Turkish Airlines - Informações gerais

Troca de informações sobre companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil.
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Set 09, 2016 1:33 pm
As Jack let´s put piece:

Antes de mais nada, vc deve formalizar o seu pedido com a Turkish...envia e-mail para eles, dando prazo de 72 horas para resolver a questão.. Se eles não tiverem e-mail, mas aqueles formulários de reclamação, antes de enviar, imprime a sua reclamação (ou tb tira foto da tela), onde vc narra o que está acontecendo...e alerta a Turkish que será culpa dela se você tiver que comprar passagem em outra cia. e/ou coisa do tipo...
No consumidor.gov, se a empresa não aderiu espontaneamente ao site, não tem como reclamar por ali...
Sugiro que você use o Reclame Aqui, além do item anterior... provavelmente vc achará outras pessoas reclamando do mesmo assunto... imprime essas reclamações tb, para juntar como prova do comportamento comercial inidôneo da empresa..

E, depois de 72 horas, se eles não resolverem, dá entrada no JEC...

Se você levar toda a documentação na semana que vem e der entrada no JEC, pode ser sim que haja tempo, dependendo do estado/comarca onde vc vai dar entrada... e se for processo eletrônico, melhor ainda:
Leva a reserva do voo, do hotel, de transfer´s (se houver), enfim, vc deve mostrar ao juiz, que vc fez a sua parte e tem tudo planejado...
No pedido ao juiz (vc tem que pedir tudo, pois ele não pode conceder nada além do pedido, pois é extra-petita e anulável na 2ª instância)... pede para na notificação que o JEC vai fazer à cia., ela já deve estar ciente que os riscos por não atender seu pedido, pra lá de razoável, é por conta dela..
As notificações do JEC geralmente são pelo correio, com AR... então, vc tem que saber o local certo onde a Turkish tem filial ki no Brasil...

Situação muito complicada que eles deixaram as pessoas...
Eu penso igual vc: me recusaria em aceitar um tratamento destes...se eles querem mudar o voo, eles têm que fazer o melhor para os passageiros, acomodando em outros voos de outras cias. aéreas...pagar hotel se a pessoa tiver que vir no dia seguinte... enfim.. os caras estão C&A para o cliente e devem responder por isso...

O pior é que, se vc resolver por conta própria voltar por outra empresa, talvez fique muito caro, porque vai estar em cima da hora, além de emitir 1 trecho só que as vezes é mais caro...

Se eles não aceitarem te acomodar em outra cia, seja amigavelmente ou não der tempo via judicial, pega o voo que eles estão obrigando as pessoas, e dá andamento no processo judicial, pedindo dano moral e material...não deixa barato para eles...

Avatar do usuário
jamesbond Mensagens: 212
Sex Set 09, 2016 4:14 pm
Obrigado, Zardox!

Parece que a coisa vai pra esfera judicial mesmo. Entrei em contato com a Turkish via telefone, primeiramente, e deram praticamente de ombros. O que complica ainda mais é que a reserva foi realizada por meio de agência de turismo online (Decolar e Submarino), pra fugir do IOF e variação cambial na época da compra.
Disseram que estão de acordo com as regras da ANAC, avisando com antecedência e dando opção (cancela ou aceita a data, pasme!)

Falei que não estão avisando absolutamente nada, pois eu fiquei sabendo porque eu fui checar a reserva. Ela falou que as agências estão sendo avisadas e elas devem entrar em contato comigo para avisar sobre a questão.


Dessa forma, já falei com as agências e estou aguardando retorno delas pra ver o que vai acontecer. Se continuar com essa intransigência, eu vou realizar a formalização que você citou, via e-mail deles e seguir a cartilha. Mas não vai ficar assim... Vão me reembolsar no mínimo a passagem de volta que eu comprar por conta disso, que, diga-se de passagem, tá saindo o triplo do que paguei na ida e volta!
Mas preciso esperar a definição deles via agências, pelo jeito.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Set 09, 2016 4:45 pm
Então, você vai poder acionar a empresa que te vendeu, além da Turkish...
Neste caso, vc deve informar à Decolar (ou Submarino), que a cia. aérea unilateralmente alterou a passagem...
E Decolar que se vire em arrumar voo pra vc no mesmo dia, em outra cia. aérea..
Olhei no site do http://www.consumidor.gov.br" onclick="window.open(this.href);return false; e tanto Decolar quanto Submarino estão cadastradas lá..
Faz a reclamação, formalmente com a Decolar e se ela não resolver isto até segunda feira, reclama no site..
Se depois disso não resolver, aí vc coloca Decolar e Turkish na justiça...

Avatar do usuário
jamesbond Mensagens: 212
Qua Set 14, 2016 4:13 pm
Zardox, obrigado por todos os seus esclarecimentos!

Pensamos no que fazer e acabamos decidindo que é um verdadeiro desaforo perdermos um dia do nosso feriado por conta dessa porcariada que a Turkish aprontou. Então, nós cotamos as passagens mais "baratas" dentre as opções disponíveis e acabamos fechando outra compra de passagens ida e volta, agora pela Qatar, pelas mesmas datas. A única vantagem nessa nova compra foi a possibilidade de cancelamento sem custos, coisa que não havia em nenhuma das outras opções mais baratas da concorrência (Aerolineas, GOL e LATAM)

Enviei um e-mail pra Turkish na sexta-feira passada e disse que eles tinham obrigação de nos realocar em outro voo, nas mesmas condições da reserva original (horário aproximados e dias exatos). Responderam na segunda-feira que as opções disponíveis são: remarcação do voo dentro da validade do bilhete, acomodação em hotel em Istambul, caso a remarcação seja maior que 10 horas (porque raios me mandam uma opção dessa? É pra deixar mais nervoso?) OU devolução do valor pago no bilhete.
Falamos que essas opções não nos atendem e, no caso, aceitaríamos a devolução, somente se o valor fosse majorado, sendo suficiente para compra de novas passagens no trecho, que por sinal, custaram 2,5 vezes a mais, excetuando-se as taxas. Já sabíamos que viria um NÃO por parte da Turkish, mas queríamos um segundo não oficial. E a falta de respeito veio no fato de que simplesmente enviaram a mesma mensagem anterior, acrescentando apenas o "Conforme contatos anteriores".

Enfim, iremos entrar no JEC e pedir danos morais (valor baixo, pois ainda tivemos tempo de tentarmos achar alguma solução, mas causou transtorno e chateação) E, principalmente, danos materiais, solicitando o reembolso dessas passagens que tivemos de comprar, com preço bem maior.

Para comprovar que não há qualquer má fé ou tentativa de querer "ganhar" com a situação, eu realizei um print de todas as cotações das companhias que fazem a rota, para comprovar que comprei a solução mais barata, para a mesma rota, mesma data e horários.


Você acredita que é possível termos sucesso nessa empreitada, mesmo que depois da viagem? (Acho que não dará tempo de qualquer audiência antes de NOV. O JEC anda cheio aqui em SP...
E, por ultimo, acredita que devemos deixar a passagem em aberto na Turkish OU "aceitamos" o cancelamento e pedimos a diferença? Porque temos receio de que, aceitando o cancelamento, a Turkish alegue na justiça que nós aceitamos o que ela propôs. Eu estou mais propenso a deixar No-Show nesses tickets e deixar a coisa ir pra justiça.

Mais uma vez agradeço pela sua experiência e ajuda!


E depois que você falou do Galaxy Note, estão explodindo noticias em todo lugar que vejo sobre o aparelhinho! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 14, 2016 4:40 pm
Eu acho que você deve tentar resolver com a empresa que te vendeu a passagem...pelo que você falou, parece que comprou na Decolar ou Submarino...
Neste caso, eles são tão ou mais responsáveis pela ca---- da Turkish...a Decolar ou Sub... têm que resolver teu problema, vc indo e voltando no dia que tinha comprado a passagem...
Se eles não quiserem resolver, eu colocaria a Decolar/Sub e a Turkish....no JEC...
Só para vc ter ideia, a Decolar cobra uma "taxinha" de 22% de comissão dos hotéis... ela lucra muiiiito mais que os hotéis...então, o risco é dela tb, se o hotel faz porcaria.. idem para cia. aérea...

Avatar do usuário
jamesbond Mensagens: 212
Qua Set 14, 2016 8:00 pm
Zardox,

Eu também liguei pra Decolar. Foram três das quatro passagens compradas na Decolar.com. A resposta foi um polido "Isto não é problema meu, mas vou intermediar". Eles disseram que iriam verificar com a Turkish as opções possíveis. Falei que eu já sabia quais eram as opções possíveis, eles disseram que nada podem fazer além do que a Turkish falou. Eu não cheguei a ir pra uma segunda instância, como no Consumidor.org, mas tenho registro das ligações que fiz e com quem falei.
Como já me deram certeza que o JEC não vai ter tempo hábil de julgar minha causa antes da viagem, eu vou registrar lá no Consumidor.org só pra ter mais uma prova pra acrescentar no processo, porque já vi que não vai sair coelho desse mato...
O engraçado é que nós compramos as passagens via Decolar, mas na fatura do cartão veio Turkish Airlines mesmo. Não sei se isso é normal, porque foi a primeira vez que compramos via agência. Eu sempre procuro comprar direto com a companhia, pra evitar as taxas das agências, mas no caso da Turkish, o site só vende em dólar (então vai um IOF junto) e no call Center do Brasil estava mais caro que na Decolar, que também estranhamente não cobrou nenhuma taxa de serviço nas passagens. Então não tivemos dúvidas de comprar por lá. Mas, já vi que quando dá rolo, é só mais um pra te atrapalhar...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 14, 2016 8:48 pm
Com certeza vc tem email da Decolar com a passagem...
Salva em .pdf e anexa na reclamação do consumidor.gov.
No final...na hora de propor a ação no JEC vc coloca a Turkish e Decolar . ..
Depois eu vejo pra vc os endereços para citação das duas. ..é só achar algum processo eletronico e entrar nos autos via meu token. ..
Cara....que stress que uma empresa causa nas pessoas. ..
Eu sou muito compreensivo com fatos fortuitos da vida....não crio caso por qq coisa...mas isso aí que a Turkish esta fazendo é sacan----....não custava nada ela te encaixar num voo de outra empresa. ..

Ajudante Mensagens: 18088
Qua Set 21, 2016 8:42 pm
Turkish Airlines oferece benefícios para seus passageiros:
A Turkish Airlines oferece serviços e ofertas especiais para seus passageiros. Quem viaja com a companhia para destinos internacionais sem conexão imediata disponível, recebe um pernoite de hotel gratuita em Istambul, e os tripulantes com destino à Ásia para as cidades de Taipei, Manila, Pequim, Xangai, Guangzhou, Hong Kong, Seul, Tóquio e Osaka, têm direito a uma bagagem extra sem custos.

Seja na Classe Econômica ou Executiva, a oferta de bagagens é válida para embarques do dia 15 de setembro até dia 31 de março de 2017, permitindo, portanto, que o passageiro despache até três peças de 32 quilos cada em sua viagem.

O pernoite no hotel inclui transfer, sendo pertinente para os trechos internacionais em que a companhia não ofereça nenhuma alternativa de conexão imediata, com tempo mínimo de espera de 7 horas entre conexões na Classe Executiva e 10 horas entre conexões na Classe Econômica. Ao chegar no aeroporto de Istambul, o passageiro deve se dirigir ao Turkish Airlines Hotel Desk com seu bilhete aéreo em mãos para ser encaminhado ao hotel. Não é possível a emissão de voucher ou reserva antecipada, pois os itinerários são gerados automaticamente pelo sistema.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Set 22, 2016 7:29 am
Mas, o dever de casa, o básico numa relação comercial eles não fazem:
Se mudam o voo por questões econômicas, tinham que minorar o prejuízo para o cliente...
SQN...
Ofertam voo para a pessoa vir antes do programado, perdendo 1 dia das férias e até mesmo diária do hotel caso o cliente tenha optado por diária do tipo não cancelável/modificável...
O mínimo que poderiam fazer, era encaixar o cliente em voo de outra cia. aérea....
Tudo bem que a Turkish está com baita prejuízo por conta do aprendiz de Lulla que manda por lá há séculos e a instabilidade política/atentados/golpes (pensei que golpes eram só de 4 em 4 anos)...... mas não precisava CAG & AND assim para o cliente...

Avatar do usuário
jamesbond Mensagens: 212
Qui Set 22, 2016 9:02 am
Perfeito Zardox,

Falou tudo que eu queria falar.
Vou ter que ir pro JEC, porque a Decolar também não quis resolver.
Só quero a diferença do que paguei nas novas passagens e o que paguei na época. Somente isso. Não quero crer que um juiz não vá conceder isso.

Respeito zero com o cliente. O mínimo era permitir endosso em outra companhia, com horários de viagem ida e volta compatíveis com o original. A própria TAM é parceira deles (fora da Star Alliance, mas é), e não quiseram fazer nada.





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio