem desde agosto de 2014 um novo administrador. O consórcio RIOgaleão, formado pela Odebrecht, Infraero e Changi, responsável pelo aeroporto de Cingapura, assumiu com a responsabilidade de voltar a fazer do Galeão o orgulho nacional que ele foi um dia.

O Falando de Viagem foi recebido no último dia 11 de dezembro no prédio administrativo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro por Renata Pinheiro e Jessyca Porto, responsáveis pelo setor de Comunicação e Marketing, para uma entrevista exclusiva.

A conversa durou cerca de duas horas e tentamos esclarecer todas as dúvidas dos viajantes e ouvir um pouco sobre os planos para o futuro.

Vamos conferir?

Sabemos que o AIRJ foi recentemente privatizado. O consórcio arrematante é sabidamente dotado de grande experiência no assunto. Quais os problemas mais urgentes foram identificados e o que está sendo feito a respeito?

Nós assumimos em agosto e logo procuramos saber quais os anseios mais urgentes dos usuários. A maioria das reclamações dizia respeito às poucas opções de alimentação.

Procuramos sanar o mais rapidamente possível essa deficiência inaugurando diversos novos pontos de alimentação em ambos os terminais. Outra reclamação recorrente dizia respeito à dificuldade de obtenção de informações. Agora temos 4 balcões de informação instalados em ambos os terminais, tanto no embarque quanto no desembarque.

Intensificamos a qualificação da mão de obra que lida com o público, criamos um call center, um canal de ouvidoria, um novo site e um WhatsApp para problemas imediatos cuja solução possa ser rapidamente efetuada. Substituímos a empresa responsável pela limpeza e, em parceria com a Granado, revitalizamos completamente os 4 fraldários.

Em que consiste o plano de investimento de vocês?

Além do novo píer sul, que encontra-se em construção, verificamos a necessidade da troca dos elevadores, escadas e esteiras rolantes. Serão 2 bilhões de reais em investimentos até abril de 2016.

Quais os principais pontos em que os usuários perceberão as mudanças?

Os fraldários já revitalizados, os banheiros e o atendimento. Estamos procurando dar um choque de organização e isso inclui também os táxis, sempre alvo de tantas reclamações. Para isso, estamos em estreita parceria com a Secretaria Municipal de Transportes. Além disso, os usuários hoje contam com 30 minutos grátis de Wi-Fi.

Qual o fluxo atual de passageiros? E capacidade atualmente instalada e meta de vocês?

Hoje nosso fluxo está em 17.5 milhões de passageiros por ano. Temos uma capacidade instalada de 30 milhões. Nossa meta inicial não é um aumento imediato dessa capacidade, mas sim de atender com qualidade a capacidade já instalada.

Quantas pontes de embarque temos atualmente e qual será o número após as obras?

Hoje são 38 e após a conclusão do píer sul teremos 64.

Existem planos de adequar as instalações para receber os superjumbos 747-8 e A380?

Na verdade desde novembro já estamos certificados para receber esses aviões. Estamos em negociações com as companhias aéreas para que essas aeronaves em breve passem a operar aqui.

Sabemos que o Terminal 3 está em construção. Qual a previsão de entrega e principais características do novo terminal?

Nós não o chamamos de terminal porque para isso seria necessário que ele contasse com uma infraestrutura completa como balcões de check-in, imigração e alfândega próprios. Na verdade é um píer adicional integrado ao Terminal 2. Ele deve estar concluído em abril de 2016 e contará com lojas e áreas de alimentação em formato totalmente diferente do que é hoje. Além disso, seus portões de embarque serão do tipo swing gates, que podem, de acordo com o fluxo, serem utilizados tanto para voos domésticos quanto para os internacionais.

Uma das maiores reclamações dos usuários atualmente é em relação ao estacionamento. Ele é subdimensionado para o fluxo atual. O que será feito a respeito? Qual será o número total de vagas?

A renovação e redistribuição das vagas já está em curso, assim como a construção de novas. Até o final de 2015 serão mais 2.700 vagas disponíveis em relação a hoje.

Recebemos muitas reclamações após vocês assumirem o aeroporto, principalmente pelo aumento no valor do estacionamento. O que você tem a nos dizer sobre o assunto?

Tratou-se de uma decisão administrativa necessária devido aos investimentos de R$20 milhões feitos em segurança e melhorias do serviço.

Existe projeto de construção de um long term parking como em muitos aeroportos do mundo?

Sim, existem projetos nesse sentido, mas nenhum deles ainda está em execução.

Houve um boato de que os carrinhos passariam a ser cobrados no aeroporto. Tem fundamento?

Nenhum fundamento. Não passou de boato. Assim como também é apenas boato que os banheiros passariam a ser pagos.

Sempre que desembarcamos para viajar o táxi estaciona na área externa e sempre tem muitos fumantes na porta. O cheiro é horrível e em um lugar de passagem. Não seria interessante delimitar um espaço que não seja na entrada?

É uma boa ideia. Não tínhamos pensado nisso. Iremos avaliar a viabilidade.

Outro grande problema do Galeão é a questão da mobilidade. Há algum projeto em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro para construção de uma ligação por trilhos entre o aeroporto e a cidade?

Diversas opções nesse sentido estão sendo avaliadas. São projetos de longo prazo que dependem também de parceria com o poder público. Estamos em contato constante com a prefeitura para encontrar soluções para esse tipo de problema. Recentemente o problema de mobilidade foi em parte sanado com a chegada do BRT mas ainda existe muito por fazer nesse aspecto.

O Galeão hoje é um aeroporto decadente. Tanto Guarulhos quanto Viracopos saíram na frente no quesito modernização. Existem planos para fazer o Galeão voltar a ser um grande hub nacional?

Nosso Departamento de Desenvolvimento Estratégico está trabalhando fortemente nesse sentido. Estamos em contato permanente com as companhias aéreas para trazer mais voos para cá. É um trabalho intenso juntos às empresas nacionais, internacionais e a Secretaria de Turismo. Do momento em que se decide pela implementação de uma rota até o primeiro voo decorre um período de tempo que varia entre 8 meses a 1 ano. Somente nos últimos meses de novembro e dezembro a KLM colocou mais um voo semanal para Amsterdã, a Aeromexico iniciou 4 frequências semanais para a Cidade do México, TAM e Gol têm agora mais voos para a Argentina, a Copa passou a ter seu terceiro voo diário para a Cidade do Panamá, a Alitalia adicionou uma frequência semanal para Roma e a Air Canada voltou a operar voos para o Rio de Janeiro. No âmbito nacional GOL e Avianca aumentaram suas operações em mais de 100 voos semanais. A GOL tem apostado muito na nova fase do Galeão.

As mudanças para enfrentar esses dois concorrentes incluem a adoção do conceito de "aeroporto cidade" como está sendo implementado em Viracopos?

A Gerência de Desenvolvimento Imobiliário tem diversos planos nesse sentido. Tudo isso faz parte do nosso plano de negócios. A Accor, por exemplo, já anunciou a construção de 2 novos hotéis no complexo do aeroporto.

O consórcio vencedor da licitação para administrar o AIRJ possui fortes credenciais no currículo, como Changi, considerado por muitos como o melhor aeroporto do mundo. Que conceitos estão sendo trazidos de lá para serem implementados aqui?

Diversas ações específicas estão sendo desenvolvidas em conjunto com Changi. Além das equipes que sempre vêm aqui, há pessoal deles em caráter permanente. Entre outras coisas, por exemplo, eles estão trazendo para o Brasil um novo conceito de Customer Service.

Atualmente a grande maioria das novas companhias que pretendem voar para o Brasil só se interessa por slots em Guarulhos, sendo que o Galeão já foi o principal aeroporto brasileiro. Como vocês pretendem atrair novas companhias para voarem para o Rio de Janeiro?

Estamos permanentemente realizados road shows pelas diversas cidades do mundo. Esse é um projeto que consiste em divulgar não apenas o aeroporto e suas melhorias, mas o destino como um todo. Além disso, estamos presentes nas principais feiras específicas do setor através do mundo com a missão de atrair novos interessados.

Durante as Olimpíadas de 2016, a perspectiva é de um fluxo intenso, como jamais tivemos. O aeroporto estará preparado até lá? Existe previsão de fluxo?

Sim, estaremos preparados. As obras estão com os cronogramas em dia. Tudo foi planejado e está sendo executado a contento. Contamos, nesse sentido, com o know how da Changi, que administra o aeroporto de Sochi.

Em relação as salas vips, já existem nomes das que integrarão o novo píer?

O novo píer tem uma área de grandes proporções específica para isso. Muitas companhias e alianças já mostraram interesse pelos espaços, mas nada ainda está confirmado. Existe a certeza de que teremos novidades. As salas do Terminal 2 também serão revitalizadas. Apenas o Terminal 1 não deverá ver mudanças.

Em Guarulhos há duas ótimas salas vips administradas pelo GRU Airport. Vocês têm a intenção de construir salas vips próprias?

A ideia ainda está sendo avaliada e não há nada de concreto nesse sentido decidido. Como o interesse das companhias e alianças tem sido muito muito forte nesse sentido, provavelmente a operação das salas ficará a cargo dos interessados.

Qual o recado que você dá para quem usa o aeroporto e espera urgentemente por melhorias?

Podem acreditar. Temos uma equipe comprometida e dedicada em fazer com que a experiência de voar pelo Galeão seja positiva. Estamos nos esforçando ao máximo para que esse aeroporto volte a ser o orgulho do Brasil.

Para mais informações sobre o aeroporto acesse: http://www.riogaleao.com

Obrigado pela entrevista Renata e Jessyca! Agradecemos também a toda equipe do RIOgaleão e desejamos sucesso nesse empreendimento!

Entrevistador: Fabio Macedo.
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GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Dez 17, 2014 12:04 pm
Ótima entrevista, Fabio!

Torço muito para que o Galeão volte a ser um excelente aeroporto, pois é meu hub. Acredito que o RIOgaleão conseguirá torná-lo um dos melhores aeroportos do país.

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Beatriz Mensagens: 2034
Qua Dez 17, 2014 3:02 pm
Torço bastante pelas mudanças e espero no futuro ter orgulho novamente do GIG ;)

viajante Mensagens: 1090
Qui Dez 18, 2014 7:32 am
Torcendo pelas melhorias aqui também.

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Fabio Mensagens: 8900
Qui Dez 18, 2014 9:00 am
Se o pessoal de Changi não der jeito no Galeão, ninguém dá.

drmancha Mensagens: 184
Qui Dez 18, 2014 9:57 am
Parabéns pela entrevista. Muito boa!

Zahlouth Mensagens: 1667
Sex Dez 19, 2014 8:07 am
Mais uma vez show de bola. Parabéns.

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GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Dez 21, 2014 9:13 am
Pelas últimas notícias que recebi do aeroporto parece que estão havendo novidades significativas.

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HENRISAN Mensagens: 135
Dom Dez 21, 2014 5:09 pm
As idéias são boas, mas tudo passa pelo compromisso de todos (desde os administradores, pelos operadores das companhias aéreas, dos gestores públicos e dos usuários).
Infelizmente tanto o Rio de Janeiro como o Brasil, passam por uma total falta de compromisso, de educação e de moral.
Não vejo a menor perspectiva de melhora.
Quando em 1973, fui estagiário da construção do AIRJ, imaginava que uma revolução aconteceria;
O antigo Galeão era realmente um "galinheiro", sem a menor condição de operar.
Acho que a palavrinha que muitos falam a toda hora, mobilidade, é algo que não existe no Rio de Janeiro.
O Rio é a única cidade onde o metro não interliga, nem vai interligar, com qualquer outro modal.
O trânsito na cidade é muito, mas muito por do que o de Los Angeles, e os gestores não fazem absolutamente nada.
Moro na Barra da Tijuca, e toda vez que viajo, começo por escolher a saída / chegada nos finais de semana, pois se for um dia de semana e em especial véspera de feriado ou similar, não existe a menor condição de se ir para o Galeão.
Por exemplo, se um voo é às 22 hs, tenho que sair de casa, no máximo às 16 hs !!!

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GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Dez 21, 2014 5:21 pm
É verdade. Quando chego dia de semana e preciso vir para a Barra é um inferno o trânsito na Linha Amarela.





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