Categoria Elite nos Programas de Fidelidade: o que é e como funciona?

Troca de informações sobre programas de fidelidade e milhas/pontos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jul 29, 2010 12:19 pm
Imagem
O Star Alliance oferece excelentes benefícios na maior aliança aérea do mundo.

O que é?

As companhias aéreas têm como objetivo fidelizar o consumidor o máximo possível para aumentar os seus lucros. A Categoria Elite é uma ótima forma de fidelização para ambos os lados, onde todos ganham benefícios. Quanto mais voos você faz, mais é recompensando com milhas aéreas, e dependendo do valor acumulado por ano você sobe de categoria, recebendo o status VIP.

Viajantes frequentes, depois que atingem determinado número de milhas voadas, ganham upgrade para a Categoria Elite gratuitamente. Com ele você passa a ter diversos privilégios, tais como:
- Check-in prioritário;
- Embarque prioritário;
- Prioridade para retirada das bagagens despachadas;
- Fila especial para entrar na área segura;
- Assentos especiais (normalmente nas saídas de emergência e na frente do avião);
- Bônus adicional de milhas;
- Prioridade em lista de espera;
- Maior facilidade para upgrade de classe;
- Acesso às salas VIP.

Esses são somente alguns exemplos - os benefícios irão variar de acordo com a companhia aérea.

Exemplos de benefícios

Benefícios oferecidos pela SkyTeam: https://www.skyteam.com/en/frequent-flyers
Benefícios oferecidos pela American Airlines: https://www.aa.com/i18n/aadvantage-program/elite-status/aadvantage-elite-status.jsp?anchorEvent=false&from=Nav
Benefícios oferecidos pela LATAM Airlines Brasil: https://www.pontosmultiplus.com.br/latampass/sobre-o-programa

Como funciona?

Existem normalmente três tipos de Categoria Elite, que mudam de nome dependendo da companhia. Aqui vamos citar o exemplo da American Airlines e as milhas necessárias para obtê-lo:

- Gold: 25 mil milhas 30 segmentos.
- Platinum: 50 mil milhas ou 60 segmentos.
- Executive Platinum: 100 mil milhas ou 120 segmentos.

Você deve atingir o valor mínimo durante um único ano. Ao atingir, terá seu nível alterado automaticamente. Ou seja, se você começar a juntar as milhas em janeiro e em agosto já tiver conseguido 25 mil milhas, você não precisará esperar o ano acabar para receber o status. Ele é imediato.

O que são segmentos? São trechos de voos. Exemplos: Se você voar GIG-MIA e depois MIA-GIG serão dois segmentos. Agora se você voar GIG-MIA-MCO e depois MCO-MIA-GIG serão quatro segmentos. Para quem voa muito, porém sempre voos domésticos de curta distância, os segmentos são importantíssimos para obtenção da Categoria Elite.

Além disso, as milhas voadas em companhias parceiras também valem para acúmulo de milhas/pontos/segmentos. Ou seja, se você acumula milhas no AAdvantage e voar pela British Airways, poderá solicitar que as milhas sejam computadas no AAdvantage e assim conseguirá mais facilmente obtê-lo.

E quando você obtiver a Categoria Elite pela American Airlines ele será válido também na British Airways ou em qualquer outra companhia que seja membro da aliança.

Essa regra é válida para as grandes alianças, como oneworld, SkyTeam e Star Alliance.

No Brasil contamos com a Smiles da GOL Linhas Aéreas, o LATAM Pass, da LATAM Airlines Brasil e o TudoAzul, da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

O Smiles é dividido em: PrataOuroDiamante.

O LATAM Pass é dividido em: GoldGold Plus, Black e Black Signature.

O Tudo Azul é dividido em: TudoAzul Safira - Categoria TudoAzul Diamante. Clique aqui para ler nossa matéria explicando o funcionamento do programa.

Renovação

Você deve renovar sua Categoria Elite anualmente, ou seja, a cada início de ano você precisará acumular novamente o número mínimo de milhas exigido para renovação. Caso não renove irá perdê-lo no início do próximo ano.

Conclusão

Sem dúvida nenhuma obter qualquer nível de Categoria Elite em uma companhia aérea é muito bom. Você terá tratamento diferenciado, diversos benefícios e ainda acumulará mais milhas. Será um grande upgrade em suas viagens - como é gratuito torna-se melhor ainda.

Portanto, se você deseja obter o nível Categoria Elite, deve ser fiel a sua companhia aérea escolhida ou a aliança da qual ela faz parte. Agora, se você é daqueles que prefere buscar sempre o melhor preço, dificilmente conseguirá obtê-lo. É mais importante economizar do que ser fiel, principalmente porque as regras dos programas de fidelidade mudam constantemente e sempre para pior.

Boa viagem!

E você, possui algum nível de Categoria Elite em alguma companhia aérea? Está satisfeito? Qual seu benefício preferido? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GLEYSON Mensagens: 397
Dom Fev 06, 2011 12:28 pm
Oi Gabriel, vc poderia me passar o link da AA para cadastro no programa deles? pois estou tentando me cadastrar e no mozila, explorer só dá erros e não consigo me cadastrar. obrigado, abraço..

Avatar do usuário
ricardo79 Mensagens: 69
Sex Mai 27, 2011 6:04 pm
Faço parte do programa Elite da Continental/COPA. Ainda sou Silver, mas realmente é diferenciado, faço check-in separado, sem filas... embarco junto com a executiva... e as malas vão com tag de priority (neste caso não senti diferença). No meu último vôo pela COPA pra LAX, ganhei upgrade nos vôos GRU-PTY e PTY-LAX. Ainda bem, pq a econômica da Copa é tensa devido ao avião pequeno...

Absolutamente viciado em viagens.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jun 17, 2014 8:23 am
Essa é uma das matérias mais antigas do Falando de Viagem :)

Logo percebe-se que precisa de atualização.

eduardocf Mensagens: 366
Ter Jun 17, 2014 10:11 pm
E com tantas mudanças de parceiros, alianças, regras de acúmulos, resgates de milhas e emissão de bilhetes fica difícil saber como anda este mundo dos programa de fidelidade. Com certeza estão piorando e dificultando a cada dia a vida dos associados.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Ago 30, 2015 12:03 pm
Os benefícios realmente tornam as viagens melhores.





Booking.com

Voltar para “Programas de Fidelidade”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio