Palazzo Pitti: Um lindo complexo de museus em Florença

Troca de informações sobre a Toscana.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Dez 09, 2015 8:04 am
Palazzo Pitti: Um lindo complexo de museus em Florença

Imagem

Site: https://www.polomuseale.firenze.it/en/musei/pitti.php?m=palazzopitti

Visão geral

O Palazzo Pitti foi originalmente construído para ser a residência do banqueiro Luca Pitti. Sua construção teve início em 1457, em estilo renascentista. Em 1550, o edifício foi comprado pela família Médici, que o expandiu e o tornou a residência principal dos Grão-duques da Toscana e na sequência de todos os demais governantes da cidade, incluindo os reis da Itália e Napoleão, que o utilizou como base.

Foi após a aquisição do palácio pela família Médici que se deu a construção do famoso Corredor Vasari, uma passarela acima do solo que liga o antigo palácio a então sede do governo, o Palazzo Vecchio, passando acima da Ponte Vecchio e através de diversos prédios, inclusive da Galleria Degli Uffizi. Este corredor permitia ao Grão-Duque e sua família se mover facilmente e com segurança entre os dois palácios.

Hoje, o palácio é um imenso complexo de 32.000 m², com diversos museus e galerias, expondo incontáveis tesouros e obras de arte, importantes coleções de pinturas e esculturas, joias, porcelanas e trajes, além de um lindo jardim.

Além da exposição do acervo permanente, também ocorrem exposições temporárias em muitas de suas galerias.

Vamos conhecer um pouco da sua área externa?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Galleria Palatina: É o coração do complexo. No total são 11 salões que ocupam toda a ala esquerda do primeiro andar do Palazzo Pitti. É onde está exposta uma impressionante coleção de pinturas e esculturas. Obras-primas de mestres italianos e europeus dos períodos renascentista e barroco, tais como: Rafael, Boticelli, Ticiano, Correggio, Rubens, Pietro da Cortona e outros, que anteriormente pertenceram a coleção particular da família Médici.

As pinturas, que estão suntuosamente emolduradas, cobrem quase todas as paredes dos salões tradicionais do século XVII. Realmente o visitante tem dificuldade em saber para onde olhar, tamanha a beleza das obras.

A maneira como as pinturas estão penduradas ainda refletem em muito o desejo dos antigos proprietários, não seguindo exatamente uma ordem cronológica ou de estilo.

Vamos ver algumas fotos desta linda galeria?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Royal Apartments: Na sequência da Galeria Palatina, o visitante tem acesso aos aposentos reais. No total são quatorze magníficos quartos (nem todos acessíveis aos visitantes) onde residiram os Grão-duques Médici, Lorrainee, a partir de 1865, do rei da Itália.

Os aposentos refletem o gosto de três períodos distintos da história, mas alguns ainda mantém a decoração e mobiliário da época Médici.

Os quartos são ricamente decorados, têm diversos afrescos de conhecidos artistas italianos, tapeçarias de Gobelins do século XVIII, ornamentos em ouro e tetos trabalhados em estuque branco.

Vamos visitar dois dos aposentos dos Grão-duques?

Imagem

Imagem

Visitamos a exposição temporária de Carlo Dolci, nascido em Florença, que foi um talentoso pintor do estilo barroco do século XVII e ficou conhecido por pintar imagens religiosas, lindamente acabadas, geralmente pequenas. A exposição estava em uma linda ala do palácio, mas não era permitido tirar fotos.

Giardino di Boboli: Em 45.000 m² atrás do Palazzo Pitti estão localizados estes belos jardins. Eles foram originalmente concebidos para os Médici, sendo um excelente exemplo do estilo de jardinagem renascentista, que mais tarde inspirou muitos outros jardins europeus.

Os jardins foram abertos ao público em 1766 e se estendem por uma vasta área formando um museu a céu aberto com incontáveis estátuas, grutas, incluindo a famosa gruta Buontalenti e grandes fontes.

Os visitantes são convidados a escapar do rigor dos roteiros e dos pontos turísticos, relaxar embaixo dos ciprestes e passear evocando o espírito da vida na corte em um jardim que continua a renovar o seu ciclo natural de acordo com a tradição de seu passado.

O jardim tem uma pequena colina e do alto é possível ver um pouco dos arredores de Florença. Uma paisagem típica da Toscana!

Vamos passear pelos jardins?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No momento várias áreas do jardim estão em restauração, mas mesmo assim vale a pena a visita.

Os demais museus localizados dentro do Palazzo Pitti:

Museo degli Argenti: O Museu da Prata está localizado nos aposentos utilizados pela família Médici como residência de verão, no piso térreo e mezanino do palácio. Os aposentos foram decorados em 1635, por ocasião do casamento do Grão-Duque Ferdinand com Vittoria della Rovere.

Lá está exposto o tesouro do palácio, onde o gosto extravagante da família pode ser observado em uma vasta coleção de artefatos, que engloba com orgulho 16 vasos com incrustações de pedras semipreciosas de Lorenzo, O Magnífico, prataria do Tesouro de Salzburg, porcelanas chinesas e japonesas, objetos em cristal de rocha de Francesco I, em ambar de Maria Maddalena d'Áustria, objetos em marfim, tapetes no mais fino trabalho fiorentino, joias de renomados ourives europeus entre os séculos XVII e XX e a famosa coleção de joias de Anna Maria Luisa, o último membro da família Médici.

Galleria dell'Arte Moderna: Localizada no segundo andar do palácio, a Galeria de Arte Moderna tem uma bela coleção de pinturas e esculturas, a maioria italianos, que datam do final do século XVIII até a Primeira Guerra Mundial, os elegantes aposentos dos Grao-Duques Lorraine, são decorados com obras dos períodos neoclássico e romântico.

Há também uma esplêndida coleção de obras de artistas do movimento Macchiaioli, que foram um grupo de artistas toscanos com um estilo similar aos impressionistas franceses.

Galleria del Costume: Aberta em 1983, a Galeria do Traje ou Figurino está localizada na ala do palácio chamada Palazzina della Meridiana. A coleção é composta por seis mil itens, incluindo trajes e acessórios de moda e teatro que datam dos séculos XVI a XX. Um museu incomum e dinâmico, único, que traz a história da moda na Itália e no mundo. Devido ao enorme acervo, a cada dois anos ocorre a rotação dos itens expostos.

Museo delle Porcellane: O Museu da Porcelana abriga uma das mais belas coleções de porcelana da Europa, adquiridas principalmente por Pietro Leopoldo e Ferdinand III. Ele está localizado no edifício do século XVIII chamado Palazzina del Cavaliere, na parte superior dos Jardins de Boboli.

É permitido tirar fotos em quase todas as salas do palácio. Existem várias exceções, então você deve observar os sinais ao entrar nas salas. O uso do flash e do pau de selfie sempre são proibidos.

Caso você esteja com uma mochila ou bolsa grande, será solicitado que você as deixe no guarda-volumes.

Como chegar

Endereço: Piazza de Pitti.

Atravessando a Ponte Vecchio, basta caminhar cerca de 300 metros em linha reta.

Horários

Galleria Palatina, Royal Apartments e Galleria dell'Arte Moderna:

- De terça-feira à domingo das 08:15 às 18:50.
- Fechado às segundas-feiras, 1º de maio, Natal e Ano Novo.

Galleria del Costume, Museo delle Porcellane e Museo degli Argenti:

- Novembro até fevereiro: 08:15 às 16:30.
- Março: 08:15 às 17:30.
- Abril, maio, setembro e outubro: 08:15 às 18:30.
- Outubro após o final do horário de verão: 08:15 às 17:30.
- Junho e agosto: 08:15 às 18:50.

Fechados na 1ª e na última segunda-feira do mês, 1º de maio, Natal e Ano Novo.

Giardino di Boboli:

- Novembro até fevereiro: 08:15 às 16:30.
- Março: 08:15 às 17:30.
- Abril, maio, setembro e outubro: 08:15 às 18:30.
- Outubro após o final do horário de verão: 08:15 às 17:30.
- Junho e agosto: 08:15 às 19:30.

A Gruta Buontalenti é aberta para visita acompanhada nos seguintes horários:

- Abril a Setembro: 11:00, 13:00, 15:00, 16:00 e 17:00.
- Março: 11:00, 13:00, 15:00 e 16:00.
- Demais meses do ano: 11:00, 13:00 e 15:00.

Fechado na 1ª e na última segunda-feira do mês, 1º de maio, Natal e Ano Novo.

A entrada em todos os museus e no jardim é permitida até uma hora antes da hora de encerramento.

Preços

Bilhete Galleria Palatina, Royal Apartments e Galleria dell'Arte Moderna (acesso às 3 áreas, validade 1 dia): 8,50 euros.

Bilhete Galleria del Costume, Museo delle Porcellane, Museo degli Argenti e Giardino di Boboli (acesso às 4 áreas, validade 1 dia): 7,00 euros.

Bilhete combinado para todo o complexo de museus e jardins do Palazzo Pitti (válido por 3 dias sucessivos): 11,50 euros.

Crianças e adolescentes até 18 anos: grátis.

Você pode comprar as entradas on-line, mas há uma taxa de 3 euros, mesmo para os ingressos gratuitos. Como também há cobrança de 6,38% de IOF não achamos válida a compra.

O bilhete combinado não está disponível para compra pela Internet.

Quando estivemos no palácio não havia nenhuma fila para entrar. Se você não está certo do dia da visita, principalmente para o jardim, visto a necessidade de bom tempo, é melhor deixar para comprar a entrada diretamente na bilheteria.

Conclusão

Adoramos o Palazzo Pitti! Um lugar muito interessante de se visitar e um passeio bem completo, com muita história, obras de arte esplêndidas e natureza. O palácio e o jardim são enormes e muito bonitos, o que torna a visita muito agradável.

Não tivemos a sensação de ter muita gente ao nosso redor e pudemos realmente apreciar tranquilamente as obras de arte e observar seus detalhes. Se você tiver tempo o bilhete combinado vale muito a pena.

Não pudemos visitar todos os museus, mas com certeza voltaremos para visitar os que faltaram.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Adriana Ruhmke.

O Falando de Viagem visitou o local a convite do Polo Museale Fiorentino.

E você, conhece o Palazzo Pitti? Quais museus visitou? Visitou o jardim? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Dez 09, 2015 9:02 am
Esse lugar transpira arte, história e cultura!
Já conheci e adorei!

Adriana Mensagens: 2231
Qua Dez 09, 2015 10:26 am
Eu realmente gostei muito dele.
Ele não tem obras tão famosas como a Galleria Degli Uffizi, mas tem obras maravilhosas e o melhor, você não tem que digamos "brigar" por um cantinho para ver as obras.

Patricia Mensagens: 2384
Qua Dez 09, 2015 12:10 pm
Não curto muito museus, mas acho que esses eu iria gostar! Lindos mesmo!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Seg Mar 14, 2016 10:05 am
Tenho muita vontade de conhecer a região da Toscana e toda vez que leio algo sobre, a vontade só aumenta! Também não curto muito museus, apenas alguns, e o Palazzo Pitti me pareceu bem interessante. Algumas dessas fotos me lembraram o Chateau de Versailles.





Booking.com

Voltar para “Toscana”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio