Qual é o melhor cartão pré-pago?

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Set 10, 2012 9:32 pm
Os cartões de crédito pré-pago estão definitivamente na moda, para alegria dos bancos. Com o aumento do dólar, instabilidade da moeda e cobrança de IOF de 6,38% nas compras com o cartão de crédito convencional muitos consumidores estão apostando nestes cartões.

Ele não é uma novidade. A Visa oferece o Visa TravelMoney há anos, mas sem vendas em grandes expressões. Com as mudanças, o número de vendas aumentou consideravelmente. MasterCard e American Express não ficaram atrás e lançaram respectivamente o Cash Passport e GlobalTravel.

O mercado cresceu tanto que foi lançado inclusive uma versão Platinum, com benefícios diferenciados. Ela se chama Visa TravelMoney Platinum.

Tantas opções, tantas dúvidas. E a principal é: Qual o melhor?

Antes, você precisa entender como as empresas ganham dinheiro com este cartão. As bandeiras ganham uma porcentagem em cima de cada compra efetuada, mas é paga pela loja, não por você.

As lojas e bancos ganham com a cotação do dólar. Não adianta você comprar um cartão, é preciso recarregá-lo com moeda estrangeira, seja ela dólar, euro ou libra. E a cotação usada é acima do mercado.

Vamos explicar em detalhes:

Você vai para os Estados Unidos e quer colocar US$3.000 no seu cartão. É possível comprar dólares nos mais variados locais, com as mais variadas cotações. Você encontra então um local com a cotação de US$1 = R$2,05.

US$3.000 x R$2,05 = R$6.150,00.

Depois você vai ao banco ou loja autorizada para emissão e venda do cartão pré-pago. E encontra a cotação de US$1 = R$2,15.

US$3.000 x R$2,15 = R$6.450,00.

Você faz as contas e percebe que a diferença é de R$300,00. Mas você não pode comprar dólares em um local e o cartão em outro. É uma venda casada. Você quer o cartão? Então deve comprar os dólares para carregá-lo no mesmo local.

Com isso, começa seu primeiro prejuízo, no valor de R$300,00. E a cotação é sempre consideravelmente mais cara do que para compra e até mesmo comparando-se com a cotação do seu cartão de crédito convencional.

Outra forma de lucro são as taxas cobradas para saque e compras efetuadas em moeda diferente da contratada no cartão.

Chegamos então à conclusão de que não importa a bandeira ou a loja escolhida, o que importa mesmo é a cotação. Ela que é importante. É com ela que você precisa se preocupar.

A aceitação de todos é muito parecida. O American Express leva desvantagem fora dos Estados Unidos apenas. Portanto, se a viagem for para Europa ou qualquer outro lugar, dê preferência ao MasterCard e Visa.

O uso também é igual, simples e sem maiores dificuldades.

Escrevemos matérias individuais sobre cada um dos cartões, com todas as informações que você necessita para tomar uma decisão:
- Cartão de crédito pré-pago Visa TravelMoney
- Cartão de crédito pré-pago MasterCard Cash Passport
- Cartão de crédito pré-pago American Express GlobalTravel

E a versão Platinum: Cartão de crédito pré-pago Visa TravelMoney Platinum

Decida baseado na cotação cobrada principalmente, mas leia atentamente sobre todas as taxas cobradas.

E você, já usou algum cartão de crédito pré-pago? Qual foi? Achou que valeu a pena? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Seg Set 10, 2012 10:06 pm
Eu usei o Cash Passport na última viagem a Europa e não achei dificuldade alguma pra usar em estabelecimentos e nem para saques.

Mas fiz o cartão porque consegui comprar a moeda para ele com uma cotação excelente (trabalho em banco).

Eu creio (nao tenho certeza) que a cotação do CP no Citi é a mesma do papel moeda, sendo assim acho vantajoso pegar ele por questões de segurança.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
Luciano Mensagens: 45
Seg Set 10, 2012 11:26 pm
No Banco do Brasil a cotação utilizada no cartão pré pago é um centavo abaixo da cotação do papel moeda+taxa fixa de cinqüenta reais. Ao comprar papel moeda a taxa é de 3% do valor total.Tenho um VTM em dólar e outro em Euro e recarrego para minhas viagens e utilizo em caso de urgência.Ainda prefiro sacar em moeda local em debito em conta e segunda opção em crédito.

viajante Mensagens: 1090
Qua Set 12, 2012 9:07 pm
Já pesquisei muito e sempre o câmbio do pré-pago era consideravelmente superior ao do papel moeda onde eu comprava. Aí juntou o fato de cobrar pelo saque, não ganhar milhas e ter que tirar o dinheiro que estava rendendo na conta... desisti.

Avatar do usuário
Anselmo Mensagens: 874
Qua Jan 02, 2013 5:09 pm
Acho muito estranho estas cotações que vcs viram, pq sempre onde fui comprar o valor do VTM era mais baixo que o papel moeda. Sempre comprei na Cotacao Cambio e no Shoptur. Faz um tempo que não compro, mas precisarei comprar novamente mês que vem e ficarei de olho.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 02, 2013 5:11 pm
Isso tem variado muito. Muitas vezes eles abaixam 1 ou 2 centavos para te prender como cliente no pré-pago.

Avatar do usuário
Anselmo Mensagens: 874
Qua Jan 02, 2013 5:17 pm
Acabei de verificar. Papel moeda 2,18 e Travel Money 2,17.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 02, 2013 5:23 pm
Isso deve ser jogada de marketing para as pessoas usarem o cartão, com certeza.
Se for igual, as pessoas acabam comprando o papel moeda. Aí abaixam 1 centavo para instigar.

Avatar do usuário
Anselmo Mensagens: 874
Qua Jan 02, 2013 5:32 pm
Com certeza. Acaba chamando para usar o cartão. E eles tem lucro real com a compra de dólares. O valor de papel moeda vale 10 centavos a mais do que o não utilizado no Travel Money. Esta aí o grande lucro.

Vi em outra operadora e esta tb 1 centavo mais barato o VTM. (2,16 PM e 2,15 VTM).

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Qua Jan 02, 2013 6:41 pm
No Citi também é assim, em qualquer moeda o VTM e TC é 0,01 mais barato que papel moeda.

Mas o VTM do Citi acho que é apenas para correntistas.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012




Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio