Como escolher um roteiro de navio

Troca de informações sobre os roteiros de cruzeiros disponíveis atualmente.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Nov 24, 2010 7:48 pm
Imagem

Ttão importante quanto escolher o navio que te acolherá é saber escolher um roteiro que se adeque às suas necessidades e ao seu perfil de viajante. A seguir, uma pequena lista com algumas "regras" a serem consideradas na hora de escolher um roteiro de navio.

Leia também: 40 dúvidas que você já teve ou vai ter ao reservar e viajar em um navio de cruzeiro

Datas e duração do cruzeiro

Com relação às datas, as regras são as mesmas que se aplicam ao campo do turismo: meses de férias, principalmente julho, natal e réveillon representam navios cheios. As chances de conseguir uma boa oferta nessas datas são pequenas, e é preciso estar preparado para encarar multidões. Quanto à duração do cruzeiro, é um ítem muito importante a ser levado em consideração. Tem gente que se contenta com mini-cruzeiros de 3 ou 4 dias e sente-se mal com cruzeiros mais longos, com mais de uma semana de duração. Outros acham que quanto mais tempo viajando de navio, melhor. Aí vai depender muito das preferências de cada um. Mas é importante ter em mente o quanto de tempo vc está disposto a ficar viajando de navio, pois uma vez lá dentro, vai ser difícil sair ou abandonar o cruzeiro no meio, caso vc se arrependa depois. Uma dica que dou é: quem viaja de navio pela primeira vez deve começar com um cruzeiro de 3 ou 4 dias, para sentir se realmente gosta de navios.

O que é mais importante: o navio ou os portos de parada?

Os portos de parada. A não ser que vc viaje unicamente para se enfurnar no navio e não sair de lá, são os portos de parada que dão um sentido para seu cruzeiro. Afinal de contas, por mais que sejam resorts flutuantes, os navios continuam sendo meios de transporte, que te levam de um lugar a outro pelo mar. Por isso aconselho que nunca se reserve um cruzeiro somente pelo navio em si, mas que também se leve em conta, como um item prioritário, o roteiro a ser feito. Pense 2 vezes antes de pegar um cruzeiro com mais dias de navegação do que de parada.

Como escolho meu roteiro?

Não há uma regra geral quanto a isso, mas cabe observar alguns pontos:

1) A dificuldade de acesso aos portos de parada: Alguns lugares são tão isolados que, para chegar neles sem ser de navio, é preciso pegar ao menos dois vôos, mais um barco, trem, ônibus ou carro. É o caso de portos como Arhus, na Dinamarca, São Petersburgo, na Rússia, ou Grand Turk, no arquipélago de Turks & Caicos. Conhecê-los de navio torna-se, portanto, uma grande barbada.

2) Os horários de parada: Um ponto extremamente importante na escolha de um cruzeiro, mas que costuma passar batido para muitos viajantes. Não adianta só ver a riqueza do roteiro ou em quantos lugares o navio atraca; é preciso ver quanto tempo é dedicado a cada parada. Não adianta nada o navio parar em Barcelona, por exemplo, e ficar atracado apenas no período da manhã, indo embora na hora do almoço. Na verdade, indepentemente do lugar, quanto mais tempo o navio fica parado nos portos, melhor! É preciso prestar muita atenção nesta questão dos horários, há muitas companhias de cruzeiros que dão uma enganada neste quesito, e conhecer um lugar em 2 ou 3 horas é algo humanamente impossível.

3) E se o roteiro repetir alguns lugares que eu já conheço? Aí depende muito do lugar. Barcelona, por exemplo, é uma cidade para muitas paradas. E mesmo que vc já conheça o local de cabo a rabo, sempre é tempo de voltar e repetir aquele seu programa predileto, não é mesmo? Em contrapartida, há lugares que são facilmente explorados em apenas uma parada, como é o caso das ilhas particulares que muitas companhias de cruzeiros possuem. Neste caso, deve-se pensar 2 vezes antes de reservar a viagem. Repetir portos não é um problema em si, mas o ideal é que seu cruzeiro tenha no máximo 50% de portos repetidos. Pois uma das vantagens de viajar de navio é justamente a graça de conhecer lugares diferentes, exóticos.

Leia também: Roteiros de navio saindo de Miami e outros pontos da Flórida

É a primeira vez que viajo de navio. Qual roteiro devo fazer?

Dê preferência a roteiros mais curtos, de 3, 4 dias. Uma semana no máximo. Assim, caso vc deteste a ideia de viajar de navio (e há muita gente que abomina cruzeiros marítimos), seu martírio não durará muito tempo. O ideal é começar com roteiros mais "comuns", como Caribe Leste, Mar Mediterrâneo, ou esses mini-cruzeiros de 3 ou 4 dias que fazem a costa brasileira ou descem até Buenos Aires. Deixe os roteiros mais exóticos para uma próxima oportunidade, quando vc já tiver mais acostumado a viajar de navio.

Leia também: Dicas úteis para marinheiros de primeira viagem em cruzeiro

Escolhendo o roteiro pela época do ano

Viagens de navio possuem certas limitações devido às mudanças climáticas. Europa do Norte, Escandinávia e Alasca só podem ser feitos entre abril e setembro, durante a primavera e o verão no Hemisfério Norte. Patagônia, Austrália e Nova Zelândia, entre outubro e março, durante a primavera e o verão no Hemisfério Sul. Caribe e Havaí podem ser feitos durante todo o ano. É possível pegar cruzeiros pelo Mediterrâneo durante o inverno, mas o roteiro perde parte da graça. Afinal, ninguém imagina descer nas ilhas gregas encasacado, não é mesmo?

Seguindo esta lista na hora de escolher um cruzeiro marítimo, as chances de arrependimento serão bem menores. A junção de um excelente navio e um roteiro impecável certamente tornarão sua viagem inesquecível!

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre os cruzeiros

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Nov 25, 2010 12:36 am
Particularmente acho que cruzeiros de 3 e 4 noites não são um bom custo/benefício pois os preços são próximos dos de 7 noites. Se o tempo for curto, poderá valer a pena, mas lembre-se que você irá querer aproveitar o navio e também os lugares onde o navio atracará. Tempo é importante para não fazer tudo na correria.
Concordo que o mais importante são mesmos os portos de parada. Eu, ao escolher um cruzeiro, faço a escolha pelas cidades. Por isso cidades menos interessantes poderão ter um preço bem menor. Pode ser um caminho para a decepção escolher pelo preço.

Viajar de cruzeiro é muito bom, mas é preciso se informar bem antes. Boas dicas, Fabinho!

noyshht5 Mensagens: 3
Ter Fev 01, 2011 9:42 pm
Fabio, boa noite. Acabei de conhecer o site através do blog Aquela Passagem. Já vou começar incomodando,
e pedindo ajuda. Vou a Orlando em dezembro próximo, com esposa e 3 filhos(11a,4a e 1a a época da viagem) passarei 10 dias por lá, depois tenho que ir a Dallas visitar amigos,e quero também ir a Los Angeles, surgiu a idéia de pegar um NAVIO em Miami,Tampa ou Fort Laud e ir até a California(Long beach, Santa Monica ou outro) de lá pegar um carro e conhecer Malibu,Beverl Hills, Holywood depois voar até Dallas.
Pergunto: Existe este tipo de cruzeiro? Se sim onde encontro?
Qualquer outra sugestão será bem vinda.
Antecipadamente grato,
Yvson

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Fev 01, 2011 9:59 pm
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, Yvson!

O Fabio está viajando, então poderá demorar um pouco a lhe responder. Mas assim que possível ele irá lhe ajudar.

Encontrei um que parte de Tampa e chega em San Diego. Veja: http://www.royalcaribbean.com.br/findacruise/cruiseDetails/itinerary.do;jsessionid=0000h7dAenAHE4XLYliEQlsz8gS:13dlmm3sc?hasSenior=&hasMilitary=&hasFireandPolice=&cruiseType=CO&state=&packageCode=RD15C019&date=" onclick="window.open(this.href);return false;

noyshht5 Mensagens: 3
Ter Fev 01, 2011 10:21 pm
Obrigado a quem respondeu. Coincidentemente uma das coisas que queria fazer era visitar Acapulco, para ver os Clavadistas de La Quebrada, mas, não localizei data em dezembro, e mesmo que tivesse data em dezembro tem o problema de ser muito longo, então perderia um tempo precioso de Disney com as crianças.
Mas com certeza está anotado e assim que possível farei o roteiro . Mais uma vez muito obrigado.
Yvson

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Fev 01, 2011 10:27 pm
Vamos esperar as informações do Fabio, que é o nosso especialista!

:)

noyshht5 Mensagens: 3
Ter Fev 01, 2011 10:31 pm
Estou no aguardo. Abraço

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Fev 02, 2011 1:49 am
Yvson, seja bem-vindo! Não está incomodando não, muito pelo contrário! Dê uma olhada nesse link: http://www.hollandamerica.com/find-cruise-vacation/FindCruises.action?destCode=T&durationCode=&portCode=&dateCode=12_2011&shipCodeSearch=" onclick="window.open(this.href);return false;

A Holland America é uma boa companhia de cruzeiros (mais detalhes no tópico "comparativo entre as principais companhias de cruzeiros marítimos"), e tem roteiros que atravessam do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico em dezembro! Mas o mais curto deles tem 15 dias de duração. Na verdade, não tem como ser mais curto, pois para ir da Flórida para a Califórnia de navio, é preciso descer e atravessar o Canal do Panamá. Aí, no meio do caminho, há as paradas, o que torna a viagem ainda mais longa. Na verdade, esta travessia é roteiro para uma viagem inteira. Já fiz este tipo de cruzeiro, mas ao invés de ir da Flórida para a Califórnia, fui da Flórida ao Chile. É bem legal passar pelo Canal do Panamá, ir de um oceano a outro. Se vc tiver interesse, a Holland parece ser a única companhia dentre as que eu recomendo que faz esse tipo de roteiro em dezembro.

No entanto, no seu caso, tendo em vista que pretende aproveitar também Orlando e a Costa Oeste dos EUA, o único jeito de juntar estes 3 roteiros em uma só viagem será se vc tiver como viajar por um mês ou mais. Caso contrário, será muita coisa em pouco tempo, e vcs não conseguirão aproveitar direito.

Sendo assim, eu sugiro que vc pegue um vôo da Flórida para a Califórnia, investindo mais em Orlando e na Costa Oeste. Lembre-se apenas que será inverno nesta época, sendo praticamente impossível aproveitar as praias da Califórnia devido à temperatura.

Outra ideia seria pegar um cruzeiro de uma semana pelo Caribe saindo da Flórida, e depois voar até Dallas, deixando a Califórnia para uma próxima oportunidade. Se quiser, posso te ajudar na escolha do cruzeiro.

Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida, escreva novamente.

Abraços!

EdmarGiuriati Mensagens: 0
Dom Fev 12, 2012 11:36 am
Bom dia, gostaria de receber sugestões para um cruzeiro que estamos planejando para o mês de dezembro\2012. Será a comemoração de nosso aniversario de casamento de 25 anos e pretendemos levar a família para participar. Pelo que já consultamos em diversos sites, estamos propensos a um cruzeiro de 7 dias pela costa brasileira, alugando duas cabines, sendo uma para o casal e outra para os filhos (17 anos, 14 anos e 8 anos). A cabine do casal com varanda e a dos filhos em frente a do casal. Como especialistas o que nos sugerem, estamos aguardando. Obrigado.

Nishan Mensagens: 1627
Dom Fev 12, 2012 11:43 am
Aqui ninguém tem fotos de cruzeiros para compartilhar ?





Booking.com

Voltar para “Roteiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio