Solicitação de Passaporte

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Sáb Dez 04, 2010 10:08 pm
Imagem

Hoje fiz a solicitação da renovação do meu passaporte, já me programando com antecedência para as viagens de 2011. O processo foi simples e, no total, demorou cerca de 20 minutos. Vou relatar os procedimentos.

Acesse o site: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Antes de começar o preenchimento sugiro que você tenha os seguintes documentos em mãos: Passaporte anterior (se aplicável), carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de reservista (para homens).

Clique em: Emissão do Passaporte.

Autorize ou desative o bloqueio de pop-ups do seu navegador.

Comece o preenchimento e depois de tudo preenchido clique em Enviar. Caso algum campo esteja faltando você só receberá o aviso no final. O preenchimento levou em torno de 10 minutos.

Após todo o preenchimento você deverá imprimir a guia de pagamento e realizar o pagamento em uma agência bancária. O valor é de R$156,07. O vencimento será em 20 dias a partir da data de solicitação.

Você fará também o agendamento. Aqui no Rio de Janeiro existem quatro postos, são eles: Shopping Leblon, Shopping Rio Sul, Shopping Via Parque e Aeroporto do Galeão.

Fiz o agendamento hoje, dia 4 de dezembro de 2010, e a única data disponível era no Aeroporto do Galeão no dia 09 de fevereiro de 2011.

Para consultar o andamento da solicitação acesse: http://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/consultarSituacao/consultaSituacaoSolicitacao.jsp

No dia marcado compareça com todos os documentos solicitados. A foto 5x7 não é mais necessária.

Se você está com viagem programada e passaporte vencendo agende o mais rapidamente possível.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Seg Dez 06, 2010 1:10 pm
Boa dica Gabriel!

O meu vence só em Setembro de 2012, faço sempre em Itajaí, bem perto do Aeroporto de Navegantes.

Será que o seu será o novo passaporte com microchip?

abraço 8-)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 06, 2010 1:22 pm
Não acredito... mas tomara que sim!
Ano que vem eu te conto :)

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Seg Dez 06, 2010 3:10 pm
Uma dúvida Gabriel,

em maio de 2011 agendarei a minha visita ao Consulado Americano para a obtenção do visto.

Digamos que eu consiga o visto para 10 anos, e o meu passaporte vença em Setembro de 2012, como fica isso?

Eu preciso voltar ao Consulado para uma nova impressão no passaporte novo? ou devo apresentar os dois passaportes qdo chegar na imigração?

um abraço

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 06, 2010 3:21 pm
Você terá que viajar sempre com dois passaportes. É chato mas não tem jeito. E como o visto tem a validade maior do que a do passaporte acontecerá com todo mundo!

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Seg Dez 06, 2010 3:32 pm
:o
é o jeito né!

mto obrigado pela resposta.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jan 30, 2011 1:47 pm
Continuando o relato: Hoje foi o dia do agendamento e entrega dos documentos.

Horário marcado: 15:30 horas.
Horário em que fomos chamados para entrar na sala: 16:20 horas.
Horário em que fomos chamados para entregarmos os documentos: 17:00 horas.
Horário em que terminamos o processo: 17:20 horas.

O processo é desorganizado. O segurança fica na porta do posto e não deixa ninguém entrar sem ser chamado. Com isso as pessoas ficam no corredor esperando e há apenas umas 10 cadeiras. O resto das pessoas senta no chão ou fica em pé esperando, mesmo HAVENDO LUGAR lá dentro.

O funcionário que nos atendeu nos informou que é da área de tráfico de drogas, e não de emissão de passaportes. Ele estava lá para ajudar, ou seja, não é expert da área. Com isso o atendimento demora mais e acontecem os atrasos.

O funcionário foi simpático e gentil. Demoramos 20 minutos (duas pessoas). O processo acontece assim:

1) Checagem dos documentos.
2) Foto.
3) Impressão digital dos 10 dedos das mãos.
4) Assinatura eletrônica.
5) Cancelamento do passaporte. O funcionário tomou cuidado para não danificar o visto americano. O passaporte ficou conosco.

Tempo gasto: 2 horas.

Consideramos o atendimento muito bom, porém o tempo gasto foi grande. O processo é demorado e precisa ser melhorado.
Data para recebimento do passaporte: 07/02/11. Mais de uma semana após o atendimento.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 04, 2011 2:27 pm
A previsão de entrega do meu passaporte é na segunda-feira. Fui checar hoje o andamento e a resposta foi esta:

"Documento de viagem confeccionado. Aguarde aviso por e-mail para buscar seu documento de viagem ou dirija-se à unidade do DPF a partir da data prevista conforme recibo de confirmação"."

Pelo visto tudo está correndo bem!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 07, 2011 6:58 pm
Hoje foi a última etapa do processo. As senhas para retirada do passaporte são entregues até às 17 horas. Chegamos no Posto do Galeão às 16 horas. Retiramos a senha. Haviam 100 pessoas na nossa frente.

Hora da chegada: 16:00.
Hora do atendimento: 18:45.

Sim, esperamos quase três horas pela atendimento. A sorte é que a sala vip do American Express fica bem próxima, então ficamos esperando lá o tempo passar.

Havia uma equipe de reportagem do jornal O GLOBO entrevistando as pessoas para uma matéria sobre a imensa demora no atendimento. Postarei aqui o link da matéria assim que for ao ar.

A retirada é relativamente rápida. Um funcionário recebe nosso documento, coloca a informação no computador e passa um número para que o outro procure em um gaveteiro de metal que deve ter uns 100 anos de idade.

Depois de encontrado o passaporte nós checamos os dados, assinamos e colocamos a impressão de digital, que é comparada com a do dia da renovação. Esse processo aparentemente simples levou em torno de 10 minutos.

Curiosidade: Havia um passaporte, já cancelado, esquecido por lá. O oficial disse que não havia nenhum carimbo, ou seja, a pessoa tirou o passaporte e não viajou nos 5 anos de sua validade. E já estava pedindo uma renovação. Ficamos pensando se casos assim não fazem o processo se tornar mais demorado, pois muitas pessoas parecem tirar o passaporte sem nenhuma previsão de viagem.

Erros: Havia uma pessoa esperando para tirar seu passaporte. Ao chegar sua vez o passaporte não estava pronto. Esta pessoa disse que recebeu um e-mail da PF afirmando que já poderia retirá-lo. O funcionário disse então que o e-mail não quer dizer nada, que é necessário esperar até a data informada no dia da entrega dos documentos. Fique atento a isto para não perder a viagem.

Dica: Após às 17 horas o processo começou a ser mais rápido. Isto porque os funcionários que recebem documentos de entrada de renovação já haviam atendido todos. Assim eles começam também a entregar os passaportes, agilizando bastante o processo. Se você não quiser esperar muito programe-se para chegar um pouco antes das 17 horas.

Processo concluído, mas esperamos que daqui 5 anos esteja muito melhor o serviço. Ficamos decepcionados com a demora e principalmente a falta de estrutura.

O passaporte que recebemos já foi o novo modelo, de chip.





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio