Emissão de vôo Star Alliance pelo Fidelidade - algumas considerações

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade TAM Fidelidade, da TAM.
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LeandroCintra Mensagens: 402
Seg Out 22, 2012 2:33 pm
Olá a todos,

Resolvi abrir esse tópico para colocar alguns macetes que podem ser úteis para quem quiser emitir passagens da *alliance pela TAM.

Dentre as muitas críticas que se faz ao Fidelidade (também conhecido carinhosamente como INfidelidade) está o prazo de emissão: são seis meses para vôos internacionais fora da América do Sul e três meses por aqui. É um pouco ruim pois os outros programas da *A liberam assentos com 10 ou 11 meses de antecedência, mas minha experiência até hoje não me trouxe muitos prejuízos.

A grandessíssima vantagem está em não haver limite de vagas em vôos na Am. do Sul. Quem voa por aqui tem certeza de emissão de passagens pelo mínimo (que já subiu algumas vezes, é verdade) enquanto houver disponibilidade de vagas no avião. Para uma viagem de última hora, por exemplo, é ótimo.

Também não acho o tempo de espera na Central algo tão ruim assim. Gasta-se tempo, é verdade, mas hoje em dia está bem mais rápido. Ano passado perdia-se horas numa chamada...

Quanto à emissão propriamente dita vou relatar minhas últimas experiências.

Emiti, seis meses atrás, um bilhete de CUN para RAO, via IAH. Vi a disponibilidade pelo site da ANA, como o Gabriel colocou aqui... (mas tem um caminho mais fácil que é fazer a busca pelo site da united. É só colocar os trechos desejados e marcar "award travel" embaixo. Não precisa de senha, nem de cadastro, de nada. E ele te dá a mesma disponibilidade da ANA).

Tendo em vista esta constatação, pude quase atestar (com base em dois sistemas de duas cias diferentes) que a disponibilidade da *A é A MESMA para todas as cias. Quando o atendente preguiçosamente te disser que o vôo não existe é porque ele não sabe fazer a busca ou está fazendo errado. Se ele pesquisar certo, ele vai achar.

Digo isso porque sofri muito com esse bilhete. Eu via que existia disponibilidade num vôo (ruim, é verdade, mas isso era problema meu) de CUN para IAH e o atendente não achava. Depois de três dias ligando e falando com pessoas diferentes, o cara achou o vôo que eu queria e marcou com as 12 horas que a United pede para confirmar. Deu trabalho.

Isso se repetiu sábado passado. Precisava marcar um vôo complicado com saída de DPS (Bali) na Indonésia até RAO. São quatro trechos marcados separadamente, então nem precisa dizer que não é qualquer atendente que acha isso. Liguei três vezes e a atendente dizia que o vôo não estava disponível, apesar de eu ver em dois sistemas que estava. Passei os números dos vôos e a moça disse que não tinha e pronto. Com a experiência prévia com a United eu desligo o telefone, ligo de novo e espero cair em alguém que entenda. Depois de uma ligação, o atendente muito mais competente e interessado em ajudar, localizou os vôos e emitiu o bilhete. Isso me traz algumas conclusões:

(i) a disponibilidade de *A da ANA e da United é igual e não teria porque ser diferente na TAM. Pode mencionar isso para o atendente que se ele tiver boa vontade vai localizar o vôo. Se você notar que a pessoa está irredutível (normalmente é por insegurança) desista e ligue de novo. São ossos do ofício de milheiro...

(ii) para a TAM, a definição de trecho é por continente (zona A até zona B). A definição de stopover (parada intermediária) para eles é qualquer coisa acima de 24 horas. Ou seja, você pode fazer quantas paradas diárias quiser, dentro do período de menos de 24 horas (um intervalo de vôo de 23:59 vale), em um mesmo continente. Se tiver pique, pode fazer n paradas dentro da Europa com um único bilhete. O atendente competente que conversou comigo quase uma hora, me disse que tinha emitido um bilhete com 7 trechos dentro da Europa. O passageiro, segundo ele, queria ir em todas as raves possíveis com um bilhete só. Então ele descia, ficava menos de 24 horas e reembarcava no mesmo bilhete. Ficou uma semana viajando na Europa só pagando taxa de embarque...

(iii) Você vai pagar R$ 40 por bilhete emitido, ainda que não seja possível fazer a emissão pelo site (como é com a ANA e a United, por exemplo). Outra coisa louca da TAM, mas...

(iv) diferentemente do que outros colegas acham, para mim a tabela do Fidelidade é excelente. O smiles para quem mora em cidades que não têm GOL é complicado por causa da franquia de bagagem. Eu saio da minha casa em RAO e vou/volto para os EUA com 20 milhas o trecho e com franquia mantida. É excelente. Não faço isso pela TAM (que não tem muitos vôos pelo mínimo), mas a *A é muito boa nesse quesito.

(v) a tabela do *A pela TAM não é flexível, diferentemente do que ocorre com a LAN, por exemplo. Com a TAM você emite só ida, só volta ou ida e volta por um preço fixo em milhas. A LAN faz tanto rolo com os kms que é muito complicado emitir oneworld com eles. Espero que o LANPASS se aproxime do fidelidade neste quesito e não o contrário. Quem acha a quantidade de milhas grande é só olhar a tabela do Victoria da TAP para se render rapidinho ao fidelidade.

(vi) se você precisar emitir trechos longos (Ásia e EUA com conexão, p. ex.) peça para o atendente verificar trecho por trecho para montar a rota. Eles tendem a jogar no sistema origem e destino e não acham nada. Isso acontece na ANA e na United. Às vezes o sistema localiza tudo, outras não. Por isso o cara tem que fazer a busca na ordem dos vôos (e não o trecho mais longo, como às vezes costumam fazer). Se você ensinar o cara dizendo que quer o vôo "tal" fica mais fácil ele querer te ajudar. Muitos atendentes alegam a desculpa do "não tem disponibilidade" e te transferem o problema. Não discuta. Ligue de novo e torça para ter mais sorte.

(vii) ligue sempre sabendo o que você quer e se possível indique os números dos vôos. Os sistemas da United e da ANA te dão todas as opções para que você monte a sua viagem como você quer e não como o atendente deseja. Assim você ajeita as conexões do modo que mais lhe convier e estuda as opções de vôo que melhor lhe atendem. Nem sempre o que eles acham é o melhor, principalmente em vôos com conexões.

(viii) conte um pouco com a sorte (ehehehe). No meu vôo inicial de CUN para RAO tinha uma conexão de mais de 12 horas em IAH. Eu ia usar isso para passear por lá, mas preferia (obviamente) chegar antes em casa. Acontece que trocas de horário são frequentes e como a United trocou o horário do vôo para ainda mais cedo (alargando meu tempo de conexão) eu não aceitei e reclamei com a TAM. Marcaram um outro vôo para mim, com conexão mais curta e que nem tinha disponibilidade pelo site do *A. Como as malhas sempre sofrem alterações é muito difícil que um vôo não se altere no prazo de seis meses. E aí as possibilidades de conseguir algo melhor, aumentam. Tenha sempre os vôos que quer na manga que fica mais fácil barganhar com os caras...

Era isso que eu queria informar. Se alguém tiver algo a acrescer que eu não tenha colocado (e não saiba) seria excelente.

abs!

dpalma Mensagens: 1891
Seg Out 22, 2012 3:47 pm
Pra quem é professor e tem que viajar sempre na alta é muito ruim.

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pcalixto Mensagens: 371
Seg Out 22, 2012 4:38 pm
"Conte com a sorte"... Esse é meu lema... Emiti uma vez uma passagem de MVD-CNF q o voo saía 06:00 chegava em GRU às 08:30 e depois o voo pra CNF era só às 18 horas.... Mas eu marquei mesmo assim, o voo foi remarcado para 5 minutos mais tarde e eu consegui ligar e "puxar" a conexão para bem mais cedo...

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zardox Mensagens: 11619
Seg Out 22, 2012 9:08 pm
Leandro, o que é *A ?? Por acaso é Star Alliance ???

bizRG Mensagens: 444
Seg Out 22, 2012 9:46 pm
zardox escreveu:Leandro, o que é *A ?? Por acaso é Star Alliance ???
É uma forma mais simples de escrever Star Alliance. Veja aqui outros exemplos:

*A = Star Alliance
OW (ou 1W) = One World
ST = SkyTeam

Uma pergunta: A emissão *A no infidelidade só pode ser feita com no máximo 6 meses?


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zardox Mensagens: 11619
Seg Out 22, 2012 9:48 pm
bizRG.. grato...

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LeandroCintra Mensagens: 402
Seg Out 22, 2012 10:12 pm
Isso, *A é star alliance mais fácil...

Todas as emissões de exterior no fidelidade só com seis meses. Como já disse o colega acima, para quem vai na alta isso pode dar diferença de disponibilidade. Em vôos locais, só mesmo se estiver lotado (e aí são 3 meses Brasil e Am. do Sul).

Para mim, que sempre vou na baixa, não interfere muito e a tabela é melhor que o Smiles...

bizRG Mensagens: 444
Seg Out 22, 2012 10:26 pm
Perfeito! Mas, mesmo sendo em alta ou em baixo, em teoria vocês ficam pra trás de outros passageiros *A que podem emitir antes.


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LeandroCintra Mensagens: 402
Seg Out 22, 2012 10:46 pm
Ficamos. Não é o melhor programa do mundo, mas para mim, que moro em cidade que não tem vôos da GOL, é melhor que o Smiles.

Mas é angustiante ficar vendo os assentos disponíveis sem poder emitir. A vantagem mesmo é que a tabela deles é mais camarada do que os outros *A. A TAP, por exemplo, que é outra *A que dá prá passar milhas é péssima. Agora com o Lifemiles poderemos ter outra opção. Assim que as administradoras de cartão liberarem transmitir milhas para eles (se é que isso vai acontecer) o Fidelidade vai dar uma morrida...

Mas o Smiles permite stop, por exemplo, o que ajuda se você quiser conhecer dois destinos nos EUA, por exemplo.

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Fabio Mensagens: 8900
Ter Out 23, 2012 2:24 am
O bom do Infidelidade eh a tabela , mais camarada que o Mileage Plus , se voce pode viajar na baixa ( meu caso ). A desvantagem sao os 6 meses de antecedencia maxima.
Ja o Mileage Plus permite emissao com praticamente um ano de antecedencia , mas metem a mao nas suas milhas .
Continuo achando o INfidelidade a melhor opcao para a Europa na baixa.





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